As redes sociais dos 30 principais clubes do Brasil, segundo o Ibope

Ranking de redes sociais dos clubes brasileiros em julho de 2016. Crédito: Ibope/Repucom

Atualização em 18/07: O Ibope incluiu mais seis clubes no gráfico. Entre eles, Remo e Paysandu, citados pelo blog, na postagem original, com ausências na lista, apesar da grande quantidade de seguidores. Também foi atualizada a conta do Santa no youtube, com a TV Coral.

O Ibope fez um levantamento sobre as redes sociais com 30 clubes tradicionais do país, sendo 20 da Série A, 8 da Série B e 2 da Série C. A lista computa os perfis oficiais no facebook, twitter, instagram e youtube até 18 de julho de 2016. É preciso frisar que a lista, divulgada pelo diretor-executivo do Ibope-Repucom, José Colagrossi, não é necessariamente um ranking nacional, pois ignorou alguns clubes com dados suficientes para o recorte escolhido, como América de Natal (348 mil) e ABC (317 mil). Tanto que a divulgação tratou como “principais clubes brasileiros”, também numa colocação subjetiva.

Do Nordeste, sete clubes estão presentes, com liderança do Sport, com 138 mil usuários a mais que o Bahia. Uma margem, hoje, segura. No geral o time encontra-se à frente do Botafogo, considerando a antiga casta. Por sinal, apenas onze clubes têm dois perfis com mais de um milhão de pessoas, incluindo o rubro-negro pernambucano. No cenário local, destaque também para o Santa, que revitalizou o seu departamento de mídias sociais, criando até uma identidade visual específica, inspirada na Literatura de Cordel. De fevereiro, quando o blog fez um levantamento semelhante, até agora, um acréscimo de 210 mil torcedores em seus perfis, agora verificados oficialmente.

Já o Náutico aparece na lista com apenas três contas, ausente no youtube, assim como o Vozão. No geral, aparece abaixo de Chape e Ponte, clubes com torcidas bem menores segundo as pesquisas tradicionais. Focando o topo da lista, o Corinthians desbancou o Flamengo, com 1,4 milhão a mais. Como o Fla inverte o quadro em levantamentos tradicionais, é possível enxergar a diferença no acesso à internet na população brasileira (Nordeste/Sudeste)…

Clubes nordestinos com mais usuários nas redes sociais*
1º) Sport (2.318.402)
2º) Bahia (2.179.795)
3º) Vitória (1.290.719)
4º) Ceará (910.950)
5º) Fortaleza (753.130)
6º) Santa Cruz (735.130)
7º) Náutico (308.207)

* Uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas, com a lista contando cada uma delas. Inclusive, pode seguir perfis rivais, também contabilizados.

6 Replies to “As redes sociais dos 30 principais clubes do Brasil, segundo o Ibope”

  1. Isso não é pesquisa de torcidas. E sim quem tem mais torcedores usando as mídias sociais.

  2. Meu Deus!!! Esses banguelos do canal ainda ficam rebatendo as pesquisas?!!! Vcs têm que entender que essa não é a opinião do Cássio e sim uma pesquisa que, também, não foi encomendada por ele (kkkkkkk). Vcs têm que aceitar que o time de vcs não é e nem vai ser o maior do nordeste em vários aspectos. Ganharam o maior título da historia medíocre de vcs esse ano depois de tanto tempo de existência, Título esse que o maior rival de vcs já tem três e que não é o maior da sua história, nós temos a copa do Brasil. Nós temos sim a maior torcida de PE!!! E se vcs dizem que são a mais apaixonada, porque não tá lotando campo na primeira divisão? Fica essa pergunta pra que vcs reflitam um pouco… PST!!!

  3. Cássio não adianta explicar nada aos sarmentos, essa torcida é tapada, em geral não todos, falta inteligência decorrente da má ou nenhuma alimentação. Não perca seu tempo com gente burra.

  4. Jornalista parcial. Confiabilidade zero.

    Nota do blog

    João, a pesquisa do Ibope (não minha – impressionante você não ter percebido isso), é apenas a soma dos perfis oficiais do clubes brasileiros. Um levantamento, em qualquer questionário individual. Faltou um pouco de interpretação de texto de sua parte…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*