Veja como o servidor público pode se aposentar mais cedo

Diferente do que ocorre no INSS, as pessoas que trabalham no serviço público – expostas à insalubridade e risco à integridade física  – encontram dificuldade para se aposentar mais cedo, quando completam 25 anos de atividade. Muitos funcionários de prefeituras e do Estado, por desconhecimento, realmente esperam completar 35 anos de atividade (no caso do homem) para poder pendurar as chuteiras, uma vez que o sistema previdenciário deles não tem previsão de aposentadoria especial. O que muitos desconhecem é ser possível se aposentar 10 anos antes usando ‘emprestada’ a regra da aposentadoria especial, prevista no INSS. No julgamento do mandado de injunção 721/DF, o Supremo Tribunal Federal reconheceu que os servidores públicos possuem o direito à aposentadoria especial, ainda que não haja regulamentação sobre o tema para o Regime Próprio.

A previdência brasileira comporta dois regimes básicos: o Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e o Regime Próprio de Previdência de Servidores Públicos (RPPS). Ocorre que no regime de previdência dos servidores públicos não existe previsão de aposentadoria especial, pois o Poder Legislativo não tomou a iniciativa de criá-la, regulamentando, assim, o art. 40, § 4º, III, da Constituição Federal.

Diz o citado texto legal: “É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos de servidores: [...] III – cujas atividades sejam exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física”.

O Supremo decidiu que, enquanto o Legislativo não se mexe, os servidores poderão se valer das regras previstas no INSS referente à aposentadoria especial. Com a decisão, o funcionário público pode economizar 10 anos de trabalho, desde que receba o adicional de insalubridade ou mesmo esteja exposto a agentes insalubres, a exemplo de médicos, auxiliar de enfermagem, arquivistas, etc. Ao invés de esperar 35 anos, pode se aposentar com 25 anos.

Afinal, não é justo que o servidor público se exponha a condições insalubres ou periculosas e seja tratado da mesma forma que um trabalhador comum. Por outro lado, faz 20 anos que o art. 40, § 4º, da Constituição Federal aguarda ser regulamentado pelo Legislativo, a fim de criar a aposentadoria especial no Regime Próprio. Enquanto há mora dos políticos, o trabalhador deve procurar seus direitos para se aposentar mais cedo.

Dessa forma, quem já completou o tempo de 25 anos em atividade especial, poderá requerer na Administração Pública a aposentadoria especial e, havendo recusa, buscar o Judiciário. Documentos úteis para provar a atividade são os holerites (contracheques) com o pagamento da insalubridade, assim como certidão de tempo de serviço emitida pelo órgão demonstrando que os serviços foram realmente prestados em condições insalubres.

No Congresso Nacional, tramita a PEC (Proposta de Emenda da Constituição) n.º 449/09 e o projeto de lei complementar (PLP 555/10), que tratam sobre a aposentadoria especial no serviço público. Espera-se que o Congresso Nacional não gaste mais 20 anos para decidir pela criação da lei beneficiando os trabalhadores do serviço público expostos a agentes insalutíferos.  Até a próxima.

159 Responses to “Veja como o servidor público pode se aposentar mais cedo”

  1. paulo luis camargo mazzilli Diz:

    Tenho entorno de 23 anos de carteira assinada.Sendo que desde 2000 recebo insalubridade.Nos nos últimos 04anos foi transformada para periculosidade.Estou trabalhando numa empresa pública em Porto Alegre.Faria jus a aposentadoria especial?

  2. gilberto Diz:

    Sou Policial Militar do estado do Rio de Janeiro, e tenho 6 anos de serviço privado e cinco anos de serviço público, gostaria de saber se ao completar 10 anos de serviço público eu tenho o direito de se aposentar com um terço do salário, lembrando que quando completar 10 anos de serviço público terei 34 anos, desde já obrigado.

  3. luiz fernando rodrigues Diz:

    TENHO 54 ANOS, INICIEI EM 1976 ATE 1986 PELO INSS, APOS ESTA DATA FUI PARA O SERVIÇO PUBLICO FEDERAL E MUNICIPAL. ATUALMENTE ESTOU COM 25 ANOS NO SERVIÇO PUBLICO MUNICIPAL E 21 ANOS NO SERVIÇO PUBLICO FEDERAL, TENHO QUE FAZER UMA OPÇÃO POR UM DOS CARGOS, O QUE FAZER PARA PODER ME APOSENTAR NAS DUAS FUNÇÕES?

  4. arivaldo de souza lobô soares Diz:

    tenho 53 anos, 26 anos e cinco meses, de servidor publico federal, insalubre tenho direito a aposentadoria especial? e mais sete anos em outras empresas regime clt, tenho direito a abono de permanencia?

  5. Marcia Silva Diz:

    SOU POLICIAL CIVIL NO PR E TENHO 25 ANOS DE SERVIÇO POLICIAL, GOSTARIA DE SABER SE POSSO ME APOSENTAR TENHO 46 ANOS.SE TEM ALGUM REMEDIO JURIDICO?

  6. maria bastos Diz:

    tenho 48 anos a 10 anos sou foncionaria publica municipal ganho um salario gostaria de saber com quantos anos posso mim aposentar e se posso gagar mais para que melhore quando chegar a hora de aposentar um abraço. chegar

  7. luciano luz de assumpçao Diz:

    Tenho 47 anos, sou funcionario publico federal à 28 anos e tenho direito por mandado de injunção a especial. Tenho direito ao abono permanência?

  8. joeni barbosa de sousa Diz:

    tenho 50 anos de idade.Sou motorista,da prefeitura municipal de posse.goias desde de 05/04/1990 ate hoje portanto,tenho mais de vinte e um ano que trabalho no coletor de lixo sou inssalubre ate hoje sera que posso dar emtrada nos papeis para aposentar.

  9. luciano luz de assumpçao Diz:

    Sou funcionario publico federal, tenho 28 anos de serviço com periculosidade e já possuo mandado de injunçao do sinfa.
    Posso me aposentar integral e com paridade? como?

  10. Renilto Diz:

    Boa nooite…sou funcionario publico a 20 anos, setor de água e esgoto, tratamento de água e laboratorio, recebo insalubridade de 40% desde 1992; de 1986 a 1990 fui funcionario de usina açucar e alcool e tbm recebi insalubridade de 40%. Somando-se os anos de publico e privado, chega-se a 24 anos insalubre. Procurei setor RH onde exerço a função de laboratorio, e foi me dito categoricamente que eu ñ aposento aos 25 anos de serviços insalubres. Sempre meu oleriti desde 1986 até atualmente constaram e consta o percentual insalubre. Agora, a certidão de tempo de serviço emitida pelo órgão demonstrando que os serviços foram realmente prestados em condições insalubres, acho que será dificil a empresa(SAAEJ) fornecer tal documento(o porque ñ sei). Fico no aguardo para uma posição e no que for possivel estou disponível. Grato. Atenciosamente Renilto Ap. Pinto

  11. Maria Marlene Barbieri Diz:

    Tenho 20 anos de trabalho como funciónaria pública, ganho insalubridade também ha 20 anos. Tenho 6anos de carteira assinada e trabalhado, estou com 48 anos, já posso me aposentar? Quais direitos eu tenho?

  12. roberta de sousa Diz:

    sou auxiliar de emfermagem desde de março de 1988 com carteira assinada, recebo insalubridade nao faz muito tempo tabem exerço a função de vacinadora tenho 43 anos,posso mim aposentar com 25 anos de trabaho e se posso quais os papeis que de juntar, sou funcionaria pulblica pago inss.aguado resposta

  13. paulo Diz:

    sou policial civil tenho 19 anos de serviço na função e também tenho sete (07) anos de serviço com carteira assinada, pergunto tenho direito a aposentadoria especial, haja vista a soma do tempo especial com o tempo de carteira assinada.Outrossim posso dar entrada na minha aposentadoria.

  14. solange bubela Diz:

    Trabalho hà 20 anos, (5 anos) com cargo de comissão, mas tenho os holerites (contracheque), e desde 1995,(15 anos) concursada, como funcionária pública municípal, na area da saúde, sempre recebi insalubridade, estou com 46 anos de idade, poderia me aposentar com 25 anos de trabalho ?

