Bíblia do Flamengo admite que havia o cruzamento com o Sport em 1987

Bíblia do Flamengo. Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

A redação do Diario de Pernambuco costuma receber dezenas de livros todos os anos. As publicações são enviadas ao jornal tanto pelas editoras quanto pelos próprios autores. O fato ocorre até na editoria de esportes.

Por aqui, chegou a Bíblia do Flamengo, já em sua segunda edição, de 2010.

Do livro de 205 páginas escrito por Luís Miguel Pereira, com prefácio do ídolo Zico, houve o interesse imediato do blog, claro, sobre a versão do rubro-negro carioca acerca do polêmico Campeonato Brasileiro de 1987.

Para a minha surpresa, a bíblia flamenguista não esconde o ponto-chave do caso, com a previsão dos cruzamentos entre os módulos amarelo e verde, com um cruzamento envolvendo Sport, Guarani, Flamengo e Internacional.

Eis a íntegra do texto presente na página 65. Um versículo importante do futebol.

Os trechos sublinhados são as observações do blog…

Resposta a verdade de um título

Em 1987, o Campeonato Brasileiro foi dividido em dois módulos, verde e amarelo. O Flamengo venceu o primeiro enquanto o Sport ganhou o segundo. O regulamento previa o cruzamento dos dois campeões para apurar quem ficava com título desse ano. Mas o Flamengo se recusou a defrontar o Sport, por considerar a vitória no módulo verde chegava para ser campeão. A CBF promoveu então um encontro Sport e Guarani – 1º e 2º do módulo amarelo – para apurar o vencedor. O Sport venceu e foi declarado oficialmente campeão brasileiro de 1987. Mas o Flamengo e a maioria da opinião pública atribuiu sempre o título aos rubro-negros, no caso, o tetracampeonato, já que o campeonato do módulo verde foi organizado pelo Clube dos 13, integrando os clubes brasileiros mais fortes. Em 2009, na festa de comemoração do hexacampeonato para o Flamengo, a CBF – através do seu presidente, Ricardo Teixeira – reconheceu pela primeira vez que o título de 1987 também foi ganho pelo Flamengo. “Desejo boa sorte para a Patrícia (presidente do Flamengo) e, por favor, quero ser heptacampeão”, disse Ricardo Teixeira confirmando o hexa e, por consequência, o tetra 87.

Bíblia do Flamengo, página 65. Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

28 Replies to “Bíblia do Flamengo admite que havia o cruzamento com o Sport em 1987”

  1. Depois de 12 cobranças para cada lado, uma perdida por cada equipe, Sport e Guarani não deram sequência à disputa por pênaltis. Jogadores dos dois times se abraçaram, considerando-se campeões, e a final terminou sem que houvesse um vencedor. Para que os clubes não fossem punidos por abandono de campo, o Bugre abdicou do título, depois de acordo extra campo entre os dirigentes dos dois clubes. E essa foi a final da série B de 1987. hahahaha

  2. É justo? é possivel a rede Globo mandar no futebol brasileiro??

    Como é que pode corinthians e Flamengo ganharem 200 milhões poe ano e outros clubes ganharem 30 milhões??

    Aonde esta o equilibrio na disputa dessa MERDA??????

    Quem nao enxergar isso,ou é desonesto ou é Retardado mental!!!!

    parabens brasil levou de 7X1 da alemanha bem feito!!!!

