Seis fórmulas propostas para os dez próximos Estaduais

Mapa de Pernambuco

Em fase final de estudo, o Campeonato Pernambucano de 2013 terá 16 datas no módulo principal, a ser disputado logo após a revigorada Copa do Nordeste.

Uma reunião na sede da CBF, no Rio de Janeiro, definiu o número do certame local, atendendo ao pleito da Federação Pernambucana de Futebol, que só “apoiaria” o regional se conseguisse pelo menos 14 datas. Ainda ganhou mais duas de bônus.

No entanto, esse foi apenas o primeiro passo da transformação do Estadual, uma vez que o Nordestão terá no mínimo dez edições no calendário oficial do futebol brasileiro.

Certamente, um torneio mais enxuto, mas com uma fórmula ainda em análise.

O presidente da FPF, Evandro Carvalho, informou ao blog as opções propostas pelo departamento técnico de uma universidade contratada pela entidade, de nome não foi revelado. Considerando as variações, são seis formatos até o momento. Confira.

Primeira fase
1) Doze times, incluindo o Náutico e desconsiderando os três do regional (Santa, Sport e Salgueiro). Ou seja, a 1ª divisão seria inchada com mais três clubes. Turno único, com os cinco melhores se classificando à fase decisiva, juntamente aos três do Nordestão.

2) Os nove clubes do Estadual, sem o trio do Nordestão, disputariam um turno único. Os cinco melhores avançariam, seguindo a ideia anterior.

Fase final
1) Com oito times, o campeonato de fato teria 14 rodadas, com jogos de ida e volta, de fevereiro a abril. Os dois melhores fariam a decisão, em maio, com vantagem de dois resultados iguais para o time de melhor campanha.

2) As oito equipes jogariam dois turnos, com 7 partidas em cada. Os vencedores fariam a final. Caso um time ganhe as duas fases, será o campeão direto.

3) Pontos corridos. Os oito clubes se enfrentariam em jogos de ida e volta e ao fim de 14 rodadas o maior pontuador seria o campeão.

Módulo único (não concluído)
Ainda existe a chance de um módulo com os 12 clubes desde o início. Assim, Santa, Sport e Salgueiro disputariam simultaneamente o regional e o estadual, com jogos às terças, quintas e domingos. Neste ano, foram 26 datas no torneio local. Para 2013, paralelo ao Nordestão, o número seria de até 22. Por isso, ainda não foi concluído.

28 Replies to “Seis fórmulas propostas para os dez próximos Estaduais”

  1. para mim, a escolha seria acabar o camp estadual e estruturar o nordestao com pelo menos 3 divisoes, se nao puder isto, é melhor estruturar o nordestao com 2 divisoes e o estadual continuaria da mesma maneira (com 1 turno) mas o estadual so começaria quando acabar o nordestao, sem primeira fase aos clubes que nao disputaram(ão) as 2 divisoes do regionais.

    como eu disse, eu prefiro a minha primeira proposta, acabando os estaduais e fazendo 3 divisoes do nordestao, a primeira com 16 times, a segunda com 24 e a terceira com 36 times, sendo a ultima classificatorios pelos “torneios estaduais locais”.

  2. Pela experiência dos campeonatos, a lógica seria pontos corridos, o vencedor seria o time de maior pontuação. Mas a realidade é diferente. O time de maior dinheiro compraria os times pequenos e médios pra jogar duros com os outros. O apito seria comprado e prejudicaria o plantel dos outros times. Pontos corridos só funcionam com times fortes e médios de categoria, como o Campeonato Brasileiro, Série B, Itália, Espanha e outros. E um detalhe importante, o nº de times, no mínimo, deve ser vinte, por experiência. Pontos corridos deixam de haver jogos decisivos, ganha quem tiver dinheiro. Não haverá jogos de muita adrenalina, de muita emoção.

    A fórmula atual do PE é excelente. Quem está querendo mudar ter medo de muita adrenalina, diz que seu time é de decisão, mas na realidade está com medo das decisões.

    Mata mata é a fórmula da atualidade das maioria dos campeonatos, copa do Brasil, libertadores, RECOPA, CAMPEONATO DE CLUBES MUNDIAIS. MATA MATA É UMA FÓRMULA JUSTA, É COMO AS LUTAS ATUAIS, DEVEMOS SER FORTES EM TODOS OS MOMENTOS DECISIVOS. VOCÊ VAI ENFRENTAR TIME DE SEU TAMANHO.

