Arenas 1971 – Guararapes

Estádio dos Guararapes, projeto do Náutico em 1971

NáuticoEstádio dos Guararapes
Localização: Macaxeira
Capacidade: 60 mil pessoas
Área total: 40 hectares
Lançamento: 1 de dezembro de 1971
Construtura: Ribeiro Franco Engenharia S/A
Projeto: Artur Lima Cavalcante
Inauguração: prevista para 36 meses
Presidente do Náutico: Luiz C. de Albuquerque

Hoje em dia, o terreno de 40 hectares na Macaxeira, às margens da BR-101, abriga o centro de treinamento do Náutico, que vem crescendo paulatinamente desde 1999. A área foi comprada em 20 de julho de 1971 por Cr$ 800 milhões. Para adquirir a propriedade, o Alvirrubro sorteou 28 carros, além de 300 prêmios em dinheiro, arrecadando Cr$ 500 milhões (62,5% do total). A ideia, porém, não era fazer um CT, mas sim um moderno estádio, o Guararapes, com traços inspirados no Olímpico de Munique, que receberia os Jogos no ano seguinte.

O estádio timbu seria erguido nos moldes da Fonte Nova, utilizando os morros como suporte da arquibancada, diminuindo o custo da obra. Segundo Salomão, ex-coordenador do CT e craque alvirrubro nos anos 60, o lançamento do estádio visava mesmo era arrecadar dinheiro. “Conhecendo a estrutura do futebol, acho que o projeto foi para arrumar dinheiro para pagar dívidas. No final, foi melhor mesmo construir um CT”, disse. Assim como o o Sport, o Náutico chegou a vender cadeiras do novo estádio. Porém, sem apoio do governo na época, o projeto foi deixado de lado.

Foto: Arquivo/DP

12 Replies to “Arenas 1971 – Guararapes”

  1. pelo que eu saiba o menor em tudo é o santa cruz não ?? o unico de pernambuco a participar das 4 divisões, já a coisa em 2014, é série c com certeza.

    COITADOS DESSES BURRO NEGROS, A INVEJA É FOGO MESMO.

    NÃO ARENA SÓ VAI SER 20 MIL POR JOGO E OLHE LÁ SE NÃO CHEGAR A 30 MIL KKK

    NÁUTICO O MELHOR DE PERNAMBUCO !!!
     

  2. A SUZY E A SARNA JÁ TEMEM O ANO VITORIOSO DO TIMBA EM 2013 – AINDA MAIS QUE 2012. CHOREM, MENINAS… KKKKKKKKK

  3. Pingback: Tweets that mention Arenas 1971 – Guararapes | Blog de Esportes -- Topsy.com

  4. Engraçado, hoje em dia os alvirrubros chiam com a hipótese de um estádio no Ibura, mas há trinta anos se animavam pra um estádio na Macaxeira? Que ironia:)

  5. Pode até botar 60 mil nesse estádio “Fantasma” porém não vai ter mais nenhum alvirubro no mundo…

    o Naútico é menor em tudo em pernambucano…

    Sou tricolor, mais se for para por esse elefante branco para barbie é melhor por para coisa! Por que estádio nós já temos!

    OU então faz a Arena coral 😀

  6. SEM AJUDA DE GOVERNOS, O NÁUTICO REFORMOU SEU ESTÁDIO E FEZ UM CT.

    E POR QUE NÃO FAZER SUA ARENA ? BELO PROJETO, VAMOS LÁ !

  7. JÁ TEM SUZYS E MINHOCAS FACEIRAS MORRENDO DE INVEJA DO TIMBA ! VÃO CUIDAR DAS CRISES DE VOCÊS ! “NÁUTICO ACIMA DE TUDO” !

  8. Não deixa de ser um projeto arrojado, desafiador e futurista, mas é factível, desde que haja aporte de grandes parceiros privados, assim como respauldo dos governos estadual e municipal, onde as necessidades de infra-estrutura são determinantes para a consolidação das obras. Não deixa de ser um avanço para o desporto Pernambucano, como a realização de muitos sonhos da nação alvirrubra. Caso não seja utopia política de certos grupos de mandatários, visando exclusivamente suas campanhas e após disso, engavetam os projetos.

  9. Por favor ! Gostaria que se possível vcs enviasse pra me o relatório dos placas dos jogo do Nautico com confronto na serie A em 1971 a 2008 .

    Obrigado!

  10. Coitado mesmo….
    o náutico não consegue lotar nem a merda dos aflitos
    quanto mais botar 60 mil em um estádio fantasia?
    —>E os aflitos nem tem geral… tem parcial…
    shuahsuahsuhauhsuahsuhauhsuahsuhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*