A pluralidade do ponto final de 1987

sport, campeão brasileiro de 1987. Foto: Diario/arquivo

Here we go…

O ponto final foi em 7 de fevereiro de 1988, definitivo. Naquele domingo, o zagueiro Marco Antônio acertou uma cabeçada fulminante, no segundo tempo, após cobrança de escanteio pelo lado direito. O Sport vencia o Guarani por 1 x 0, na Ilha do Retiro, e conquistava o título de campeão brasileiro de 1987.

Quantas vezes essa história (cansativa) já não teve um ponto final?

Na oficialização da vaga à Libertadores de 1988, quando a CBF foi pressionada pela Fifa para confirmar o Leão no torneio internacional.

Em 1994, quando a 10ª Vara da Justiça Federal expediu a sentença com vitória do rubro-negro pernambucano, como o único campeão daquele conturbado Nacional.

Em 1997, na decisão do Tribunal Regional Federal, confirmando a sentença anterior.

Em 1999, quando o STJ não julgou o mérito do caso, aceitando a decisão original.

Em 16 de abril de 2001, quando acabou o último prazo para recurso do Flamengo.

Em 2007, quando a maior emissora do país precisou se desculpar após “esquecer” o título do Sport em um programa de alcance nacional, depois de ameaça de processo.

Em 2009, quando o Flamengo, ao ganhar novamente o Campeonato Brasileiro, teve o título de “hexa” negado pela CBF.

Em 2011, depois que o São Paulo recebeu a “Taça das Bolinhas”, como primeiro penta.

Em 2011, quando a CBF foi obrigada a voltar atrás em uma decisão de dividir o título poucos meses depois da publicação da resolução, novamente com ameaça de processo.

Mais uma vez em 2011, neste 26 de julho, quando a Fifa, surpresa com a visita na Suíça de dirigentes rubro-negros de Pernambuco e do Rio de Janeiro, motivados pelo longo impasse, simplesmente diz, através de documento oficial:

“A Fifa não tem competência para definir quem é o Campeão Brasileiro de 1987. Isso é um assunto interno da CBF.”

Abaixo, a lista de campeões da CBF, devidamente atualizada. Haja ponto final.

Lista de campeões brasileiros da Série A. Reprodução do site da CBF

36 Replies to “A pluralidade do ponto final de 1987”

  1. Leonardo-pe, a realidade é uma só : Até mesmo a conquista da Copa do brasil foi considerada ZEBRA. Uma amostra de como o futebol Pernambucano está falido. Quando é que um clube pernambucano entrou em competição nacional como favorito ? Eu mesmo nunca vi.

  2. O fato é só um : Como o Sport sabe que não tem as mínimas condições de ser campeão Brasileiro jogando contra os grandes, precisa se apegar com todas as forças a esse “título” concedido pela justiça pernambucana.
    Sempre, sempre e sempre terão um  * quando o assunto for 87, ao contrário de Bahia, Coritiba e Atlético-PR, legítimos campeões nunca contestados por ninguém. 

  3. Realidade NÃO!e pare de viver desse atraso.aliás,é ridículo uma torcida viver ainda desse titulo q cuja taça ninguem vai tomar da ilha do Retiro!e como falei,a conquista da Copa Do Brasil de 2008,está ficando esquecida,até pela torcida e imprensa Recifenses.uma pena!

  4. Leo do não sei o que, IMBECILIDADE é a sua de não respeitar a opinião dos outros. O que escrevi é a realidade dos fatos. quanto a vc, fique com seu exército de Brancaleone.