  15. Luiz Scherer de Paula Xavier Junior Diz:

    gostaria de ter esclarecimento a duas questões sobre aposentadoria?
    1- Eu fiz o serviço militar em 70 e 71 (o obrigatório) nesta época me foi informado que este periodo o serviço era contado em dobro para a aposentadoria, isto é correto?
    2- Sou Funcionário Publico Federal e até hoje não utilizei minhas licenças prêmios sei que conta em dobro, mas me disseram que utilizando-as conta como tempo mas não como contribuição , o que me faria perder na aposentadoria integral a qual tenho direito , isto esta de acordo ou eu não perco nada?
    Obrigado pela atenção
    Luiz Scherer

  16. Mauricio Junior Diz:

    Bom dia!!

    Minha mãe é funcionaria publica na area da saude (Auxiliar de enfermagem), ela trabalha a 18 anos no mesmo hospital, sendo que nunca recebeu insalubridade. Ela terá o direito a se aposentar com 25 anos de serviço?

  17. Mauricio Junior Diz:

    Bom dia!!

    Minha mãe é funcionaria publica na area da saude (Auxiliar de enfermagem), ela trabalha a 18 anos no mesmo hospital,recebendo insalubridade. Ela terá o direito a se aposentar com 25 anos de serviço?

  18. simone aparecida Diz:

    Tenho 23 anos de serviço publico na area de saude(tecnico de enfermagem),ha 6 meses atras tive um cancer renal e fui submetida a uma nefrectomia radical do rim direito ,será que consigo me aposentar com 25 anos de serviço? Quais seriam ás perdas? E o que devo fazer se tiver direito?
    Estou com 43 anos de idade,aguardo resposta.
    GRATA.

  19. simone aparecida Diz:

    por favor não deixe de me responder ,estou de licença devido ao um quadro de depressão.
    SIMONE

  20. vaine josé da silva Diz:

    Sou Guarda municipal há 27 anos no estado de são paulo,gostaria de saber se é conveniente entrar com o mandado de injunçaõ,tenho mais 6anos e meio no serviço privado. Quando entrei nesta profissão,eu era do regime clt,em 1985 mas no ano de 1992,foi pedido minha carteira profissional e quando me devolveram, estava dado baixa no clt e constava uma anotação de mudança do regime,e que desta data em diante seria estatutario.Diante dos fatos,gostariade saber ao certo qual a melhor opção para me aposentar.Ha ,existe uma conversa sobre um deputado que estaria criando uma lei para ser votada sobre a criação de um teto salarial de R$3.900,00,para os servidores publico, è verdade ou mentira? Desde já agradeço.

  21. vaine josé da silva Diz:

    duvidas.

  22. José Lopes Diz:

    Olá…, Gostaria de saber o seguinte:

    Quem trabalha em Serraria que é uma área de risco muito grande, pois além de estar exposto a risco de acidente a todo o tempo, ainda esta sujeito a risco de saúde devido o alto barulho emitido pelas maquinas em operação; Essas pessoas tem direito a aposentadoria com especial com 25 anos de carteira assinada?

    Eu tenho 11 anos de Serraria e 13 de carteira assinada; isso derruba o tempo de 35 para menos?

    Obrigado

    José Lopes

  23. José Lopes Diz:

    Olá…, Gostaria de saber o seguinte:

    Quem trabalha em Serraria que é uma área de risco muito grande, pois além de estar exposto a risco de acidente a todo o tempo, ainda esta sujeito a risco de saúde devido o alto barulho emitido pelas maquinas em operação; Essas pessoas tem direito a aposentadoria especial com 25 anos de carteira assinada?

    Eu tenho 11 anos de carteira assinada com trabalhos em Serraria e 13 de carteira assinada com outras atividades; isso derruba o tempo de 35 para menos?

    Obrigado

    José Lopes

  24. patricia braga da silva Diz:

    Tebhos 40 anos sofro de espodilose, fibrose , problemas coluna descaste vertebras , estenose aortica , trabalho a 23anos prefeitura , é insalubre , posso me aposentar por invalidez? teria perdas ? Seria proporcional ou integral.Aguardo resposta

  25. vicente parra Diz:

    entrei na policia militar em 1987, em 1992 entrei na policia civil, quando poderei me aposentar.

    em tempo: trabalhei quatro anos como contratado, tenho contratos e alguns demonstrativos de pagamento, mas meu nome não consta no INSS, o que fazer para averbar esse tempo.

  26. Ricardo Rocha Diz:

    Trabalho a mais de 25 anos em um serviço municipal de tratamento de água.Tenho 49 anos de idade. Durante todo esse periodo recebo 40% de insalubridade conforme consta em todos os olerites de pagamento. Estou em constante contato com produtos químicos que oferecen riscos à saude. Como devo proceder para conseguir me aposentar? Quais documentos são necessários? O advogado da prefeitura falou que tenho direito, mas só consigo se entrar na justiça. Por favor me ajude. Pelo amor de DEUS.

  27. carlos alberto dutton alves Diz:

    sou funcionário federal a 25 anos, sendo 15 anos com periculosidade no holerit, 08 anos em área de risco comprovada(paiol), pedi laudo , e 02 fora de risco.
    tenho ainda averbado 07 anos na area privada.
    tenho 53 anos
    quando poderei me aposentar

  28. Eliana Figueiredo Diz:

    Olá, sou funcionaria pública municipal,fui admitida em 08/09/1981 e gostaria de saber quando posso aposentar-me?

  29. Luiz Cláudio Aires Do Nascimento Diz:

    OLÁ AMIGO.
    SOU GUARDA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE RS, TENHO 51 ANOS IDADE,TOTAL DE CONTRIBUIÇÃO 32 ANOS E MEIO.RECEBEMOS PERICULOSIDADE E ESTAMOS PLEITEANDO RISCO DE VIDA, TROCANDO A NOMENCLATURA, DE PERICULOSIDADE PARA RISCO DE VIDA 30% É O QUE GANHAMOS.COMO FICA MINHA SITUAÇÃO SENDO APROVADA A APOSENTADORIA ESPECIAL.COMPLETO 25 ANOS NA FUNÇÃO DE GUARDA MUNICIPAL DIA 10/03/2013.E SE NÃO FOR POSSÍVEL A TROCA DA NOMENCLATURA COMO FICA MINHA SITUAÇÃO.SEM MAIS PARA O MOMENTO AGRADECIMENTOS, LUIZ CLÁUDIO.

  30. Adriana Diz:

    Tenho 19 anos de agricultura e 8 anos de carteira assinada, desde 2006 sou funcionária pública, queria sber se consigo me aposentar por esse anos da agrigultura juntando com os de carteira assinada. E o valor da aposentadoria fica como o mínimo? A minha idade atual é 44 anos. Com que idade mínima posso me aposntar?

    Se acaso deixar para me aposntar pelo estado, poderei averbar os 08 anos de trabalho na iciativa privada, e como sempre tive insalubridade no meu trabalho, poderia me aposentar com 25 anos de trabalho? O seja faltariam só 10 anos?
    Obrigada.

  31. josé ricardo gomes barbosa Diz:

    tenho 48 anos de idade, ex policial civil 20 anos sete meses e 12 dias, mais 03 anos 01 mes de INSS,demitido por escandalo encontro em recurso especial, porém queria saber se esse tempo da para entrar com o pedido de aposentadoria,se é através de mandado de injunção, outro estados da união já estar dando esse Direito.ricardo gomes

  32. VERA LUCIA DA SILVA Diz:

    SOU SEVIDORA PUBLICA TENHO 31 ANOS TRABALHADO ,E 51 DE IDADE ESTOU REALMENTE QUERENDO MÉ APOSENTAR ,POR FAVOR ME MANDE ERSPOSTA. O QUE EU TENHO QUE FAZER PARA MÉ APOSENTAR E NÃO PERDER O DIREITO DE USUFRUIR DO IAMSP. AQUARDO RESPOSTA .SEM MAIS OBBRIGADO

  33. Rogério Diz:

    Sou servidor público municipal (CLT), tenho 48 anos de idade e 29 anos de contribuição, sendo 16 anos na função (blaster) de alto risco de vida, recebo periculosidade. posso averbar algum periodo para aposentadoria, ou terei de cumprir 35 anos de contibuição, para aposentar-me.

