Até Joseph Blatter apareceu em 1987

Joseph Blatter, presidente da Fifa. Foto: Fifa/divulgação

Luciano Bivar era o presidente do Sport em junho de 1997, quando o clube pernambucano entrou no Clube do 13. Na ocasião, o mandatário assinou uma ata. Agora, este documento foi utilizado pelo Flamengo para conseguir dividir o título de 1987, em uma interpretação errada da ata (veja AQUI).

Em entrevista ao blog, Luciano Bivar demonstrou muita irritação ao falar de Ricardo Teixeira e relembrou a participação do atual presidente da CBF durante o polêmico título brasileiro de 1987, quando até Fifa foi acionada, lá em Zurique…

Com direito a “coadjuvantes ” como João Havelange e Joseph Blatter.

Ata de presença
“Essa decisão da CBF foi estapafúrdia, inócua. Apresentar aquela ata como prova de que o Sport aceitou dividir? Ridículo! Aquilo foi uma ata de presença. O que aconteceu foi uma sacanagem do Ricardo Teixeira. Logo ele que lutou pelo título do Sport.”

Ricardo, o candidato
“Vou contar um fato interessante, que não tenho mais nenhum pudor de guardar. Em 1988, esse mesmo Ricardo Teixeira era candidato a presidência da CBF, dirigida na época por Octávio Pinto Guimarães. Ele participou da nossa inclusão na Taça Libertadores. O Sport era o campeão e o Guarani era o vice, a Justiça já tinha expedido a liminar, mas a Confederação Brasileira de Futebol não quis nos indicar. Não aceitou.”

Contato com o sogro
“Então, eu, Homero Lacerda e Fred Oliveira (presidente da FPF) procuramos o Ricardo para saber o que poderia ser feito. E ele, que aceitou o Sport como campeão desde o início, se comprometeu a falar com o presidente da Fifa, João Havelange. Que era o sogro dele, é bom lembrar.”

Carta em mãos
“Como a Fifa só aceitava documentações oficiais através dos Correios, e nós estávamos correndo contra o tempo, então fomos aos Correios, documentamos a carta, mas quem a levou foi o próprio Ricardo, em mãos. Ele foi até Zurique, na Suíça (sede da Fifa), e entregou o requerimento ao Havelange, que, no mesmo dia, indicou uma pessoa para vir ao Brasil intimar a CBF.”

Blatter e a intimação
“Sabe quem era essa pessoa que veio ao Rio? Joseph Blatter (atual presidente da Fifa e secretário-geral em 1988), que viajou até o Rio de Janeiro e deu 48 horas para CBF. Em caso de negativa, a Fifa puniria a CBF em um ano. Seria uma perda grande, pois a Seleção já tinha três amistosos e competições agendadas, no valor de US$ 3 milhões. Apesar do lobby do Flamengo, a pressão deu certo e a CBF aceitou a decisão da Justiça, indicando Sport e Guarani.”

Esse é o mesmo Ricardo Teixeira que assinou a RDP nº 02/2011 (veja AQUI).

Luciano Bivar, ex-presidente do Sport. Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press

17 Replies to “Até Joseph Blatter apareceu em 1987”

  1. Jurandir Leonardo vc é um doido…
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1986
    Veja isso… Em 1986 NÃO HOUVE REBAIXAMENTO…
    Eram 80 clubes divididos em vários grupos e o Sport classificou-se em 3° lugar atrás apenas do Inter e São Paulo, que por sinal no grupo do campeão deste respectivo ano “São Paulo”.
    Em resumo o SPORT acabou em 28° lugar.
    Então deixa de ser babaca e vai lê antes de falar merda.

  2. O Ubirajara Ramos fala do Bruno Nigro mas ele não passa de um torcedor de time de segunda divisão que também se agarra a essa farsa, e que quer a todo custo que o Brasil acredite que o Sport é campeão de 1987. KKKKKKK…É de morrer de rir!!! O que esse timeco fez para ser campeão? Foi rebaixado em 1986 juntamente com vitória e Botafogo e ainda quer ser campeão da série “A”? Meu caro Ubirajara, um título se decide dentro de campo, não numa canetada. E não adianta dizer que o Flamengo correu, essa história nem uma criança de 5 anos engole. Flamengo e Inter não jogaram porque era a decisão do clube dos treze, e dê graças a Deus de isso não ter acontecido, pois se por um acaso o Flamengo e o Internacional tivesse compactuado com essa bagunça, com os timaços que tinham na época, teriam trucidado Guarani e Sport. Seriam dois massacres históricos. Saiba, meu caro, que o Sport vai sempre figurar entre os pequenos, porque lá é o seu lugar.SRN