  5. NUNCA UM CLUB BRASILEIRO MERECEU TANTO GANHAR UM CAMPEONATO NACIONAL COMO O NOSSO GLORIOSO SPORT CLUB DO RECIFE.MUITAS VEZES DORMIMOS COM A CERTEZA DA VERDADE E ACORDAMOS COM A TRAIÇÃO DA MENTIRA.OS PODEROSOS DO DESORGANIZADO E FALIDO FUTEBOL DO SUL DO PAÍS,NÃO ACEITAVAM QUE UM CLUB DO NORDESTE CONQUISTA-SE A COBIÇADA COPA BRASIL.ERA A LUTA DA VERDADE E DO DIRETIO ADQUIRIDO.ENQUANTO LUTÁVA-MOS NOS TRIBUNAIS , NA CBF NO CND CONTRA UMA VERDADEIRA GANG,OS NOSSOS BRAVOS JOGADORES DERROTAVAM NOSSOS ADVERSÁRIOS POR ESTE BRASIL AFORA.VENCEMOS COM A FORÇA QUE SEMPRE CARACTERIZOU A BRAVURA DOS LEÕES DA ILHA DO RETIRO.E HOJE A CAMISA RUBRO-NEGRA OSTENTE UMA ESTRELA QUE PASSA A BRILHAR EM NOSSA REGIÃO,MAS PRECISAMENTE EM PERNAMBUCO,NUMA PROVA DE QUE UNIDOS SEREMOS IMBATÍVEIS.MEUS SPORT QUERIDO,CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987.

  6. NUNCA UM CLUB BRASILEIRO MERECEU TANTO GANHAR UM CAMPEONATO NACIONAL COMO O NOSSO GLORIOSO SPORT CLUB DO RECIFE.MUITAS VEZES DORMIMOS COM A CERTEZA DA VERDADE E ACORDAMOS COM A TRAIÇÃO DA MENTIRA.OS PODEROSOS DO DESORGANIZADO E FALIDO FUTEBOL DO SUL DO PAÍS,NÃO ACEITAVAM QUE UM CLUB DO NORDESTE CONQUISTA-SE A COBIÇADA COPA BRASIL.ERA A LUTA DA VERDADE E DO DIRETIO ADQUIRIDO.ENQUANTO LUTÁVA-MOS NOS TRIBUNAIS , NA CBF NO CND CONTRA UMA VERDADEIRA GANG,OS NOSSOS BRAVOS JOGADORES DERROTAVAM NOSSOS ADVERSÁRIOS POR ESTE BRASIL AFORA.VENCEMOS COM A FORÇA QUE SEMPRE CARACTERIZOU A BRAVURA DOS LEÕES DA ILHA DO RETIRO.E HOJE A CAMISA RUBRO-NEGRA OSTENTE UMA ESTRELA QUE PASSA A BRILHAR EM NOSSA REGIÃO,MAS PRECISAMENTE EM PERNAMBUCO,NUMA PROVA DE QUE UNIDOS SEREMOS IMBATÍVEIS.MEUS SPORT QUERIDO,CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987.

  7. A MAIOR PROVA DE QUE O SPORT É O ÚNICO CAMPEÃO DE 87 E QUEM CORRE PRA DIVIDIR O TÍTULO É O TIME DOS URUBUS, É QUE A CBF MANTÉM SÓ O NOME DO CLUBE PERNAMBUCANO NA RELAÇÃO DE CAMPEÕES NACIONAIS, ANO DE 87. EXATAMENTE PORQUE, COM O AVAL DA PRÓPRIA FIFA, QUE OBRIGOU A CBF A INDICAR O LEÃO PARA A LIBERTADORES 88, E DA JUSTIÇA FEDERAL QUE JÁ TRANSITOU EM JULGADO (NÃO CABE MAIS RECURSOS AO FLAMERDA).
    POR ISSO, ORGULHA A MAIOR TORCIDA DO NORTE-NORDESTE E 11ª DO BRASIL, A RAÇA, MÍSTICA E COMPETÊNCIA QUE O ÚNICO CLUBE DO NORTE-NORDESTE TEM EM ENFRENTAR EM PERNAMBUCO, NO BRASIL E NA SUÍÇA A PREPOTÊNCIA DESSE TIME DO RIO QUE ACREDITA VIVERMOS NUMA DITADURA, ONDE QUEM TEM PODER E GRANA PODE TUDO. O SPORT PROVA QUE NÃO. 
    SPORT CLUB DO RECIFE, CAMPEÃO DE FATO E DE DIREITO DO BRASILEIRO DA 1ª DIVISÃO DE 1987. 

