Após o fim da bela vitória do Central sobre o Náutico, no Lacerdão, segui direto para o restaurante Asa Branca, ao lado do estádio, para finalizar a matéria e enviar o texto para a redação do Diario de Pernambuco. Ao chegar no local, percebi uma quantidade grande de torcedores. Jantando, curtindo, falando de futebol.
Torcedores da Patativa comemorando a vitória? Nada disso… Uma massa de flamenguistas, e alguns vascaínos também (crédito da foto: Inês Campelo/DP). Todos eles acompanhando pela TV ao Clássico dos Milhões do Rio de Janeiro, que começou às 18h, exatamente quando terminou a partida em Caruaru.
Apesar da maioria rubro-negra (carioca, diga-se), a minoria vascaína fez a festa, com a vitória do time da Cruz-de-Malta por 2 x 0, diante de 73 mil pessoas no Maracanã (leia mais AQUI).
Duas torcidas apaixonadas. Mas que reflete também a velha influência da antena parabólica no interior não só de Pernambuco, como de todo o Nordeste.
Em fevereiro do ano passado, a FPF divulgou uma pesquisa sobre torcidas no estado (veja AQUI). No agreste, nada menos que 23,2% dos interessados por futebol torcem por times de fora.
Foto do clássico carioca deste domingo: site oficial do Vasco
Caros colegas, eu penso que a questão maior não seja o processo de aculturação e sim o de ser alienado. A rede Globo beneficia o C.R.F e secundariamente os outros times do Rio, temos indícios disso em “Cartolas e advogados de Corinthians, Palmeiras e Santos foram no início deste mês para o Rio de Janeiro, onde participaram de um encontro com representantes da Rede Globo. Os paulistas têm alguns interesses semelhantes na relação com a emissora, no qual foi apurado que eles possuem o desejo de convencer a Globo a transmitir mais jogos de seus times para as cidades nordestinas.( folha.com). Partindo dessa análise podemos concluir que os paulistas já sabem desse processo de alienação e querem se beneficiar também. O importante deste ponto aqui explicitado (o ideal) é não convencer os nordestinos em geral a torcer por times locais e sim conscientizar os mesmos de sua condição de alienado, o bom é que os nordestinos torçam até por Flamengo, Vasco, Santos ou para quem quiserem ,contanto que saibam se foram ou não influenciados pela Globo. O negócio é torcer consciente. Só para constar… enquanto o Nordeste engrossa as torcidas dos times do eixo Sul/ Sudeste os times Nordestinos definham como doentes em estado terminal, se debatendo numa agonia de dar dó. A briga não é pela cultura , nosso país adota o capitalismo selvagem, a briga é pelo dinheiro, times de futebol são produtos, produtos que nós já produzimos, mesmo assim importamos, será que realmente há essa necessidade de consumir esses produtos? O que confere valor a esses produtos que não enxergamos no nosso?
Bando de idiota vcs não tem time para torcer não, porra de flamengo e times do sul torção para os time de suas regiões bando de tabacudos.
A MAIOR TORCIDA DO MUNDO E O MEU VASCÃO NÃO TEM MELHOR NÃO GENTE….
Flamengo e ruim mas tam bem não e o pior neh…
A MAIOR TORCIDA DO BRASIL DE VERDADE MESMO, HISTÓRICO,É O VASCÃO DA GAMA, E PRONTO!!!VASCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
EASN, tu és um babaca!!! Que sujeito mais imbecil heim
Comparação supimpa, hein, amigo? Depois dessa eu parei com você
Caro Rodrigo Peixe, então se um Pernambucano casar com uma Carioca será produto da mídia ?
Caro Rodrigo Peixe, então se um Pernambucano casar com uma Carioca será produto da mídia ?
Me responde uma coisa… o que faria um torcedor PERNAMBUCANO torcer para um time CARIOCA?
Entenda… não to negando o fato de que a torcida do Vasco exista e sim estou falando que o responsável por essa torcida existir é a Mídia.
de maneira alguma amigo rodrigo, a torcida do vascão é realmente diferente da torcida do flamerda, porquê eles são manipulados pela rede globo infinitamente mais que o vascão!os donos da globo são flamerdistas!está esclarecido!
Moro em Caruaru, sou torcedor do Fluminense e aqui sem sombra de dúvidas a maior torcida é do Vasco da Gama, depois flamengo, corinthians, palmeiras..
Torcida feita pela Mídia assim como a do Flamengo.
ESTE TAL DE BAR ASA BRANCA EM CARUARÚ, DEVE SE SITUAR NUMA ZONA FLAMERDISTA EM CARUARÚ!O VASCÃO É A VERDADEIRA MAIOR TORCIDA DE CARUARÚ E DE TODO O INTERIOR PERNAMBUCANO, O FLAMERDA É MÍDIA FALSA DA REDE GLOBO!EM CAMPINA GRANDE A TORCIDA DO VASCÃO TAMBÉM É IMENSA!VAMOS INVADIR TOTALMENTE O LACERDÃO!SÓ VAI DAR 3000. A 4000 CENTRALINOS!NO MÁXIMO!VAI DAR UMA SUPER MASSA VASCAÍNA DE MAIS DE 15.000 VASCAÍNOS APAIXONADOS! E BORA APAIXONADOS NISSO!UM TIME QUE NÃO TÊM A TORCIDA DA REDE GLOBO DE TV!E NÃO TÊM A PETROBRÁS COMO PATROCINADOR E TER A TORCIDA DO TAMANHO QUE TÊM, NO RIO, NO BRASIL E EM TODO O PLANETA!É REALMENTE INCRÍVEL MESMO!O VASCÃO, NA VERDADE, HISTORICAMENTE E ESTATISTICAMENTE É A VERDADEIRA MAIOR TORCIDA, DO RIO, DE CARUARÚ E DE TODO O BRASIL E O PLANETA TERRA!O RESTO É INVENÇÃO DE UMA MÍDIA MANIPULADORA E SEBOSA!DA-LHE VASCÃO MESMO TENDO PERDIDO FEIO PARA O FOGUINHO NO ÚLTIMO SÁBADO!EM CAMPINA GRANDE, RESSALVA-SE,A MAIOR TORCIDA É LOCAL, É DO TREZE!
Nunca falei que não podia torcer pra outro clube… torça, ué? Mas só acho um absurdo a mídia tratar o futebol como Marketing, ‘patrocinando’ certos clubes de Rio de Janeiro e São Paulo e usando sua influência para, poderemos por assim dizer, colocar idéias na cabeça do telespectador.
Inclusive a mídia, infelizmente, não faz isso apenas com futebol não.