  3. É ridículo o papel a que o Sport se prestou durante 23 anos. Como é que pode um clube que foi rebaixado em 1986 reinvindicar um título de série “A” sem tê-lo conquistado? No meu entender, um campeão de primeira divisão tem que fazer por merecer. O Sport por acaso jogou com algum clube da elite em 1987? Claro que não. O Sport nem se quer subiu em 1987, e mais: Os torcedores convivem com essa farsa protagonizada pela CBF durante 23 anos, e o pior é que tem aqueles que não conhecem a história daquele ano e corroboram com tal mentira, os torcedores mais novos, aqueles que emprenham pelos ouvidos, e que acham que uma simples canetada consagra um verdadeiro campeão. O Sport se agarra a esse patético e falso título como se realmente o tivesse conquistado, porque no fundo sabe que dentro de campo nunca terá competência para ser um campeão de série “A”.

  4. Pingback: 1987 chegou ao Olimpo | Blog de Esportes

  5. O Bruno Nigro parece um BONECO DE VENTRÍLOQUO que repete palavras do Kfouri e do Assaf e pensa que quem está falando é ele!

    Das tantas bobagens, vou comentar apenas uma: “…do-juiz-caseiro-nunca-podera-ser-revista-ou-reinterpretada…”. Olha só o que ele chama de juiz-caseiro:

    ´A reversão desse mandado (a favor do Sport) é impossível. Caberá ao Sport questionar na Justiça esse posicionamento da CBF, mas o pleito do clube é viável, baseado através de uma decisão definitiva. Teve muita repercussão na época, mas não tinha como mudar essa sentença, pois o regulamento era claro. O único campeão brasileiro de futebol de 1987 é o Sport. Isso não está em dicussão.`

    Élio Wanderley de Siqueira Filho, juiz federal da 10ª Vara em 1994

    O direito do Sport está sacramentado e não adianta a CBF dizer o contrário, pois o ato dela é nulo, violando uma decisão judicial. O caso está transitado em julgado. É só entrar com um processo por descumprimento de decisão judicial. Na primeira vez, a CBF recorreu e perdeu. Gosto de futebol, de todos os times. Mas se perder, tem que reconhecer que o outro foi melhor.

    E a CBF não está fazendo isso.`

    Abdias Patrício Oliveira, relator do TRF 5ª Região em 1997

    ´Se a CBF não tivesse participado da ação, ninguém poderia ignorar uma decisão agora (de dividir o título), mas ela participou, com a União. Foi chamada e perdeu a causa. A CBF não pode vir, agora, dizer o contrário do que disse o Judiciário`.

    Waldemar Zveiter, CARIOCA e ex-Ministro Relator do STJ que encerrou o caso.

    É por isso, e não pelas baboseiras do BONECO DE VENTRÍLOQUO, que o
    SPORT É O ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987!

  6. Parabéns Bruno Nigro, vc deu uma aula de ética, decência e honestidade para aqueles que ainda não tiraram a venda pra enxergar a verdade dos fatos. Afinal, aquele ditado popular ainda continua valendo “o pior cego é aquele que não quer…”

  7. o fernando brito:deixa de ser um falso moralista cara!marginal tem em tudo q é lugar.até na imprensa(q se baba muito),tem!mas,isso é óbvio wilde Barros.agora,é impressionante mesmo o nosso”Bode rouco”não deu um A.

  8. Decepcionante é não termos visto até agora nenhuma manifestação da FPF na pessoa do seu Presidente Carlos Alberto Oliveira. Nosso grande Governador e Líder de expressão nacional, Eduardo Campos, também precisa mostrar a cara, se pronunciar, defender os pernambucanos torcedores do SPORT.
    “O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará!”
    Guilherme de Aquino Fonseca, em 1905.
     

  9. Sinceramente, o que importa se o título foi dividido? Ao que me consta, os outros times de Pernambuco não têm nem 1/12 de um título dessa envergadura. E quer saber, quem se importa com o que a CBF e seus mafiosos decidem? O que importa é torcer pelo Sport, é ser Sport. O resto é resto. 

  10. “È nojento tudo isso que acontece com o futebol brasileiro!… E ainda teimam em realizar uma Copa do Mundo!… Sem dúvida, teremos muitos escandalos e muita falta de organização!…  Fica aqui minha indignação por tudo o que está acontecendo neste momento!… Eu e voce, mais um palhaço para a Globo ver!…”

  11. Como nordestino, e pernambucano, vejo tudo isso com indignação e pré-conceito com nós nordestino e pernambucano de modo geral. Devemos nos unir para mostrar mais uma vez que somos fortes e não vamos nos curvar esses ratos donos do futebol brasileira, eles não se conformam quando um clube do nordeste mostra seu valor. Não acredito mais na seriedade que eles tentam mostrar em organizar o futebol brasileiro. A FIFA tem que tomar conhecimento dessa máfia existente no nosso futebol, e tomar uma atitude contra esses mafiosos dirigentes de futebol, principalmente esses mafiosos do Rio de janeiro, onde tudo de mal parte de lá, os piores mafiosos surgiram nas últimas décadas. Aqui fica meu protesto.

