A execução do Plano B da mobilidade na Copa, com o apoio dos dias facultativos no Recife

Plano de mobilidade de Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014. Foto: Emanuel Leite/DP/D.A Press

O investimento seria bilionário na mobilidade da região metropolitana do Recife. Contudo, o enorme atraso das obras visando a Copa do Mundo acabou resultando num “Plano B” de Pernambuco para o evento. A estrutura montada, apresentada nesta terça pela Secopa, é uma ampliação daquela já paliativa utilizada na Copa das Confederações, com estacionamentos remotos e metrô.

Agora, uma grande diferença. Apoiada na Lei Geral da Copa, o estado irá decretar “ponto facultativo” nos cinco dias com jogos por aqui. A opção estava prevista. O seu uso dependida da (falta de) estrutura oferecida…

14/06 (sábado, 22h) – Costa do Marfim x Japão
20/06 (sexta, 13h) – Itália x Costa Rica
23/06 (segunda, 17h) – Croácia x México
26/06 (quinta, 13h) – Estados Unidos x Alemanha
29/06 (domingo, 17h) – oitavas de final (1D x 2C)

Aa medidas foram anunciada pelo secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, no centro de convenções. Com isso, espera-se uma razoável diminuição de veículos nas ruas, até porque existem 1.197.732 no Grande Recife, dos quais 713.295 carros, segundo o Detran.

Tudo para evitar congestionamentos antes, durante e depois dos jogos no estádio localizado a 19 quilômetros do Marco Zero.

Plano de mobilidade de Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014. Foto: Emanuel Leite/DP/D.A Press

O problema não estava centrado nos feriados, sobretudo porque o estacionamento da Arena Pernambuco, com cinco mil vagas, não será aberto ao público. Daí, as soluções propostas, todas com gambiarras. Confira as opções.

Plano de mobilidade de Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014. Foto: Emanuel Leite/DP/D.A Press

1) Quem for de carro às partidas deve aproveitar os estacionamentos periféricos, como Parqtel, Riomar e Parque de Exposições do Cordeiro, com ônibus expressos até a arena. A projeção é de 9.600 vagas. Na Copa das Confederações foi usada a área da UFPE, substituída pelo shopping neste ano.

Plano de mobilidade de Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014. Foto: Emanuel Leite/DP/D.A Press

2) Já o BRT (bus rapid transit), o sistema de ônibus expresso, que era a grande aposta local para o Mundial, não funcionará plenamente. Bem longe disso. O corredor Norte-Sul, de Igarassu ao Centro, terá apenas 4 ônibus, enquanto o corredor Leste-Oeste, do Centro até Camaragibe, irá operar com 46. Apesar do investimento de R$ 296,3 milhões, poucas estações serão abertas em junho, deixando claro que o possível legado será usufruído somente após o Mundial.

Plano de mobilidade de Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014. Foto: Emanuel Leite/DP/D.A Press

3) Nos trilhos devem chegar 15 mil dos 40 mil torcedores esperados a cada jogo. Esse público irá desembarcar na Estação Cosme e Damião, a três quilômetros da arena. Com a expectativa de muitos estrangeiros neste modal, o metrô terá uma assistência em vários idiomas. O bilhete com a garantia de ida e volta, incluindo os ônibus circulares da estação ao estádio, custará R$ 7,50. Em 2013, a entrada foi gratuita para quem embarcou nas estações apresentando ingressos.

4) Ainda há a possibilidade de ir de táxi ou em vans fretadas. Neste caso, é preciso parar no TIP ou no Parqtel, completando o trajeto de ônibus.

Obras inacabadas, transporte paliativo e ponto facultativo. A nossa mobilidade.

Plano de mobilidade de Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014. Foto: Emanuel Leite/DP/D.A Press

28 Replies to “A execução do Plano B da mobilidade na Copa, com o apoio dos dias facultativos no Recife”

  1. Cara Elenilda, não penso assim. Penso q devemos SIM protestar pela falta de comprometimento dos governantes com a população. Ou vcs acham que esse tal plano de Mobilidade vai ficar pronto?
    Vai não. Vai ser feito meia boca e o referido legado vai ficar esquecido.
    Por essas e outras a população deveria fechar esses principais corredores com protesto pacífico e se eles retiram os carros com feriado coloquemos gente nas ruas da Caxanga, BR-232, Agamenon e Abdias com faixas lembrando o que deveria estar prontos e não ficou
    PS. Vejam o projeto inicial que para ser aceito pela população incluíram várias obras de Mobilidade e vejam o projeto final se foram enviadas todas realizadas?
    Acorda povo!

  2. Espero que o vexame seja grande, pois como disseram acima, aqueles que foram a favor da copa e depois questionaram de alguma forma, deveriam é ter feito isso antes de iniciarem as obras dos estádios onde alguns depois do evento que demandaram milhões não têm destinação aceitável, ou melhor, retornável, pois usou dinheiro público que pode não ser compensado.

