A Federação Pernambucana de Futebol acaba de lançar um novo logotipo.
Uma nova assessoria de imprensa, a Plurali, vem organizando o departamento de comunicação da entidade, incluindo redes sociais e marketing.
Antes disso, uma das primeiras novidades foi o lançamento da nova marca da FPF, criada por José Henrique Câmara.
O distintivo entra no lugar de uma versão que era relativamente nova, criada há quase dois anos, em 20 de dezembro de 2009.
Na nova versão, a estrela da marca não é de nenhum título no futebol, mas sim para lembrar a estrela da bandeira de Pernambuco.
A inspiração, por sinal, vem de toda a bandeira do estado. O nome completo da entidade no escudo visa evitar confusão com as federações de São Paulo, Paraná e Pará, uma vez que ela também adotam a sigla “FPF”.
Em tempo: o slogan foi criado pelo presidente da federação, Evandro Carvalho.
Os dois modelos apresentados serão utilizados, dando mais dinâmica à marca.
Abaixo, os dois símbolos antigos. À esquerda, a marca mais tradicional, utilizada durante décadas. À direita, a versão revitalizada e agora superada.
Qual é a sua opinião sobre a criação de um novo distintivo para FPF?
Agora sim, horários e datas confirmados para a primeira competição nacional de 2012…
A CBF, enfim, divulgou a tabela da Copa do Brasil, com todos os jogos da 1ª fase.
As estreias de Santa Cruz, Náutico e Sport serão exibidas ao vivo na televisão.
Rubro-negros e tricolores vão acompanhar na TV aberta (Rede Globo), enquanto os alvirrubros vão assistir pela TV por assinatura (Sportv). Os três jogarão fora de casa.
Vitória por dois gols, é bom lembrar, garante a classificação antecipada à próxima fase.
Com denúncias de todos os lados, a CBF se tornou uma verdadeira muralha de vidro nos últimos tempos. O foco principal dos ataques é o presidente Ricardo Teixeira.
Para tentar mudar a imagem da entidade, a confederação se mexeu e lançou a campanha “CBF. Cuidando da nossa paixão”, através do vídeo abaixo.
A peça publicitária enaltece apenas o período do atual mandatário, desde 1989, com 114 títulos da Seleção em todas as suas categorias…
Será que esse vídeo de 1min02s é suficiente para limpar a imagem…?
O tal slogan deverá aparecer bastante na mídia até 2014.
Foram oito horas de votação, começando ao meio-dia.
Boca de urna, indecisão de última hora, voto fiel, blocos partidários…
O pleito foi aberto ao sócio alvirrubro pela primeira vez em 110 anos de história. A votação se encerrou às 20h. Depois, uma longa apuração.
Nada de urnas eletrônicas… Os 1.653 votos foram contados mão a mão.
Expectativa, cálculos, projetos e promessas (veja aqui).
E um novo presidente. Sim, a situação venceu a disputa tripla.
O atual vice-presidente executivo, Paulo Wanderley, dará um passo a mais na estrutura administrativa do Timbu. Um passo para o alto.
Teve 1.139 votos (68,9%), contra 475 (28,7%) de Marcílio Sales e 18 (1,1%) de Paulo Henrique, tornando-se o mandatário em 2012 e 2013. Uma responsabilidade daquelas.
Começará a gestão administrando um orçamento de R$ 40 milhões, a execução da maior obra de ampliação já realizada no centro de treinamento e na Série A do Brasileiro.
No entanto, a primeira missão é acabar com o já incômodo jejum no certame local.
O troféu de campeão pernambucano não vai para Rosa e Silva desde 2004. Ficar na história como campeão marca qualquer dirigente no Trio de Ferro.
Desde já, o blog deseja um bom trabalho a Paulo Wanderley.
E que a oposição não se sinta derrotada. Pelo contrário…
Que a oposição continue atuando, agora no papel de fiscalizar a nova gestão.
Tudo em prol de um novo e democrático Clube Náutico Capibaribe.
Um dia essa frase foi aplicada a Ronaldo. Agora, o posto pertence a Neymar.
O craque do Santos, apesar de ainda atuar no Brasil, tem uma receita mensal equivalente a de grandes jogadores do futebol europeu.
Com um aumento exponencial nesta temporada, Neymar, de 19 anos, encerra o ano ganhando R$ 3 milhões a cada 30 dias..
Para isso, muito, mas muito marketing. Eis, então, um bom exemplo.
A sua frase característica, “ousadia e alegria”, foi traduzida para a língua japonesa, durante a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, em solo nipônico.
Paralelamente a isso, a camisa criada pela Nike já está à venda em nove lojas oficias da empresa no país. Marketing lá, faturamento cá.
