STJ irá decidir, de uma vez por todas, se haverá a divisão do título de 1987

Leão (Sport) e Urubu (Flamengo) na disputa pelo Brasileiro de 1987; Arte: DP/D.A Press

O assunto é interminável nos meandros jurídicos. O Brasileirão de 1987…

O Sport tem a seu favor, há bastante tempo, uma ação transitada em julgado que o declara como campeão do torneio com os módulos amarelo e verde.

O prazo para que o Flamengo entrasse com uma ação rescisória, a única hipótese para tentar modificar a decisão judicial definitiva, expirou em 16 de abril de 2001. No entanto, o caso está, sim, em andamento, desde 2011.

Na verdade, foi reaberto, a partir da Resolução da Presidência emitida pela CBF naquele ano, a RDP nº 02/2011, proclamando Sport e Flamengo como campeões, e de campeonatos distintos. Isso mesmo, dois torneios, dois campeões.

A assinatura do documento foi de Ricardo Teixeira, então presidente da CBF.

Em seguida, o Leão entrou com uma ação de cumprimento de sentença para manter a decisão expedida pela 10ª vara da Justiça Federal, de 2 de maio de 1994. O time pernambucano teve um parecer favorável 94 dias depois.

Agora, após longa batalha de recursos, o rubro-negro carioca conseguiu levar disputa sobre o reconhecimento da CBF ao Superior Tribunal de Justiça. O Fla busca um recurso para que o STJ julgue o mérito sobre os torneios paralelos.

Nesta segunda-feira, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região oficializou a “remessa externa a(o) seção judiciária de Pernambuco com processo digitalizado e enviado eletronicamente ao STJ”. Confira o trâmite completo aqui.

Sim, a possibilidade de divisão ainda existe, mesmo após 26 anos. A expectativa é que o caso seja encerrado, de novo, ainda neste ano.

Que essa decisão do STJ seja definitiva. De uma vez por todas…

Caso sobre divisão do título brasileiro de 1987 irá ao STJ 2013. Crédito: TRF/5ª

71 Replies to “STJ irá decidir, de uma vez por todas, se haverá a divisão do título de 1987”

  1. ISSO NÃO SE DISCUTE MAIS. SE UM TIME QUER DIVIDIR O TÍTULO, JÁ TA FALANDO TUDO NÉ. O SPORT É O ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 E, FOI PARA LIBERTADORES DE 1988!!!!!!!
    DEPOIS O FLAMERDA VAI QUERER PARTICIPAR DA LIBERTADORES DE 1988. AI EU QUERO VER COMO VAI SER!!!!!!
    PELO SPORT TUDO!!!!

  2. ISSO NÃO SE DISCUTE MAIS. SE UM TIME QUER DIVIDIR O TÍTULO, JÁ TA FALANDO TUDO NÉ. O SPORT É O ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 E, FOI PARA LIBERTADORES DE 1988!!!!!!!
    DEPOIS O FLAMERDA VAI QUERER PARTICIPAR DA LIBERTADORES DE 1988. AI EU QUERO VER COMO VAI SER!!!!!!
    PELO SPORT TUDO!!!