  34. Cícero Luiz do Couto Diz:

    Trabalhei na Policia Civil pelo Estado de São Paulo por dez Anos,hoje já faz nove anos que me desliguei, como estou tentando aposentar,gostaria de saber se o tempo na Policia de que continha a insalubridade (grau Maximo), posso usar no INSS para contagem?

  35. Lourisvaldo Joaquim da Silva Diz:

    sou tecnico de enfermagem do Trabalho, tenho 27 anos de contribuição, todos com insalubridade e periculosidade
    ja posso dar entrada na minha aposentadoria, tenho 56 anos de idade.

  36. kali Diz:

    Olá, meu pai é escrivão de policia do Estado do Paraná a mais de 30 anos, esta muito doente e agora pediu aposentadoria… Qual aposentadoria ele deve pedir, ele ja encaminhou o processo e voltou pedindo sob qual lei ele gostaria de se aposentar… E a moça do RH foi orientada a não dar esclarecimentos… Queremos que ele se aposente como todos os direitos e beneficios da carreira, pois ele é de 1 classe, e ja tem todos os adicionais…Obrigada.

  37. andre souza tomaz Diz:

    Sou funcionario publico e trabalho no SVO SERVIÇO DE VERIFICAÇAO DE OBITOS, sou motorista do popular rabecao e buscamos pessoas falecidas de morte natural e tambem em hospitais com morte de dengue hemorragica, meningite, outros. NAO RECEBO INSALUBRIDADE POIS SEGUNDO A PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS = PGE = EU RECEBO MEU SALARIO NO CONTRA CHEQUE COMO SUBSIDIO E NAO COMO SALARIO, DAI ELES DIZEM NAO TERMOS DIREITO A INSALUBRIDADE JA ENTREI COMO PEDIDO PROC. ADMINISTRATIVO E FOI NEGADO A MIM E VARIOS OUTROS SERVIDORES, O QUE FAZER AMIGO?

  38. Alberto Pires Diz:

    Trabalhei durante 10 anos seguidos ganhando periculosidade, pois trabalhava em area de risco. Apos esses 10 anos, saí da area de risco. Gostaria de saber,se eu ganho mais 4 anos em cima desses 10 já trabalhados.Tenho 46 anos se idade,27 anos total de trabalho, ou seja, somando mais 4(extras) dariam 31 anos. Sera que faltam 4 anos para eu me aposentar???

  39. marcia marques Diz:

    trabalho na area da saude ha 25 anos, recebo insalubridade, sou CLT. tenho direito a essa aposentadoria espscial?

  40. soraia f. c. chaar Diz:

    Gostaria de saber se posso pedir aposentadoria por insalubridade, tenho 28 anos de contribuicao, sendo 22 anos como nutricionista da Prefeitura de Sao Paulo ( desde 1990) e 6 anos no setor privado, tambem como nutricionista da area da saude. Tenho 48 anos. Por favor me oriente.
    Soraia

  41. ana maria alves de oliveira Diz:

    Boa Tarde! gostaria de saber maiores esclarecimentos sobre a minha situação,tenho 44 anos de idade e 25 anos de serviço público, trabalho em uma instituição de Saúde com referencia no Estado em tratamento de doenças infecto contagiosas, recebo insalubridade. posso entrar com o pedido de aposentadoria? e como será integral ou proporcional?Aguardo resposta e agradeço antecipadamente pela atenção.

  42. Vera P. Chaves Diz:

    Tenho 50 anos e sou professora da Rede Municipal de Ensino do Rio de janeiro desde 2009. Em 2007 deixei a Rede Particular de Ensino tendo contribuído para o Regime de Previdencia Geral por 13 anos, sendo que meu salário não ultrapassava 1 (um) salário mínimo nacional.
    Minhas dúvidas são:
    1. Devo averbar esse tempo de professora regente do ensino particular à minha matrícula de servidora pública para fins de aposentadoria?
    2. Devo continuar pagando como autônoma para o INSS para ter uma aposntadoria como professora particular? Sobre que valor pago ao INSS e qual o percentual a recolher, já que sei que o cálculo da aposentadoria se dá em cima dos maiores salários? Será o caso de pagar sobre um valor maior para ter uma aposentadoria melhor?
    3. Sabendo que aos 70 anos serei aposentada compulsoriamente,sem ter completado 25 anos de magistério na rede pública, proporcionalmente ao tempo de contribuição;o que será melhor? Ter as duas aposentadorias ou averbar o tempo do particular no magistério público?

  43. manoel wellington costa Diz:

    eu manoel wellington costa tenho 30 anos como funcionario publico como posso saber se posso me aposentar com 30 anos de trabalho.

  44. Aparecida dos Santos Batista Diz:

    Boa tarde. Sou funcionária pública desde 1980, portanto vou fazer já no início do ano 32 anos de serviço e 49 anos de idade.
    Posso me aposentar? Gostaria muito. Afinal são 32 anos de minha vida.Entrei com 17 aninhos.
    Obrigada.

  45. Aparecida dos Santos Batista Diz:

    Esqueci de dizer. Sou estaturária com regime de previdência próprio e não inss.Obrigada.

  46. edinilson v da silva Diz:

    ola anigos: gostari de saber trabalhei 10 anos com isalubridade trabalhei mas 16 sem salubridade quanto tempo falta para min aposenta se ainsalubridade deminui otempo . obnrigado

  47. messias da costa sampaio Diz:

    Sou tec: de laboratorio de analise clinica tenho 53 anos de idade e 33 de contribuição sou funcionario publico do estado do Pará ganho risco de vida queria saber se posso pedir minha aposentadoria especial aguardo ancioso a resposta obrigado

  48. antonio marcos pontes couto Diz:

    Sou funcionário publico e trabalho na Marinha e recebo insalubridade. SE me aposentar pela regra do INSS,como fica meu sálario. Tenho direito a tal da B47 que dá direito a paridade ou fica pela regra do INSS? Visto que ainda não foi regulamentada.

  49. LUCIO C. PAES Diz:

    TENHO 40 ANOS 21 ANOS DE CARTEIRA ASSINADA, 17 COMO SERVIDOR PUBLICO MUNICIPAL (GUARDA CIVIL), RECEBE PERICULOSIDADE, TENHO DIREITO A APOSENTADORIA ESPECIAL?

  50. PAULA FERNANDES Diz:

    TENHO 46 DE IDADE, TENHO 26 ANOS E ALGUNS MESES DE CONTRIBUIÇÃO (SECO), MAIS EM TODO ESSE TEMPO RECEBI INSALUBRIDADE, POIS MINHA SEMPRE FOI A MESMA “AUXILIAR DE ENFERMAGEM”.(GANHANDO INSALUBRIDADE MEDIA, 20% O QUE É REGRA!)
    POSSO ME APOSENTAR?
    COMO ESPECIAL?
    TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO?
    QUANTOS ANOS GANHO NA CONTAGEM DE TEMPO INCLUINDO A INSALUBRE?
    OBRIGADA
    NO AGUARDO….

  51. Eliane Barbosa Diz:

    Tenho 21 de registro. 3 anos como sorveteira, operando máquina para fazer sorvete com risco de periculosidade; 3anos como recepcionista em laboratorio recebendo materiais biológico,8 anos como Aux. de Enfermagem e 4 anos como Enfermeira recebendo insalubridade. Tenho 43 anos. Quando poderei me aposentar? Terei que esperar completar 30 anos ou posso aposentar pela aposentadoria especial? Obrigada.

  52. Nelma Diz:

    GOSTARIA DE SABER SE POSSO ENTRAR NO INSS APENAS POR UM CONCRSO MUNICIPAL. POIS SOU CONCURSADA EM DUAS CIDADES DIFERENTE NO ESTSDA DA BAHIA, EM COCURSO SOU COORDENADORA E NO OUTRO PROFESSORA E ATUALMENTE ESTOU COM PERDA AUDITIVA E NÃO POSSO FICAR NA SALA DE AULA E GOSTARIA DE ENTRAR NO INSS APENAS NESTA CIDADE Q SOU PROFESSORA, POSSO? OU NÃO? AGUARDO A SUA RESPOSTA

  53. Eloisa Diz:

    tenho 21 anos de carteira, 10 anos insalibre e conta nenor tempo de aposentadoria
    OBRIGADA.