Em caso de título no estádio de Yokohama, multiplique tudo isso…
A decisão mais aguardada em um Mundial de Clubes da Fifa desde a primeira edição oficial, em 2000, está confirmada. Nunca a mídia além dos dois países finalistas esteve tão interessada na partida, que vai reunir dois jovens expontes do alto grau do futebol.
Antes disso, as perigosas semifinais, que, desta vez, só serviram para cansar…
Primeiro, o Santos fez a sua parte, mostrando um eficiente volume ofensivo. Venceu os japoneses do Kashiwa Reysol, por 3 x 1, com apenas oito finalizações.
Por sinal, foram três golaços, começando por Neymar e seu enorme talento. As falhas na defesa foram visíveis, mostrando a Muricy que ainda há trabalho a fazer.
Depois, o Barcelona. Poupando alguns jogadores, o Barça, com 72% de posse de bola, aplicou uma goleada por 4 x 0 sobre o Al-Sadd, do Catar, um recorde.
Curiosamente, a antiga marca do Mundial era do próprio clube, que em 2006 fez o mesmo placar sobre o América do México. Depois, foi vice. Mesmo script?
No domingo, em Yokohama, o duelo entre o melhor do mundo, Lionel Messi, e um sério candidato ao posto muito em breve, Neymar.
No entanto, há outros duelos, como Pep Guardiola x Muricy Ramalho, Ganso x Xavi e até Durval x Puyol, caso o zagueiro brasileiro saia da lateral…
O status de “melhor equipe do planeta” não está em jogo. Mesmo que o título fique com o Santos, é consenso de que o time espanhol já é um dos maiores da história.
Porém, como se sabe, o futebol sempre foi feito de zebras. Uma vitória do Santos não chega a ser algo deste tipo, até porque o clube brasileiro tem um elenco qualificado.
Mas, de qualquer forma, serve como incentivo para a busca pelo tri…
Em sua concepção, a Arena Pernambuco é um projeto de traços singulares.
Qualquer outro estádio também seria, obviamente…
Cada vez mais, contudo, nota-se que o palco local para o Mundial de 2014 foi desenvolvido através de novas tendências arquitetônicas somadas ao que há de mais avançado nas arenas mundo afora.
Da estrutura da arquibancada à cobertura metálica e a sua iluminação externa.
No alto do post, por exemplo, a cobertura do estádio Anoeta, na cidade espanhola de San Sebastian. A Odebrecht acaba de fechar um contrato com a mesma empresa que instalou a “estrutura espacial” na cancha do clube Real Sociedad.
É mais uma pista para o design final da Arena Pernambuco, com prazo de conclusão até de dezembro de 2012. As pistas estão espalhadas em outros campos da Europa…
Confira a declaração do arquiteto do futuro estádio pernambucano, Daniel Fernandes, em outubro de 2010, ao ser questionado sobre a semelhança interna em relação ao Estádio Nacional de Varsóvia, que vai abrigar a Eurocopa 2012.
“Todos os estádios atuais projetados e construídos dentro dos conceitos modernos se assemelham de alguma forma nos itens associados a questões mais técnicas, como é o caso do desenho das arquibancadas. Mesmo parecidos nenhum estádio é igual a outro. A arquitetura é sempre uma continuidade, é um processo que se renova a partir das experiências anteriores ao longo da história. Todo projeto sempre vai possuir parte desse conhecimento acumulado juntamente com as inovações que acontecem de forma natural. Todos os estádios modernos acabam tendo algo em comum.”
Fato percebido, sem dúvida alguma, nas três imagens deste post.
Apesar de parecido, o estádio polonês (acima) é bem maior, com capacidade para 58.145 pessoas, contra 46.214 lugares da construção em São Lourenço da Mata.
E o que dizer da futura iluminação high-tech, temática?
Exatamente como ocorre no Allianz Arena (abaixo), na Alemanha, casa de dois rivais, o Bayern de Munique e o 1860 Munich. Para cada um, uma iluminação diferente…
É uma espécie de vida própria do campo a cada jogo. A cada time.
Mesmo com a cor opaca do concreto, a Arena Pernambuco deverá ter um tom vermelho nos jogos noturnos do Náutico. Se mais alguém jogar por lá também terá uma modelagem, assim como shows musicais. O objetivo é mudar, sempre.
Anoeta, Varsóvia e Allianz Arena, em pontos pra lá de distintos no Velho Mundo, mostram o quanto é extenso o foco de ideias para edificações deste porte.
Nas outras onze subsedes brasileiras da Copa o ritmo de inspiração é o mesmo.
Num futuro não muito distante, quem sabe, outro estádio poderá ter a própria arena à beira do Rio Capibaribe como padrão de qualidade…