Química pernambucana para 2012

Química

Oficialmente, a decisão será apenas em 6 de outubro, no Conselho Arbitral. Porém, a fórmula do Campeonato Pernambucano de 2012 já está definida pela FPF.

Inclusive, as datas do torneio, entre 11 de janeiro e 13 de maio.

Serão 12 clubes, com apenas dois rebaixados – evitando, assim, a redução do número de participantes para 2013 – e com o formato deste ano, incluindo semifinal e final.

No entanto, o regulamento está repleto de ajustes, do desempate no mata-mata ao rebaixamento, passando pelo critério das duas vagas à Série D. Confira.

Semifinal e final
Ao contrário das últimas duas edições, os melhores colocados na etapa classificatória terão vantagem no desempate na fase decisiva. Em caso de igualdade nos pontos e no saldo de gols após o confronto em ida e volta, a vaga ficará para o dono de melhor campanha na 1ª fase. Assim, está extinta a disputa de pênaltis.

Rebaixamento
Em vez da queda dos dois piores times após as 22 rodadas da 1ª fase, agora os oito eliminados serão divididos em dois grupos de quatro, se enfrentando nas respectivas chaves, em ida e volta. Após as seis rodadas, serão rebaixados os dois piores, independentemente dos grupos e considerando a somente a pontuação desta fase.

Classificação final
Os 12 lugares serão definidos de acordo com a posição no mata-mata decisivo e dos quadrangulares do rebaixamento. Ou seja, o pior time do mata-mata, obviamente, será o 4º lugar. Já o 5º lugar, por exemplo, será o melhor time da fase contra o rebaixamento, mesmo que essa equipe tenha terminado a primeira fase na última colocação.

Série D
As vagas serão decididas já na fase classificatória. Porém, caso o campeão pernambucano não tenha sido um dos dois melhores times sem vaga garantida no Brasileiro, a agremiação ficará com a vaga do segundo time previamente classificado à 4ª divisão. Outro dado importante: caso o clube que conquiste a vaga na Série D seja posteriormente rebaixado no quadrangular da “morte”, ele irá, sim, disputar o Nacional.

O que você achou do novo regulamento do Estadual? Comente!

34 Replies to “Química pernambucana para 2012”

  1. Pingback: O que você achou da fórmula do PE2012? | Blog de Esportes

  2. Esses caras que formulam um regulamento desse, têm merda na cabeça é? Só pode velho. Como pode um time que por acaso termine a 1ª fase em 5º ser rebaixado depois?

    Ai ele termina em 5º,depois é rebaixado e ainda pode disputar a Série D. É muita merda. Ainda nao aprenderam que um regulamento, quanto mais simples melhor?

  3. O campeonato deveria ser divididos em 2 grupos de 6 ou 7 num total de 12 ou 14 clubes,com os clubes jogando a primeira fase um grupo contra o outro e na segunda fase entre si,classificando os 4 primeiros ou 2 de cada chave fazendo-se uma semi-final e uma final,com disputas do 3ºlugar.e os 2 piores clubes de cada chave fazia um quadrangular da morte rebaixando os 2 piores.
    Se preferir pode se classificar 8 clubes 4 de cada chave fazendo quartas de finais, semi-finais e finais.Com os demais clubes jogando um torneio da morte.

  4. HORRÍVEL, RIDÍCULA, TRISTE, não existem adjetivos suficientes para este regulamento. Só espero que os clubes não aprovem o último ABSURDO de CAO.
    Saldações alvirrubras!!!

  5. VÃO ACABAR COM O CAMPEONATO PERNAMBUCANO, É ASSIM QUE VCS QUEREM VER ESTÁDIOS LOTADOS, COM ESSAS MUDANÇAS? BURROS INSANOS, VÃO ACABAR COM O FUTEBOL DE PE.

  6. É RIDÍCULO ISSO, SÓ MESMO AQUI EM PE. UM SE FOI E DEIXOU O SUBSTITUTO. É COMO O CARANGUEIJO ANDAREMOS PRA TRÁS.