  12. Vocês ou são meio tontos ou se fazem de cegos. Em nenhum momento a CBF TIROU o título do Sport. Apenas está se baseando no texto da própria decisão judicial, ainda que na JUSTIÇA COMUM – essa mesmo citada no texto – que em nenhum momento dizia que o Sport seria o único campeão. Motivos?! Explico:
    1. O Sport nem sequer venceu o Módulo Amarelo. A não ser que essa seja a única vez em que um time se declare campeão após uma disputa de PENALTIS, estranhamente terminada em 11×11. Engraçado, mas nenhum torcedor do Sport lembra disso, só do 1×0 no outro jogo, após o W.O imposto pela CBF, que nem foi a organizadora do Brasileirão aquele, já que estava declaradamente falida.
    2. Com base nessa informação, me pergunto se o Guarani não é tão campeão do Módulo Amarelo quanto o Sport e, sendo assim, quem decidiu que seria o Sport o adversário do Flamengo, vencedor do Módulo Verde, num cruzamento que NUNCA foi aceito pelo C13. Em tempo: Eurico Miranda representava a entidade, mas não tinha poderes pra decidir nada. Tiraram cara e coroa ou disseram ‘Sport, vc é o time mais morto de fome, vai lá ganhar um já que o Flamengo não vai disputar mesmo. O C13 disse que não vai, então faz festa lá’? O Guarani tinha tanto direito de disputar contra o Flamengo quanto o Sport. Ah, mas isso a torcida do Sport tbm esquece, dirigentes idem.
    3. Bivar enche a boca pra falar que a ‘ATA’ era de presença. Mas nela está bem descrito a necessidade de reconhecer o título do Flamengo, caso o Sport quisesse entrar para o C13. O ‘rabisco’ está lá, isso entre homens é conhecido como assinatura. Se o Coroné Bivar acha que não, temos aí um exemplo do tradicionais ‘coronelismo’ nordestino. Coisa dos tempos de Brasil-Colônia, aliás.
    Algumas dúvidas interessantes.
    SE o Sport é tão digno quanto diz, pq foi correr atrás do C13 em 97? Sabe-se que o Flamengo era membro e que jamais ia aceitar seu ingresso sem o reconhecimento do título de 87 – ou pelo menos a declaração de DOIS vencedores – a seu favor. Melhor ainda, se o ‘rabisco’ na ‘ata de presença’ (segundo o Sr. Coronel Bivar, conhecido de Sinhô Homero Lacerda, outro coroné famoso) não vale nada. O que faz o Sport até hoje no C13? Ah, mas isso os torcedores do Sport esquecem tbm… mas as cotas de transmissão que herdam na aba do Flamengo, Corinthians, SPFC, e todo o ‘eixo do mal’ eles gostam de receber.
    SE o Sport é tão merecedor do título pq faz essa pose de madalena ofendida? E o seu atual presidente vai na imprensa falar que ‘o povo NORDESTINO está em pé de guerra contra essa afronta ao NORDESTE’. Peraê, vamos com calma? Tem alguém chamando o exército? Convocando os reservistas para tirar o Ricardo Teixeira do poder? Quer dizer que, quando convém, o RT é santo, puro e imaculado. Recebe láureos e chaves da cidade (sinceramente, isso só tem valor pro jornal que amanhã embrulha o peixe, na REAL é só firula politiqueira e o RT tá CAGANDO se os vereadores de Recife vão retirar seu título de cidadão ‘honorário’ de Recife). Quando ele, baseado numa simples brecha de interpretação da lei-tramitada-em-julgado-e-que-se-depender-do-juiz-caseiro-nunca-podera-ser-revista-ou-reinterpretada, diz que, em 1987, existiram DOIS CAMPEÕES BRASILEIROS. Um em campo: o Clube de Regatas do Flamengo, outro em campo E nos tribunais e cartórios da Justiça Comum: o Sport Club do Recife. Não é um favor, e se for é para a própria CBF. Afinal, ela está fazendo o que deveria ter feito na época e BIVAR, HOMERO LACERDA, EURICO MIRANDA e quem mais for digno de qualquer coisa SABE que era o correto.
    Ao torcedor do Sport, fica o consolo de ver a tática de João Sem Braço do Homero Lacerda ter funcionado. Afinal, o Sport ganhou o título com as regras que a CBF deu na época. Mas quem disse que essa mesma CBF estava acima de qualquer suspeita, ou do bem e do mal? Não, não foi assim. 1987 foi o ano em que a politicagem e o jogo de interesses mais falou alto no futebol. Não preciso apelar para clubismo. Pois posso afirmar que se o Internacional quisesse, poderia ter se aproveitado da situação. Se o Guarani quisesse, poderia questionar o empate nos penaltis e a divisão do título do Módulo Amarelo.
    O que vemos hoje, é uma verborragia de um bando de lobos em pele de cordeiro de todos os lados. Uns deles, dirigentes do clube de Recife, estão fazendo esse papelzinho há mais de duas décadas. Berrando com entrevistadoras em programas de TV e agindo como uma espécie de Odorico Paraguaçu do futebol. Para os rubro-negros – os do Flamengo, claro – nunca ficou dúvida sobre o título de 87. O que aconteceu agora foi só a queda do último argumento EXDRÚXULO para que OPORTUNISTAS, BUFÕES e TORCEDORES ILUDIDOS POR MEIAS-VERDADES, ataquem o único clube que foi o real ‘prejudicado’: o Flamengo.
    Cumpriu o que o C13 determinou e jamais, JAMAIS foi a Justiça Comum recorrer de alguma coisa. Hoje, vê seu principal aliado na criação do C13, o SPFC, querer uma taça que não o pertence, sendo que o próprio já reconhecia que não pertencia. Mas quem disse que nosso futebol é feito de gente digna? Quem disse que nosso país é comandado por gente com o mínimo de decência.
    Bobo é o torcedor do Sport que defende um título do qual eu teria vergonha de ostentar, pois é fruto da maior palhaçada e embuste da história do nosso futebol. E quem honra o que aprendeu com o pai e mãe em casa, sabe que estou certo. Pode até negar, afinal o clubismo cega mesmo. Mas não muda os fatos. Joguetes na mão de um zé qualquer chamado Homero Lacerda…rs
    Agora podem voltar a discutir o indiscutível. Já saíram no lucro mesmo.
     