  8. A QUESTÃO DE 1987 É SIMPLES: O TÍTULO OBTIDO NA JUSTIÇA VIRA TÍTULO FRACO PORQUE NÃO TEM VALOR MORAL.

    VEJA OS TÍTULOS DO BAHIA, ATLÉTICO-PR E CORITIBA: CHEIOS DE VALOR E ACEITAÇÃO.

    O DO SPORT SÓ É RECONHECIDO PELA SUA TORCIDA E PRONTO. 

    VIAJE O PAÍS INTEIRO E SAIA DIZENDO QUE O sport É CAMPEÃO DE 87 – VIRA PIADA.

    VEJA QUEM JOGOU A 1ª DIVISÃO DAQUELE ANO. OLHE A TABELA – O sport NÃO ESTÁ LÁ.

    QUEM MANDA JOGAR COM CLUBES DE TERCEIRA DIVISÃO: SAMPAIO CORREA……..

    MORALMENTE O TÍTULO DO sport É UMA PIADA DE MAL GOSTO.

  9. Dizer o q Eduardo M?concordo contigo com seu comentário feito as 9:06!mas,daqui a pouco,virão os”revolucionarios”pedindo a”separaão”de Pernambuco do Resto do Brasil.engraçado q só usam isso quando é para o futebol daqui.nem os gauchos chegam nesse ponto,embora sejam Bairristas(e muito)!

  10. eita Baixaria.Adoro isso.amo meu telhado de Vidro.engraçao,o Guilherme aquino,só aparece nesse blog atualmente,apenas para”falar de 1987″!q Pena!no mais,é isso.uns”meninos mimados”(dirigentes de Sport e Flamengo),brigando quando deveriam estar unidos com os demais clubes para fazerem campeonatos fortes.sem a intromissão da CBF(como é nas principais ligas da Europa)!

  11. Cássio,

    a mentira será repetida à exaustão, como já foi nesses mais de 20 anos, mas a verdade sempre prevalecerá. O Flamengo ganhou a 1ª divisão de 1987 dentro de campo, legitimamente.

    A verdade é que o time da ilha-da-fantasia nem sequer ganhou a segundona daquele ano, mesmo após a garfada que a arbitragem deu no Guarani – gols mal anulados e pênalti desperdiçado e repetido contra o Bugre de Campinas – uma vergonha!

    Resumindo: Título Denorex.

    Um abraço, Fernando Arruda.

  12. Eduardo M,

    Dispenso sua preocupação com o Sport, M. Do Sport cuidamos eu, meus sócios neste clube e nossa torcida. Flamedista não mete o bedelho aqui não. Preocupe-se unicamente com o seu time medroso.

    Continuamos lutando no presente para melhorar o nosso futuro. Tome-se o exemplo da Arena do Sport, cujo contrato foi assinado hoje. Já estamos indo pro nosso segundo estádio, enquanto vocês nem mesmo têm um. Mas se você acha que vamos deixar uns trapaceiros como vocês roubarem o nosso passado por causa do trabalho que teremos para construir nosso futuro, sinto desapontar-lhe, mas você vai se frustrar. Sinto também dizer que vocês escolheram o clube errado para brigar, meu caro.

    Agora não se preocupe! Eu virei aqui novamente entre o “final de setembro e começo de outubro” pra te gozar mais um pouco. Mas claro que aí você vai dizer, com este ar de quem tem informações privilegiadas importantíssimas, que o título do Flamedo será homologado não mais entre setembro e outubro, mas no mais tardar em dezembro. E depois em fevereiro. E depois entre setembro e outubro de 2012, e depois no dia de São Nunca, sabe-se lá.

    Sabe por que, M? Porque não há a menor legalidade no pleito flamedista.

    Vocês tentaram dar um golpe no campeonato da CBF e agora mendigam a esta própria CBF meia taça (antes era a taça inteira, agora aceitam menos).