  3. O caro-e-ôco(carioca) que Levar vantagem em tudo Certo?? (lei de gerson…antiga..)

    Querem atropelar regulamentos,querem invalidar W.O,querem passar por cima de 2 tribunais de justiça! e ganhar na base do Grito, do no BOCÃO, (no vapt-vupt do malandro! )

    tenho Dito!!
    OBS:quanto mais falarem do Sport,mais Marketing!!!!! para o Leão da ILHA!!!
    SPORT,campeão brasileiro de 1987!!(campeãoda Copa do Brasil,recentemente….kkkkk)

  4. Realmente o Flamengo tinha um timaço,mas quem garante que iriam ganhar do Sport em plena Ilha ? Em 1985 o Coritiba foi o Campeão,sendo o Bangu o vice,no ano seguinte o SP foi o campeão sendo o Guarani o vice,que manteve a mesma base no brasileiro de 1987.No brasileiro de 1988 o Sport terminou em 7º sendo eliminado pelo então campeão,o Bahia nas quartas de final,em dois jogos muito equilibrados,no qual depois de 2 empates o Bahia se classificou nos pênaltis.
    Nos anos 80 não existia essa disparidade financeira que existe hoje,times como Coritiba,Guarani,Bangu e outros jogavam de igual pra igual com os ditos “times grandes”.No futebol tudo pode acontecer e nem sempre o melhor,o mais rico,ou o mais tradicional ganha.

  5. Esse campeonato de 87 é o que eu mais gosto. Dou lapada no fujão todo ano. O ultimo foi no dia 08/04/2014 pelos ministros STJ(Superior Tribunal de Justiça) por 4×1.
    ………No gramada venceu contra quem jogou
    E nos tribunais deu em quem fugiu
    Saudemos com orgulho e destemor:
    Sport, campeão do brasil !……………..

  6. sabe pq o pessoal do flamerda não bota as estrelas referente aos campeonatos brasileiros na camisa??????……… simplesmente pq não poderia botar as 6 estrelas e, sim as 5!!!!!!!!! outra coisa, o campeão foi para libertadores de 88………. e quem foi mesmo?????????………… eu tento ser humilde, mas, o sport não deixa.

  7. Só tenho uma coisa a dizer. Nos gramados venceu contra quem jogou e nos tribunais deu em quem fugiu. Sport campeão do Brasil.

  8. Jamais o módulo verde tem q ser considerado elite. O botafogo do rio foi rebaixado em 86 e ñ diputou a segundona. O guarani foi vice-campeão brasileiro de 86 e, no entanto, não disputou o módulo verde. Ou seja, como aconteceu no campeonato brasileiro de 2000, em 87, tanto o módulo amarelo, como o módulo verde eram primeira divisão.
    O vice de 2000 (são caetano) e o vice de 93 (vitória-ba) saíram de grupos cujos clubes eram bem ranquedos?
    -Não.
    Ou seja, uma versão de 87 aconteceu em 85, 93 e 2000. A diferença é q todas as equipes envolvidas nessas competições cumpriram o regulamento e o flamengo da REDE BOBO se acovardou.

  9. É impressionante como alguns jornalistas insistem em falar sobre esse assunto. A falta de criatividade para novos posts dá nisso.

  10. Prezado Lynniker (isso é nome mesmo, ou é de brincadeira?). O Coritiba voltou à Libertadores via Campeonato Brasileiro, o que jamais aconteceu com o “glorioso” Sport. E mais: que eu saiba, o Coritiba disputou o mesmo campeonato dos grandes times do Brasil para ser campeão em 1985. Estou dizendo alguma mentira? Ou a sua cegueira, derivada da paixão clubística, vai o levar a questionar a verdade dos fatos?

  11. O problema do campeonato de 1987 foi colocar módulos tão desequilibrados tecnicamente, o módulo do Sport ficou de fato como uma segunda divisão, e terá que carregar para o resto de sua vida um título ganho de forma tão fácil, vencendo equipes medíocres ( com justa exceção ao Guarani, hoje na terceirona ), essa confusão será eterna, podem apostar.

  12. Aconteceu o que eu temia: os rubro-negros, cegos de paixão pelo seu time, jogaram no lixo qualquer possibilidade de bom senso e continuaram afirmando que o Sport é campeão da 1.a Divisão. Vai pedir lógica e coerência de torcedor? Mas a verdade é que qualquer pessoa com um mínimo de tato vai entender que o Flamengo é o verdadeiro campeão.

