Maior do Nordeste, a pesada alcunha disputada por Sport, Vitória e Bahia

Uniformes de Sport (Adidas), Vitória (Topper) e Bahia (Umbro) em 2017

Em 2015, aproveitando a presença na Série A e na Copa Sul-Americana, o Sport lançou uma camisa alternativa com a seguinte frase escrita nas costas: “Maior do Nordeste”. A frase impactou toda a campanha de divulgação do clube, hoje onipresente. Como não poderia deixar de ser, a alcunha acabou relativizada pelos rivais, sobretudo em Salvador, com os dois grandes clubes baianos entrando na onda. Até mesmo porque, hoje, trata-se de uma interessante disputa de mercado. O primeiro foi o Vitória, com a expressão destacada no painel da sala de imprensa. O Bahia, através de um mosaico da torcida, na Fonte Nova, manda o mesmo recado. Vale lembrar que após a confirmação da decisão da Lampions League de 2017, os dois finalistas fizeram uma ação conjunta, de forma amistosa, através da hashtag #MaioresdoNordeste.

Curiosamente, os três clubes são os únicos “cotistas” da televisão para a transmissão do Brasileiro, recebendo R$ 35 milhões no contrato atual, até 2018.

Na visão do blog, a disputa seria restrita a Sport e Bahia… E o que você acha?

Sport
A tal camisa azul, produzida pela Adidas, foi lançada em 28 de agosto de 2015. Curiosamente, Sport e Bahia se enfrentaram pouco depois pela Sula. Deu Sport. O leão sustenta a expressão devido à soma de títulos nacionais e regionais (7), número de sócios (cuja campanha utiliza a frase) e patrimônio.

Campanha de sócios do Sport em 2017. Crédito: Sport/facebook

Vitória
No rubro-negro baiano, a superioridade na região surge a partir do maior número de títulos da Copa do Nordeste. O Vitória se considera pentacampeão, embora a CBF ainda não considere de forma oficial o título de 1976, no Torneio José Américo de Almeida Filho. Penta ou tetra, é o maior vencedor regional de fato.

Painel da sala de imprensa do Vitória. Crédito: Vitória/twitter

Bahia
O mosaico proposto para a final do Nordestão 2017 é cristalino em relação ao pleito do tricolor de aço. Apresenta os títulos nacionais de 1959 e 1988. Incontestáveis e ambos com peso de Campeonato Brasileiro, após a unificação da Taça Brasil, cuja primeira edição foi vencida pelo Baêa no Maracanã.

Mosaico da torcida do Bahia. Crédito: Esporte Interativo/twitter

10 Replies to “Maior do Nordeste, a pesada alcunha disputada por Sport, Vitória e Bahia”

  1. Qual destes clubes coloca comida na mesa de vocês? Só sei uma coisa, não sei se o Vitória é o maior ou menor, só sei que todos os titulos que ele ganhou não foi nenhum roubado, ao contrario do Bahia, que quase todos foram afanados em trapaças e confessados até em livro, por ex presidentes.
    Timinho, lambanceiro, desqualificado e com a torcida mais nojenta do mundo.

  2. Maior Do norte-nordeste é o sport maior campeão nacional do nordeste (contra fatos n há argumentos)

  3. O Vitória é o melhor nordestino no Brasileiro de pontos corridos desde 2002 e o maior campeão regional do país.
    Para 3 5 milhões o maior do Nordeste

  4. Lucas, concordo em relação ao Bahia. Mas acho que em relação à comparação com o Sport e Vitória faz sentido pelos últimos anos, mas se comparares em toda a história, quem chega mais próximo do Bahia em relevância histórica é o Glorioso. O Santa foi sempre o time mais relevante do NE até a criação da Máfia dos 13 e a inclusão da cachorra de peruca numa negociação com Furico Miranda para ter a Série B (módulo amarelo) de 87 reconhecida como Campeonato Brasileiro pelo clubinho. O melhor acontecimento do futebol brasileiro foi o dissolvimento dessa máfia, agora resta brigar por um contrato decente para que o Glorioso volte a ser o Terror do Nordeste. O Bahia merece todo o respeito pela sua grandeza firmada na bola, com todos os méritos, ao contrário da cachorra de peruca do mangue fétido.

  5. Sem dúvidas o maior do Nordeste é o Bahia. Sport e Vitória não chegam nem perto disso. Maior torcida, mais titulos, unico campeão brasileiro de fato (não venham com aquela palhaçada de 1987, “titulo” disputado contra nanicos do futebol brasileiro), único a participar de 3 Libertadores (a primeiro brasileiro a participar), mais sócios-torcedores… os torcedores do Sport podem até dizer que são maiores como clube, afinal tem titulo no basquete feminino e uma porrada de titulos no hóquei, como Bahia reconheço isso. Mas no futebol… desistam.

  6. legal essa campanha de marketing do Sport mas só para enganar a sim próprio porque ninguém é leigo pra entender através da história e dos números que o E.C Bahia é o clube maior do Nordeste, vejamos, em 87 quando criado o clube dos 13 qual único clube da região a participar¿ O Bahia, primeiro campeão Brasileiro, jogando contra o Santos de Pelé¿ O Bahia, primeiro clube a disputar libertadores ,melhor campanha de um clube Nordestino, Campeão Brasileiro de 88 , Maior torcida do Nordeste disparado e com sobra para o segundo colocado ( disputada por Sport e Vitória) Médias de públicos recordes , contra números e fatos não há argumentos , essa alcunha do Sport não condiz com a realidade, belo marketing. Obs: Sou Vitória

  7. Esses comentários ressentidos dos antis me fazem rir. Fiquem aí tentando desqualificar o Sport, seus invejosos. E “quando ele conseguir perceber que sua paixão clubística o atrapalha” não cola, ele já é um dos melhores jornalistas do Brasil justamente por ser imparcial.

  8. Não vou negar que Cassio Zirpoli é um excelente jornalista, mas quando ele conseguir perceber que sua paixão clubística o atrapalha, ele será, talvez, um dos melhores jornalistas do Brasil. Penso que o amadurecimento natural irá fazer ele perceber isso.

  9. O maior de PE é o Santa que tem 29 estaduais, um nordestão e uma série C, o Sport, que é campeão brasileiro de 87, copa do Brasil, tri nordestão e 41 estaduais, não é o maior de PE.

  10. O Vitória e a cachorra são apenas uns brincalhões.
    A cachorra, por exemplo, não é nem o maior de PE, como é que quer ser maior da região inteira? Piada

    O Bahia é bicampeão brasileiro, enquanto a cachorra de peruca tem duas série B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*