Discurso afinado por uma chance na Seleção

Nike: A Chance

Uma plano internacional para formar um time. Para revelar um craque…

A Nike lançou uma campanha chamada A Chance, com o objetivo de encontrar jovens promessas mundo afora. Em cada um vídeo, um candidato é selecionado.

A escolha é feita por personalidades do futebol, que acompanham o passo a passo de partidas nas categorias de base, com um bom trabalho de edição de imagens.

Abaixo, a versão brasileira, com o técnico da Seleção, Mano Menezes. Vale a pena prestar atenção no discurso do treinador… Bate com o da Canarinha?

Confira também as demais versões divulgadas, com o técnico espanhol Pep Guardiola, o treinador francês Laurent Blanc e o zagueiro inglês Rio Ferdinand.

Os olheiros da Nike vão visitar 50 países. Inicialmente, 100 jogadores serão escolhidos.

Esses jovens, entre 16 e 18 anos, vão disputar uma final mundial, em Barcelona, em agosto. Os 16 melhores vão compor uma equipe para amistosos em 2013…

O maior clássico do Brasil

Íbis x Tabajara

Com mais de cem anos de história, clubes de massa e craques para todos lados, não é a tarefa mais fácil do mundo definir o maior clássico do futebol brasileiro.

Até a Fifa entrou na história e lançou a questão em seu site oficial. Veja aqui.

O blog vai dar um passo a mais, tentando destrinchar a pergunta. Independente de qual seja o seu time ou a cidade em que vive, responda as perguntas abaixo…

Clubismo à parte!

Qual é o maior clássico do Brasil?
Qual é o maior clássico do Nordeste?
Qual é o maior clássico do Sudeste?
Qual é o maior clássico do Sul?
Qual é o maior clássico do Centro Oeste?
Qual é o maior clássico do Norte?
Qual é o maior clássico interestadual?

Dentro do estádio, nada de Lei Seca

Budweiser

Por 15 votos a 9, os deputados liberaram o consumo de cerveja nos jogos da Copa do Mundo de 2014, em votação na comissão da Câmara dos Deputados (veja aqui).

Texto confirmado na Lei Geral da Copa. Agora, a votação vai para o Plenário da Câmara.

O ritmo da aprovação da cervejinha vem sendo cumprindo à risca. O roteiro completo havia sido divulgado pelo blog em 16 de setembro do ano passado (veja aqui).

Apesar de o Estatuto do Torcedor proibir o consumo de bebida alcoólica nos estádios de futebol do país, o governo federal se submeteu às regras da Fifa.

Até porque a cervejaria Budweiser, marca exclusiva da competição, é uma das oito patrocinadoras oficiais da próxima edição do torneio.

A decisão neste 6 de março de 2012 foi uma manobra para evitar um constrangimento aos governos estaduais, entre eles o de Pernambuco.

Assim, a responsabilidade pela mudança sai da esfera estadual, “lavando as mãos”. Aqui, a proibição começou em janeiro de 2009, sem qualquer exceção à regra.

De forma excepcional, o torcedor vai poder matar a sede na Arena Pernambuco…

Se donner un coup de pied aux fesses

Charge de Jarbas Domingos/Diario de Pernambuco

Eis a charge de Jarbas Domingos, do Diario de Pernambuco, sobre o impasse diplomático causado por uma frase proferida em francês.

“Se donner un coup de pied aux fesses”.

A tradução literal para o português significa “dar um chute no traseiro”.

A grosseira declaração do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valce, ao Brasil é a polêmica da semana na organização do Mundial. Ele alega ter sido mal interpretado…

Essa discussão acabou desviando o foco sobre o andamento das obras da Copa do Mundo, com estádios atrasados e projetos viários a passos de tartaruga, além da Lei Geral da Copa, ainda não aprovada, mesmo com a resolução criada em 2007!

Obviamente, a cobrança foi feita da pior maneira possível, mas, “traseiro à parte”, não foi infundada. O Brasil aceitou as regras de um evento privado e não as vem cumprindo.

Mais. Quer mudar resoluções obrigatórias para o torneio, como, por exemplo, a venda de bebidas alcoólicas. É proibida no país? É. Mas, ao assinar o documento há cinco anos, o governo se comprometeu a liberar a venda de cerveja durante a competição.

O poder executivo empurra para o legislativo, que devolve e assim se arrasta.