  13. a resposta a pergunta do sr. Jorge Teixeira é respondido com uma resposta porque a distribuição financeira é tão discrepante para os clubes brasileiros.
    se vc for um pouco inteligente vai ver o absurdo que a cbf faz.
    além de regulamentos escrotos.
    a prova tá no desempenho da seleção é fruto da decadência do futebol brasileiro que só visa interesses de alguns.
    dúvidas agenda uma nova disputa do flamengo com o sport na ilha do retiro em recife pra vermos que é o melhor;
    pois historicamente o flamengo é um pato morto aqui;
    e o campeão é chato falar mas é´só o SPORT CLUB DO RECIFE O MAIOR CLUBE DO NORTE NORDESTE E CENTRO OESTE DO BRASIL.

  14. O Sport merece os parabéns por um título vencido bem à sua grandeza: Jogou contra adversários imponentes no cenário nacional como Guarani, Criciúma, Joinville, América-RJ, Inter de Limeira, Portuguesa, Atlético-PR, Rio Branco-ES, Bangu, Treze, Ceará, CSA, Náutico, Atlético-GO e Vitória. Só clássicos! Na final do módulo, um honroso 11 x 11 nos pênaltis e o pedido para que o árbitro encerrasse a disputa dividindo o título. Que campanha! E imaginar que o Campeonato que o Brasil inteiro assistiu (inclusive os jogadores do Sport) tinha Bahia, Coritiba, Goiás, Santa Cruz, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Atlético MG, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Vasco, Botafogo, Fluminense, Flamengo…. É, quem conhece futebol e tem um mínimo bom senso deve reconhecer qual foi o campeonato que de fato representou o melhor do futebol nacional.

  15. Não aguento mais isso, quem estiver insatisfeito com o título do Sport que reclame ao Papa, ao Ministério Público, ao PROCON. e ainda vem um camarada dizendo que por bom senso o título é do Flamengo por ter um time melhor. Se era assim um “super time” o que custava mais um ou dois jogos contra o Sport? ganharia de 5×0, 10×0… e nem sequer existiria isso. Além do mais, futebol não tem lógica. Se o Sport foi campeão do módulo amarelo é porque tinha seus méritos e quem poderia ter certeza que o Flamengo seria campeão? recentemente assistimos a duas seleções tradicionais em campo. O que esperávamos? no mínimo um confronto equilibrado, resultado: 7×1. A história nos mostra que nem sempre a lógica prevalece, ainda mais no futebol, portanto, repito: Quem estiver insatisfeito que vá reclamar ao Papa ou então fique aí com cara de bundão cantando vitória por uma coisa que já foi julgada na justiça desportiva e comum. Se existe regulamento é pra ser cumprido doa a quem doer.

  16. Caro Jorge Teixeira,

    Belas palavras no seu comentário para suportar a tese de que o flamengo seria o campeão de direito. Porém a um enorme problema: você utiliza bom senso e coerência como motivos para sustentar sua teoria, porém não há nenhum argumento concreto além da sua própria paixão.

    Quanto a seu questionamento o Sport chegou sim a uma final de brasileiro, a final de 1987. Além disso tem duas finais de Copa do Brasil, perdendo uma para o Grêmio e sendo campeão em cima do Corinthians.

    Poderia ter brigado pelo título em outra ocasião, mas foi eliminado de uma maneira absurda nas oitavas de final pelo time que acabaria sendo campeão brasileiro em 1982. Como uma imagem vale mais que mil palavras, segue o vídeo do jogo:

    http://www.youtube.com/watch?v=QBrNsZA_j4U&feature=related

    E quanto ao grande time do flamengo que não poderia ser vencido, ambos os times foram eliminados no brasileiro de 88 nas quartas de final, com campanhas bem parecidas ao longo do campeonato. Não preciso também lembrar a você que o flamengo perdeu, no Maracanã, uma final de Copa do Brasil para o Santo André.