    Vocês tentaram dar um golpe em times que tinham pleno direito a estarem na primeira divisão, e depois quiseram dar uma de ‘ixxxpertos’ jogando a palavra de vocês, empenhada na aceitação de cruzamento entre os módulos, fora.

    E pra finalizar: deixe de dar chilique com o Cassio Zirpoli. Vá fazer essas birras lá com a sua presidAnta, que está te usando de massa de manobra (tal como fazia antigamente o Marcio Clodovil Braga, com maestria).

    Senta e chora, colega.

    Saudações do único campeão de 87,

    Guilherme de Aquino

  13. Fabio, com todo o respeito também, VOCÊ é que deveria ler mais. E não é um pouco não. É muito mesmo.

    Vamos às falácias da sua mensagem:

    1)  Campeonato não podia ser feito pelo Clube dos 13 coisa nenhuma. Campeonato é feito (e homologado) pela confederação nacional de cada país, de forma a respeitar os critérios classificatórios para o próprio campeonato.

    2) Só você mesmo para achar que o Sport teria assinado um acordo que não aceitasse o cruzamento entre os módulos. Ora, o Sport (assim como o Guarani e vários outros clubes) só aceitaram jogar o módulo amarelo (com menos cotas de patrocínio e menos visibilidade, apesar de terem assegurado direito à 1a divisão no ano anterior) por este ser a primeira divisão junto com o módulo verde e dar direito à disputa do título nacional. Desta forma, é mentira o que você falou que todos concordaram em ata que não haveria cruzamento

    3) Os clubes do C13 e do módulo verde foram obrigados a aceitar o cruzamento com o módulo amarelo pela disputa do campeonato brasileiro, sob pena de desfiliação da FIFA. Aí mandaram o Eurico Miranda (do Vasco da Gama) com procuração autorizando o cruzamento entre os módulos, para depois tentarem dar um golpe.

    4) Eurico Miranda era o procurador do C13 com plenos poderes para assinar o documento autorizando o cruzamento. Você dizer que ele não tinha autorização é uma falácia sem tamanho. Basta você ver a ação judicial que deu o título ao Sport Club do Recife para verificar que ele tinha total poder como representante do C13. Entre a sua “opinião” e a de um juiz de direito, amparado por documentos que comprovam isso, fico com a segunda

    5) O Sport nunca aceitou a divisão do título de 87 para entrar no C13. E não há uma única prova que mostre o contrário. Os únicos documentos que até agora apareceram na imprensa sobre isso foram incompletos (páginas selecionadas da ata de uma reunião do C13 em que, dentre vários outros temas, foi aprovada a entrada do Sport na instituição). Qualquer advogado de porta de cadeia poderá lhe informar que tais documentos não possui valor legal. E qualquer pessoa com algum senso de ética poderá lhe informar que fragmentos incompletos de documentos não provam nada

    É isso. Espero que você tenha maior apreço pela verdade e que passe a estudar o que realmente aconteceu naquele campeonato, e não o que você gostaria que tivesse acontecido (por ódio tricobarbiano ao Sport ou amor ao Flamedo, vai saber)

    Deixo também a sugestão de que se esforce mais na coesão e na coerência dos seus textos quando quiser defender uma tese, por mais capenga que ela seja, como é este seu caso.

    Saudações do único campeão de 87,

    Guilherme de Aquino

  14. Cássio Zirpolli , nenhuma nota sobre o ato de selvageria do goleiro do Sport na Copa BH ?

    Foi o assunto mais comentado no país nesse começo de semana.

    Nenhuma notinha ?

    Da-lhe jornalismo chapa branca…

  15. Como é Fabio??!! O quê??!! Não entendi??!! Foi isso que aconteceu??!! Verdade??!! O Guilherme de Aquino 87/08(que orgulho!!!!) deveria ler um pouco mais??!!  KKKKKKKK….

