Maranhão e Piauí no Nordestão a partir de 2015

Federações do Maranhão e Piauí

Uma queixa antiga em relação à organização da Copa do Nordeste é a ausência dos estados do Piauí e do Maranhão. Apesar da clara localização geográfica, a CBF sempre encaixou os dois estados no “Norte” em seu mapa particular.

Atualmente, por exemplo, os clubes das duas unidades da federação competem contra clubes do Norte na primeira fase da Série D, regionalizada. Pois bem. Ainda que a entidade não tenha se pronunciado oficialmente, o canal detentor dos direitos de transmissão do Nordestão, o Esporte Interativo, já confirma a presença de clubes piauienses e maranhenses na competição.

A medida deve vigorar a partir de 2015, uma vez que o regional de 2014 já está com os 16 times definidos, através dos estaduais dos demais estados nordestinos. Santa Cruz, Sport e Náutico serão os representantes locais. Resta saber, no entanto, como será a nova divisão da Copa do Nordeste. Atualmente, cinco estados têm duas vagas e dois (Pernambuco e Bahia) contam com três.

Em abril, o presidente da federação de futebol do Piauí afirmou que os dois estados teriam direito a duas vagas. Então, a competição será inchada para pelo menos 20 clubes? Desde já vale o debate, até porque o Nordestão – cujo campeão terá vaga na Copa Sul-americana a partir de 2014 – deverá ocupar o posto de principal torneio local antes do Brasileirão até 2022, no mínimo…

15 Replies to “Maranhão e Piauí no Nordestão a partir de 2015”

  1. A competição da Copa do Nordeste a ser realizada em 2015 com a inclusão dos estados do Maranhão e Piauí, deveria ser realizada da seguinte forma.
    1- Participarão da Copa do Nordeste os campeão e o vice de cada Estado
    1.1 – Mais uma vaga para os dois primeiros Estados que tiverem melhor colocados no ranking da CBF na Região do Nordeste totalizando 20 clubes na competição nordestina.

    Forma de disputa:

    Serão formado 4 grupos de 5 times
    – Os 2 primeiro de cada grupo se classificarão para fase seguinte (Quartas de finais).

    Pois é..creio que todos entenderam…Pois assim vejo a competição mais justa..teremos mais emoções e isso tudo será mais produtivos para o desenvolvimento do Futebol da nossa Região Nordestina que já está ganhando admirações do restante do País e do exterior..exemplo..Sampaio Correa do Maranhão e Santa Cruz – PE, esses dois times estão representando muito bem a nossa região na Série C do Brasileiro…E poderão fazer a grande final da Competição Nacional o que com certeza farão o Brasil valorizar o nosso Futebol…

    Sou maranhense, torcedor do Sampaio Correa, mas antes Nordestino, torci pela classificação no Treze que infelizmente não aconteceu, estou torcendo para que o Santa Cruz confirme a classificação para série B de 2014 como já fez o Sampaio…E estou torcendo para que a Final do Brasileiro da Série C seja entre esses dois grandes times da nossa região..Sampaio Correa e Santa Cruz…As forças do futebol nordestino..

  2. Acho incrível a imprensa Pernambucana.
    O Salgueiro está bem próximo de conseguir o acesso e o SUPERSPORTES e o Blog do Torcedor não noticiam nada sobre o dia a dia do Salgueiro.
    Depois não reclamem que o interior tem torcedores de times do eixo sul sudeste.

  3. João comedor de queijo.
    O atlético já ganhou alguma copa do Brasil?
    Aí em Minas só tem o Cruzeiro, vá comparar os títulos do seu time com os do cruzeiro que aqui em Pernambuco comparamos os nossos.
    Sudeste sempre quis colocar o futebol de Pernambuco pra baixo.Aqui temos time pra torcer. Sai fora.

  4. Esse torneio nao é salvação do nordeste blablabla..
    Sempre foi a SOLUÇÃO….SOLUÇÃO contra a mafia da Rede Globo..patrociniadores e CBF ..
    Aqui nao vai ter jogo as 21:50 e sem metro na volta do jogo eu espero!!
    Os campeonatos estaduais..so sevem de consolo para times falidos e com torcida sem simancol!(sem bom senso)

    A tendencia e os clubes colocarem times de reservas nesses estaduais..sem graça!! deixa so o çanta crui com time titular..pq no çanta cruii titular ou reserva é a mesma COISA..!!!…hehehehhehehee

    O Nordeste é formado por maranhao e Piaui tb,nada mais logico ter clubes de todos os estados do nordeste.

    O maranhão so foi considerado fora do nordeste para a Chesf perder a concessão para vender energia para a Alcoa..A multinacional conseguiu fazer que o Maranhão fosse considerado Norte do Brasil,Pasmem!! para comprar energia apreçode banana ,alguem ganhou muito dinheiro com ISSO!!!!,a proposito..!!