    Se o flamengo era favorito, deveria ter confirmado esse favoritismo dentro de campo ao invés de achar que sua força política e poder de mídia seriam o suficiente para garantir o título.

    Não esqueça também que o flamengo tentou de todas as formas possíveis e imagináveis tomar o título do Sport na justiça, sem sucesso. Em seguida tentou que o Sport aceitasse uma divisão do título, inclusive no momento da entrada do Sport no Clube dos 13. As ultimas tentativas, após tanto fracasso, já são de que o módulo verde seja considerado um campeonato à parte e que também tenha valor de campeonato brasileiro, de maneira análoga ao Robertão e a Taça Brasil, torneios precursores do campeonato brasileiro, aos quais recente a CBF deu valor de título brasileiro – que trouxe algumas coisas estranhas, como o Palmeiras ser campeão brasileiro duas vezes em 1967.

    Não adianta, o flamengo pode ser muito maior que o Sport, ter muito mais títulos, torcida, mídia, etc. Mas o título de 1987 tem e terá apenas um dono, o Sport.

  17. Jorge Teixeira, vc fala em coerência, mas vc não tem a mínima noção o que significa a palavra COERÊNCIA. Jorge, o que se foi questionado não foi quem tinha maior torcida ou mais tradição, o que se foi questionado foi o estado de direito, foi uma questão de legalidade. Exemplo: Vc trabalhou e comprou a sua casa, conforme a lei manda e não pode alguém chegar pra vc e dizer que vai se apropriar da sua casa só porque essa pessoa se julgar mais importante do que vc. O conselho arbitral, quem era legal investido, de 86 dizia que 32 clubes faziam parte da primeira divisão de 87 e que o regulamento não poderia mudar no mesmo ano, ou seja, em 87.E foi em 87 que se criou o clube dos 13 e a partir daí tentaram dar um golpe no campeonato. Ora, como pode o Guarany, vice-campeão de 86, jogar a segunda divisão em 87? A coerência mostra que houve um golpe. Viver num país onde prostituta coloca uma garrafa e abre as pernas e desce até a boquinha da garra, num canal de tv, e é chamada de bailarina.Um ladrão que diz que rouba ,mas faz e o povo acredita. Dizer que o Flamengo foi o campeão de 87, só porque tem mais tradição, então isso é coerente? Agora pra mim essas dançarinas são prostitutas e os políticos são ladrões. Sport é o verdadeiro campeão brasileiro de 87. ” Se vc agir com dignidade talvez vc não possa consertar o mundo, mas pelos tenha certeza de uma coisa, aqui na terra existirá um canalha a menos”. Isso é COERÊNCIA!

  18. PURA HERESIA BIBLIA DO FLAMENGO.SEI NÃO.QUANTO A ESSA CONFUSÃO, SEMPRE DIGO A MESMA COISA, TENHO VÁRIOS AMIGOS RUBRO NEGROS QUE NEM LIGAM PARA ESSE TÍTULO.PORQUE QUALQUER IDIOTA SABE QUE TANTO O FLAMENGO COMO O INTER TINHAM MAIS TIMES DO QUE SPORT E GUARANI.O ENMGRAÇADO DE TUDO É QUE O GUARANY FOI VICE EM 86 E DISPUTOU A SEGUNDONA EM 87.DÁ PRA LEVAR A SÉRIO ISSO????.

  19. Seu Jorge Teixeira, o Coritiba foi campeão em 85 e nunca mais disputou uma final ou semifinal, nem sequer chegou perto de ganhar outro nacional de 1° classe. Deixou de ser campeão por isso? Acho que não.
    Lembre-se também que o MARAVILHOSO ESQUADRÃO DO RUBRONEGRO FLUMINENSE, nunca ajudado pela arbitragem (?), perdeu jogos importantes para grandes times como Ceará (85) e o Central/PE (86).
    Não se preocupe, não nos chateamos com seu tosco comentário, só acredito que COERÊNCIA é seguir um regulamento estabelecido desde o início de um campeonato. Abraços pra você. Sejam felizes com sua dívida.