  16. Meu caro Cassio Zirpolli ,

    Os meses passam e você continua na mesma linha. É incapaz de fazer um misero post criticando a duradoura péssima fase do futebol pernambucano. Não ! A sua linha “chapa-branca” , na qual você deve julgar ser a melhor para o futebol do estado , em nada ajuda a tentativa de se reerguer o combalido futebol pernambucano.

    O futebol de Pernambuco foi importante no século passado. Hoje não é mais. É lembrado de forma saudosista por muitos , mas não é tratado mais como se fosse uma praça forte. Se você acessar os sites de SC , verá que até por lá , os comentaristas esportivos citam a queda do futebol do estado de PE. E todos , de Roberto Alves a Marcos Castiel , todos são unanimes ao apontar o estado de SC como maior que o de PE no cenário nacional no século 21. E com razão.

    Mas nada disso importa. Vale a tatica populista , né ? O sr. não produziu um unico texto na epoca da queda dos dois times em 2009. Não ! A sua preucupação era em comprar o clima de guerra criado pela direção do Sport na epoca. DESVIE O FOCO ! Isso mesmo !

    Você está “certissimo”. Afinal , os seus leitores gostam mesmo disso. Preferem comemorar decisões parciais de 1987 do que viver o presente e o futuro.

    Isso !

    Aqui jaz o futebol pernambucano !

    Com a benção dos “jornalista” locais

  17. Meu caro Guilherme de Aquino ,

    O titulo de 1987 do Flamengo será oficializado até outubro. O processo está em andamento e a CBF , que reconhece o Flamengo como campeão , o fará , novamente , de forma oficial entre o final de setembro e começo de outubro , já com todos os amparos da legislação.

    E o Sport ? Bem , o Sport vai mantendo sua vaga cativa na segunda divisão do futebol brasileiro. O Sport confirma-se como o “grande time da segundona do futebol brasileiro” , titulo que até pouco tempo atrás era do Ceará.

    Ontem , mais uma derrota do Sport na série B. Mas nada disso importa. A direção do Sport joga bem , sabe manipular a “inteligencia” da torcida do Sport. Desvia bem o foco. Não importa se o Sport se apequena a cada ano no cenário nacional , se os times de Santa Catarina já tomaram o lugar que no século 20 foi do Sport. Não !

    O importante é sempre tirar o foco de mais um show de incompetencia da gestão de mais um presidente ( ? ) do Sport. Tudo isso , com o aval da “inteligente” torcida do Sport.

    Viva mais um ano na série B !
    Viva !
    Com isso , sabe aquelas novas cotas de TV para 2012 ?
    Esqueça !

    E tudo isso para que ?
    NADA
    O Flamengo receberá , mais uma vez , o carimbo oficial do titulo de 1987.
    SAUDAÇÕES DO LEGITIMIO RUBRO NEGRO

    SEIS VEZES CAMPEÃO DO BRASIL
    DUAS VEZES DA COPA DO BRASIL
    CAMPEÃO DO MUNDO
    CAMPEÃO DA LIBERTADORES
    CAMPEÃO DA MERCOSUL
    CAMPEÃO DOS CAMPEÕES
    32 VEZES CAMPEÃO CARIOCA

  18. Guilherme de Aquino 87/08 , como todo respeito você deveria ler um pouco mais ….. O campeonato de 87 foi feito pelo clube dos 13 com regulamento aprovado por todos, porém a CBF percebeu o erro que tinha cometido e resolveu modificar o regulamento ( Durante o Campeonato) o qual o CLube dos 13 não aceitou ( Lembrando que todos concordaram em ATA de que não deveria ter cruzamento) , logo o CLube de Regatas Flamengo foi decretado campeão pelo Clube dos 13 e o SPORT se aproveitou da briga entre clube dos 13 e CBF ( Causada pelo Sr. Eurico Miranda, que assinou um documento concordando com a modificação do regulamento proposto pelo CBF. Lembrando que o mesmo não tinha autorização para fazer isso)e como o mesmo não era filiado ainda ao clube dos 13 resolveu jogar , sendo campeão pela CBF. E vamos dizer que de uma forma vergonhosa, pois só se tornou campeão por desistência. Lembrando mais um pouco o SPORT pediu para entrar no CLube dos 13 e somente foi aceito pois concordou que o Flamengo também tinha sido campeão. Agora como moramos no BRASIL e aqui tudo que se promete e assina não vale nada, temos ai o SPORT e o SÃO PAULO ambos assinaram o documento e hoje querem tirar uma de vitimas.
    Fala sério que seu time ( com todo respeito) não daria nem para o começo.