  54. Leila R. Silva Diz:

    Faço 30 anos de serviço agora setembro/12. Sempre trabalhe na Secretaria Estadual da Saúde e sempre recebi insalubridade. Sou funcionária regida pela Lei 500/74 e meu cargo e oficial administrativo. Posso requerer minha aposentadoria especial? Cabe entrar com mandado de injunção?
    Grata pela atenção,

    Leila

  55. roberta de sousa Diz:

    tenho 24 anos de carteira assinada como auxiliar de emfermagem,e 44 anos de idade tenho insalubridade no meu contracheque,sou tambem vacinadora, gostaria de saber se vou mim aposentar com 25 anos de trabalho, e quantos anos de insalubridade tem que ter compravodo, por que não faz muito tempo que recebo.no prximo ano faço 25 anos de trabalho se eu for mim aposentar gostaria que mim mandasse a relaçao de papeis que devo providenciar. agardo resposta.

  56. neuza Diz:

    tenho 50 anos sou funcionaria plublica da aeronaltica tenho 31 anos de trab gostaria de saber se posso me aposentar se perco alguma coisa . responda-me por favor. agurdo resposta

  57. cleusa maciel de moraes Diz:

    Sou fucionaria publica,trabalho a 16 anos e tenho 56
    Presto serviço em um sanitario publico…Estou lutando para conseguir isalubridade…Eu gostaria de saber se tenho direito
    a aposentadoria…E se tenho direito a insalubridade…
    Atenciosamente:Cleusa

  58. julio cesar monteiro Diz:

    Olá , gostaria de saber se consigo aposentar com 25 anos de serviço público. Sou Policial Civil em MG e tenho 46 anos atualmente. Um abraço a todos e obrigado.

  59. pedro geraldo Diz:

    dr. tenha 21 anos de policia civil-pe fui demitido administrativamente eu posso mim aposentar ainda na especial haja vista minha demissão foi no ano passado (12.03.2011). Eu tenho esse direito ou não.

  60. silma rocha Diz:

    sou funcionária da prefeitura, tenho 51 anos e 21 que trabalho não tenho insalubridade no meu contracheque mas sempre trabalhei em serviço de riscos. só que trabalhei 4 anos me afastei e depois voltei a 17 anos esses 4 anos anterior conta para aposentar com 25 anos de trabalho? por gentileza tira a minha dúvida.
    e obrigada.

  61. nezio eloy neto Diz:

    tenho 25 anos de guarda municipal da prefeitura de jundiai,e mais 12 anos de serviço em pedreira como ajudante de oficina,nestas condições quanto tempo falta para me aposentar já que como guarda uso arma,colete balisco,viatura caracterizada e faço patrulhamento etc,aguardo uma resposta e se sim,quais os documentos necessarios. obrigado

  62. Célia Diz:

    Boa tarde, sou funcionária pública municipal regime estatutária trabalho área administrativa desde 1991 e no setor saúde a partir de 2005 e recebo insalubridade 20%. Gostaria de saber se eu começar a contribuir eu consigo aposentar mais cedo. Tenho 49 anos. Aguardo respostas obrigada.

  63. Maria Regina M. Garcia Diz:

    Sou funcionária pública trabalho na saúde há 15 anos sempre no mesmo setor clinica médica, setor esse de risco já fiz preparo de quimioterapia sem os devidos IPIS,continuo até hoje no mesmo setor gostaria de saber qual a documentação necessária e se é possível eu dar entrada na aposentadoria especial.

  64. Mauro Galante Diz:

    sou professor a 25 anos, trabalhados concomitante com serviço na area privada , a qual ja conto com 33 anos de trabalho tenho 53 anos. Gostaria de aposentar sómente pelo Etado de São Paulo como professor estadual , sera que ja tenho direito a aposentadoria como funcionário público se juntar os dois tempos ?
    Desde já obrigado , e em caso afirmativo irei procurá-los.
    Mauro Galante

  65. marcia Diz:

    Oi tenho 27 anos e estou desempregada a um ano tive estenose/oclusão em arteria cerebral média esquerda com neovascularização posso me aposentar por invalidez.

  66. mario josé Diz:

    tenho 23 anos de funcionalismo estadual e 13 anos de contribuição do INSS, faço 51 anos de idade em junho deste ano, quero saber se posso me aposentar, no aguardo de uma resposta e se afirmativa quais os documentos necessários, obrigado.

  67. leandro teixeira de moura Diz:

    trabalho como tecnico de enfermagem ganho insalubridade, quero saber se aposentando com 25 anos de serviço existe alguma possibilidade do inss descontar alguma porcentagem do sálario base em olerite

  68. marlete mendes do couto silva Diz:

    sou aposentada27/30 proporcional com desde 1993, serviço publico do ministério da saúde, como como auxiliar de enfermagem, gostaria de saber se tenho direito a conversão para a aposentadoria comum?

  69. Maria Goes Diz:

    Boa tarde, trabalhei 6 anos como auxiliar de marketing, depois 20 anos auxiliar administrativo da prefeitura municipal de uberlandia, em novembro 2008 tirei licença sem remuneração e comecei a pagar facultativo, valor que pago até o presene momento. Em novembro e 2012 completo 30 anos de contribuição sendo 20 anos regime CLT e 10 anos regime da previdência. Nestes 20 anos de CLT em 5 anos recebi insalubridade de 20%, trabalhei no arquivo. Por favor me deem uma luz sobre o que devo fazer , se entro com pedido de aposentadoria em março de 2013 qdo complrto 50 anos já que em novembro já terei completado 30 anos de contribuição, e este 30 anso ~´e fora o tempo que trabalhei recebendo insalubridade. Por favor me ajudem a tomar uma decisão. Desde já agradeço a atenção.

    Maria Gois

  70. Anatália Maria Diz:

    Sou funcionária pública há 26 anos na área de educação e vou completar 48 anos em julho.Posso pedir aposentadoria .Já trabalhei antes durante 2 anos em repartição particular.somando então 28 anos.Como faço para incorporar esse tempo de serviço?

  71. arivaldo de souza lobo soares Diz:

    Todos fizemos perguntas, para obtermos respostas, e cader as respostas?

  72. Helio G.Falcao Diz:

    Sou servidor publico (servente) do Estado do Rio de Janeiro (27 anos), não recebo insalubridade, como devo proceder para ter o meu direito reconhecido? Para ter direito a pleitear a aposentadoria especial, é preciso que primeiro esteja recebendo a insalubridade? Ou uma coisa não esta condicionada a outra?

    atenciosamente,

    Helio Gomes Falcao

  73. Magali Diz:

    Boa tarde, sou policial militar há 25 anos em SP há +-12 anos trabalho na área de saúde com o médico da PM e gostaria de saber se posso solicitar junto ao INSS redução do tempo de serviço ao Estado, onde atualmente são 30 anos, por estar exposta condições insalubres a minha integridade física?! e também por ter CA de mamadesde 2009?! onde me encontro trabalhando atualmente…..obrigada, aguardo resposta……

  74. EDUARDO GOMES MOREIRA Diz:

    Sou funcionario publico aposentado,mas tenho 15 anos de contribuição com o inss,ai eu pergunto se posso aposentar de novo,ou tenho que completar os 65 anos para requerer.
    Por gentilesa enviar respostas.

  75. cicero Diz:

    boa tarde eu trabalho em uma fabrica e fui dispensado pelo meu chefe mai eu tive perda de audição dentro da empresa o que devo fazer que tenho 24 ano dentro da empresa quar são os meu dereito que perdi dentro da empresa que quando eu entrei na empresa não uzava proteto todos trabalhava sem protetor comesamo a uzar proteto depois de 9 anos de trabalho foi ai que ue pedir a uadição

  76. neuza Diz:

    tenho 50 anos de idade e 31 de trabalho sou funcionaria do laboratorio da aeronaltica quero me aposentar mais todos dizem que vou me aposentar com um salário pequeno como faço? e onde devo ir para saber? responda me por favor não aquento mais essa situação..

  77. Flavia Manoel Diz:

    tenho 50 anos de idade, 20 anos de funcionaria publica na educação e tenho 12 anos e quatro mese em firma privada qdo posso me aposentar gostaria de obter uma resposta.

