A “marca” do futebol pernambucano

Jogo dos 7 erros: "O Senhor dos Pastéis". “Futebol é business”.

Já dizia um dirigente do Corinthians. Não por acaso, o Timão foi o 4º clube do mundo em patrocínios em 2010, segundo o estudo de uma consultoria alemã (veja AQUI). O clube paulista somou 22 milhões de euros em marcas no seu unifome alvinegro. Ou R$ 50 milhões.

Ainda que em uma escala muito, mas muito menor, eis o futebol pernambucano.

O entendimento de que o símbolo do clube é suficiente para mantê-lo  financeiramente parece ficar cada vez mais claro para os gestores locais.

Em entrevista ao blog, o presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, ponderou de forma interessante sobre o assunto. Para ele, o “produto” clubístico deve ser medido independentemente dos resultados no campo.

“Nós (Pernambuco) estamos um pouco atrás em relação aos contratos, mas nota-se uma evolução. No Santa, evoluímos na gestão passada (com FBC), porque, mesmo sem conquistas, conseguimos patrocínios que viram a marca do clube, e não o status atual. Mostramos os resultados que o produto ‘Santa Cruz’ traz. O nosso futebol tem que fazer o mesmo, porque é a marca mais forte da região. Nós precisamos reconquistar a credibilidade. O trabalho tem que ser independente dos resultados.”

Na sua opinião, como está a “credibilidade” da marca do futebol pernambucano?

3 Replies to “A “marca” do futebol pernambucano”

  1. concordo contigo Gustavo Gusmão.santa catarina,nem tem a metade de nossas torcidas(lá é dividido entre locais e de fora)e tem 2 na Elite.mas,é aquela História:falam(mal)da casa dos outros e se esquecem da sua(leia-se,Rico Teixeira-CBF,e o”Bode Rouco”)!

  2. Com um senhor de engenho no comando do futebol estadual a gente só regrediu. E até 2015 esse canalha vai atrapalhar o nosso crescimento. O futebol  pernambucano vive do orgulho do povo com as suas raízes.
    Os clubes também não se organizam para ter um crescimento sustentavel e planejado, tanto que vivemos de lampejos de glória. Exemplo disso é o Sport campeão nacional em 2008 e lanterna em 2009.
    Pra mim, Santa Catarina já nos passou atualmente, e o fato de ter dois times na Série A é só um exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*