1987 chegou ao Olimpo

Zeus

Complexo do começo ao fim, longo, arrastado, cansativo.

O episódio do título brasileiro de 1987 ainda rende. É, possivelmente, a competição de futebol mais polêmica da história em relação ao desfecho, sempre mutável.

Já teve de tudo. Julgamento nas esferas esportiva e cível, caso transitado em julgado, reviravolta com resolução administrativa da CBF, nova ação judicial e revogação.

Nesse tempo todo, o caso chegou a bater na porta da Fifa, em 1988, quando o então secretário-geral da Fifa Joseph Blatter viajou ao Rio de Janeiro e deu um ultimato à CBF, ordenando a indicação do Sport à Libertadores.

Em breve, a sede da entidade, em Zurique, na Suíça, poderá receber novamente a papelada do conturbado Brasileirão. Após a nova ação leonina na Justiça Federal, ainda que sobre o mesmo conjunto de papéis do caso encerrado em 16 de abril de 2001, a diretoria do Flamengo já divulgou que pretende levar o impasse à corte da Fifa.

Nas regras da entidade, é proibida qualquer interferência da justiça comum para discutir o mérito esportivo. Entre as punições mais severas – ainda que não tenha sido aplicada -, a desfiliação, da entidade ou do clube. A punição de praxe: dois anos sem jogar.

A Fifa passou a tomar atitudes deste porte com mais ímpeto na década de 1990. Até a entidade se pronunciar de novo, o caso ainda deverá continuar lento, sem fim.

Mas vamos a uma hipotética dúvida para o torcedor do Sport, em último caso…

Caso o preço para ter de uma vez por todas a exclusividade do título brasileiro de 1987 fosse sofrer a punição da Fifa, qual opção você escolheria:

1) Ficaria dois anos sem jogar, contabilizando dois rebaixamentos. Caso consiga o acesso este ano, o clube voltaria em janeiro de 2014 na Série C.

2) Recuaria e tiraria a ação contra a resolução 02/2011 da CBF, aceitando a divisão oficial do título nacional.

Comente sobre tal hipótese, que, acredite, não deve ser descartada…

47 Replies to “1987 chegou ao Olimpo”

  1. luiz césar..
    Seu Nautico é vice, e vice é significa segundo… 
    O SPORT é campeão, ignifica primeiro.. rsrs, o que seu time fez para impedir o SPORT de ser hexa? se entregou as amarras tricolor, pois pela
    barbie nada poderia ser feito…
    Chora pinks alvirubras….
    Não somosó campeões brasileiro de 87, somo bi serie B, campeões da copa do Brasil, participamo de 2 libertadores, e temos o maior numero de titulos do pernambucano..
    AGORA SENTA E CHORA, PQ ESSA DISCUSSÃO  É PARA CAMPEÕES E NÃO VICE….

  2. luiz césar, vc esqueceu que o náutico caiu para 3ª divisão em 1999 e que para voltar a 2ª divisão aceitou a MARMELADA oferecida pelo fluminense e do clube dos 13, que vergonha o time que foi vice-campeão no ano que vc não tinham nascido aceitar a MARMELADA! o náutico pode ser o primeiro do nordeste a participar, mas o sport participou 2!

  3. e o São Paulo CASSOU a liminar no TJ-RJ nesta Segunda-Feira(27/6),q tirava a”Taça das Bolinhas”,do Morumbi(Ela JÁ estava lá).tirando o”Globoesporte.com”,NINGUEM da”Imprensa Esportiva?”Brasileira noticiou o fato.É.com uma imprensa”amiga”,quem precisa de inimigos?este q vos fala,não!

  4. ESTE TÍTULO É UMA PIADA SÓ OS TORCEDORES DA COISA ACREDITAM QUE FORAM CAMPEÕES BRASILEIROS, JOGARAM CONTRA QUEM?(TREZE,CAMPINESE,SERGIPE,TUNALUSO ETC…)CAMPEÃO DE FATO É O FLAMENGO , DE DIREITO FOI O EXPORT, TÍTULO MEDIOCRE QUE NINGUÉM RECONHECE E PARA PIORÁ TERMINARÁ SENDO DIVIDIDO.KKKKKKKKIK……….
    O NAÚTICO SIM FOI VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO JOGANDO COM OS MAIORES TIMES DO BRASIL, O PRIMEIRO TIME DO NORTE/NORDESTE A DISPUTAR UMA LIBERTADORES.HEXA É LUXO….

