Protesto por segurança no Sítio Histórico após morte de Maria Alice

Um protesto por mais segurança no Sítio Histórico de Olinda será realizado na tarde deste sábado (17). Organizado pela Sociedade Olindense de Defesa da Cidade Alta (Sodeca), o ato pedirá o fim da violência que vitimou a arquiteta e artista plástica Maria Alice Soares dos Anjos, 74 anos, uma das fundadoras do bloco carnavalesco Eu Acho é Pouco. Conhecida pelos amigos e familiares como Baixinha, Maria Alice foi encontrada morta no quintal de casa na noite da terça-feira. A polícia segue investigando o crime e a hipótese de latrocínio é a mais forte até o momento. Nessa quinta-feira, a Polícia Civil confirmou que a vítima havia prestado queixa de furto em sua residência um dia antes de ter sido encontrada morta. Também nessa quinta, o corpo de Baixinha foi sepultado em Maceió, Alagoas, onde moram seus familiares.

Crime aconteceu dentro da casa da vítima, na Rua 13 de Maio. Foto: Julio Jacobina/DP

A concentração para o protesto que vai tomar as ruas da Cidade Alta está marcada para as 16h, nos Quatro Cantos. “Vamos clamar pelo fim dos assaltos, dos furtos e da violência que resultou na morte da nossa Baixinha, uma mulher forte, guerreira e muito querida e que foi assassinada brutalmente em sua própria casa. Pedimos que tragam flores dos seus jardins para o ato e que ponham uma faixa preta na fachada de suas casas para manifestar seu luto pela falta de segurança”, disse a nota divulgada pela Sodeca. Integrantes do bloco Eu Acho é Pouco também participarão do ato. O estandarte do bloco deverá desfilar junto ao grupo pelas ruas do Sítio Histórico.

A Delegacia de Homicídios de Olinda iniciou as investigações desde a manhã da quarta-feira. Vizinhos e pessoas que trabalharam na casa da vítima começaram a ser intimados para prestarem depoimento. As impressões digitais colhidas no vaso de plantas usado para assassinar Maria Alice podem levar a polícia aos assassinos. “As diligências estão em andamento tanto na delegacia quanto na rua. A delegada Andreia Griz, que está à frente do caso, irá falar quando a investigação for concluída. Por enquanto, não podemos informar o que está sendo realizado”, disse o delegado João Leonardo Cavalcanti, chefe da Delegacia de Homicídios de Olinda. Até agora a polícia sabe que foram levados da casa da vítima a bolsa com todos seus documentos e dois telefones celulares.

Maria Alice era chamada de Baixinha pelos amigos e foi uma das fundadoras do bloco Eu Acho é Pouco. Foto: Divulgação

Apesar de ter informado na quarta-feira que não havia nenhum registro de queixa de furto realizado pela vítima, a polícia informou nessa quinta-feira que Maria Alice denunciou o furto de cervejas e carnes, que ocorreu no último domingo. Na ocasião, a vítima acrescentou que os furtos estariam sendo frequentes na localidade. O engenheiro Carlos Guido, 69, primo de Maria Alice, espera que os responsáveis pelo crime sejam identificados e presos. “Estamos confiantes no trabalho da polícia e esperamos que o crime seja esclarecido rapidamente. Também irei participar desse ato que acontecerá no sábado pedindo segurança no Sítio Histórico”, declarou Guido.