Vera Cruz, o primeiro tricampeão pernambucano da Segundona

Final do Estadual da Série A2 de 2014: Vera Cruz x Atlético-PE. Foto: FPF/Assessoria/facebook

O Vera Cruz sagrou-se tricampeão pernambucano. Da segunda divisão…

Neste domingo, o Galo das Tabocas venceu o Atlético por 2 x 1, na decisão no Carneirão. Assim, agora soma os títulos da segundona em 2006, 2009 e 2014.

Cláudio e Moises marcaram os gols que transformaram o clube no maior vencedor da competição, neste ano chamada de “Estadual Sub 23”.

Final à parte, os dois times irão integrar a elite local em 2015, cujo campeonato começa ainda neste ano, em 7 de dezembro.

Sobre a conquista do Vera Cruz, vale citar uma outra estatística. Até hoje, 26 clubes já conquistaram algum título oficial no estado.

Além dos sete campeões pernambucanos, desde 1915, outros 19 clubes já tiveram o gostinho de comemorar uma taça em competições oficiais organizadas pela FPF. Entre as competições consideradas, o Pernambucano (1ª divisão/2ª divisão), a Copa Pernambuco e a Taça do Interior.

43 – Sport
31 – Santa Cruz
22 – Náutico
6 – América
4 – Vitória e Salgueiro
3 – Torre, Central e Vera Cruz
2 – Tramways, Porto, Ypiranga e Petrolina
1 – Flamengo do Recife, Maguari, Sete de Setembro, Flamengo de Arcoverde, Ferroviário, Unibol, AGA, Itacuruba, Estudantes, Serra Talhada e Chã Grande

Obs. Na lista levantada pelo blog, a extinta terceira divisão local, realizada entre 2000 e 2002, não foi levada em consideração porque era amadora. Somente após o título o clube era convidado pela FPF a se profissionalizar.

Final do Estadual da Série A2 de 2014: Vera Cruz x Atlético-PE. Foto: FPF/Assessoria/facebook

4 Replies to “Vera Cruz, o primeiro tricampeão pernambucano da Segundona”

  1. Valter Barros,

    A Copa Pernambuco foi criada em 1994 como “Copa do Interior”, para os clubes profissionais. Durou assim durante um bom tempo, com os grandes entrando com reservas. Nos últimos três anos, porém, tornou-se semiamadora, com a adesão de alguns não profissionais. Não por acaso, o campeonato acabou.

  2. Sempre com boas postagens. Esse Ranking é bom para os times do interior já que até hoje nunca ganharam a Série A1 do Pernambucano.

  3. A relação com os 26 campeões e a quantidade de taças por torneio:

    1ª divisão e Copa Pernambuco: Sport (40-3), Santa Cruz (27-4) e Náutico (21-1)

    1ª divisão: América (6), Torre (3), Tramways (2) e Flamengo do Recife (1)

    2ª divisão, Copa Pernambuco e Taça do Interior: Salgueiro (1-1-2) e Central (1-1-1)

    2ª divisão e Copa Pernambuco: Vitória (2-2), Porto (1-1) e Ypiranga (1-1)

    2ª divisão: Vera Cruz (3), Petrolina (2), Maguari (1), Sete de Setembro (1), Flamengo de Arcoverde (1), Ferroviário (1), Unibol (1), AGA (1), Itacuruba (1), Estudantes (1), Serra Talhada (1) e Chã Grande (1)

    Copa Pernambuco: Recife (4)

    Taça do Interior : Araripina (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*