Mesmo sem falar de forma grosseira, também estão querendo acertar o traseiro da Fifa. A política/diplomacia realmentou ocupou o lugar do futebol…

Os centros de treinamento dos rivais recifenses

Somando o orçamento dos centros de treinamento dos três grandes clubes pernambucanos, o valor passa dos R$ 17 milhões.

Investimento milionário mirando um retorno ainda maior num futuro não tão distante. Alvirrubros e rubro-negros estão mais avançados. Os tricolores começam agora.

Abaixo, o plano geral dos três projetos. Prontos para formar atletas?

CT do Náutico (Wilson Campos), na Guabiraba. Orçamento: R$ 6 milhões.

Seis campos oficiais e área de 49 hectares, desde 1999. Dormitório para 50 pessoas.

CT do Náutico. Foto: Náutico/divulgação

CT do Sport (José de Andrade Médicis), em Paratibe. Orçamento: R$ 6 milhões.

Cinco campos oficiais e área de oito hectares, desde 2008. Dormitório para 80 pessoas.

CT do Sport. Foto: Sport/divulgação

CT do Santa Cruz (Rodolfo Aguiar), em Paratibe. Orçamento: R$ 5 milhões.

Três campos oficiais e área de dez hectares, desde 2012. Dormitório para 128 pessoas.

CT do Santa Cruz. Foto: Santa/divulgação

As primeiras imagens do futuro CT coral

O projeto do centro de treinamento do Santa Cruz, com três campos oficiais, foi desenvolvido pelos arquitetos Silvio Andrade Lima e Walter Dias.

Localizado em Paratibe numa área de oito hectares, o Ninho das Cobras está dividido em quatro unidades funcionais: administrativa, médica, hospedagem e esportiva.

Ao todo, serão 6.000 metros quadrados de área construída, com 23 suítes para os jogadores do elenco profissional e outras 32 para os atletas da base. Saiba mais aqui.

A mágica bola da final alemã

Bola da final da Liga dos Campeões de 2012, em Munique. Foto: Adidas/divulgação

Munich Finale.

Esta é a bola oficial da decisão da Liga dos Campeões da Uefa 2011/2012.

Produzida pela Adidas, a bola será utilizada no jogão agendado para o dia 19 de maio, um sábado, na moderníssima Allianz Arena, em Munique.

Saiba mais sobre a nova bola clicando aqui.

É a 12ª vez que a Adidas lança uma bola exclusiva para a final do mais rico torneio interclubes do mundo. A edição anterior foi chamada de London Finale (abaixo).

Ao todo, 66 mil torcedores deverão lotar o estádio alemão, palco da abertura da Copa do Mundo de 2006 e que receberá a finalíssima da Champions League pela primeira vez.

Sobre a bola, o design da pelota foi inspirado no próprio estádio da final (veja aqui).

Pela 1ª vez, a bola será usada no mata-mata. Na decisão, uma versão personalizada.

Seguem na briga, ainda nas oitavas: Lyon, Apoel, Bayer Leverkusen, Barcelona, Benfica, Zenit, Milan, Arsenal, CSKA Moscou, Real Madrid, Napoli, Chelsea, Olympique, Internazionale, Basel e Bayern de Munique.

Opine sobre os clubes candidatos ao direito de “chutar” a Munich Finale…

Bola da final da Liga dos Campeões de 2011, em Londres. Foto: Adidas/divulgação

Derrubou 70 e caiu 53 vezes

Copa do Brasil 2012

Pernambuco e a Copa do Brasil…

A Copa do Brasil de 2012 começa para o estado nesta quarta, com o Santa Cruz. Náutico e Sport entram em campo na próxima semana. Confira a tabela aqui.

Abaixo, números de todas as campanhas dos clubes pernambucanos na competição desde a primeira edição, em 1989. Sucesso e decepção a cada 180 minutos.

Sport – 17 participações (141 pontos, 54,6%)
86 jogos (136 GPC e 82 GC)
39 vitórias
24 empates
23 derrotas
29 classificações e 16 eliminações (64,4% de aproveitamento nos confrontos)

1ª fase – 2000 e 2011
2ª fase – 1995, 1997, 1999, 2001, 2002 e 2004
Oitavas de final – 1991, 1993, 2007 e 2010
Quartas de final – 1998
Semifinal – 1992 e 2003
Vice – 1989
Título – 2008

Náutico – 16 participações (115 pts, 52,5%)
73 jogos (118 GP e 93 GC)
33 vitórias
16 empates
24 derrotas
22 classificações e 16 eliminações (57,8% de apt. nos confrontos)

