Beatles e a paixão secreta pelo futebol

Desenho de John Lennon aos 11 anos de idade, sobre a final da Copa da Inglaterra de 1952

Futebol e rock, uma simbiose puramente inglesa. Destrinchar os Beatles neste assunto resulta em uma trilha de inúmeras notas e interpretações…

O ponto de partida é a apresentação de Paul McCartney no Recife neste fim de semana, cinco meses após o show de Ringo Starr. Astros da maior banda de todos os tempos.

Considerando o quarteto, com John Lennon e George Harrison, qual é seria a relação dos meninos de Liverpool com o futebol? O show business deixou espaço para isso?

Até hoje, a resposta é cercada de incertezas, mesmo com a cidade natal da turma do ié-ié-ié sendo uma das mais tradicionais no esporte em toda a Inglaterra.

Entre 1960 e 1970, período do Fab Four, os dois clubes da cidade, Liverpool e Everton, conquistaram quatro títulos nacionais, numa época de domínio esportivo e cultural.

De acordo com o Liverpool Daily Post, Paul McCartney sempre se mostrou bem reservado sobre o assunto, mas teria sido “flagrado” em 1968 na multidão do Everton no estádio de Wembley, em plena final da tradicional Copa da Inglaterra.

O time azul acabou derrotado pelo West Bromwich Albion por 1 x 0. Há pouco tempo, Sir Paul revelou, admitindo ir contra as “regras” das arquibancadas, que gostava tanto do Everton, por causa dos seus pais, quanto do Liverpool, devido ao tom vermelho…

Também é curiosa a linha futebolística de Ringo, que torce pelo londrino Arsenal por causa do padrasto, natural da capital inglesa. Apesar disso, ele também tem simpatia pelo Liverpool. Os seus filhos sempre vão a todos os jogos dos Reds.

Já George e John não eram muito ligados em futebol. O filho de George Harrison, falecido em 2001, é fã do Liverpool, na única dica sobre o pai famoso.

Lennon e o futebol seguem como um mistério, tudo por causa de um desenho do gênio, aos 11 anos. A imagem foi utilizada em 1974 no álbum solo do cantor, Walls and Bridges.

Era um retrato de Arsenal x Newcastle, sobre a final da Copa da Inglaterra de 1952. O desenho foi feito um mês após a partida, vencida pelo Newcastle por 1 x 0.

O tal jogador com a camisa alvinegra de número 9 – o número preferido de Lennon – é Jackie Milburn, autor de 177 gols pelo Newcastle entre 1943 e 1957. Lennon jamais falou sobre a preferência, entre Arsenal ou Newcastle, apesar da obviedade da pintura…

Os supostos uniformes beatlemaníacos: Liverpool, Everton, Newcastle e Arsenal.

Apesar da rivalidade entre os quatro times acima, o mesmo não ocorria nos Beatles, em relação ao esporte bretão. O forte, em todos os aspectos, era mesmo a música.

Falando nisso, o grupo estava no auge, em 1966, quando tentou visitar um tal de Pelé na concentração da Seleção, então bicampeã, no Mundial da Inglaterra.

E não é que os relatos dão conta de que o chefe da delegação brasileira vetou os Beatles? Teria dito ao empresário da banda: “Isso aqui é futebol, não uma festa”.

No mesmo ano, o futebol “quase” fez o quarteto aumentar. No caso, o não menos carismático George Best, craque do Manchester United, também numa era de sucesso.

A cada passo do boêmio, a mesma histeria coletiva. A imprensa inglesa, agitada desde sempre, acabou dando o apelido de “O Quinto Beatle” ao norte-irlandês, após os três gols marcados no 5 x 1 sobre o Benfica, na Copa dos Campeões. Haja popularidade.

Por mais que os Beatles tenham uma relação discreta com o football, fica claro o convite à banda para um show a cada arquibancada lotada. Não só em Liverpool…

6 Replies to “Beatles e a paixão secreta pelo futebol”

  1. Eu gostaria de ganhar esses ingresos para dar de presente de aniversário de 35 anos de casamento de meus pais pois eles amam o Paul McCartney. Por favor atendam meu pedido, pois não tenho condições de comprar esses ingressos.

  2. É INCRIVEL MESMO PASSADOS 48 ANOS, MAS TENHO QUE FAZERA COMPARAÇÃO, MILHARES DE SERES HUMANOS ASSISTINDO UMA PARTIDA DE FUTEBOL NO MAIS ALTO INDICE DE EDUCAÇÃO. E NÁ EM PLENO TERCEIRO MILÊNIO PASSANDO ESTA VERGONHA NACIONAL COM ESSAS GANGS ORGANIZADAS AQUI NA NOSSA QUERIDA RECIFE.FAÇO UM APELO A TODOS OS CRONISTAS QUE NÃO CHAMEM DE TORCIDA ORGANIZADA, E SIM DE GANGS.ESTE VIDEO É FANTÁSTICO, PRINCIPALMENTE PARA MIM QUE AOS 56 ANOS VIVI UM POUCO DOS ANOS 60.VIVA OS BEATLES, VIVA A EDUCAÇÃO E VIVA O FUTRBOL. SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS CONSCIENTES E NÃO FANÁTICAS.MAIS UMA VEZ PARABENS CASSIO ZIRPOLI.

  3. PARABENSPELO POST CASSIO, COMO FÃ DOS BEATLES, VC FOI MUITO FELIZ, POIS POUCO LI SOBRE O GOSTO FUTEBOLISTICO DOS FAB FOUR, E OLHA QUE TENHO MUITA BIOGRAFIA SOBRE ELES. PARABENS MAIS UMA VEZ,E SÁBADO ESTAREI REALIZANDO MEU SONHO DE INFÂNCIA VENDO O MEU BEATLE PREDILETO DE BEM PERTINHO.

  4. Cassio, ótimo post. Também adorei este vídeo. A multidão cantando é mesmo de arrepiar. Lindo mesmo. Parabéns.

  5. Bacana, sempre quis saber os times deles, mas pelo visto eles nunca foram fanáticos por futebol, sei que o George Harrison era fã de fórmula 1, Lennon, McCarney e Ringo não sei nada além do que está no post, gosto muito dos Beatles, são os melhores da história, mas bem que poderiam gostar de futebol, rsrs

  6. Esse video ai foi eleita por George, Paul e Ringo uma das melhores homenagens já feitas!!! Do caralho o post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*