  5. Na verdade, o que JAMAIS ESPERAVAM OS METIDOS A DONOS DO FUTEBOL BRASILEIRO era que no Nordeste brasileiro pudesse EXISTIR UM CLUBE TÃO MACHO, DESTEMIDO E PRONTÍSSIMO A ENFRENTAR QUAISQUER AMEAÇAS, AFRONTAS, CARA FEIA CONTRA SUAS CORES, ADVINDAS DE LÁ DO SUDESTE MARAVILHA (deslumbrados, até hoje, NÃO SEI COM O QUÊ – fechando o bolso!). Foram na PROMESSA – ARROGANTE E METIDA A DONO DO MUNDO FUTEBOLÍSTICO NACIONAL – DO CLUBE DOS 13 DE QUE O CANECO 87 SERIA DOS URUBUS, E NÃO ENFRENTASSEM A FERA LEONINA. Simplesmente RASGARAM ALÉM DA BOCA…

    Desde 1987 que a MÁQUINA MAIS AZEITADA E MONUMENTAL DO NORDESTE BRASILEIRO (com sua potência total de HUM BILHÃO DE ROTAÇÕES POR HORA) BATE DE FRENTE (sempre como vencedor). REDE BOBO, JUQUINHA K, MÁRCIO BREGA, todos subjugados pelas PATAS AFIADAS E MORTÍFERAS DO REI DO NORDESTE.

    Também desde 87 QUE OS URUBUZADOS ILUDIDOS E ENGANADOS LEVAM FUMO INTERMITENTEMENTE DO LEÃO. MEGASPORT QUE, SEM DÚVIDA NENHUMA, SÓ ORGULHA UMA NAÇÃO, A MAIOR DO NORDESTE BRASILEIRO, A NAÇÃO RUBRO-NEGRA LEONINA. Por onde o urubu estiver, o LEÃO O CAÇARÁ MORTALMENTE, TRITURANDO-O. Na CBF, JUSTIÇA FEDERAL, FIFA. Para os urubuzados do pedaço, só lhes resta MASCAR O FUMO LEÃO, superior ao CUBANO,do vovô Castrinho, pelo resto dos tempos.

    PELO LEÃO DA ILHA – MAJESTOSO, ARROJADO, DESTEMIDO, ESPETACULAR, FASCINANTE, TORTURADOR, EXTERMINADOR DO PASSADO/PRESENTE/FUTURO, QUE SÓ ORGULHO INFINITO PROPORCIONA A TODOS OS SEUS LOUCOS/DOENTES/APAIXONADOS SEGUIDORES EM TODO O BRASIL, bem como para todos os desportistas isentos de paixão na análise fria dos fatos como eles aconteceram, e que certamente estão ao lado da FERA -, TUDÍSSIMO!!!

  6. Como a FIFA poderá punir o SPORT, se ela mesma ordenou a participação do SPORT na Libertadores, que é de direito ao campeão Nacional. Então isso irá contra a própria FIFA, caso aconteça, prefiro ficar dois anos sem jogar. SPORT CAMPEÃO BRASILEIRO 1987!!!!!!!

  7. Passariamos 2 anos jogando futebol de botão, Mas o titulo de 87 é INDIVISÍVEL! Pelo SPORT TUDO!

  8. EU PREFIRO QUE O SPORT FIQUE 2 ANOS SEM JOGAR DO QUE ACEITAR ESSA PALHAÇADA DA CBF/FIFA/REDE GLOBO/FLAMENGO.

    ESSA ESTRELA DOURADA QUE TEM NA CAMISA DO SPORT NÃO ESTÁ ALI À TÔA, FOI CONQUISTADA COM MUITA LUTA E COM MUITA HONESTIDADE !!!
    PREFIRO O SPORT JOGANDO A 10ª DIVISÃO, DO QUE SUBMETER À ISSO…

  9. Em 87 houve uma única divisão, igual a 2000. O Sport jogou a final com o vice campeão de 86 que foi o Guarani. Se existisse 2 divisão, como é que o Guarani poderia estar nela se ele foi vice de 86? O Flamengo que foi covarde e não jogou na semifinal. Em 2000 foi a mesma coisa, mas o Vasco foi macho e jogou com o São Caetano que no ano de 1999 estava na 2 divisão e participou do campeonato de 2000 em uma única divisão. O SPORT é o Único campeão. A justiça irá obrigou a CBF afirmar que o Sport é o Único. Isso é sabedoria de Ricardo Teixeira só para fazer as pazes com o Flamengo. Mas ele sabe que prevalecerá o que a justiça determinou. No site da CBF informa que a serie B em 87 e 2000 não existiu, não houve campeão. Problema do flamengo que não quis seguir o regulamento que o mesmo assinou.