  20. Jorge Teixeira, talvez falte algo nas suas colocações, como conhecer a real história, não a que cada lado conta, mas a que realmente aconteceu. A CBF não tinha interesse em lançar um campeonato naquele ano, problemas diversos, então o Clube dos 13 organizou um campeonato, e o critério não foi simplesmente “os melhores do país”, mas provavelmente os mais chegados politicamente, pois conseguindo essa união teriam mais força que a CBF. Aí surge aquela história de que o módulo amarelo era a 2ª divisão, outro erro. Como poderia ser a 2º divisão, e consequentemente os “piores” se entre os times que fizeram parte do Módulo amarelo estavam Guarani, America RJ, Criciúma, Portuguesa e Inter de Limeira, respectivamente 2º, 4º, 9º, 11º e 12º em 1986, entre os 48 participantes. Então você pode me responder qual foi o critério? Pq o Santa Cruz que participou do módulo verde, em 1986 terminou em 27º…A questão de não ter enfrentado o Sport, como previa o Regulamento devidamente assinado por todos os participantes do Clube dos 13 e CBF, é problema do Flamengo e eles podem ficar se questionando até o fim das suas vidas pq não quiseram enfrentar o Sport, se eles eram tão fortes e nós tão fracos, foi por medo ou por soberba? Pouco importa, o que realmente importa é o fato de não terem jogado, perderam por WO, título de quem seguiu em frente e cumpriu o regulamento.
    Sobre a questão de que nunca estivemos em outra final, isso acredito que não vem ao caso, o Coritiba ganhou um único título e também não foi vice em outros anos, e nem por isso o seu 1º lugar em 85 vale menos.

  21. Na minha opinião e na da maioria dos torcedores e dos clubes do Brasil, o legítimo campeão brasileiro de 87, é o Flamengo. Isso porque campeão brasileiro de futebol da 1ª Divisão é aquele que joga com todos os times da elite. Até o Internacional achou um absurdo jogar com os dois times da segunda Divisão e porisso ficou ao lado do Flamengo.. Moral da história: Sport foi campeão na teoria mas na prática NÃO!

  22. Eu só faço uma singela pergunta: por que este é o único título de Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão que é questionado? Por que ninguém questiona o do Atlético de 71? O do Fluminense de 84? O do São Paulo de 91? E mais: por que, jamais em outra oportunidade, o suposto campeão (=Sport) chegou nem que fosse próximo de um título brasileiro da Série A? Por que nunca jogou uma final? Sequer uma semifinal? Fala-se tanto em bom senso e o bom senso, nesse caso, é entender o título como de quem sobre ele possui direito: o Flamengo. Sei que muitos torcedores do Sport irão se chatear com o comentário, talvez mesmo porque lhes falte aquilo que procurei demonstrar: coerência. Mas, como futebol é paixão, e como torcedor sempre acha o seu time o melhor do mundo, paciência. Sem paixão, entretanto, não há o que questionar: o campeão da Primeira Divisão de 1987 é o time de Zico, Renato Gaúcho, Bebeto… que jamais teria medo do time de Aílton, Betão etc. (Até um lunático entenderia isso, não?)

  23. ESSA CONVERSA DE NOVO NINGUÉM AGUENTA MAIS, POIS A FIFA JÁ RECONHECEU DE FATO E DE DIREITO O “SPORT CLUB DO RECIFE” COMO O LEGÍTIMO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987!!!

  24. Campeonato confuso e bagunçado pela CBF e clube dos 13, Sport tem nada a ver com isso foi lá e cumpriu o regulamento, Flamengo CBF vão chorar uma eternidade pq campeão de fato e direito só um Sport Club do Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*