  3. Caros Senhores, cada dia mais vou aprendendo com a vida, ou seja, nunca vi isso na minha existência até o momento na terra, EU JÁ VI MEIO FIO, MEIO AMBIENTE, SUTIÃ MEIA TAÇA MAIS MEIO CANECO nunca…
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    TÍTULO FAJUTO DANADO, faz duzentos anos que OS POPOTIS GIRLS brigam nas VARAS da justiça. kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Pergunto cadê que este problema existe com os outros clubes campeão…
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  4. a condição moral p declarar flamengo tb campeão??essa ideia de ricardo teixeira tem valor,partindode um corrupto??
    6-Agora EM 2013, pasmem!!,a CBF arma outra Bagunça!!,ou seja os Clubes perdedores da libertadores entrar na Copa do Brasil??? é uma ZONA!!!!!!!!!(quem faz esses regulamentos feitos nas coxas nao pé o Sport,mas a CBF!!!!!
    7-Apelarm para justica (pois o Sport,ganhador do trofeu,com todas as atribuicoes de campeao preservadas na epoca ,copa libertadores,etc..,O sport nao iria pra justica, pedir o Q??,nos somos um Clube VERDADEIRO,com Patrimonio,Torcida quente, imensa,e Titulos)AJustica Federal deu ganho ao SPORT!
    Repetindo:Nao é Ricardo Teixeira e A rede Globo ..Ricardo Teixeira um Ladrao do colarinho Btanco ,Uma ratazana Gorda,que teria MORAL pra dizer que Flamengo-W.O é tb campeao,ISTO é UMa vergonha!!!! Quanto mais falarem de 1987 mais Marketing para o SPORT!!!
    Quem aqui,covardemente mete o bico sem ser chamado e sem condicoes de falar nada,Quem apoia as sacanagens e desmandos da CBF da era Ricardo Ladroeira(teixeira) ,Desmando da Rede Globo ,obrigando o publico a assitir jogos q inciam as 22 horas porque as novelas FALIDAS tem que ser apresentadas(hitorias repetidas e enfadonhas..)Quem aqui concorda com a CBF escrota…ta assinando um atestado de Burrice..porque,lembrem-se os Clubes maiores como o Sport sogfrem menos com essa atuaçao cancerígena da rede Globo ,CBF coca cola..,Cocaina.(do RIO)..etc..E voces que sofrem por clubes Falidos nao tem condicoes de reverter essa MAFIA da CBF nunca e eu acho é POUCO !!! sofram voces merecem!!!

  5. DIVIDIR O QUÊ???… ESSA TAÇA POR JUSTIÇA É DO FLAMENGO QUE FOI CAMPEÃO DE UM MÓDULO ALTAMENTE QUALIFICADO… ENQUANTO QUE O SPORT SE ACHA NO DIREITO POQUE FOI CAMPEÃO DE UM MÓDULO SUBQUALIFICADO… A JUSTIÇA ESTAR ACIMA DO DIREITO… DIREITO NÃO É JUSTIÇA… JUSTIÇA SEJA FEITA.

  6. se uma ação transitada em julgado na corte máxima do país for mudada ou questionada, embasada em todos os documentos legais de regulamento, federações e confederações nacionais e internacionais de futebol, é o caso então de fato, do fechamento imediato,interdição federal e dissolvição do poder judiciário brasileiro. são escandalosos e transbordantes os casos de impunidade generalizada no poder judiciário do brasil, são inclassificavelmente diversos no q se refere À leniência, incompetência, incapacidade e corrupção do judiciário brasileiro, mas nesse caso à insegurança jurídica permanente do brasil caso isso venha a acontecer, perde o sentido de existência, sem nenhuma dúvida.

  7. ISSO NÃO SE DISCUTE MAIS. SE UM TIME QUER DIVIDIR O TÍTULO, JÁ TA FALANDO TUDO NÉ. O SPORT É O ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 E, FOI PARA LIBERTADORES DE 1988!!!!!!!
    DEPOIS O FLAMERDA VAI QUERER PARTICIPAR DA LIBERTADORES DE 1988. AI EU QUERO VER COMO VAI SER!!!!!!
    PELO SPORT TUDO!!

  8. ISSO NÃO SE DISCUTE MAIS. SE UM TIME QUER DIVIDIR O TÍTULO, JÁ TA FALANDO TUDO NÉ. O SPORT É O ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 E, FOI PARA LIBERTADORES DE 1988!!!!!!!
    DEPOIS O FLAMERDA VAI QUERER PARTICIPAR DA LIBERTADORES DE 1988. AI EU QUERO VER COMO VAI SER!!!!!!
    PELO SPORT TUDO !

