Começa nesta terça-feira (26) o período de inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa realizado pelo Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo financiar cursos de graduação em instituições de ensino superior privado que aderiram ao programa federal, respeitando os critérios de seleção do Fundo. Ao longo de 2021, a expectativa é que o Ministério da Educação (MEC) oferte 93 mil vagas para universitários fecharem contratos no Fies. As inscrições seguem até o dia 29 de janeiro e são feitas exclusivamente pelo site do programa.

De acordo com o edital, os interessados em participar da edição 2021 devem atender aos seguintes requisitos: ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 (nesta primeira seleção a nota do Enem 2020 ainda não poderá ser usada para pleitear o financiamento); ter atingido, no mínimo, 450 pontos de média nas questões de múltipla escolha e 400 pontos na redação; ter renda familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos. Outra novidade nesta edição de 2021 é que o estudante que desejar pedir transferência de faculdade precisará ter alcançado a nota de corte do curso que pretende estudar.

Já no P-Fies, modalidade de financiamento ofertada por instituições financeiras privadas, entre elas o Pravaler, os novos critérios, a partir desta edição de 2021, não incluem mais limitações em relação a renda familiar bruta do candidato, anteriormente até cinco salários mínimos, além da não obrigatoriedade de apresentar a nota do Enem. Nesta modalidade também não haverá janela para inscrição, permitindo que o candidato opte pelo financiamento durante todo o ano.

“A pandemia trouxe mais um desafio para as famílias. Muitas delas tiveram a renda reduzida, além do desemprego de membros que contribuíram na renda média familiar. O financiamento, seja no Fies, P-Fies ou modalidades 100% privadas, é uma importante alternativa como auxílio para os jovens conseguirem bancar os estudos e para ajudar na inclusão de mais pessoas no ensino superior no país”, avalia Pedro Maciel, gerente de produtos do Pravaler.

Atualmente, o Fies tem duas categorias:

Fies: A primeira oferece vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos. O aluno começará a pagar as mensalidades conforme o limite de sua renda, o que poderá diminuir consideravelmente os encargos. Neste ano terão duas chamadas para o programa.

P-Fies: A segunda tem juros variáveis, financiada com combinação de recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e de recursos de bancos privados e instituições financeiras, como o Pravaler, participantes do programa. Apesar na cobrança de juros, os encargos são baixos.