1ª fase – 1992 e 2001
2ª fase – 1995, 2000, 2002, 2005 e 2010
Oitavas de final – 1989, 1993, 2003, 2006, 2008, 2009 e 2011
Quartas de final – 2007
Semifinal – 1990

Santa Cruz -18 participações (91 pts, 45,9%) 198
66 jogos (87 GP e 87 GC)
26 vitórias
13 empates
27 derrotas
17 classificações e 18 eliminações (48,5% de apt. nos confrontos)

1ª fase – 1999, 2003, 2007, 2008 e 2009
2ª fase – 1996, 2000, 2001, 2002, 2006 e 2011
Oitavas de final – 1990, 1991, 1994, 1997, 2004, 2005 e 2010

Central – 2 participações (6 pts, 33,3%)
6 jogos (4 GP e 9 GC)
1 vitória
3 empates
2 derrotas
2 classificações e 2 eliminações (50% de apt. nos confrontos)

2ª fase: 2008 e 2009

Porto – 1 participação (0 pt, 0%)
2 jogos (0 GP e 3 GC)
2 derrotas
1 eliminação e nenhuma classificação (0% de apt. nos confrontos)

1ª fase: 1999

Pernambuco – 54 participações (353 pts, 50,5%)
233 jogos (327 GP e 253 GC)
99 vitórias
56 empates
78 derrotas
70 classificações e 53 eliminações (56,9% de apt. nos confrontos)

1ª fase – 1992, 1999 (2), 2000, 2001, 2003, 2007, 2008, 2009 e 2011
2ª fase – 95 (2), 96, 97, 99, 2000 (2), 01 (2), 02 (3), 04, 05, 06, 08, 09, 2010 e 2011
Oitavas de final – 89, 90, 91 (2), 93 (2), 94, 97, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10 (2) e 11
Quartas de final – 1998 e 2007
Semifinal – 1990, 1992 e 2003
Vice – 1989
Título – 2008

Ilusão de ótica com o povão chegando em cima da hora

Pernambucano 2012: Santa Cruz 2x0 Serra Talhada. Foto: Celso Ishigami

Santa Cruz e Serra Talhada jogariam às 16h do domingo. No início da partida, o público ainda não era dos melhores no Arruda. Um dos mais fracos dos últimos tempos.

O que havia acontecido? Enquanto alguns já começavam a falar que a torcida seguia “protestando” contra o time, veio à tona uma explicação mais plausível.

A torcida tricolor, como ocorre em todo o Brasil, gosta de chegar em cima da hora, no aperto. Quer ver a diferença em relação à arquibancada? Basta conferir a foto no fim deste post, com a partida no segundo tempo, já com 16.292 pessoas.

Os portões do setor para o Todos com a Nota, no anel superior, foram liberados por causa do sol forte e o povão também pôde assistir à vitória coral no anel inferior.

O Santa Cruz segue disparado na liderança da corrida das multidões. Abaixo, os cinco clubes com as melhores médias de público jogando em casa no Estadual.

No borderô, foram 52.723 pessoas no seis jogos da 14ª rodada. Média de 8.787.

Ao todo, o Pernambucano já levou 716.435 torcedores aos estádios em 84 jogos. O índice registrou um crecimento de 8.509 para 8.528, ainda a maior do país.

Para superar a marca geral de 2011 é preciso chegar à média de 8.549 pessoas por jogo. Faltam 463.327 torcedores nos próximos 54 jogos. Meta em 60%.

Em relação à arrecadação, a bilheteria gerou R$ 6.138.350, com um índice de R$ 73.075. Da renda bruta da competição, a FPF fica com 6%. A federação já garantiu R$ 368.301.

1º) Santa Cruz (7 jogos como mandante)
Total: 172.728
Média: 24.675
Contra intermediários (6) – T: 127.619 / M: 21.269

2º) Sport (7 jogos)
Total: 126.248
Média: 18.035
Contra intermediários (6) – T: 101.631 / M: 16.938

3º) Náutico (7 jogos)
Total: 80.535
Média: 11.505
Contra intermediários (6) – T: 65.463 / M: 10.910

4º) Salgueiro (7 jogos)
Total: 60.698
Média: 8.671

5º) Central (7 jogos)
Total: 56.225
Média: 8.032

Dados da FPF. Confira os dados do Campeonato das Mutidões de 2011 aqui.

Pernambucano 2012: Santa Cruz 2x0 Serra Talhada. Foto: Henrique Xavier/divulgação