  9. ISSO NÃO SE DISCUTE MAIS. SE UM TIME QUER DIVIDIR O TÍTULO, JÁ TA FALANDO TUDO NÉ. O SPORT É O ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 E, FOI PARA LIBERTADORES DE 1988!!!!!!!
    DEPOIS O FLAMERDA VAI QUERER PARTICIPAR DA LIBERTADORES DE 1988. AI EU QUERO VER COMO VAI SER!!!!!!
    PELO SPORT TUDO

  10. Pior de tudo é o pessoal falar que o Sport não é campeão porque não jogou com, Coríntias, São Paulo . . . não jogou porque o regulamento não permitiu, o Flamengo quem perdeu por WO, ficou com medo da chiabata do Leão.

  11. Olha só muita gente aqui falando que Justiça tem que ser feita no Brasil e que o certo era dividir o Título para os dois times.
    Lembro-me que para que a Justiça seja feita O Grêmio que foi rebaixado em 1993 e com uma virada de mesa voltou a jogar a 1ª divisão em 1984 deveria ser rebaixado de novo para a séria B.
    O que falar do FLUMINENSE que foi rebaixado para 2ª divisão em 1996 virou a mesa, em 1997 foi rebaixado novamente ai sim jogou a 2ª divisão em 1998. E quando jogou a 2ª divisão foi rebaixado para a 3ª divisão mas não conseguiu virar a mesa e teve que jogar a 3ª Divisão em 1999 sagrando-se Campeão Brasileiro da 3ª Divisão em 1999. E em 2000 com a criação da Copa João Havelange voltou a 1ª Divisão.
    Chego até a sentir vergonha de dizer isso. Agora o Campeonato BRASILEIRO de 1987 tinha um Regulamento que não foi criado pelo SPORT, o mesmo apenas cumpriu o que previa o regulamento se esta certo ou errado não cabe ao SPORT discutir o que esta escrito. O Flamengo por sua vez achou que estava acima da CBF e não quiz cumprir o Regulamento a ele imposto e PERDEU o título.
    Agora o Flamengo acha que esta acima da Constituição Federal de 1988, ao tentar mudar uma decisão que já está TRANSITADA EM JULGADA “Oh! Coitado” vai ficar chupando dedo de novo.
    SPORT CLUB DO RECIFE – ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987.
    Tenho Dito.

  12. Dizem que uma mentira contada muitas vezes torna-se verdadeira. Esse título que o sport acredita que é dele é uma fábula mal contada. É uma estorinha para adultos emocionalmente retardados e desprovidos de sensatez. O sport não enfrentou: Corinthias, Palmeiras, São Paulo, Santos, Internacional, Grêmio, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Vasco, e se diz campeão brasileiro de 87! Francamente, só uma torcida violenta, mal educada e mentirosa acredito nisso.

  13. Essa lenga-lenga ainda perdura???

    Que tal um acordo?

    Dentro de campo, o Flamengo foi campeão. Ou seja, Flamengo é campeão DE FATO.

    De direito, deveriam deixar para o Boi. Seria muita humilhação mexer nisso agora.

    Ficamos combinados, OK?

  14. Esse assunto não tem nem mais graça,já virou palhaçada,ridículo. TRANSITADO EM JULGADO. O SPORT NÃO PERDE NUNCA. OU QUEREM MUDAR A LEI? KKKKKKKKKKKKK PST!!!