  78. ana nery Diz:

    tenho 56 anos de idade e 23 de contribuição como funcionaria publica municipal,gostaria de saber se eu desejasse me aposentar proporcionalmente eu perderia muito do salario atual que é hum mil e sessenta reais.me informaram que com essas caracteristicas eu seria aposentada com o salario minimo.outra duvida é que se eu esperar fazer 60 anos eu receberei a aposentadoria integral ja que o tempo de contribuição aumentaria para 27 anos?por favor me esclareça.

  79. ana nery Diz:

    outro esclarecimento por favor: trabalho em um posto de saude onde são feitos exames de hiv,atendimento a tuberculose,hanseniase embora esteja na área administrativa da visa eu tenho direito a requerer insalubridade?
    ana néry

  80. rosane diniz cruz Diz:

    Sou funcionária pública estadual no estado de Minas Gerais, tenho 51 anos de idade, 31 anos de efetivo exercicio, posso me aposentar sem perda do salário? sou nomeada no cargo de Auxiliar de Policia civil, porém exerço as funçoes de escrivão de polícia, tenho algum direito por esse desvio de funçao?

  81. Saulo de Tasso Diz:

    tenho 48 anos de idade, sou funcionário público federal FIOCRUZ, e trabalho desde 1986 em laboratório gnahando adicional de Insalubridade e trabalhei também de 1984 a 1986 como encarregado de faxina nesta mesma Instituição. Queria saber se para contar para aposentadoria Especial contaria desde 1984 ou contaria só 1986 quando passei a ser funcionário público federal???
    desde já agrsadeço…
    saulo de Tasso.

  82. Candido N. F. Coelho Diz:

    tenho 56 anos de idade, 26 de serviço publico e 35 e seis meses de contribuição. Quando terei direito a abono permanencia?

  83. Maria Madalena Silva de Paula Diz:

    Tenho 23anos de registro,7 anos como professora,os demais como recepcionista em um hospital.
    Tenho 44 anos.Também sou deficiente auditivo :100%do lado esquerdo e 20% do direito.
    Minha dúvida e como fazer e se tenho direito de me aposentar como deficiente auditiva?
    Aguardo resposta e desde já mto obrigada!

  84. Maria Madalena Silva de Paula Diz:

    Onde vejo a resposta? No email.
    Grata.

  85. waleska silveira lira Diz:

    sou professora universitária. Tenho 26 anos de tempo de serviço e 48 anos de idade. Já tenho direito a aposentadoria? com quantos anos tem direito a me aposentar integralmente.

    Atenciosamente

  86. Valdomiro Agostinho da Silva Diz:

    Tenho 60 anos de idade,sou funcionário público do est.de Pe.Trabalhei 9 anos em empresas privada e estou trabalhndo à 32 anos,sendo no total de 42 anos de serviço.Já recebo o abono permanência.Me aposentando ganharei um acréssimo na aposentadoria? Gostaria de saber se sou obrigado gosar as lincência prêmios que tenho antes de me aposentar? Agradeço pelas respostas.

  87. Claudio Lopes Diz:

    Olá. sou policial militar do Paraná, e gostaria de saber se posso usar de alguma maneira os 11 anos que tenho de carteira assinada no serviço privado?? hoje tenho 37 anos e estou a 10 anos na policia militar. obrigado pela atenção.
    obs. ouvi falar que eu poderia usar esses anos para completar aposentadoria!!!!!

  88. janilson roque diniz Diz:

    boa noite estou com 54 anos trabalho na funasa desde 01/03/1979 com ensalubridade no contra cheque tenho mais 3 anos e seis meses na marinha do brasil eu tenho direito a aposentadoria especial quero sair hoje aposentado com a aposentadoria integral espero por resposta um abraço.

  89. JOSE PACHECO DA CRUZ Diz:

    tenho 53 anos de idade 11 anos de contribuicao pelo inss 20 de servico publico com 12 recebendo insalubridade ja tenho direito a aposetar me. aguardo resposta

  90. cleunice Diz:

    bom dia, gostei da materia, queria saber eu tenho 26 anos de funcionaria publica detran recebo isalubridade a mais de 10 anos tenho diretio de aposentar com os 25 anos , grata

  91. Eliezer Trombaioli Diz:

    Não achei correto dizer que o sevidor público deve ter foro privilegiado,como diz a matéria acima das perguntas,trabalho há 23 anos,2meses e 24 dias,nunca tive nenhum tipo de privilégio e tenho contribuido para manter os funcionários públicos trabalhando,pois é através da minha contribuição e de milhares de trabalhadores regidos pela CLT,da iniciativa privada que este pais sobrevive,acho sim necessário o serviço público,mas muita coisa tem que ser revista,pois o dinnheiro é muito mal aplicado e o contraste entre o teto da aposentadoria do funcionalismo público(com respeito a administração direta e dos poderes legislativo,executivo e júdiciário é imoral)enquanto a maioria dos servidores no Brasil tem salários indecentes,pensem nisso senhores administradores,tanto servidores públicos como trabalhadores de empresa privada tem seu valor,e novamente discordando da matéria,acho que deve haver isonomia,obrigado pelo espaço e por poder emitir minha opinião.

  92. Eliezer Trombaioli Diz:

    (Já fui funcionário público dos correios e posso dizer que tenho conhecimento de causa para emitir a opinião acima)

  93. Isaque Diz:

    Sou servidor, tenho 48 anos, recebo insalubridade a 28 anos interuptos em laboratorio de fotomecanica envolvendo gravação revelação e fixação de filmes e chapas , impressão offset com preparação de tintas , utilisando solventes, restauradores acidos e outros produtos prejudiciais a saúde.
    Posso me aposentar integlal, sem perdas?

  94. Elton Alves Chagas Diz:

    Tenho 42 anos ha 21 anos sou guarda municipal de belém, com mais 2 anos de exército. Adquiri uma doença insuficiência venosa crônica querem me readaptar, ganho adicional risco de vida por estar armado. Nessas condições posso me aposentar?

  95. ESTER MOUZINHO Diz:

    Olá. Sou funcionária pública federal e recebo insalubridade um pouco mais de 10 anos. tenho 48 anos de idade e de serviço 30 anos como servidora pública federal. Gostaria de saber se tenho chance de pedir aponsetadoria antes de completar 55 anos de idade.
    Atenciosamente
    Ester Mouzinho

  96. jose carlos Diz:

    Verdade ou mentira: quem nao trabalhar de cartera assinada a partir de 2013 nao podera mais aposentar?

  97. Jose Luiz de Souza Diz:

    Por favor. Se puder responder agradeço:Uma pessôa que trbalhou por 3 anos em empresa privada, 3 anos contratada no funcionalismo público de 1973 à 1976, de 1976 à 1980 como motorista policial efetivo, de 1980 à 2003 como Investipol em SP., quando foi exonerado.Hoje tem direito a aposentadoria. Em caso negativo, contribuiu por mais 2 anos para o INSS, e esta atualmente com 62 anos. Se aposentar agora qual as vantagens.

  98. Jucelio Diz:

    Sou funcionário Público do Estado do Paraná Há 15 anos e tenho 20 anos de contribuição em empresa privada, minha função no Estado é Agente Penitenciário. Tenho direito a me aposentar com 35 anos somando as contribuições da privada, ou tenho que ter no mínimo 25 de contribuição no Estado?

  99. valcir cristina quintas de oliveira frança Diz:

    boa tarde, gostaria de imformação: tenho 22 anos de trabalho registrado e tenho 20% de insalubre desde 20/08/1992 gostaria de saber se eu tenho direito de aposentadoria especial

  100. HUGO PORTO SOARES Diz:

    SOU SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL HÁ 26 ANOS. DURANTE 15 ANOS, FUI SERVIDOR DA FIOCRUZ, QUANDO PERCEBI – POR 11 OU 12 ANOS – ADICIONAL DE INSALUBRIDADE, MATÉRIA INCONTROVERSA, QUE POSSIBILITOU A CONTAGEM ESPECIAL DE TEMPO DE SERVIÇO PARA SERVIDORES QUE SE ENCONTRAVAM NA MINHA SITUAÇÃO (TENHO A FICHA FINANCEIRA DE TODO O PERÍODO EM QUE PERCEBI ADICIONAL DE INSALUBRIDADE, CONTINUAMENTE). EU, NO ENTANTO, NÃO FUI BENEFICIADO, POIS QUANDO O STF DELIBEROU POR ESSA CONTAGEM,EM BENEFÍCIO DA FIOCRUZ, EU NÃO ERA MAIS SERVIDOR DA FIOCRUZ, POIS HAVIA SIDO REDISTRIBUÍDO PARA OUTRO ÓRGÃO FEDERAL. O QUE DEVO FAZER PARA TER A CONTAGEM ESPECIAL DE TEMPO DE SERVIÇO (INSALUBRIDADE), PARA PODER APOSENTAR-ME?
    GRATÍSSIMO. HUGO PORTO SOARES.

