Cidade do Futebol

Soccer City

O fantástico estádio Soccer City, palco da abertura e da final da Copa do Mundo de 2010, custou quase R$ 800 milhões.

Com capacidade para 94.700 torcedores, a arena de Joanesburgo foi construída em 1987, para receber até 80 mil pessoas. Foi ampliada e modernizada para o primeiro Mundial africano. Será a casa do futebol em 11 de junho e em 11 de julho.

Reparem no entorno do estádio, um verdadeiro canteiro de obras. A área de “escape” que a Fifa exige nos estádios. Fica claro que muitos candidatos no Brasil para 2014 não teriam chance alguma… Como o Arruda. E esse é um dos motivos que também vem minando o projeto do Morumbi, em São Paulo.

Faz sentido… 😯

Saiba mais sobre o Soccer City AQUI. Abaixo, um vídeo com um passeio no interior do estádio laranja. Lá, a taça será erguida pela 19ª vez.

Templo para o hexa ou para consagrar um tal de Messi…?

9 Replies to “Cidade do Futebol”

  1. Cássio, já que Clébio levantou a questão olhei os estádios com e sem  “área de escape”.
    Com : Castelão, Mané Garrincha, Vivaldão, Arena das dunas ( se for no local do machadão), Cidade da Copa, Mineirão ,Maracanã , Beira Rio e Cuiabá.
    Sem : Fonte Nova, Arena da Baixada,  Morumbi.

    O Arruda não tem condições em função do tempo ( desapropriações e etc). Se tivéssemos 10 anos, poderíamos até discutir essa possibilidade.

  2. Clébio,

    Citei o Arruda pelo fato de ser o representante local na Copa do Mundo de 2014 (e o blog tem um foco no futebol pernambucano).

    Mas não citei só o Arruda não… Entre os escolhidos para a Copa, tb citei o Morumbi.

    Ps. O Maracanã tem sim uma área de escape… O estádio de atletismo. Que talvez nem seja demolido. Outro terreno vizinho ao estádio deverá ser utilizado. Se fosse no Arruda, o que seria demolido do lado?

  3. Cassio, não entendi porque você citou só o Arruda? Como se ele fosse o estádio mais problemático do Brasil. O Maracanã, que será o palco da Final da copa também não tem esta área de “escape” e ninguém o questiona.

  4. Com um complexo esportivo a urbanização ao redor seria consequência. Caberia ao Estado fiscalizar.  Vários eventos esportivos , de nível  nacional,   poderiam ser realizados em Pernambuco.  Além disso, as instalações  seriam importantes na formação de futuros atletas .
    Mas deixa pra lá, deixa a Odebrecht se divertir ! Talvez a Arena possa ser sede de alguns jogos de série C!

  5. Complexo esportivo?????

     Pra ninguém frequentar, né!

    Aquela área precisa ser inicialmente habitada.

  6. EASN,

    Concordei contigo… Tanto que acabei ampliando um pouco o post! Valeu pela “sugestão”!  =D

  7. Pingback: Tweets that mention Cidade do Futebol | Blog de Esportes -- Topsy.com

  8. Pois é Cássio, e ainda há quem defenda uma reforma no arcaico Arrudão. Poderiam fazer 10 reformas que não chegaria à 15% do estádio Sul-Africano.
    Além disso, o entorno é fundamental, como podemos ver no “Cidade do Futebol” !  Algo que não existiria em uma maquiagem  feita no Arruda.
    Pena que ao invés de fazerem um complexo esportivo em São Lourenço preferem a meggalomania de cidade de copa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*