  15. Simples1-:regulamento da CBF (e nao do Sport) previa cruzamento entre os modulos Verde e Amarelo(2 cores bandeira do brasil ne?)
    2-No modulo amarelo estava o Guarani de campinas,vice campeao do campeonato Brasileiro de 1986(haveria alguma logica o vice do ano anterior ser “considerado” rebaixado???
    3-O Flamengo tinha um time de covardes(quem nao conhece Zico o jogador mais frouxo daquela epoca??,perdedor de copas do mundo??
    4-Sport ,Guarani disputaram a copa libertadores de 1988
    5-Ricardo Teixeira um ladrao de colarinho branco,acusado pela Fifa de roubo,saiu do cargo para fugir…tinha alguma condição moral p declarar flamengo tb campeão??essa ideia de ricardo teixeira tem valor,partindode um corrupto??
    6-Agora EM 2013, pasmem!!,a CBF arma outra Bagunça!!,ou seja os Clubes perdedores da libertadores entrar na Copa do Brasil??? é uma ZONA!!!!!!!!!(quem faz esses regulamentos feitos nas coxas nao pé o Sport,mas a CBF!!!!!
    7-Apelarm para justica (pois o Sport,ganhador do trofeu,com todas as atribuicoes de campeao preservadas na epoca ,copa libertadores,etc..,O sport nao iria pra justica, pedir o Q??,nos somos um Clube VERDADEIRO,com Patrimonio,Torcida quente, imensa,e Titulos)AJustica Federal deu ganho ao SPORT!
    Repetindo:Nao é Ricardo Teixeira e A rede Globo ..Ricardo Teixeira um Ladrao do colarinho Btanco ,Uma ratazana Gorda,que teria MORAL pra dizer que Flamengo-W.O é tb campeao,ISTO é UMa vergonha!!!! Quanto mais falarem de 1987 mais Marketing para o SPORT!!!

    Me desculpem os leitores..mas esse tricolor cagao(balada ou é cachassa barata.??) da serie C, com tendencias a serie D!!,é burro porque

    o Guarani foi vice campeao brasileiro de 1986 um ano antes, BURROI!!
    Então…como Guarani seria Rebaixado? me explica IGNORANTE!!

    hahahahhahahahhahaaa!!!

  16. Saudações Corais!!!

    leiam de novo de novo…. hue hue hue
    Foram 2 modulos.
    1° (VERDE)… Tinha os Grandes: FLAMENGO, CORINTHIANS, PALMEIRAS, SÃO PAULO, CORITIBA, BAHIA, SANTA CRUZ, ATLETICO MINEIRO,VASCO DA GAMA,GREMIO INTERNACIONAL,BOTAFOGO,CRUZEIRO e FLUMINENSE…
    2°(amarelinho) Os Pequenos: guarani,america,inter de limeira,bangu,treze, csa, Ex-port(SUZY) e nautico(BARBY)…
    Aí no final de tudo os coisados queriam disputar a final kkkkk
    depois de jogar contra, luizinho, pedrinho e joãozinho kkkkkkkkkkkk
    e pra quem não sabe em 1987 a coisa estava sendo Bivice do seu comedor de leoa SANTA CRUZ….
    Então coisados como já falei vão pra rua e protestem contra a PEC 87 pq se não a palhaçada de vcs vai chegar a um ponto final….
    1 e UNICO CAMPEÃO TRANSITADO!!!!
    E ATUAL TRIVICE…hehehehe….

  17. Sou Alvirrubro,mas acho que o mais correto seria fazer 2 jogos entre eles pra realmente decidir quem foi o campeão daquele ano um no mangue e um no chiqueiro do rio.

  18. isso é coisa da rede prestes a falir império globo de crimes. a qualquer momento a rede prestes a falir vai ter cassado sua concessão pública de tv por ter cometido crime agora hediondo, por ter sonegado mais de 1 bilhão e 500 milhões da receita federal e com o agravante de ter subornado uma funcionária da receita federal pra sumir com o processo da sua fraude contra a ordem tributária da república federativa do brasil. e além disso, esse entulho da ditadura foi cúmplice da mesma em assassinatos,desaparecimentos, estupros, aleijamentos e toda sorte de falcatrua,prevaricando e perjurando jornalisticamente durante 20 anos de ditadura. fanática torcedora do framengo, tem a idéia fixa que o rj é melhor q o resto do país, como ela odeia pernambuco e o sport e como a qualquer momento seus donos podem ser presos e o governo tomar o sinal público de tv por seus crimes, através de outro bandido aposentado da cbf tenta desesperadamente virar a mesa já q sente seu fim próximo,pois como ainda detém o vergonhoso monopólio do futebol do brasil,manda e desmanda no setor fazendo da cbf um mero capacho. cadeia nos donos da globo! o brasil tem direito a uma tv pública de verdade,é só confiscar a globo e declará-la como tv pública, a nossa “bbc”. essa planta plantada dos eua aqui no brasil encerrou o seu ciclo de existência,tem q pagar oq deve e ir pra cadeia! simples assim… a globo dá 6 milhões pro ronaldo perder barriga e pede o seu dinheiro no criança esperança, vc ainda acredita nesse golpe…ñ tem outra opção ou acabamos com a globo ou ela acaba com o brasil.