  10. 1987 É A MESMA COISA DO TÍTULO PAULISTA DE 2002 DO iTUANO. nÃO SEI PORQUE TANTA ZOADA POR UM TÍTULO SEM BLILHO. fORÇDA DE BARRA DA GOTA!

  11. Mesmo se fosse possível essa punição, a torcida do Sport NUNCA aceitará dividir essa porra desse título, É SÓ NOSSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. Só digo uma coisa: depois de tanto tempo nessa palhaçada, se o sport preferir dizer q nao ganhou o titulo por causa de ameaça, é pq realmente nao merece o título, pq desistir disso depois de tanto tempo, depois de ter q lutar contra os “fodões” do Brasil, contra a Globo, depois de ter sofrido todo tipo de preconceito de regiões, é admitir que o sport não foi campeão, quando um campeão se sente campeão, NINGUÉM, nem o papa vai tirar isso 😉

  13. Cassio, essa possibilidade não existe. A punição da FIFA só vale para clubes que entram na Justiça Comum antes da Justiça Desportiva. 

    O Sport entrou na Comum como modo de DEFESA para salvaguardar um direito seu. Nesse caso, quem deveria ser punido seria o flamengo, que entrou primeiro. Lembre-se que o Sport é o legítimo Campeão Brasileiro de 87 desde 1988, com a decisão soberana da CBF e CONMEBOL.

    Mas no campo das hipóteses, sem dúvida nenhuma, aceitaria a punição e o rebaixamento, mas 87 é nosso.

    O Rei do Nordeste tem uma história limpa, sem arrumadinhos nem participação em viradas de mesa.

    Dignidade não tem preço.

  14. Sinceramente, acho isso uma palhaçada… Não sou rubro negra, sou alvirrubra com muito orgulho, mas até eu sei que quem ganhou essa porcaria foi o sport. Pelo simples fato de ter a existência de um contrato assinado por todos os times que jogaram os campeonatos na época, concordando com um cruzamento final, e além disso, só pra ver a incoerência do flamengo, qual time em são consciência ganha um título e decide dividi-lo com outro?? Esse negócio do flamengo aceitar essa divisão só prova mais uma vez que eles estão errados e não ganharam nada!!!

  15. Se o Sport recorresse de uma eventual suspensão na justiça comum, segundo os critérios da Fifa, a CBF seria também punida com dois anos de suspensão.

    Eu pagaria para ver!

  16. E pensar que em 2000 um tio meu que é rubro-negro me falou à época que o Gama, que havia recorrido à justiça comum por intermédio de torcedores para contestar o rebaixamento no CB 1999, deveria desistir da ação e aceitar o descenso mesmo depois de tudo que ocorreu envolvendo o caso Sandro Hiroshi.

  17. O Sport não pode recuar! O princípio da inafastabilidade da jurisdição dá a todo cidadão o direito de buscar a tutela jurisdicional. Se a Fifa/CBF tentarem nos tirar esse direito, o clube tem que recorrer novamente à justiça.

  18. Pra começar, o Flamengo também teria que ser punido, pois também entrou na Justiça pra discutir o mérito do título de 1987 quando entrou com a liminar para tirar do São Paulo a Taça das Bolinhas.
    Em segundo lugar, não tem como o Sport tirar a ação já que ela transitou em julgado há mais de 10 anos, o prodecimento deste ano foi apenas para que a CBF cumprisse uma decisão já transitada em julgado. Que também não tem como o Sport desistir desse procedimento.
    Excluindo-se esses dois pontos, eu dividiria o título com o Flamengo, acho isso não diminui em nada o título do Sport conquistado dentro de campo. Além do mais temos é que pensar no futuro, em novos títulos nacionais e não ficar remoendo um título de quase 25 anos, que já tá guardadinho na sala de troféus.

  19. O Sport não precisa ter medo!
     
    Pela moralidade do futebol eu ficaria 2 anos sem jogar oficialmente e voltaria até na D! Mas 87 é nosso e ninguém tira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*