    O NÁUTICO NESTA FÓRMULA NÃO FOI BEM, DEVIDO A INCOMPETÊNCIA DAS DIRETORIAS.

  3. Sou alvirrubro. Este ano meu time não ganhou nada no pernambucano, mas mesmo assim não sou a favor das fórmulas apresentadas, pois acho que podemos fazer um campeonato de alto nível, sem discriminar time algum, principalmente os times do interior. Pois acreditem, sem esses times com certeza o nosso campeonato seria uma lastima. O que há na verdade é uma discriminação descarada com os times nordestinos, com o apoio irracional do Sport, pois é um time que se acha superior aos demais, e o resultado todos podem ver, daí acreditar na sensibilidade dos cartolas e procurar trabalhar de forma mais justa, para no final todos saiam ganhando.

  4. Lembrando que esse regulamento seria para as dez edições que teremos a Copa do Nordeste.

    Manteria os mesmos 12 clubes, sendo dividido em dois grupos, onde os cabeças de chaves seriam o campeão e vice do ano anterior, e os outros dez seria feito sorteio para saber em qual grupo ficaria.

    Os times se enfrentavam dentro dos grupos em jogos de ida e volta. (10 RODADAS), os dois primeiros de cada grupo faria as semi-finais em jogos de ida e volta (2 rodadas)

    Os dois vencedores fariam a final em jogos de ida e volta (2 rodadas)

    OBS: Nas finais a vantagem do empate será de quem teve a melhor campanha na fase de grupos.

  5. a formula é interessante mas que adianta uma boa formula para o sport perder o titulo com um gol irregular? detalhe ano passado fomos prejudicados tambem com a não expulsão do zagueiro t. matias no primeiro jogo na ilha. agora de fosse ao contrário o sport ganhando com gol irregular….

  6. Caros Srs.,
    o mais sensato seria acabar com este torneio da província, visto atualmente é de cartas marcadas.
    Se fosse sério um time do Interior não seria roubado, e teria a chance de ser campeão.
    Este campeaonato só serve para ressucitar alguns, e os cartolas “vivos”com pretensões políticas ficarem ricos.
    O único campeonato justo é de pontos corridos, que vença quem melhor se preparar, tiver um melhor planejamento.
    Das fórmulas propostas, a menos ruim é:

    Primeira fase

    2) Os nove clubes do Estadual, sem o trio do Nordestão, disputariam um turno único. Os cinco melhores avançariam, seguindo a ideia anterior.
    Fase final

    3) Pontos corridos. Os oito clubes se enfrentariam em jogos de ida e volta e ao fim de 14 rodadas o maior pontuador seria o campeão.
    PST – Orgulho de ser do SPORT !
     
     
     

  7. Prezado Escriba

    Sou de Natal/RN e acompanho todos os campeonatos regionais,quando posso assito de forma presencial aos jogos da Serie A e B do Brasileirão em Recife.Para minha surpresa esta a me programar para assistir ao jogo de estreia do Sport contra o Flamengo no dia 19/05, e de imediato pedi para minha Irmã que reside em Recife procurar a bilheteria e providencia a aquisição de 2 ingressos meia entrada na torcida visitante, de imediato o vendedor alegou que não estava sendo comercializada este tipo de ingresso para os visitantes,somente poderia vender a inteira a preço de R$50,00(cinquenta reais) e no dinheiro,não aceitavam os cartões de crédito.o Interressante é que no guinche vizinho(exclusivo do Sport) eles comercializavam a meia entrada e ainda passavam no cartão,ou seja, um total desrespeito ao estatuto do torcedor e de uma descriminação total quanto ao direito de torcer.Fica a lastima e uma pena que um clube com a grandeza do Sport se remeta a este tipo de artificio.

  8. Ná minha opinião o melhor é acabar com o estadual e so fazer um regional. “PONTO”
    campeonato estadual só atrapalha os clubes de serie A e B e não serve para absolutamente NADA!!!!!
     
    agora se tem que ter um campeonato estadual a minha formula e fazer um torneio com SPORT, Santa cruz, Nautico mais Salgueiro Central e Porto, e só. pois são os unicos com estrutura e times de futebol.
     
    T+
     
     

  9. Pingback: Pernambucano: Seis fórmulas propostas para os dez próximos Estaduais… : Blog dos Blogs

  10. … Mais uma coisa: Se os times de Pernambuco cairem na primeira fase? ficariam sem jogos em algumas datas… Então o Pernambucano com todos seria a melhor. Sempre vou defender uma valorização dos times do interior. A formula com 1º turno em grupo de 6, semi-final e final do turno dá direito a pelo menos um clube do interior tentar chegar a final.