  7. sem disputa de penaltis não tem graça.como assim siqueira?a tendencia é acabar com essa disputa de penaltis,como já vem acontecendo nas principais conpetições entre clubes.o regulamento é ridiculo,mas nessa de valorizar quem tem melhor campanha na 1a fase,nas fases finais é bola dentro!

  8. Deve ser mt difícil fazer um torneio com ida e volta onde o primeiro pega o quarto e o segundo o terceiro nas semi finais e depois finais e só. qual a complicação nisso? É muito cientista mesmo.

  9. Realmente e uma piada esse regulamento.Como ja foi comentado, nao existe essa de um time terminar em quinto lugar e ainda brigar para nao ser rebaixado e,ainda,disputar a serie D do brasileiro.Horrivel.

  10. NÃO!!!!!
    Por favor, não terminem de acabar com o Campeonato Pernambucano!!
    Temos tudo para ser o campenato mais bem organizado do Brasil, da seguinte forma, e bem simples:
    – 10 equipes; ida e volta; os 2 melhores  fazem a final em ida e volta; melhor equipe com vantagem de 2 resultados iguais.
    – Os 2 piores da classificação são rebaixados.
    É difícil fazer assim?

  11. NÃO!!!!!
    Por favor, não terminem de acabar com o Campeonato Pernambucano!!
    Temos tudo para ser o campenato mais bem organizado do Brasil, da seguinte forma, e bem simples:
    – 10 equipes; ida e volta; os 2 melhores  fazem a final em ida e volta; melhor equipe com vantagem de 2 resultados iguais.
    É difícil fazer assim?

  12. Bela porcaria…O pernambucano deveria ser disputado em pontos corridos e fim de papo…

    Quando os clubes começarem a escalar seus reservas a federação pernambucana vai sentir no bolso…

    De que adianta se matar na fase inicial e no mata-mata cair fora?

    Melhor é se poupar durante a competição e entrar com força total na reta final…Só a federação não vê dessa forma

    Fase de mata-mata só serve em competições com várias boas equipes como o brasileirão, no Pernambucano, campeonato com cartas marcadas, é brincadeira de criança

  13. Sem disputa de Pênaltis não tem graça, e esse mata-mata pro rebaixamento… putz… horrivel… esse sim é um dos piores regulamentos da história do futebol Pernambucano.  

  14. Pingback: A misteriosa Taça Zumbi | Blog de Esportes

  15. mas não disseram q”IRIA ACABAR A SERIE D DO Brasileiro”?quem disse isso foi um certo carlos alberto oliveira.q beleza.começo a concordar com a gorduxa da gisela pitanga q falou no programa do Aderval Barros na tv estação:”o reflexo dessa desorganização tem a ver com os clubes de pernambuco”.aprovar isso,desmoraliza TODOS(dos próprios clubes até a nossa mídia)!

  16. sou a favor do time que teve a melhor campanha na primeira fase, levar vantagem nas finais. mais esse lance dos oito disputarem um novo campeonato para ver quem vai ser rebaixado, sem levar em consideração os pontos da etapa classificatória, não rola.

  17. PIADA!!!!!! Bode Rouco foi acertar as contas com o capeta e deixou de herança essa palhaçada.

  18. Mais uma perola dos regulamentos do PE… agora o 5 colocado na fase final pode ser rebaixado pra segunda divisao…
     
    Custava nada fazer 2 turnos e o campeao de cada turno decidir o titulo e os 2 piores serem rebaixados (quer dizer, era pra ser 4, pra esse campeonato bendito voltar a ter 10 clubes).

  19. não axo legal essa formula! deveria ser melhor estudada! concordo com a mudança na questão do mata mata e da classificação pra serie D, mas discordo completamente na questão do rebaixamento! é um absurdo! imagine se um dos grandes termina em 5 na fase classificatória e por uma azar danado n se sair bem na fase do rebaixamento? um absurdo isso! não sei quem fez esse regulamento, mas poderia melhorar bastante!

  20. é cada formula nada haver no pernambucano,sei não.
    só aqui mesmo,o time acabar em 5 e ainda poder ser rebaixado..ou então terminar a fase de grupos com a pior campanha e depois ter a possibilidade de ficar em 5..
     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*