  101. isabel Diz:

    Tenho 9 anos de INSS, e 21 anos de serviço público das quais 17 são de magistério na cidade de Gravatai/RS. Quando poderei me aposentar integralmente?

  102. Terezinha Diz:

    Tenho surdez severa em ambos os ouvidos, fiz readaptação de função de professora para aréa administrativa e tenho 50 anos de idade e 28 anos de trabalho no Estado(Goiás) Trabalhei muitos anos com turma de 1ª série, como alfabetização, gostaria de saber se eu ja tenho o direito de aposentar-me, ou se posso requerer um benefício pela perda auditiva adquirida quando eu estava lecionando nas séries iniciais? Aguardo resposta pelo e-mail

  103. Rosangela S.Cunha Diz:

    Sou servidora publica Federal do Ministério do Meio Ambiente sou da carreira da C&T e em um acervo de plantas secas a 25 anos a cerca de 20 anos recebo isalubridade tenho 49 anos e gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria especial e como se daria esta aposentadoria se seria com paridade com os servidores federal da ativa ou seria pelo INSS.

  104. amelia Diz:

    sou funcionaria publica no pr trabalho num colegio estadual
    sou tecnico admistrativo e atuo na biblioteca, porem tive cancer de mama fiz todo o tratamento inclusive esvaziamento axilar que me impede de carregar peso ou exercer movimentos repetitivos e ate o simples fato de levantar os braços incomoda, meu braço tem inchado bastante, tenho direito a aposentadoria? muito obrigada um abraço

  105. MARIA APARECIDA LAGE Diz:

    Tenho 51anos, sou funcionario publico federal à 22 anos e tenho 5 anos de insalubridade tenho direito ao mandado de injunção especial?

  106. Selma Regina Alves Diz:

    Sou professora da Rede Municipal de Ensino em uma Prefeitura no Rio de Janeiro . Tenho 21 anos trabalhados e mais 2 anos na área de saude do Estado . Fui acometida de uma enfermidade que me colocou em uma situação de readaptação de função me tirando de sala de aula e fazendo com que eu trabalhe na biblioteca da escola. Tenho direito a aposentadoria? Minha idade é 42 anos.

  107. maria cecilia de lima Diz:

    sou servidor do estado tenho 56 anos e comecei trabalhar em 1989 registrada em 1991 entrei no estado recebo isalublidade de grau 20 queria saber se quando eu tiver 25anos de serviço posso me aposentar

  108. simone aparecida Diz:

    Mandei uma duvida no dia 22\novembro\2011 e até hoje não obtive uma resposta.
    Hoje tornei a mandar minhas duvidas e aguardo anciosa por uma resposta.
    GRATA
    SIMONE

  109. FRANCISCO Q. FARIAS Diz:

    TRABALHEI 12 ANOS NO SETOR PRIVADO, E 18 NO PUBLICO,POSSO PEDIR LICENÇA SEM VERCIMENTOS, VOLTAR PARA O PRIVADO JUNTAR OS TEMPOS E ME APOSENTAR,POSTERIOMENTE VALTAR SETOR PUBLICO ASSUMIR O GARGO, PERDER A APOSENTADORIA?

  110. FRANCISCO Q. FARIAS Diz:

    RETIFICAÇÃO: TRABALHEI 12 ANOS NO SETOR PRIVADO, E 18 NO PUBLICO,POSSO PEDIR LICENÇA SEM VERCIMENTOS, VOLTAR PARA O PRIVADO JUNTAR OS TEMPOS E ME APOSENTAR,POSTERIOMENTE VOLTAR SETOR PUBLICO ASSUMIR O GARGO, SEM PERDER A APOSENTADORIA?

  111. maria aparecida Diz:

    Olá. Tenho 50 anos de idade e 30 de contribuição como Funcionária Pública, posso me aposentar proporcional, a perda é muito grande?

  112. monica perpetuo Diz:

    tenho 10 anos e meio de tempo averbado no estado(tempo administrativo)e 20 anos como professora efetiva no estado.Estou hoje com 50 anos.Como e quando posso me aposentar?É verdade que não preciso pagar(desconto)de contribuição previdenciaria mais pois já contribui por 30 anos?

  113. manoel Diz:

    sou manoel tenho 60 anos e 20 anos de trabalho publico quero saber qual o meu direito mim ajude amigo (a).

  114. CARLOS VIEIRA DOS SANTOS Diz:

    Tenho 21 anos de tempo de serviços como professor regente e 09 anos de inss completo já 30 anos de serviços, tenho 55 anos de idade, já posso aposentar integral ou proporcional? se proporcional perco quanto? no salário?

  115. CARLOS VIEIRA DOS SANTOS Diz:

    tenho 21 anos de tempo de serviços como professor regente e 09 anos de inss completo já 30 anos ao todo, tenho 55 anos de idade, posso aposentar integral ou proporcional? se proporcional quanto perco no meu salário?

  116. Maria da penha rosa Diz:

    Sou funcionaria publica municipal pedi minha aposentadoria proporcional, e foi negada, tenho 25 anos de contribuiçao e 57 anos de idade, tenho direito a receber proporcional, aguardo sua resposta.

  117. maria aparecida Diz:

    tenho 19 anos de estado trabalho numa escola eu recebo insalubridade pois sou servente e tenho 7anos de carteira assinada de idade tenho57 ja posso me aposentar

  118. ricardo lima Diz:

    Sou servidor público estadual (CLT), tenho 48 anos de idade e 28 anos de contribuição, sendo 22 anos na função de atendente, para eu se aposentareu terie de cumprir 35 anos de contibuição, para aposentar-me. se eu pedir demissão do estado.

  119. charles Diz:

    bom dia, meu nome é charles, sou policial militar a 8 anos no estado do parana, a legislação diz que posso me aposentar apartir dos 25 anos de tempo trabalhado, .
    me disseram que o tempo em que fiquei no exercito brasileiro conta para fins de aposentadoria, trabalhei durante 7 anos, neste orgão, ja pedi para contar este tempo junto a previdencia, hoje então quando imprimo o historico funcional me informa que estou com 15 anos de serviço, ai vai as perguntas, terei que trabalhar mais 10 anos para me aposentar, ou terei que trabalhar 18 anos na policia miitar com 7 anos em que ja trabalhei, somaria assim o total de 25 anos e somente depois somaria os 7 anos do exercito, ficando com tempo de serviço de 32 anos.
    desde ja agradeço qualquer informarção.

  120. Lizabeth Diz:

    Bom dia,gostaria de informação: tenho 24 anos de trbalho sou CLT e funcionária publíca municipal vitória , e tenho 59 anos de idade gostaria de saber se posso da entrada na aposentadoria, e quero saber se eu vou ter uma aposentadoria intergral sem perda salárial por favor gostaria de se respondida fico muito grato.

  121. valdiva aparecida cruz Diz:

    Tenho 25 anos de estado, tenho 40% porc. de adicional de insalubridade-efp, e adicional de periculosidade-efp, trabalho na Secret. Administração Penitenciaria.
    Antes de eu engressar nessa secretaria, tenho 02 anos pelo INSS, estou com 46 anos de idade, peço q vcs me esclareçam , obrigado, pois preciso de sua ajuda, para ver a melhor forma de eu parar de trabalhar, onde eu trabalho é muito stressante, obrigado aguardo a resposta.

