O velho Pernambucano, agora movido a mata-matas em 2013

Capitanias hereditárias no Brasil

Há poucos anos, o Campeonato Pernambuco era conhecido pelo sistema todos contra todos, dividido em dois turnos. Em algumas edições sequer houve final.

A partir de 2010, a final passou a ser algo imposto pelo regulamento. Em 2013 haverá uma mudança ainda maior, com mata-mata em todos os aspectos da competição, como disputa pelo título, por vaga na Copa do Brasil e até contra o rebaixamento…

A criatividade dos dirigentes desta vez foi recorde. Serão inúmeras etapas, voltando aos primórdios da competição quase centenária, com tabelas prolixas.

Tudo começou no movimento orquestrado pelos clubes do interior, que fizeram valer o seu maior número de votos no Conselho Arbitral em relação ao trio recifense e alteraram nesta quarta a fórmula proposta pela FPF para o Estadual do ano que vem.

Anteriormente, nove clubes – excluindo da lista os três representantes do estado na Copa do Nordeste – disputariam um turno único e os cinco melhores avançariam para a fase principal, com oito equipes e jogos de ida e volta (veja aqui).

A nova primeira fase segue com nove times, mas sem utilidade alguma. No máximo, para saber quem jogará uma partida a mais como mandante no turno principal.

No novo modelo, todos os nove times avançarão a fase preliminar. Se juntarão aos três do torneio regional e irão disputar um turno único.

Com doze clubes, a fase principal terá 11 rodadas, em vez das 14 previstas. Após o turno único, uma competição dividida por três, com intensas disputas de 180 minutos.

Do 1º ao 4º, briga pelo título, com semi e final. Vantagem para os mais bem colocados.

Campeão, vice e 3º lugar garantidos na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil de 2014.

Do 5º ao 8º, disputa por uma vaga na Copa do Brasil, com semifinal e final.

O quinto lugar geral, após os jogos eliminatórios, se classificará ao torneio nacional.

Do 9º ao 12º, luta para evitar o rebaixamento à Segundona, apenas com “semifinal”.

Os perdedores do mata-mata serão rebaixados.

Entre as situações possíveis, o 4º colocado se contentará com a vaga na Série D, enquanto o 5º lugar vai à valorizada Copa do Brasil. E o que dizer do rebaixamento?

Um time pode perder todos os jogos nos dois primeiros turnos, perder o jogo de ida da “semifinal da morte” e na volta, ganhando por um gol de diferença a mais, escapará! Ou seja, uma campanha de 20 derrotas e 1 vitória. Pois é.

De qualquer forma, o Estadual, cuja fórmula deverá ser aplicada por pelo menos dois anos, terá ao todo 118 partidas e 8 mata-matas em ida e volta.

Apesar do emaranhado de fases, há um aspecto a ser “elogiado” na fórmula aprovada. Pela primeira vez o regulamento respeitou as 23 datas estipuladas pela CBF…

A projeção da federação para o público teria uma média de 9.035 torcedores. Será que o índice se mantém após a grande transformação, com menos clássicos?

Torcedor, o que você achou da nova fórmula do Pernambucano? Comente!

35 Replies to “O velho Pernambucano, agora movido a mata-matas em 2013”

  1. O nosso Campeonato poderia ser mais competitivo, retável e organizado. O tempo para organizar a competição foi pouco. Se a primeira fase fosse com doze times e os 3 ultimos colocados fosse rebaixados. Os 3 do Nordestão se juntava aos 9 e iniciaria o PE 2913. Em outro momento oportuno havria outro campeonato com 12 clubes, classificando 3 para a primeira fase    

  2. Boa Victor Baia! Pegando gancho na tua idéia, qual as premiações possíveis no estadual?

    As premiações  que eu lembro são:

    3 vagas na Copa do nordeste (campeão em 2014 leva vaga na Sul Americana, isso?)