  19. O Flamengo pode tentar mais de 1 TRILHÃO DE VEZES mas o Sport sempre irá recorrer e terá o direito indiscutível da JUSTIÇA.

  20. O título de 87 é tão invejado que até os torcedores do Naútico e Santa Cruz se incomodam com ele…
    Dói, sangra, envergonha ter de reconhecer o Glorioso Sport Clube do Recife CAMPEÃO BRASILEIRO.
    Essas maricas só vivem de inveja…
    Não são nada…
    Nunca foram nada…
    Jamais serão….

  21. O melhor é ver comentário de torcedor da Sarna!!
    Campeão do fita-azul… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    A maior alegria é ganhar do Sport… vai morrer na “C”… nunca vai ganhar um título nacional… nem conseguiu ganhar a serie “D”… kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Não posso esperar que a “massa” sarnenta entenda o que é “coisa julgada”… paciência…
    Santa Cruz: muito mais um clube de futebol… uma pirâmide (ou marketing multinível) do todos com a nota!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  22. Competições Nacionais

    Campeonato Brasileiro 1987

    Copa do Brasil 2008

    Brasileiro Série B 1990

    Competições Regionais

    Taça Brasil do Norte/Nordeste 1962

    Taça Brasil Norte 1959, 1962 e 1963

    Copa do Nordeste 1968, 1970, 1994 e 2000

    Torneio Norte/Nordeste 1968

    Competições Estaduais

    Campeonato Estadual 1916, 1917 (invicto), 1920, 1923, 1924, 1925, 1928, 1938, 1941 (invicto), 1942, 1943, 1948, 1949, 1953, 1955, 1956, 1958, 1961, 1962, 1975, 1977, 1980, 1981, 1982, 1988, 1991, 1992, 1994, 1996, 1997, 1998 (invicto), 1999, 2000, 2003, 2006, 2007, 2008, 2009 (invicto) e 2010

    Copa Pernambucano 1998, 2003 e 2007

    Torneio Inicio do Pernambucano 1920, 1923, 1924, 1925, 1927, 1928, 1932, 1935, 1940, 1945, 1957, 1958, 1959, 1960, 1966, 1968, 1974 e 1977

    Torneios Interestaduais

    Troféu Leão do Norte (Belém/PA) 1919

    Torneio Quadrangular de Recife 1955

    Torneio Quadrangular Rubro Negro (Ilhéus-BA) 1962

  23. Alguém concorda que pagar imposto de renda, IPVA e outros impostos é judicialmente legal? Mas não é moral, muito menos justo. O Ex-port ganhou no tribunal. Esse é seu mérito, mas o campeão reconhecido por todas as torcidas do Brasil, exceto a deles, é o Flamengo.

  24. SENTENÇA TRANSITADA EM JULGADO NA JUSTIÇA FEDERAL E NO STJ DA O TITULO AO SPORT CLUB DO RECIFE,QUALQUER COISA EM CONTRARIO ESTÁ INGRINGINDO A CONSTITIÇÃO!!!

  25. TRANSITADO EM JULGADO NÃO PODE SER MUDADO, a partir de 2001 toda e qualquer decisão para com o caso eh inócua. O STJ deu como encerrado o caso em 2001, eh juridicamente IMPOSSÍVEL dividir ou dar o titulo ao flamengo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*