A primeira contribuição de Oscar Niemeyer no Nordeste

Projeto do Estádio Presidente Médici, do Sport, em 1971. Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

Faleceu aos 104 anos o arquiteto mais famoso do país, Oscar Niemeyer.

São inúmeros os projetos com a sua assinatura, como o Conjunto Pampulha, em Belo Horizonte, a cidade de Brasília, a Passarela do Samba, no Rio de Janeiro, o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, e o Memorial da América Latina, em São Paulo. Entre outras centenas de traços conceituados, ou curvas, como gostava.

O Nordeste também entrou na rota criativa de Niemeyer. No Recife, a história.

Uma obra inacreditável, apontada como a “mais bela praça de desportos do mundo”, segundo o Diario de Pernambuco há 41 anos. Era a primeira vez que Oscar Niemeyer apresentava um projeto para a região. Em um ensaio de megalomania futebolística, o segundo maior estádio do mundo, inferior apenas ao Maracanã. Seriam 140 mil lugares.

Era esse o audacioso projeto do Sport, lançado oficialmente em 6 de agosto de 1971.

O estádio Presidente Médici – cujo nome foi autorizado pelo então presidente da República, general Emílio Garrastazu Médici – ficaria na Joana Bezerra, a menos de um quilômetro da Ilha do Retiro. O palco seria coberto, dividido por quatro setores: arquibancada (90 mil lugares); popular (25 mil); cadeiras (24 mil) e camarotes (1 mil).

O complexo seria construído pela Hofmann Bosworth Eng. S/A, com previsão de 36 meses. Além do estádio, um estacionamento para cinco mil carros.

O fato de o Arruda, em seus primeiros módulos, ter sido escolhido pelo governo do estado para a ser a sede local em 1972 na Copa da Independência do Brasil, com 20 países, recebendo todo o investimento, acabou atrapalhando o sonho rubro-negro.

O projeto parou na maquete e na terraplanagem. O motivo? Dívidas. O próprio terreno, cedido ao Leão pela família Brennand, foi utilizado em 1974 para amortizar os débitos.

Em 1971, Santa Cruz e Náutico também lançaram projetos. Confira aqui e aqui.

Projeto do Estádio Presidente Médici, do Sport, em 1971. Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

29 Replies to “A primeira contribuição de Oscar Niemeyer no Nordeste”

  1. 140.000 mil? é fácil! É só construir um muro ao redor do favela do mangue que dá muito mais do que isso. HAHAHAHAHAHA 
    Agora veja só, até o terreno que recebeu de graça, foi utilizado como amortização da dívida.
    É isso o que significa ser Sport? 

  2. Sempre com mania de ser grande! Não suporta estar abaixo do, naturalmente grande, Santa Cruz. Mas como tudo lá é uma fantasia. Pelo menos a maket e quem a projetou são grandes. Rsrsrs…

  3. O estádio da ilha é uma vergonha, concordo! Tanto que queremo demoli-lo. No entanto, o Sport é um dos 5 melhores times do Brasil, apesar de ter sido rebaixado injustamente.

  4. Quero saber, se o estadio das barbies e delas mesmo ou alugado, pois o único time que tem títulos de verdade aqui em Pernambuco, vai jogar lá, ate quando o estadio dele de verdade a ARENA DO SPORT ficar pronto (PATRIMÔNIO DO SPORT), eita o çanta na cruiz vai jogar no estadio da beira do canal…..
     

  5. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK O MAIOR ESTADIO DO MUNDOKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Q PIADA. ACABOU CONSTRUINDO O CHIQUEIRO DA ILHA, AQUELE ESTADIO DECADENTE E FEIO. KKKKKKKKKKKKKKKKK

  6. EU EU EU EU JAISON  SE FUDEU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    OU OU OU OU JAISON  SE LASCOUOUOUO !!!!!! 

  7. COMO É QUE A COISA, QUERIA CONSTRIUR UM ESTÁDIO DE 140 MIL, SE A COISA SÓ COLOCA 15 E AINDA COM A AJUDA DA TORCIDA ADVERSÁRIA  RSRSRSRSRSRSRSRSRS

    PELO JEITO A FANTASIA LÁ NÃO ERA DE HOJE NÃO, E SIM DE MUITOS ANOS ATRÁS. 

    NÁUTICO UNICO DE PE, NA SÉRIE A 2013 E SUL-AMERICANA 2013 

    NÁUTICO MELHOR DE PERNAMBUCO !!!!!!
     

  8. ESSE DA SUZY ERA NA FAVELA JOANA BEZERRA E ERA “A GAIOLA DAS LOUCAS”. KKKKK. HOMENAGEANDO UM DITADOR SANGUINÁRIO. NUNCA TEVE ESCRÚPULO MESMO.

  9. Com as mortes de Dercy e Hebe e o recente falecimento de Niemeyer, não existem mais testemunhas oculares do Hexa do Náutico!

  10. Niemeyer Morreu com 104 anos e nunca viu o náutico e o santa serem campeões nacionais! Pense em uma dupla capaz!!!

  11. kkkkkkkkkkkkkkkk como sempre megalomaníacos COM TODO RESPEITO AO GÊNIO DE OSCAR NIEMEYER MAS PAREDE MAIS UMA JAULA.LÓGICO QUE ELE SABIA QUE O SIMBOLO SO CLUBE ERA UMA CACHORRA DE PERUCA.KKKKKKKKK.BANDO DE LOUCOS FANÁTICOS.JASON NUNCA MORRE KKKKK.

  12. Como sempre o povo da ilha de lost come ovo e arrota filet, ganha um terreno, vende pra pagar dívidas, a obra não sai do papel e ainda tem gente se gabando… Isso é a cara do export mesmo. KKK

  13. Isso senhores, apenas demostra a capacidade criativa de um gênio. Fico triste porque todas as vezes que sefalam das obras de Brasília falar do
    Sr. Oscar é chover no molhado. Falam também de Lúcio Costa e esquecem de falar do tão grandioso JOAQUIM CARDOZO, não sei se por ignorância o por desrespeito por ele ser nordestino, pernambucano. Cabe a cada um de nós pernambucanos, em todas as vezes de falar sobre a construção de Brasília, que se falem também do nosso engenheiro da calculo.

    Carinhosamente,
    Mário Tiburcio.

  14. É,FELIPE,AINDA BEM QUE O SPORT TEM MOTIVOS PARA SORRIR,PORQUE O ÇANTA-CRUI,SÓ TEM MOTIVOS PRA CHORAR,JÁ,JÁ SERÃO SEIS ANOS SEM O GOSTINHO DE TER DISPUTADO AO MENOS UMA SÉRIE B .É OU NÃO É TIME PEQUENO?

  15. Já naquele tempo. 
    Oscar Niemeyer já tinha planos audaciosos, como por exemplo a quantidade de vagas em um estacionamento, no tempo que não se via tanto carros assim

  16. Mike Torres,

    O Sport vendeu 26 hectares na Joana Berra. O clube todo na Ilha, para você ter ideia, tem 11 hectares. Acho que sobrou um dinheiro bom para montar o time em 1975…

  17. Quando eu penso que os motivos para rir do vice já tinham acabado me vem mais essa. Estádio aqui só existe um. Lá na zona norte, sabe?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*