Censo dos censos de torcida

Confira as pesquisas de torcidas em Pernambuco, de quatro institutos de diferentes, nos últimos quatro anos. Em todos os casos, a presença do número padrão do estudo e as margens de erro, para mais e para menos, que variam com percentuais distintos.

Opine (2,4%), Maurício de Nassau (2,3%), Ibope (1,2%) e Plural (2,8%).

O gráfico abaixo faz parte da reportagem sobre as pequisas quantitativas já realizadas no Brasil em Pernambuco. No país, a Gallup realizou a primeira em 1983…

Torcidas de Pernambuco

81 Replies to “Censo dos censos de torcida”

  1. engraçado eu nunca vi dizer que a merda da torcida do boi ficou na maior media de publico do futebol brasileiro ai vem dizer que é a maior fala sério vcs não se conforma mesmo

  2. Caros Rubro Negros,

    qual a novidade disto ?

    Ainda se perde tempo com pesquisas ?

    Só não concordo com esta diferença de 2010 para 2011 de torcedores do SPORT !

    A torcida do SPORT é a que mais cresce no N/NE, hoje em PE deve ter uns 40%, se levar em consideração valores absolutos uns 50%.

    É só falar com quem entende de Estatística. 

    E também com relação aos torcedores da barbie e da sarna, creio que está muito acima da realidade, afinal o primeiro não sabe o que é título de nada, só faz vergonha em competições nacionais,

    as bonecas enchem no máximo duas kombis.

    e o segundo é time da QUARTA DIVISÃO !

    Os banguelas sofrem ha décadas, são raros as pessoas com menos de 20 anos que entram nesta barca furada.

    Não tenho culpa de ser do SPORT, eu tenho SORTE !

    PST – Orgulho de ser do SPORT !!!

  3. Torcedor do Santa é burro ou o quê?!

    Pra eles virem dizer que média de público influem em número de torcedores, eles tem que, primeiro, esquecer o SPORT e pensar na MERDAA que estão falando…

    Porque assim eles estão admitindo que tem maior torcida que Corinthians, São Paulo Flamengo, etc…

    São doidos ou se fazem?!

    A realidade que todo mundo vê nas ruas, shows, eventos populares, galo da madrugada, carnaval, interiores, é que a MAIORIA DISPARADA é SPORT.

    SPORT – 3,3 milhões de torcedores

    Santa – 1,2 milhões de torcedores

    Como diz a pesquisa do IBOPE, a pesquisa MAIS CORRETA que já vi.

    Santa tem a maior torcida do mundo, dentro do Chiqueirão… mas quando saem de lá, a realidade é outra totalmente diferente da SarnaTrix.

    Fora que o Santa só tem torcida, e olhe lá, por Recife, e a torcida do SPORT é a maior de Recife, da RMR, dos interiores de forma disparada, e se formos falar de rubro-negros espalhados pelo Nordeste e pelo Brasil, eu tenho pena da torcida PEQUENA do Santa.

  4. Todos os argumentos do Çanta Cui caem por terra… no futebol não ganham do Sport, na torcida também não… daí resta o que ? Ilusão!!!

    Da-lhe SPORT!!!!

  5. Sobre médias de público, não têm nada a ver com tamanho de torcida, exemplo: Arsenal, Newcastle e Manchester City possuem médias de público maiores que o Liverpool, mas não têm mais torcedores, o Liverpool têm a 2a maior torcida da Inglaterra atrás do United, na Itália, a Juventus têm a maior torcida e perde nas médias pra Napoli, Milan, Inter e até pra outros times, e mesmo aqui no Brasil, já teve temporadas que o Flamengo teve média menor que algum rival, e ninguém discute que ele têm a maior torcida do Rio, chama a atenção o Sport ter tantos torcedores e não traduzir em boas médias e não adianta falar em tamanho do estádio, a ilha têm 35 mil lugares, suficiente pra ter a maior média, sobre o Santa é positivo um clube ter boas médias mesmo em momentos díficeis e o meu Náutico com 800 mil torcedores que muitos falam que é uma torcida “pequena” ter 11 mil de média mostra que somos fiéis, têm clube com 2,2 milhões que tá com 18 mil de média, mas eu sei que essas médias já foram diferentes, o Sport já liderou as médias de público, vamos esperar o post do Cássio sobre as médias de público ao longo da história.