  13. Torcedor do Sport não sabe o que quer. Quando RT ajuda é bonzinho, dão prêmio de cidadão pernambucano. Quando vai de encontro com suas idéias, falam que a culpa é da GLOBOSTA, da CBF e de RT.
    A comunidade do ixpó no orkut é a prova do viralatismo que assola a mulambice.
    Gostaria de saber os resultados dos jogos SPORT x SPFC, SPORT x PALMEIRAS, SPORT x GRÊMIO, SPORT x INTER, SPORT x VASCO, SPORT x SANTOS, SPORT x ATLÉTICO-MG, SPORT x CRUZEIRO, SPORT x FLAMENGO, SPORT x FLUMINENSE,…… no brasileiro de 1987.
    Abraços a todos e pelo SPORT absolutamente NADA!

  14. Rapaz como fico inojado com tanta maracutaia envolevndo pernambuco. Na epoca Ricardo Teixeira era o rapaz digno e correto para assumir a CBF, agora que esta jogando a merda no ventilador, e todos estão sabendo da verdadeira historia, todos os criticam, pois na epoca por que não o denunciaram e colocaram um ponto final nesse assunto, mas como estavam sendo beneficiado ficaram quietos. isso foi uma das maiores nojeiras que o futebol brasileiro ja causou a seus torcedores, mas como tudo foi por dindin não me admira nada, até o interesse do clubezinho em deixar Nautico e santa cruz fora destas disputas, por isso não queriam eles lá.

    eu quero que se explodam, todos la nesse clubezinho, tenham vergonha, ganhem titulos licitos, sem qualquer contestação ou ajuda de terceiros, ai sim, serão respeitados. vcs estão tendo o que merecem.
    Sou vice brasileiro, mas dignamente, sendo até roubado, ve se ninguem contesta, mas vcs kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
     
    Saudações…………………………………………………………

  15. Senhores,  Diretores do Sport, sou alvi-rubro até morrer, mas considero uma tremenda sacanagem, totalmente desclassificada tirar o título do Sport. Esse marginal que está a frente da CBF a muitos anos justamente unido ao clube dos 13. Vocês têm que lutar com todas as armas e acima de tudo têm que ser muito macho porque do contrário essa máfia levará o título que foi concedido ao Sport legalmente.
    No momento temos que lutar pela criação de uma entidade que possa assumir o campeonato brasileiro e acabar de uma vez com a CBF. 
    Acreditem a sociedade pernambucana independente de clube, não aceitará tamanha sacanagem.  LUTEM POR SEUS DIREITOS!
    Saudações ALVI-RUBRAS.

  16. Pingback: Tweets that mention Até Joseph Blatter apareceu em 1987 | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*