Número de homicídios volta a crescer em Pernambuco. Foram 432 em outubro

Depois de dois meses de redução, o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) voltou a crescer em Pernambuco. Dados divulgados nesta quarta-feira pela Secretaria de Defesa Social (SDS) apontam que 432 pessoas foram assassinadas em todo o estado no mês de outubro. A média diária de mortes violentas foi de 13,93. De janeiro até o final de outubro, 4.576 homicídios foram notificados no estado. Desses, 68 aconteceram no Recife, 125 na Região Metropolitana do Recife e 239 no interior pernambucano. Nos meses de agosto e setembro foram registrados 412 e 410 assassinatos, respectivamente.

Média diária de mortes em outubro foi de 13,93. Foto: Teresa Maia/Arquivo

Ainda de acordo com os dados da SDS, o total de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) de outubro foi de 8.429. Houve uma redução em relação ao mês de setembro quando foram notificados 9.487 crimes, nos quais estão inclusos roubos a bancos, roubos e furtos e assaltos a ônibus. Segundo os números apresentados pela SDS, outubro foi o mês com a menor quantidade de registros de CVPs neste ano. A partir de agora, a secretaria passou a informar também em seu site o número mensal de assaltos a ônibus. Em outubro, diz a SDS, aconteceram 65 investidas criminosas no estado.

O mês de outubro terminou com a notificação de 2.975 casos de violência doméstica e familiar contra mulheres em Pernambuco. No mês de setembro, foram notificados 2.701 casos. Em relação ao total de pessoas autuadas em flagrante pelas polícias no mês passado, a SDS informou que 2.231 registros foram computados pelo estado. Houve um aumento na comparação com o mês de setembro, quando 2.111 pessoas foram autuadas em flagrante por cometimento de crimes. Já em relação à apreensão de armas no estado houve diminuição. Enquanto em setembro foram apreendidas 507 armas de fogo, em outubro o número foi de 469.