    4 na copa do Brasil (campeão da Copa do Brasil leva Libertadores)

    1 ou 2 vagas para série D (dependendo do ranking da federação na CBF)

    Duas fases distintas só fazem sentido com a primeira fase premiando com 1 vaga na copa do Nordeste ou 1 na copa do Brasil, o da série D tem que ser classificação final mesmo, não é atraente pra quem tá acima. Como os 3 que não jogam o primeiro turno estão no nordestão não faz sentido retirar a possibilidade deles para o ano posterior. Sobra a Copa do Brasil. Torna o primeiro turno mais atraente, independente da formula, e não gera o descabimento com o 4 colocado. Os 3 que estão no nordestão, por causa do investimento financeiro diferenciado desse campeonato, é obrigação estarem entre os 3 primeiros, e consequentemente ficarem com as outras 3 vagas restantes, se perderem é demérito em campo, paciência. 

    Entretanto bonificar o primeiro do primeiro turno de qualquer maneira o torna um campeonato diferente. Descaracteriza o campeonato estadual. Acredito que, embora o copa do brasil e do nordeste tenham pesos diferentes, eles são campeonatos extras. O time que passar para estes, deveriam arcar com os jogos a mais. Maior elenco etc. o dinheiro a mais gerado com a Copa do nordeste seria gasto com folha salarial maior também. Complicado.

    Pergunta: como era o pernambucano na época que existia a copa do Nordeste?

     
     

  3. Mó bosta dos ultimos tempos! pior merda que já fizeram essa formula é pior que as piores que ja foram feitas!

  4. EU TENHO A SOLUCAO !!!

    1) o primeiro turno vale uma vaga na Copa do Brasil, se não fica sem sentido, e é justo pois PE tem 4 vagas, mesmo que os 3 da Copa NE ganhassem as outras 3 vagas, a vaga adicional seria conquistada pelo melhor entre os outros 9 times.

    2) Mata-mata só as semifinais e finais, para definir campeao e as 3 vagas das Copas BR e NE, com jogo de decisão de terceiro lugar entre os perdedores das semifinais.

    3) Não tem mata mata para o rebaixamento, se não o time só precisa ganhar um jogo em todo o campeonato pra não ser rebaixado. Absurdo !!!

    4) Também não tem mata mata para a vaga da serie D, pois o quarto lugar poderia ser um time do interior, que merece a vaga na serie D, e não o quinto…

    Simples… Se quiserem me ouvir, talvez ainda dê tempo !!! Consultoria de graça… ahahahaah

  5. É melhor acabar mesmo, ontém, hoje e sempre só haverá um HEXA é o da elite serie A e o resto, junto com esse pernambucano, é merda…… 

  6. Boa Noite Cassio, formula ruim, mas tem como melhorar.
    1 Turno valeria vaga na Copa BR. equivalente a vaga do 5 colocado.
    caso os times tbm ganhassem a vaga da copa BR no 2 turno passaria para o time mais bem colocado do 1 turno que nao conseguisse a vaga no 2 turno.
    2 Turno define o 1 ao 4, vao disputar o campeonato. 5 ao 8 Campeao do Interior com bonus em R$ e 1 vaga  no Nordestao.
    e tbm  9  ao 12 poderia ser com vantagens para que fizesse mais pontos no campeonato ou somente no 1 turno, para fazer valer algo no 1 turno tbm.
     