  6. Ricardo Oliveira, o substantivo TORCEDOR, que realmente veio do verbo TORCER, relativo às jovens que torciam seus lenços nos jogos, não veio da língua inglesa, mas o seu registro foi anotado nos jornais cariocas do começo do século passado. TORCEDOR só existe no Português Brasileiro. Em língua inglesa se diz comumente “supporter” ou “fan”. Em Portugal diz-se “adeptos”.

  7. Silva, acho que você não estuda História, pelo visto… Tanto a Ilha do Retiro quanto os Aflitos são símbolos da luta de seus associados e torcedores, que construíram os patrimônios dos clubes, ao contrário do José do Rego Maciel, fruto de empréstimos fraudulentos feitos por Marco Maciel junto ao BANDEPE (que ajudou a fazer com que o próprio fosse privatizado, depois), ou seja, dinheiro dos contribuintes… Com politicagem, qualquer um ganha um estádio, veja o Corinthians com o Itaquerão. Não vem me falar de que estádio isso, estádio aquilo, principalmente com uma ortografia de quinta série (negão? não seria “negam”? – “mim diz”, não seria “me diz”?) Estuda primeiro, aí você vai começar a pensar em ter direito de questionar quem quer que seja. CHORÃO, quem veio falar besteira aqui foi você. Pode chorar, o choro é livre.

  8. Sinto muito meu caro Guilherme mais vou concorda com o Fabio Lucas, como vc mesmo diz ser torcedor mesmo é como ser imutável ou seja como amor de mãe não é isso? então á quantidade de torcerdor do sport que ama o clube dele é o que vai ao estadio e á quantidade de torcedor que ama o santa é também que vai aoestádio pronto dai vc tira á quantidade de torcedor que ama de verdade seu clube onde ele estiver,dai vc tirar que é á maior, não é aquele que torce por empolgação ou de momento como o Fabio falou.

  9. em 2011 a torcida que mais usou TCN foi os coisentos,em 1996 foi um campeonato horrivel para o santa num brasileiro o pior time ,mais comparem o santa em 2005 na serie B maior publico .as cachorras só colocam 30 mil só se for com o santa e o tricolor bate todos os recordes de publico 2011 copa do brasil….

    caja ,caja caju a turma do sport chupa ……………..e dá o ..

  10. Allison comentario 13 voce esta questionando pq o santa tem maior média pq tem maior estádio meu amigo é pq tem que estadio grande para uma nação e outra toda vez que á federação oferece o arruda para o sport jogar eles se negão vcs preferem jogar nos aflito sabe pq? pq combina com tamanho da torcidade vcs e outra como falei acimasobre estadio vcs nem lotão esdaio do mangue para quer que vcs discutem. 

  11. Esse allison é muito burro comparandorando o público do santa na série A em 2006 com sport na série B dizendo que o público do sport foi maior.Se for por causa disso meu filho mim diz então qual foi á maior media de público do santa na série D e teu sport na Série B. então chorão para de falar merda.

  12. OCh esses imundos do canal, se gabam da maior torcida, mas não ganham uma pesquizado meu sport , quando vcs vão botar uma coisa na cabeça?

    Sport o maior do Norte-Nordeste

  13. Cassio, muito mais importante que a briguinha entre torcedores dos nossos times, é analisar a influência da TV, principalmente no interior, com uma verdadeira lavagem cerebral que leva o pernambucano a torcer por times do sudeste, em detrimento aos 3 grandes e aos representantes das maiores cidades do estado

  14. Eu quero saber pq toda essa torcida do ixport nao lota seu pequenino estádio ????!
    só pode ser piada cara kkkk

    entendam de uma vez por todas rubro-negros, torcida se mede dentro do estádio 

    SANTA CRUZ F.C smp (LLLL).

  15. eu quero saber pq toda essa torcida do ixport nao lota seu pequenino estádio ????!
    só pode ser piada cara kkkk

    entendam de uma vez por todas rubro-negros, torcida se mede dentro do estádio 

    SANTA CRUZ F.C smp (LLLL)

  16. Como eu disse acima…….A IGNORÂNCIA É A PORTA ETERNA DA BURRICE EXTREMA…..
    REPETINDO PROS MOBRAIS TEIMOSOS COMO UMA MULA……
    Vai chover gente falando que não foi entrevistado/perguntado
    Vai chover gente dizendo que encher campo é a prova
    Vai chover gente ignorante à enésima potência que não sabe distinguir CENSO DO IBGE X PESQUISA POR AMOSTRAGEM ( http://www.mbi.com.br/mbi/biblioteca/tutoriais/amostragem/ )
    Vai chover gente dizendo que 2 + 2 = 5 e que o que vale é o que ele acha.
    Vai chover gente dizendo que o SPORT encomendou tudo isso e que nesses institutos tá cheio de rubronegros que manipularam tudo desde 1983…
     