  5. Os times do Maranhão e Piauí,eram pra está no Nodestão faz tempo,poderia ser feito 24 times no torneio,aumentar as datas dele,e diminuir as datas dos estaduais.

  6. Acho que o ideal para a Copa do Nordeste são, no máximo, 24 times.

    Os 16 da fórmula atual + 4 de MA e PI + 4 convidados (atual campeão e mais 3 definidos pelo Ranking da CBF, com o limite de no máximo 1 por estado)

  7. Impressionante como existem pessoas babacas…
    EL CAMPEÓN-87=”O CAÇA-RATO Wjoao mora na Favela do Coque”

    Que idiotice cara, isso daí é coisa de burguês de outro time…
    No Sport Club Do Recife esse tipo de postura não é bem vindo

  8. O CAÇA-RATO Wjoao mora na Favela do Coque, torcedor azulejado-humilhado-subnutrido do gogo FITA AZUL DA SEGUNDA DIVISÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO (13.5 anos lá) – clube pequeno do futebol brasileiro, assombrosamente doméstico e já na QUARTOLA-14 -, querendo se passar por COMEDOR DE RAPADURA COM QUEIJO DO ATLÉTICO MINEIRO. A MÁQUINA, simplesmente, TRINACIONAL E TETRANORDESTE, A MAIOR TORCIDA DO NORTE E NORDESTE BRASILEIROS (a 11a. do país) – *A ASSOMBROSAMENTE APAIXONADA MASSA QUE ACOMPANHA O CLUBE*. (Criação: FIFÓIDE.) Puts! UALÁ, UALITA! PELO MAGNATA REI LEÃO TUDO!!!
    ooooooo

    A MÁQUINA, na Libertadores 2009, MARAVILHOU O EQUADOR E O CHILE. Classificou-se em PRIMEIRAÇO LUGAR, com duas partidas de antecedência. Estraçaiou o Colo-Colo lá-lô. A LDU, lô-lá. FICOU FAMOSO. Agora, os paraguaios já reverenciando o MAGNATA LEÃO. Clube Grande do Futebol Brasileiro é Outra Coisa! Puts! PELA POTÊNCIA INIGUALÁVEL DO NORDESTE BRASILEIRO TUDO!!!

  9. Cassio, esse torneio é a salvação para o futebol nordestino. Deveria aumentar o número de datas para a taça nordeste e diminuir o calendário dos campeonatos estaduais. 24 equipes disputando o nordestão com duas chaves de doze clubes. Se classificariam os quatro de cada chave e partiriam para o mata-mata. Depois que terminasse o nordestão, os dois primeiros de cada Estado que estavam no nordestão disputariam o título dos respectivos Estados com os dois primeiros colocados dos clubes do interior que estavam disputando o estadual. Os campeões do interior de cada Estado disputariam o acesso a série-A do nordestão do próximo ano. 18 vagas para os dois primeiros representantes de cada Estado, duas vagas para o acesso da série-B, e os 4 clubes semifinalistas do ano anterior. No primeiro ano, campeão e vice de cada Estado e os 6 melhores rankiados da CBF. Seria bom para os clubes grandes, porque só teria jogos qualificados e para as equipes do interior que teriam oportunidades de chegarem a uma final do seus respectivos Estados disputando apenas a semifinal e final em jogos de ida e volta. Não acabaria com a tradição do título estadual e teríamos um nordestão forte devido a rivalidade regional. 11 datas para primeira fase do nordestão e 6 datas das oitava até a final. O estadual teríamos 4 datas, semifinal e final de ida e volta. Totalizando 21 datas. Enquanto os times grandes estivessem disputando o nordestão, os times do interior disputariam entre eles a classificação para semifinal do Estado, o título do interior e uma vaga para o acesso a série-A do nordestão do ano seguinte.

  10. Eu penso que deveria ter até mais que 20 equipes. Alguns times como nautico, sport, santa, bahia, vitoria, fortaleza, ceara nao podem ficar de fora deste campeonato em nenhuma ediçao, para o bem da competição estes times deveriam ter suas vagas sempre, além do que considero também que todos os times nordestinos das series A e B tenham vaga direta no nordestao. Não vejo como nenhum absurdo o nordestão com 32 equipes, embora preferisse com menos times, acho 16 um numero insuficiente. 24 times acho o numero minimo.