     
     

  7. Que o Náutico jogue com o sub 17 essa primeira fase,como é que aprovam uma fórmula esdrúxula dessas?

  8. Sinceramente, quando dizemos que os torcedores banguelos da cobra morta são burros, até por torcer pelo clube, alguns nos criticam, mas vejam a “perola” do tal Aldair ai acima, não entendeu nada do regulamento, o seria até normal, com uma coisa tão exdruchula que fizeram, mais ai o banguelo não entendeu nada e portanto não gostou e espera que seja mudado, ora se a materia diz claramente que foi aprovado no arbitral e vale por dois anos, o burraldo ainda espera que seja mudado, convenhamos esses banguelos bateram o redorde de burrice.kkkkkkkkkkkkk

  9. e eu quero saber para onde vai esse campeão dessa Copa Do Nordeste?Guilherme:a nossa imprensa é tão Hipocrita,q vivia dizendo q”Virada de Mesa”é só em São Paulo,Rio etc.mas se esqueceram(propositalmente)do campeonato daqui quando o”Bode Rouco”forçava a barra pro centro limoeirense subir.o pior é q temos uma boa parte dessa sociedade q é tão idiota quanto.fica defendendo essa gente.

  10. A Federação e os “grandes dirigentes” dos clubes sempre conseguem complicar… Impressionante!! É sempre na base do protecionismo com os times do interior, aí sai esses remendos no regulamento. Por que não se pode eliminar quatro times que forem os piores do 1º turno?? Depois eles jogariam entre si num quadrangular do mesmo jeito! Se é pra ficar reclamando que não vai jogar tanto, então monta time bom pra classificar ora… seria muito melhor tecnicamente pro campeonato, os times seriam obrigados a investir mais… Outra: jogos valendo alguma coisa sempre atraem mais torcedores.
    Mas não, a brilhante solução é fazer um primeiro turno que não serve pra nada!! Será mesmo que o torcedor vai cair nessa? Pra começo de conversa o certo seriam 10 times (como era antes do Bode Rouco subir dois times na marra, inclusive o Centro Limoeirense da terra dele…). Aí ficamos com um campeonato inchado, com os grandes sem fazer um pré-temporada decente (o que se mostra extremamente prejudicial no decorrer do ano) e com 22 rodadas pra se descobrir o óbvio. Ainda bem que a Copa do Nordeste está de volta porque passar quase meio ano jogando esse campeonato fraco não serve de parâmetro algum pras competições nacionais.

  11. Desistir de ler quando cheguei um pouco mais da metade do texto… Oxi, que regulamento doido. Minha tabela do jogo de botão que eu tenho guardado ta melhor que isso.

  12. Seria mais pragmático fazer 2 grupos de 6 ,em turno único, saindo 4 de cada grupo e realizando mata-mata em jogo único até sair o campeão. Em 8 jogos matava e os participantes da Copa do Nordeste poderiam jogar todo campeonato!

  13. HAHAHAHAHA. Que merda foi essa que fizeram..
    1. Objetivo do 1º turno: NENHUM. Todos os times passam pro 2º turno, onde a pontuação é ZERADA.
    2. O 4º colocado se fode três vezes. Perde a vaga na final, perde a vaga na Copa do Nordeste (vão os 3 primeiros) e perde a vaga na Copa do Brasil (vão os 3 primeiros + o vencedor do mata-mata que envolvem do 5º ao 8º). Isso mesmo, é melhor ser 5º do que 4º.
    3. Um time pode fazer ZERO pontos no 1º turno, ZERO pontos no 2º, mas se vencer a semifinal da morte não cai.
    Espero MUITO que o Náutico bote o sub-13 pra jogar a fase inicial dessa merda.

  14. Que fórmula bosta!!

    Tinha que vir da federacao comandada pelo jabuti de coqueiro.

    Bicho, o 1o turno INOCUO e o 4o lugar PIOR que o 5o é de uma bizarrice absurda! 

  15. Não Gostei nada dessa Formula, Caraca não entende Nada
    ta com muita coisa, er pra ser simples esse campeonato e o santa cruz saisse campão novamente.
    Torço pra Mudarem esse Regulamento (yn’ 

  16. Velho! Que bagunça! 

    Tirando os rebaixados, a pior colocação é o 4 colocado, que vai ficar chupando dedo..

    rsrsr

    Sobre a primeira fase, tinha que gerar pontos de maneira mais interessante. Uma bagunça! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*