    Sobre a cobrança alta dos itinerários conforme modais usados e estacionamentos, acho devida e não sei porque não cobraram na pré-Copa. A isenção que se deu para ir e voltar ao evento passado onde quem está lucrando é a FIFA vira prejuízo dos cofres públicos. A FIFA não faria super promoção para vender ingressos e mesmo que ela invista, fica longe do público e privado que aqui se devem para tirar atraso de desenvolvimento, então por que isentar o torcedor de pagar o transporte público? Só para efeito de comparação, o Todos com a nota tenta compensar a aquisição de ingressos com elevação da arrecadação de tributos, logo alguém paga a conta e não basta só vermos melhorias saírem do papel por conta de um evento mesmo que não fiquem plenamente prontas para este?

  3. Criatuuuras, será o caos os dias de jogos. E esse BRT nem parece BRT, rapaz.

  4. O melhor lugar era a UFPE, porém lá não poderiam cobrar daí retiraram. Afinal ROUBAR o pernambucano e os turistas é o que estamos vendo. Cobrar 40,00 para estacionar e ainda pagar o transporte de no máximo alguns kms por preço absurdo. Vou devolver meus ingressos! Vai ser a vergonha nacional!

  5. SINCERAMENTE SÓ UM MANÉ QUE NÃO VAI AOS ESTÁDIOS FREQUENTEMENTE É QUE VAI PARA ESSES JOGOS NA ARENA PERNAMBUCO,POIS PAGAR CARO PARA SOFRER QUEM ENTENDE DE ‘FUTEBOL ESTÁ FORA DESSE NEGÓCIO!!!!!!!

  6. Poxa, acho q vou usar o estacionamento do Cordeiro, só falta saber onde comprar o ‘ingresso’ ou se vão cobrar na hora.

  7. Ponto facultativo, não resolve o problema de mobilidade. O comércio, que é quem engrossa o metrô e ônibus no horário de pico, vai funcionar normalmente. Melhorar sensivelmente, significa que quase carro nenhum, vai tá fora das ruas.

  8. Esse Eduardo Campos é um traíra, lascou com os servidores e na Copa quer fazer gambiarra com o trânsito!

  9. Vocês tinham alguma duvida que seria assim, a pergunta é para onde foi tanto dinheiro?

  10. Realmente é tudo um absurdo, mas a hora de protesto com a copa já passou, deveríamos ter protestado na época que sabíamos que o Brasil era candidato a sediar a copa, esse mesmo povo que protesta, foi as ruas para festejar, como vimos em várias cidades brasileiras, temos agora que torcer para que tudo dê certo, a hora de protestar é nas URNAS, lá sim, vamos fazer valer nossa indignação.

  11. NOSSA, ESTÃO ASSALTANDO O POVO, OLHA O VALOR DOS ESTACIONAMENTOS E DAS ESTAÇÕES DE METRÔ.

    BRASIL… BRASIL…..

  12. NOSSA, ESTÃO ASSALTANDO O POVO, OLHA O VALOR DOS INGRESSOS E DAS ESTAÇÕES DE METRÔ.

    BRASIL… BRASIL…..

  13. Absurdo!

    Na UFPE paguei R$ 5.. O substituto (Riomar) vai custar R$ 40 + R$ 6 do estacionamento.

  14. dengue só se for em São Paulo Caro EASN. para coroar isso,o time da CBF,NÃO GANHARÁ ESSE MUNDIAL! por que a TV Globo tem interesses eleitorais. pra eleger Aecio ou”Dudu Traira”. isso é para revoltar mais ainda a sociedade para”tirar o PT”!

  15. Cassio, os ônibus que sairão do parque de exposições do Cordeiro estarão disponíveis para o público em geral ou só para quem for utilizar o estacionamento?

  16. Interessante. Como fizeram uma estação do metrô para fazer a ligação com o estádio à 3 km de distância? Esse engenheiro é um gênio!

  17. Isso é um roubo, Cássio.. UM ROUBO! Ano passado na Copa das Confederações o metrô era gratuito, bastava chegar na estação e apresentar o ingresso, na hora já pegávamos a pulseirinha que dava direito ao Circular Cosme e Damião-Arena-Cosme e Damião. Ter que pagar R$ 7,50 por um trajeto de 600m é PRA SE LASCAR! Roubo! ROUBO!!

  18. Será que o circular do Cordeiro até a Arena não é o próprio BRT, já que ele passa na frente?

  19. KKKKKK Diante de tamanha de “incompetência” (pra superfaturar ninguém é incompetente por aqui), tanto do governo pernambucano quanto dos demais estados, só nos resta rir. 7 anos para se preparar, bilhões torrados e na Copa veremos remendos!! Gambiarras!! Algo bem peculiar à cultura brasileira!!! Vergonha mundial!! E ainda vamos exportar dengue!!

  20. Copa das Confederações R$5,00??? Nunca! Era de graça, bastava apresentar o ingresso.

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