Os três anos mais chatos da história do futebol

Futebol no século XIX

Oficialmente, o futebol foi criado em 26 de outubro de 1863.

Foi neste dia em que representantes de 11 escolas inglesas se reuniram em Londres para unificar as regras do chamado esporte bretão.

A discussão aconteceu na Freemason´s Tavern. No fim daquela noite, com as primeiras regras, também surgiu a The Football Association, a federação da Inglaterra.

Portanto, o 150º aniversário do futebol está próximo. Será em 2013. O post, contudo, relembra uma curiosa transição da regra nos primórdios. Confira outras aqui.

O simples toque de bola à frente só foi oficializado em 1866.

Nos primeiros anos do futebol, qualquer passe em direção ao gol resultava num impedimento. Sim, todos os passes…

Portanto, para avançar com o time, era preciso que um jogador conduzisse a bola o máximo possível e tocasse para algum companheiro, pouco atrás. Esse por sua vez, busca avançar mais que o anterior, tocando novamente. E assim por diante…

O futebol pode ter sido criado em 1863, mas, pelo visto, passou a ficar divertido nos campos britânicos somente a partir de 1866.

E olhe que nessa época nem havia árbitro. Os lances eram decididos pelos capitães…

Qual foi o ano mais chato do futebol, na sua opinião?

17 Replies to “Os três anos mais chatos da história do futebol”

  1. SÓ PARA ENTRAR NESSA DISCUSSÃO COM CERTEZA SE AS REGRAS DE ANTIGAMENTE ESTIVESSEM EM VIGÊNCIA A CLASSE NO FUTEBOL COM CERTEZA SERIA EXTINTA, NÃO TERÍAMOS A OPORTUNIDADE DE VER JOGADORES DO QUILATE DE ZIDANE, PLATINI, RIVALDO, AS REGRAS DO FUTEBOL HOJE COM CERTEZA SÃO MELHORES QUE ANTIGAMENTE, MAS ACREDITO QUE SE ALGUMAS REGRAS VOLTASSEM A SER DEBATIDAS TORNARIAM O FUTEBOL UM ESPORTE MENOS POLÊMICO COMO POR EXEMPLO A BOLA NA MÃO OU MÃO NA BOLA, COM CERTEZA SERIA MENOS ESTRESSANTES PARA NÓS TORCEDORES E ADMIRADORES DESSE BELO ESPORTE QUE É FUTEBOL E QUE ANDA DESGASTADO COM A FALTA DE TALENTO PRINCIPALMENTE EM NOSSO ESTADO VIDE QUE HOJE O MELHOR JOGADOR PERNAMBUCANO EM ATIVIDADE É O HERNANES QUE NUNCA PASSOU POR NENHUM CLUBE DE PERNAMBUCO!!!

    SÓ PRA VOLTAR AO ASSUNTO DEBATIDO EM OUTRAS OCASIÕES EU ACHO QUE A REGRA DE TER PELO MENOS 1/3 DOS JOGADORES ESCRITOS SEREM DA BASE É SENSACIONAL PARA A EVOLUÇÃO DO NOSSO FUTEBOL E PARA A DESCOBERTA DE NOVOS TALENTOS!!!!

    SINCERAMENTE É PREOCUPANTE!!!!

    NO MAIS ABRAÇO

    E COM O SPORT SEMPRE!!!!!!!

  2. Vinicius Silva,

     

    kkkkk

     

    Boté fé. Foi da Topper. Pra vc ver como o rugby ainda vai demorar pra ser grande no Brasil…

  3. Carlos,

    Considerando que o drible é um fundamento reservado a pouquíssimos, acredito que o jogo ficaria muito travado.

    Não consigo enxergar o futebol se o toque em direção ao gol.

    Passar a bola com os pés é muito, mas muito difícil que executar a mesma ação com as mãos…

  4. Pode não ser grande no BRASIL, mas é o 2º esporte coletivo mais praticado no mundo, quanto ao futebol vc não acha que se não podesse dar toques para frente não aumentaria a quantidade de dribles em direção ao gol adversário por exemplo??

  5. Rugby, isso ainda vai ser grande no Brasil… (diz a Penalty)

    Brincadeira à parte, o toque de bola do Rugby, com as mãos, facilita bastante a movimentação, mesmo com a restrição do passe à frente.

    Tanto não servia ao futebol que foi deixado de lado. Inclusive, o registro, da própria Fifa, é que a média de gols aumentou consideravelmente após o fim desta regra.

    Ou seja, para o FUTEBOL, não poder tocar a bola para frente deveria ser bem chatinho mesmo…

  6. Cassio vc já assistiu uma partida de Rugby??? Pelo visto acho que não, pois saberia que não pode dar toques para frente e mesmo assim não diminue em nada a emoção, competividade e diversão do jogo.

  7. QUERO REGISTRAR A MINHA INDIGNAÇÃO COM O TRIBUNAL DE JUSTIÇA ESPORTIVA QUE SUSPENDEU A PUNIÇÃO AO JOGADOR DO SPORT MARCELINHO PARAIBA, É UMA VERGONHA, E O PIOR A PENA ALTERNATIVA SACOS DE LEITE.ONTEM NA ENTREVISTA DAVA-SE PARA NOTAR O AR DE DEBOCHE DO ” ATLETA” QUE JÁ PRATICOU OUTROS ATOS DE VIOLÊNCIA,NA MINHA OPINIÃO ATÈ EVERTON SENA MESMO SENDO VÍTIMA DEVERIA TER SIDO PUNIDO COM 2 JOGOS, POIS REVIDOU.DETALHE TODO MUNDO SABE QUE O LEITE NÃO SERÁ PAGP PELO”ATLETA” E SIM PELO CLUBE. MAS UM CAPITULO VERGONHOSO DE UMA PROVÌNCIA FUTEBOLÍSTICA CHAMADA PERNAMBUCO.CADA VEZ QUE ASSISTO O FILME O MENTIROSO,EU ENTENDO AS ATITUDES DOS HOMENS QUE SE DIZEM DEFENSORES DA LEI E DA ORDEM.QUE VERGONHA. SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS.

  8. O PIOR ANO DO FUTEBOL PARA MIM FOI EM 1075, QUANDO A DITADURA JUNTO COM GOVERNADOR MOURA CAVALCANTI TIROU O TÍTULO DO NÁUTICO EM PLENO ESTÁDIO DOS AFLITOS E DEPOIS DE UMA SEMANA O ÁRBITRO SEBASTIÃO RUFINO FOI PROMOVIDO A CORONEL.

  9. Menino, 2008 sem dúvida foi o pior ano do futebol para mim. Esse povinho do Sport ficou muito animado, pense que eu odiei. No dia da final daquela Copinha que eles ganharam eu quase enfartei, foi uóóó. Mas o melhor ano foi 1968, ano do HEXA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*