A aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 impresso chegou ao fim. Com a conclusão da logística de aplicação do exame, iniciou-se uma nova fase: a logística reversa das provas. Mas o que isso significa na prática? Essa etapa começa quando o último participante deixa a sala de provas do Enem e o chefe de sala inicia o procedimento de checagem e segurança que garante o sigilo do exame.

No último domingo, 24 de janeiro, a etapa de logística reversa foi iniciada. Cada um dos chefes das salas de aula onde foram aplicadas as provas do Enem 2020 fez a conferência dos Cartões-Resposta, das folhas de Redação e de Rascunho de presentes e ausentes. Ao final da aplicação, são recolhidos os malotes com todo esse material, organizado em ordem alfabética, e as atas de ocorrências preenchidas.

Esse material recolhido é enviado para as centrais de correção do consórcio aplicador. O processo é feito com escolta militar. Os veículos usados no transporte dos malotes são monitorados por satélite e contam com um sistema de segurança máxima da carga transportada.

Toda logística do exame é planejada e executada com estratégias de segurança. Em 2016, a parceria com a Polícia Federal (PF) foi reforçada. Desde então, o Serviço de Inteligência da PF trabalha em estratégias de investigação e combate a tentativas de fraude. A realização do Enem, antes e após a aplicação, envolve todas as estruturas de policiamento e segurança existentes: Exército, Polícia Civil, Policia Militar, Bombeiros, Polícia Federal, secretarias de Segurança e Polícia Rodoviária Federal.

Correção – O consórcio aplicador recebe os malotes e as equipes, vigiadas por câmeras e segurança física, em tempo integral, separam e digitalizam o Cartão-Resposta e a Folha de Redação. Os arquivos digitalizados das redações são repassados às equipes responsáveis pela correção dos textos. Para garantir isonomia na correção, as redações são enviadas aos mais de 9 mil corretores sem a identificação dos participantes.

A correção das provas objetivas é feita por meio de uma tecnologia de reconhecimento do Cartão-Resposta. A metodologia de correção da parte objetiva do exame é a Teoria de Resposta ao Item (TRI). O cálculo é feito pelo consórcio aplicador e pelos pesquisadores do Inep, que também são responsáveis pela conferência e a solução de eventual discrepância.

Enem – Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Além da versão impressa, o Inep aplicará também o Enem Digital 2020, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Acesse a Página do Participante

Saiba mais sobre o Enem