Libertando o futebol feminino em Pernambuco

Copa Libertadores Feminina. Foto:  Pasión Libertadores

Nos últimos anos, o futebol feminino no estado teve lampejos de desenvolvimento.

Em 2008 e 2011, Sport e Vitória foram vice-campeões da Copa do Brasil. Também no ano passado, a Seleção Brasileira disputou um amistoso no Arruda, com Marta.

Agora, em 2012, o ponto alto em relação à organização do esporte por essas bandas.

O estado será a sede da 4ª edição da Copa Libertadores da América Feminina, com a chancela da Conmebol. A ideia vinha sendo costurada há bastante tempo.

No início do mês, o torneio já era tida como certo. Neste sábado, a FPF bateu o martelo e irá assumir a organização da competição, que contará com doze clubes representando os dez países que integram a Conmebol (veja aqui).

Jogos no Recife (Aflitos), Vitória de Santo Antão (Carneirão) e Caruaru (Lacerdão).

Clubes tradicionais como Boca Juniors da Argentina, Nacional do Uruguai e Colo Colo do Chile deverão ser representados por suas mulheres.

Ao país-sede, fato que sempre coube ao Brasil, uma vaga extra. Além do São José, atual campeão continental, a Acadêmica Vitória. Tricampeão estadual, o clube mantém um elenco e vem estruturando a categoria de base com um centro de treinamento.

Por mais amador que o futebol feminino ainda seja, um torneio deste porte, que terá transmissão pela televisão, colabora bastante para o crescimento do esporte.

Times femininos de Boca Juniors (Argentina), Nacional (Uruguai) e Colo Colo (Chile)

3 Replies to “Libertando o futebol feminino em Pernambuco”

  1. Na Libertadores masculina, Sport em 1988 e 2009 e Náutico em 1968.

    Na Libertadores feminina, Vitória em 2012.

    Há ainda a Libertadores Sub-20, apenas na versão masculina. A partir deste ano, vagas para o campeão e o vice da Copa do Brasil de juniores. Quem será o pioneiro do estado nesta?

  2. Parabéns  ao Vitória e a FPF por trazer esta competição à Pernambuco… e que tragam também a Marta!!! rs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*