  122. Cicero F. Batista Diz:

    Boa tarde
    Uma dúvida Eu, tenho 25 anos de carteira assinada(tempo de serviço) a Pessoa Juridica e Fisica, Eu, posso pedir aposentadoria parcial se é esse o nome que se da? E QUAL O PERCENTUAL $$$%?
    Obrigado
    AguARDO.

  123. Gerônimo Diz:

    Tenho 44 anos de idade e sou funcionário publico municipal concursado há 25 anos e nessa função recebo periculosidade. Eu posso requerer a aposentadoria especial?

  124. antonio fernandes bastos Diz:

    eu tenho 61 anos de idade, 22 anos serviso publico estadual,6 anos exercito,e 5 anos de empresa privada. euposso aposentar qual idade.

  125. Angela Chrispim Pires Diz:

    Tenho 25anos e 9meses de tempo de serviço como professora da rede estadual de São Paulo, mas apenas 46 anos de idade. Gostaria de saber se posso me aposentar mesmo que meus vencimentos sejam proporcionais, pois a idade exigida é 50anos e ainda faltam 4 para que eu possa usufruir do merecido descanso. Estou de licença sem vencimentos pois me encontro com depressão e síndrome do pânico devido ao estresse que esta profissão causa à quem a exerce com responsabilidade e dedicação. Espero ansiosamente pela resposta pois pretendo requerer minha aposentadoria o mais rápido possível.

  126. maria de Fátima s.ferreira Diz:

    sou funcionária municipal desde 19/01/1983 admitida trabalhei até dezembro de 87 minha filha 03 anos teve anemia forte,me afastei para cuidar dela, o médico abonou o dia da consulta.Levei minha filha no inps dªZady disse se o quadro não tivesse melhora dentro de 02 mês teria que fazer transfusão de sangue,sabendo que o médico municipal tinha me negado licença médica simplesmente me afastei do serviço, onde consta como vacância.Votei em 08/02/90 contratada pela Erondina, meu RF é o mesmo ,em 1991 passei no concurso me efetivando,hoje tenho 59 anos estou no 4º quinquênio,sei que deveria ser o 5ºmas dizem que não tempo de admitida não esta contando e tem faltas que não é do meu conhecimento, onde entra como vacância. O tempo que realmente estive afastada,foi 03 anos.Estou para passar no JUd dia 22/05 trata de acidente de trabalho dentro da sala do APH, um paralelepipédico caio no meu pé direito tive fratura de LIN FRANC quebrou tarso e metatarso do 2ºe dedo onde aguardo há três anos no HSPM.Me oriente que devo fazer,sem falar dos precatórios que naõ recebi.Há,em 05/01/2007 TIVE ACIDENTE ,AO DESCER DA AMBULÂNCIA QUE NÃO TEM A ALÇA DE APOIO NA PORTA ESCORREGUEI AO DESCER PARA PRESTAR SOCORRO NUMA VIELA NA PRAÇA DO FORRÓ EM são miguel paulista, TIVE LESÃO DOS LIGAMENTO NO JOELHO ESQUERDO ESTIVE EM TRATAMENTO E AFASTADA POR 07 MÊS, O MÉDICO DA PERICIA DO DSS EM s.mIGUEL DEU ALTA DISSE QUE ESTAVA APTA PARA O TRABALHO, TIVE QUE TRABALHAR USANDO JOELHEIRA FAZENDO FISIOTERAPIA,ONDE ME DESEQUILIBRO E CAIO SEMPRE AO SUBIR, DESCER E NA LINGUAGEM NÃO CIENTIFICA(MEU JOELHO DESENCAIXA E A DOR É INSURPORTAVEL,TOMO REMÉDIOS PARA DOR DESDE 2007,AGUARDANDO POR UMA CIRURGIA NO JOELHO E NO PÉ ATÉ O DIA DE HOJE,É BRINCADEIRA ISSO!?… tenho RECEIO NO QUE PODE OCORRER NO judi DIA 22/05/2012-av. liberdade? já NÃO RECEBI OS PRECATÓRIOS,NÃO ME FIZERAM AS CIRURGIAS NA ÉPOCA DOS ACIDENTES QUE TINHA QUE FAZER, ESTOU READAPTADA,27 ANOS DE SERVIÇO COM SALÁRIO BASE 1000 REAIS E INCAPAZ TIVE QUE DEIXAR DE SER SOCORRISTA DO Samu DE sp.o QUE DEVO FAZER, RECORRER, SINTO LESADA FÍSICO,FINANCEIRA,MENTAL,SOCIAL E IMPOTENTE PERANTE Á TODOS OS FATOS OCORRIDOS .iSSO TUDO OCORREU APÓS UM LOGO ESFORÇO PARA ME FORMAR ENFERMEIRA ,NÃO POSSO TRABALHAR EM OUTRO SERVIÇO ? sOU LESADA PELO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL SP-.ME AJUDE POR FAVOR. FÁTIMA…

  127. maria de Fátima s.ferreira Diz:

    retifico:TARSOS E METATARSOS DO SEGUNDO E QUARTO DEDOS DO PÉ ESQUERDO,ONDE TUDO QUE ESCREVO AQUI SOBRE OS ACIDENTES TAMBÉM ESCREVI A PUNHO E ENTREGUEI NAS PERICIAS DO dss EM sÃO Miguel e no DSS na praça Pátriarca São Paulo.NO PAS fomos leado por pelo prefeito Malufe retirados dos hospitais e jogados na sec. da educação, onde antes fomos enganados e pressionados a assinar o QPS e Malufe nos tirou nossos direitos adquiridos,e ai por diante Qps e outras coisas a mas nós enganando.em guanto isso os colarinhos brancos se dão bem!Me ajude ai hó? Repetição de Datena.Fátima.

  128. siliana Diz:

    quanto tempo tenho que pagar o inss para me aposentar

  129. Jose Alves dos Santos Diz:

    Ola trabalho em uma tecelagem a 24 anos ,Aqui rola um comentario de um tal pp, que nos dara o direito da apose ntadoria especial.gostaria de ter mais smformaçaõ.Caso alguem leia este ,por favor me responda.

  130. manoel miranda Diz:

    gostaria de saber se tenho direito a posentadoria especial.entrei na antiga fundação SESP em 1987 trabalhei na area hospitalar a mais ou menos 11 anos depois disso fui transferido para o Instituto Evandro Chagas,trabalhei mais uns três anos na area insalubre. hoge eu tenho 25 anos de serviço eu posso solicitar minha aponsentadoria especial.gostaria que vcs me respondense.

    muito obrigado!

  131. Lourdes Diz:

    Olá, tenho 51 anos e 27anos e nove de contribuição, posso pedir aposentadoria por tempo de contribuição?

  132. jose urias costa de oliveira Diz:

    gostaria de saber quem pode pedir apasentadoria com 20 anos de contrubição, ja tenho 24 anos de contrubuição: trabalho com copias xerograficas (pó grafico)que contém carbono e outros produtos quimicos, também exerço a profissão de técnico em edificaçõs no acompanhamente de obras. vivo no meio de poeira ex. cimentos e cal . também fui impressor de maq. offset e mimiografo a tinta por mais de 11 anos. obrigado

  133. silvio Diz:

    Sou Bombeiro Militar do estado do Rio de Janeiro, e tenho 15 anos de serviço e 35 de idade, gostaria de saber se tenho o direito de me aposentar com metade do salário.

  134. silvio Diz:

    Sou Bombeiro Militar do estado do Rio de Janeiro, e tenho 15 anos de serviço e 35 de idade, gostaria de saber se tenho o direito de me aposentar com metade do salário. Em caso positivo gostaria de saber quais beneficios eu perderia. Abraço!

  135. valdevino miguel duarte Diz:

    gostaria de saber se ja posso me aposentar pois tenho 31 anos e tres meses de serviço mais ensalubre e 52 anos de idade ja posso dar entrada na aposentadoria

  136. NICE MARIA VALENTE Diz:

    Gostaria de um esclarecimento: sou funcionária pública (Minstério da Saúde) há 29 anos. Já posso pedir abono permanência, pois recebo adicional de insalubridade?
    Agradeço a atenção

  137. Glberto Machado. Diz:

    SOU FUNCIONARIO DA SAÚDE CONCURSADO DA Prefeitura de Porto Alegre ENFERMEIORO RECEBO INSALUBRIDADE TENHO 50 ANOS E 25ANOS DE PREFEITURA EM SERVIÇO INSALUBRE GOSTARIA DE SABER SE POSSO REQUERER NA JUSTIÇA A APOSENTADORIA ESPECIAL.

