A tradição pernambucana no hóquei sobre patins

Equipes de hóquei de Pernambuco: Sport, Portugues e Náutico. Fotos: Diario de Pernambuco e Sport/Twitter

Há uma modalidade esportiva que não cansa de orgulhar os pernambucanos. Na base da rivalidade, o hóquei sobre patins é uma tradição com mais de 50 anos no Recife. O campeonato pernambucano é disputado desde 1959. Até hoje foram três campeões, sendo 28 títulos do Sport, 25 do Clube Português e 2 do Náutico. Confira a lista completa de vencedores aqui.

A maior luta desse esporte é, curiosamente, motivar a renovação de praticantes nos quadros dos clubes locais. O investimento, como na imensa maioria dos esportes amadores, é escasso. A paixão clubística pesa bastante no rendimento dos atletas, quase sempre torcedores dos clubes.

Sport, tetracampeão brasileiro de hóquei adulto masculino em 2013. Crédito: twitter.com/sportrecifeCom essa dedicação, o centro pernambucano foi buscando o seu espaço no cenário nacional, com várias conquistas infantis e juvenis, tanto no masculino quanto no feminino. Na principal categoria, o adulto masculino, o domínio histórico é do Sertãozinho, com 19 conquistas desde a primeira edição, em 1972. Porém, o eixo parece estar mudando.

O formato do Campeonato Brasileiro, com a disputa em uma ou no máximo duas semanas numa sede fixa, se mantém há anos. O Recife, claro, tornou-se uma das cidades mais procuradas para a organização da competição nacional. Foi além. A capital chegou a ser sede dos Mundiais de seleções em 1995, masculino, e 2012, feminino.

Nos últimas três décadas os troféus foram surgindo, sobretudo nas quadras da Ilha do Retiro e do Português. Já são oito títulos, incluindo a conquista avassaladora do Leão neste ano, com sete vitórias em sete jogos.

Sport – 1993, 1997, 2010 e 2013
Clube Português – 1980, 1981, 1998 e 2000

O Náutico, presente de forma regular na modalidade há dez anos, também já saiu da fronteira estadual, com a vitória na Copa do Nordeste de 2013

Para completar esse azeitado cenário, o maior triunfo do hóquei pernambucano, com o título sul-americano do Sport em 2012. Em plena Buenos Aires, na quadra do Huracán, então campeão continental, o Leão venceu o San Lorenzo por 5 x 4, destronando os hermanos, eternos favoritos na América.

Agora, imagine se houvesse um pouco mais de investimento nesta modalidade…

Equipes de hóquei de Pernambuco: Sport, Portugues e Náutico. Fotos: Diario de Pernambuco

6 Replies to “A tradição pernambucana no hóquei sobre patins”

  1. Meu pai jogou no time na década de 60, eu tinha umas fotos, mas perdi, será que consigo em algum acervo????

  2. Gostaria que houvesse mais divulgação neste esporte que tanto amo. Por favor, ficarei agradecido

  3. Pelo tradição que existe no Recife, o hóquei deveria tentar se interiorizar e ganhar adeptos no interior, sou de Caruaru e gostaria muito que houvesse algo para que a população daqui tivesse um primeiro contato com o esporte.

  4. o brasil tem que investir mas no hoquei,ja que tem dois campeao do sul-americano,mas aqui no brasil tudo e ao contrario pense em pais que nao varoliza o que esta dando certo, mas parabens ao sport club do recife pelo sul-americano e tambem pelo brasileirao. deixa esses sulistas morrendo de inveja.

  5. GRANDE NOVIDADE… O SORT CLUB DO RECIFE SER CAMPEÃO
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    EU QUERO É MAAAAIS
    PARABENS RAPAZIADA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*