  11. Kkkkkkkkkkkkk a torcida do sport acha que o sport e time grande. Kkk e sacanagem vcs ficararem zuando o nautico e santa cruz. Vamos conparar titulos? O atletico-MG tem libertadores . E o sport? Kkkkkk um abraço aos tricolores. Sou de BH. Mas adoro recife. Santa e time de raça. Galoooo

  12. Meu time e maior que o sport. Meu time e Atletico-MG. Sport tem libertadores? Kkkkkk meu galo tem. Sport e pequeno. Atletico e grande. Atletico campeao da libertadores 2013. Sou de BH. Um abraços aos tricolores. Galooooo

  13. DÁ-LHE NORDESTÃO!

    Mas, convenhamos, GOZADAS LEONINAS superam qualquer torneio!

    Algumas delas:

    01) *CRONISTAS DO JC PRÓDIGOS EM SER ESCANTEADOS PELO MAGNATA LEÃO* Primeiro caso envolveu o ADILSAÇO COUTO. No calor da discussão sobre o Título de 87, o cronista, na época, SUGERIU QUE O TÍTULO FOSSE DIVIDIDO COM O FRAMEDO. Foi proibido de entrar na ILHA FAMOSA, para transmitir jogos durante um bom tempo. Agora, o Ednaldinho Santa Cruz, não, S. O MAGNATA BIVARZÃO ameaçando-o de demissão – através do seu amigo-irmão MEGAPAES MENDONÇA -, o que deixou o belojardinense assombrosamente preocupado-neurastênico. MEGABIBI esqueceu…, mas ficou o ASSOMBRO perambulando o toitice do É GOL! É GOL! É GOL! PELO MAGNATA, INTOCÁVEL, CABULOSO E FOLGADO TRINACIONAL E TETRANORDESTE TUDO!!!

    02) *O BIIL LOCALIZA CRONISTA-JC NA MADRUGADA RECIFENSE* O Bureau de Inteligência e Investigação do Leão descobriu o Ednaldinho Santa Cruz, não, Santos na Igrejinha dos Montes Guararapes. Velas multicoloridas, com pedido a todos os Santos do Paraíso, para protegê-lo contra o MAGNATA MEGABIVAR.

    Demissão paira sobre o É GOL! É GOL! É GOL! Mas eis que, numa VISÃO ALUCINANTE, aparece SÃO BENEDITO, que bombardeia: – EDNALDOCA, a partir de agora não uses mais tua lingueta-boquete para criticar a NAÇÃO LEONINA DA ILHA FAMOSA. Sob hipótese nenhuma! ZONES com o gogo e a barbie: adoram ser citados, no elogio e/ou na greia. MEGALULU até já esqueceu, mas se voltares a PECAR, só a SANTÍSSIMA TRINDADE poderá te salvar, visse? Dois mil PAI-NOSSOS e 1000 AVE-MARIAS, diariamente, por 24 dias. Transmitas ao MATIASZOLA, teu colega do programa esportivo das 12:30 h, que DEVE ACREDITAR EM PESQUISAS, e que SER CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL é um MEGATÍTULO E NÃO UM TÍTULO QUALQUER, como o RECALCADO-FRUSTRADO (por torcer por clube pequeno do futebol brasileiro, assombrosamente doméstico – o azulejado-morto/vivo-subnutrido-humilhado çanta crui) MATIASZOLA declinou. Puts!

    O cronista-tricolor (também megafrustrado-recalcado por ter a sarna para sofrer, digo, torcer) desceu os Guararapes assombrosamente
    radiante-aliviado, voando para o Bar do Pedro, no Mercado do Cordeiro, para uma meiota da famosa, internacional e insuperável CANINHA LEÃO, com aquele SARAPEL alucinante. UALÁ! PELO INTOCÁVEL LEÃO DA ILHA, O MAIOR CLUBE E DE MAIOR TORCIDA DO N-NE BRASILEIRO, O MEGAPAPI DA REGIÃO, O CABULOSO E FOLGADO TRINACIONAL E TETRANORDESTE, TUDO!!!

    03) *CRONISTAS DO JC PRÓDIGOS EM SER ESCANTEADOS PELO MAGNATA LEÃO* Primeiro caso envolveu o ADILSAÇO COUTO. No calor da discussão sobre o Título de 87, o cronista, na época, SUGERIU QUE O TÍTULO FOSSE DIVIDIDO COM O FRAMEDO. Foi proibido de entrar na ILHA FAMOSA, para transmitir jogos durante um bom tempo. Agora, o Ednaldinho Santa Cruz, não, toszinho. O MAGNATA BIVARZÃO ameaçando-o de demissão – através do seu amigo-irmão MEGAPAES MENDONÇA -, o que deixou o belojardinense assombrosamente preocupado-neurastênico. MEGABIBI esqueceu…, mas ficou o ASSOMBRO perambulando o toitice do É GOL! É GOL! É GOL! PELA MAIOR POTÊNCIA FUTEBOLÍSTICA, ESTRUTURAL E *TORCIDAL* DO NORDESTE BRASILEIRO TUDO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*