  138. sandra Diz:

    Meu nome é sandra helena da silva, completei em 17 de abril de 2012, 26 anos de trabalho efetivo como técnica de laboratório de análises clínicas para prefeitura de minha cidade recebo insalubridade de grau 40 queria saber se tenho o direito de aposentar?

  139. jose Sampaio Diz:

    Tenho 53 anos e 35 de contribuição. Ingressei no serviço publica há 2 anos, tenho direito a aposentadoria integral como todos funcionários publicos?

  140. Maria Delfina Spalatti de Oliveira Diz:

    Desejo saber estou aposentada a 15 anos, aposentei proporcional com 28 anos de Serviço,destes 10 ultimos anos recebendo insalubridade, posso sern beneficiadad de alguma forma, aumentando o meu tempo de serviço pra 30 anos e recebendo a minha aposentadoria integral por tempo de Serviço?, que hoje recebo proporcional?.

  141. maria cecilia de lima Diz:

    bom dia serviço ,tenho 56 anos de idade e tenho quase 3 anos de carteira asinada mas 21 anos de estado por tudo ja tenho quase 25 anos de serviço recebo isalublidade de grau meio gostaria de saber se quando eu completar 25anos posso pedir aposentadoria

  142. maria cecilia de lima Diz:

    BOA TARDE , JA MANDEI UM EMAIL PARA VOCE SOBRE APOSENTADORIA E NÃO TIVE RESPOSTA POR ISSO ESTOU TE PEDINDO AJUDA MAIS UMA VEZ .QUE FORA ESTA ASSUNTO AGORA APARECEU OUTRO SAIU NO DIARIO OFICIAL QUE VAI SER CORTADA A MINHA INSALUBLIDADE QUERIA SABER SE ESTA CERTO FAZER ISTO ME RESPONDA POR FAVOR COM URGENCIA MUITO OBRIGADA

  143. JOSE RICARDO GOMES BARBOSA Diz:

    EX POLICIAL CIVIL DEMITIDO POR ESCANDALO, TENHO 20 ANOS 07 MESES E 08 DIAS, MAIS UMA FPERIAS EM DÔBRO E DUAS LICENÇA PRÊMIO NÃO GOZADAS, MAIS 03 ANOS 07 MESES DE INSS, ENTREI COM MANDADO DE INJUNÇÃO AQUI NO ESTADO DE PERNAMBUCO, SOBRE A LEI Nº 8.213 ART;57 DA CONSTITUIÇÃO SOBRE A FUNÇÃO DE RISCO O PERIODO EM QUE ME ENCONTRAVA NOS QUADROS DA PCPE, PERFAZENDO UM TOTAL DE 26 ANOS 03 MESES E OITO DIAS, POREM O DESEMBARGADOR NEGOU E ENTREI COM AGRAVO REGIMENTAL, E TENHO 49 ANOS QUERO SABER SE É INTEGRAL OU PROPOCIONAL, OUTROS ESTADOS JÁ ESTAO DANDO ESSE DIREITO, ATÉ AQUI MESMO UM DELEGADO DEMITIDO TINHA 28 ANOS E GANHOU A INJUNÇAO, SE TENHO O MESMO DIREITO…MUITO OBRIGADO

  144. manoel wellington costa Diz:

    boa tarde tenho 56 anos e 32 anos de contribuição posso pedir minha aposentadoria.

  145. manoel wellington costa Diz:

    queria saber se posso pedir minha aposentadoria com 32 anos de contribuição e 56 anos de idade, queria uma resposta.

  146. francisco campos junior Diz:

    SOU POLICIAL MILITAR A 26 ANOS (1991-2014) E TENHO UMA AÇÃO JUDICIAL QUE GANHEI(2002-2006)QUE TRABALHEI DE SEGURANÇA PRIVADO. MINHA PERGUNTA É POSSO USAR ESSE TEMPO CONCOMITANTE NA APOSENTADORIA DO SERVIÇO PUBLICA, POIS NA SENTENÇA FOI RECONHECIDO O VINCULO DE EMPREGO, PAGOS INSS E REGISTRO NA CTPS.

    OBRIGADO !!!!!!

  147. Maria Melo Diz:

    Boa tarde, Sr. Francisco Campos, é possível pedir o aproveitamento do tempo comum ao especial sim. Mas possivelmente, terá que ingressar com ação judicial. Já existem várias decisões favoráveis, neste sentido.

  148. Germana Souto Diz:

    Sou funcionária pública,trabalho como bioquimica,em hospitais do estado ha 21 anos e tenho 46 anos.Gostaria de saber se vou poder dar entrada na minha aposentadoria com 25 anos de serviço.

  149. Rosival Oliveira Padilha Diz:

    Sou militar da Brigada militar, reformado e faz 10 anos que trabalho com carteira assinada, pago inss, tenho 59 anos, a pergunta posso me aposentar por idade, pois pago inss

  150. Rosival Oliveira Padilha Diz:

    Sou militar reformado, atrabalho com carteira assinada a 10 ano, desconto inss, posso me aposentar por idade, pois sou contribuinte do inss.

  151. washington Diz:

    Tenho 19 anos como agente penitenciário no Estado da bahia, tenho 7 anos no privado, já averbado. Posso pedir aposentadoria proporcional por tempo de serviço? Entrei no ano de 1996.

  152. Eugenio Diz:

    Por favor, trabalhei no Tribunal de Justiça de São Paulo de 1997 a 2003, tendo pedido exoneração para trabalhar como autônomo. Minha contribuição era feita no IPESP, e após minha saída não fiz nenhum recolhimento. Há como aproveitar este tempo no IPESP e contribuir para o INSS ? Como proceder ? Obrigado.

  153. Ieda Vãnia de Oliveira tavares Ramos Diz:

    Quero saber se posso sem perder vencimento solicitar minha aposentadoria. Sou funcionária Pública com cargo de professora já tenho 30 anos de contribuições, e já estou com 51 anos, iniciei em 13.03.1984 porém passei alguns anos fora de regência, em atividade como a de técnica educativa, gestora, vice gestora, enfim minha dúvida irei perder o direito a me aposentar pela especial, já que ocupei outras funções mesmo sendo lotada na pasta da educação?

  154. MARCOS ANTONIO DOS SANTOS RIBEIRO Diz:

    Bom dia

    Tenho 60 anos, 3 anos de serviço na iniciativa privada (não vigia), e 22 anos de serviço publico municipal vigia noturno, tenho direito a me aposentar.(pmsp0

  155. KAIRO Diz:

    tenho 29 anos sou policial militar,perdi a falange distal do 1 e 2 dedo. tenho direito a reforma?? segundo os médicos aqui da própria PM não quiseram me reforma pq eu posso trabalhar interno isso é correto, mesmo sendo um sequela permanente???

  156. maria neusa Diz:

    tenho completos 20 anos de serviços prestados à prefeitura através de cargo concursado com insalubridade em holerit, e mais 3 anos de carteira assinada em empresas privadas. queria saber se posso pedir aposentadoria proporcional ou especial pois já tenho é 51 anos completos

  157. ADONIAS SANTOS Diz:

    SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO HÁ 33 ANOS E TENHO 2 ANOS DE SERVIÇO MILITAR AVERBADO,TOTALIZANDO 35 ANOS DE SERVIÇO E 55 ANOS DE IDADE . GOSTARIA DE SABER SE EU JÁ POSSO DAR ENTRADA NA MINHA APOSENTADORIA . AGUARDO RESPOSTA

  158. sidney soares Diz:

    posso me aposentar como professor do estado de São Paulo ao completar 31 anos de trabalho somente em sala de aula e 54 de idade, os quais completarei em 2017? Obrigado.

  159. Adriane Tássia Dias Diz:

    Boa Noite,
    Tenho 11 anos de contribuição no estado e prefeitura sou professora de educação física como faço pra continuar pagando meu INSS como professora? Ou posso juntar o tempo de contribuição e continuar pagando como autônoma pra melhorar o salário?

    Obrigada.

Deixe uma resposta

*