  19. Caros,

    Só tenho uma coisa para dizer:
    A FIFA informou que não aceita receber o SPORT pois entraram com processo na justiça comum e quem deve decidir pelo título é a CBF, logo o FLAMENGO vai ser reconhecido novamente pela CBF o que já era feito por todos. Pode chorar, reclamar nos jornais , na TV, na Internet , perdeuuuuu sport . Vai ganhar a segunda divisão.

  20. E aí Equino…
    o Eduardo deve estar pelo Rio na organização de movimento em solidariedade ao jogador do Vasco vítima de mais um marginal do ixpó… com mais essa, não é preciso dizer mais nada sobre qualquer coisa envolvendo esta corja, né?

  21. TODO MUNDO JÁ SABE QUE ESSE TITULO É DO SPORT CLUB DO RECIFE, MAS COMO O PRESIDENTE DA CBF E DA FIFA É TUDO FARINHA DO MESMO SACO, ELES FICAM EMPURRANDO UM PARA O OUTRO PARA AGRADAR A IMPRENSA DO SUDESTE E LÓGICO O FLAMENGO. ESSA FIFA E TB A CBF NÃO TEM ÉTICA NENHUMA, O QUE VALE É O PODER E O DINHEIRO QUE ROLA ENTRE ELES!!!!!!!!!!!!!!!!! 

  22. Cadê o Eduardo M(aluco)? Aquele cara que vivia dizendo que o Flamedo seria declarado campeão de 87, que a decisão judicial não impedia que houvesse 2 campeões em 87, que o Sport seria severamente punido pela FIFA, que… blá, blá, blá, blá, blá…

    … e sempre com um ar meio misterioso, como se tivesse acesso a importantes informações privilegiadas, cheio de certezas. O cara não tinha dúvidas, olha só que engraçado.

    Pois tá aí. Acabou tomando no papeiro.

    Desde o começo desse problema, lá no ano passado, este que vos escreve deixou claro: se o Sport realmente quisesse, não teria pra urubu nenhum. O título de 87 é, sempre foi e sempre será só do Leão, claro. Basta quem tem 2 olhos (ou até 1) ler as peças jurídicas que embasam este caso para chegar a esta fácil conclusão.

    A única chance dos flamedistas seria tentar corromper os dirigentes do Sport para que não fizessem nada, pois o direito do Sport Club do Recife é tão líquido e certo que só não vê quem não quer ver ou quem está de má-fé.

    Agora a cariocada rubro-negra além de medrosa gosta de ser enganada pelos dirigentes flamedistas. Gosta de ser massa de manobra. Cordeirinhos marchando ordenadamente em direção ao abate da vergonha pública nacional e, agora, internacional.

    Eduardo M(aluco), você poderia ter evitado essa vergonha se tivesse se informado melhor a respeito do que realmente aconteceu em 1987, do golpe que alguns times tentaram dar nos regulamentos, do arrumadinho que tentaram fazer, do desrespeito a legalidade que mafiosamente tentaram articular.

    E acho que você deve fazer um mea culpa neste fórum por ter errado tão clamorosamente nas suas previsões de M(…aluco, claro).

    Vai apelar pra quem agora, pro Vaticano?

    Saudações do campeão de 87,

    Guilherme de Aquino

  23. e quem NÃO AGUENTA mais essa historinha de”menino mimado”é este q vos fala.q tristeza.2 clubes indo ate a suiça brigando por uma paternidade de titulo q a CBF já reconheceu ser do Sport(via justiça)?vão procurar o q fazer,seus dirigentes de Flamengo e Sport!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*