  11. Fórmula mais simples:
    1ª Fase: 12 clubes (turno único : 11 datas) classificando 3 clubes para a fase final.
    2ª Fase: 6 clubes (turno e returno) campeão de cada turno faz a final, se o mesmo ganhar os dois turnos é declarado campeão (12 datas no máximo).
     

  12. … se os times que participarem da Copa Nordeste entrarem na 2ª fase vai acontecer com o pernambucano o que aconteceu com a Copa do Brasil de 2013 que tanto criticamos em abrir vaga para os times grandes nas oitavas-de-final e não dar chance aos times pequenos. Se continuar assim NUNCA teremos campeões do Norte/Nordeste ou até de times médios do SUL/Sudeste na Copa do Brasil e do Interior no Pernambucano…

  13. Porque não da para fazer as competições paralelas? Poderia fazer parecido com o Campeonato Carioca, com dois grupos de 6. jogos de ida, semi-final com cruzamento dos dois grupos e final. ai se vão 7 datas. O mesmo com o jogos de volta, masi 7 datas. Dois jogos finais com o campeão dos turnos. Que acham? Isso contando com os 12 times participando… Não tem porque dar privilégio para os participantes da copa Nordeste.
     

  14. Não concordo com nenhuma fórmula que dê privilégios a times por meio de classificação de anos anteriores ou por serem da capital. Além disso, os times que disputaram o PE2012 não sabiam que a classificação serviria de parâmetro para o PE2013. Sinceramente, se uma das duas primeiras fórmulas forem escolhidas, sou a favor do Náutico boicotar o estadual do próximo ano.

  15. Washington Luiz,

    O presidente da FPF não quis antecipar como seria esse acesso, se consideraria os 4 da Série A2 deste ano, se revogaria os 2 rebaixados ou, ainda, se colocaria o 11º do PE2012 e o 3º da segunda divisão.

    Alisson da Hora,

    Neste caso, com o apoio da CBF, não só PE passará por mudanças. Será geral. No caso, após uma norma da entidade… Os 7 estados do Nordeste envolvidos no torneio (sem PI e MA) terão que mudar o Estadual.

    Pedro Ricardo,

    Pelo que entendi, você queria fazer um Estadual sem Santa Cruz, Sport e Salgueiro?! Acho que seria um modelo muito injusto com o trio…

    Sobre as fórmulas apresentadas:

    a minha favorita: 9 times na 1ª fase (não tem porque inchar de novo a competição) e fase final com final assegurada, dando a vantagem para o primeiro lugar.

  16. Se mudarem o PE p/ modalidade de pontos corridos, a SARNA vai entrar num JEJUM DESGRAÇADO E SEM FIM DE TÍTULOS!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Com certeza os dirigentes e torcedores não iriam deixar.. mas como estão acostumados.. acho q não seria problema!!

    Saudações Rubro-negras, tricobarbies! kkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. Minha fórmula:

    9 times

    jogos de ida e volta

    semifinal e final

    Detalhe: semifinal com apenas um jogo decisivo.

  18. Então, pelo que entendi, a primeira fase (sem os times do Nordestão), não vai valer nada. O Náutico jogaria apenas pra manter o rítimo. Mesmo que seja o primeiro colocado não iria pras finais (caso classificado) com nenhuma vantagem. è isso mesmo?!
     
    Que prejuizo da porra esse 4º lugar!!!!

  19. Na opinião a primeira fase deve ser no formato 2) e a fase final no formato 1). Não se pode acabar com as finais. Se voltarmos aos pontos corridos, A cachorra de peruca vai sair comprando todo mundo e  vai voltar a ganhar tudo de novo. O futebol local não tem estrutura para pontos corridos.

  20. Gostei da Opção 2.2. Não incha o campeonato com times semi-profissionais e na segunda fase se um time ganhar as duas fases seria campeão direto. Mais justo.

  21. Na minha opinião, O PE ficaria com a fase 1 com formato 2 e para a fase final com formato 1.

  22. Não gostei das propostas não!!!
    Primeira fase e segunda fase…. péssimo… a primeira fase não terá valor nenhum… ainda mais sem clássicos…
    A média de público vai cair bastante! E a qualidade técnica não será boa…

    Pergunta/sugestão: Por que os 9 clubes (tirando os 3 da copa NE) não aguardam o término da copa NE pra jogar o PE ou ainda, por que os campeonatos não são paralelos, e o PE seria jogado em turno único com os clássicos ao final…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*