  17. A expressão TORCIDA vem do verbo torcer. Quando o futebol surgiu, na Inglaterra, era comum as pessoas, sobretudo as jovens, acompanhar os jogos dos seus times preferidos com lenços para secar o suor. Acontece que durante a tensão dos jogos, elas acabavam torcendo os lenços. Então, frequentemente perguntava-se antes dos jogos: você vai torcer por quem hoje? Daí, o nome TORCIDA para expressar o coletivo de pessoas que assistiam (e torciam) os jogos.
    Portanto, meus caros, torcida é aquela que se faz presente nos estádios! E, segundo esse conceito, e difícil bater a torcida do Santa Cruz.
    No mais, o que essas pesquisas revelam é o grau de exposição da marcar na área de abrangência da pesquisa.

  18. A torcida mais bonita, educada, inteligente e apaixonada não se importa com essas pesquisas de quantidade que vcs. da imprensa e torcidas ralés fazem tanta questão de falar, a nossa torcida tem é qualidade, já foi mostrada uma pesquisa que a nossa torcida é a que tem o maior nº de torcedores com nível superior, nos dias de jogos agente fica no entorno do estádio tomando cerveja ou whisky e não pitú e fumando crack, nossa torcida chega de carro, usamos camisa do clube original e não de feira e alguns outros “pequenos” detalhes que não vou ficar alongando conversa com gente da laia de vcs., fiquem com suas pesquisas de merda que não precisamos disso.
    Bom eu não preciso nem dizer pra quem eu torço né bando de babaca.

  19. eita o povo com vergonha de assumir que não é a maior torcida do estado, começa logo a esculhambar a imprensa e os institutos de pesquisas dizendo que foram comprados sem respeitar os profissionais. como sempre argumentos frageis e irresponsáveis, além do mais tem instituto de pesquisa de um diretor do proprio Çanta crui que mostra que a torcida do Sport é muito maior. Parabens Cassio e DP pela matéria. Chorem tricobarbies…

  20. O EXPORT É A MAIOR TORCIDA OÉ DE RÁDIO DO NORDESTE, PQ NO CAMPO QUEM MANDA É A NACÃO CORAL, E VCS TORCEDORES SA COISA VÃO TER QUE ENGOLIR!!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  21. AEE ALISSON…COMENTARIO 13….
     
     
    TEU COMENTARIO DISSE TUDO MEU VÉI.
    DEVIDO A TER ESTADIO MAIOR, O SANTA SEMPRE TEVE NO MINIMO, O DOBRO DE INGRESSOS GRATUITOS COM RELACAO AO DO SPORT.
    SEM FALAR QUE, COM ESTADIO MAIOR, ELES PODEM DIMINUIR VALOR DE INGRESSOS.
    POIS É ALISSON, ASSIM FICA REALMENTE FACIL TER GRANDES MEDIAS DE PUBLICO.
    A TORCIDA DO SPORT JA TA MEIO QUE ABUSADA, NAO TEM MUITA MOTIVACAO DE IR PRA ESTADIO PRA VER SPORT X ARARIPINA… SPORT X BELO JARDIM….ETC ETC ETC. A NOSSA TORCIDA SE ENCHE DE MOTIVACAO QUANDO O TIME VAI BEM E JOGA COM GRANDES CLUBES DA SERIE A, AI MEU VÉI, A TORCIDA CHEGA JUNTO.

  22. EEEE FABIANA….UMA CORRECAO NO MEU POST ANTERIOR….
     
    NAO É QUE A MODINHA SPORT DURA 105 ANOS…..
    O CORRETO > QUE MODA É ESSA DO SPORT QUE JA DURA DESDE 1905 ????

  23. AEEE FABIANA ” COMENTARIO 9″…
     
    VC DIZ QUE A TORCIDA DO SPORT É TORCIDA DE MODA…. QUE MODA É ESSA QUE JA DURA 105 ANOS ?? ME DIZ…
     
    O SPORT SEMPRE ESTEVE NA FRENTE EM PESQUISAS, ENTAO QUER DIZER QUE O SPORT SEMPRE ESTEVE NA MODA…..  KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*