Você sabia que é possível deixar os óculos de lado e corrigir problemas de visão através da cirurgia refrativa? Trata-se de um procedimento cirúrgico com o objetivo de anular a deficiência de focar as imagens. Como por exemplo a miopia, que é a dificuldade de enxergar objetos distantes, e o astigmatismo, quando torna difícil ver algo de perto ou de longe.

O estudante Diego Marques fez a cirurgia e melhorou o desempenho na prática de esportes. Foto: DP/D.A Press

No caso do estudante Diego Marques, em que a miopia chegou ao sétimo grau e meio, os benefícios da cirurgia foram sentidos principalmente na prática de esportes. Acostumado a surfar e andar de skate, Diego sentia muita dificuldade com o uso dos óculos. “Era muito complicado. Caia, quebrava a armação, quebrava a lente”, relembra.

O oftalmologista Bernardo Cavalcanti garante que a cirurgia oferece ao paciente uma excelente visão Foto: DP/D.A Press

O oftalmologista, especialista em cirurgia refrativa, Bernardo Cavalcanti, explica que quando o esportista tira os óculos, dependendo do grau que ele tenha, pode ser até considerado um deficiente visual.  “Ele não vai ter a visão nítida para poder exercer o tipo de atividade que ele necessita. E também existe o risco de você levar um trauma com os óculos, que pode se tornar um objeto que pode machucar mais o olho do que proteger”, esclarece. Desta forma, a cirurgia oferece ao paciente uma excelente visão e permite que os óculos fiquem definitivamente aposentados.