Greve da PC completa uma semana sem avanços

 

Nesta segunda-feira faz uma semana que os policiais civis de Pernambuco iniciaram uma greve por tempo indeterminado reivindicando melhores condições de trabalho e reajuste salarial. No entanto, o movimento parece não está com tanta força. Até agora, não houve nenhum avanço nas negociações com o governo do estado que já havia dito que a categoria terá um reajuste real da ordem de 47,34% até 2014. Esse número foi acertado em acordo firmado entre o governo e o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) durante negociações realizadas no ano passado.

Com a paralisação dos policiais, alguns procedimentos estão deixando de ser feito e outros estão sendo realizados de forma mais lenta. Segundo o Sinpol, apenas três delegacia de plantão deveriam estar funcionando, no entanto, a chefia da Polícia Civil fez um levantamento na última sexta-feira de todas as ocorrências realizadas no estado e garante que mais unidades estão trabalhando sem aderir ao movimento. Para tentar pressionar os grevistas, o governo disse que iria cortar as diárias de quem faltasse ao trabalho. A ameaça não surtiu efeito positivo. Nesta quarta-feira, a categoria pretender fazer uma passeata e tentar falar com o governador Eduardo Campos.

Confira o documento enviado pela Polícia Civil na íntegra:

A Chefia de Polícia Civil vai assegurar o atendimento em todas as unidades de plantões da Capital, Região Metropolitana e interior, incluindo as Forças-Tarefas de Homicídios do DHPP, apesar da insistência do Sinpol em manter o movimento grevista decretado ilegal pelo Poder Judiciário. Os servidores policiais que insistirem em faltar ao serviço terão o lançamento destas faltas computadas ainda na Folha de Pagamento para este mês de Julho. Será procedida uma criteriosa apuração no controle de freqüência dos policiais civis tanto pela Coordenação de Plantão como também pela Corregedoria da Secretaria de Defesa Social. Para exclusivamente estes agentes, comissários, escrivães e peritos papiloscopistas que se ausentarem do serviço ou se negarem na prestação de atendimento à população, a remuneração será suspensa, vindo a ser percebida apenas no dia 07 de Agosto, com o devido desconto. Até o momento, 405 policiais civis tiveram seus nomes informados a Secretaria de Administração (SAD) para descontos nos contra-cheques e somente receberão seus salários no dia 07/08. Também haverá uma apuração quanto a responsabilidade administrativa por eventuais ações ou omissões destes policiais que venham a prejudicar à sociedade pernambucana. É importante salientar ainda, que os policiais civis que registrarem 30 dias seguidos de faltas ao trabalho poderão ser demitidos, conforme prevê a Lei 6.425 (Estatuto dos Policiais Civis de Pernambuco).

 

Os serviços de emissão da carteira de identidade e certidões negativas, expedidas pelo Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) nos postos de atendimento do Expresso Cidadão continuam sendo realizados normalmente, apesar da greve dos policiais civis. Segundo a SDS, o prazo para entrega da carteira de identidade continua sendo de três dias. Já as pessoas que são cadastradas no Sistema de Registro Civil do Instituto podem retirar o documento na hora, como também aconteceu com as certidões negativas. Pernambuco tem mais de seis mil policiais civis e o salário inicial da categoria é de R$ 2,6 mil. Eles estão querendo um reajuste de 65%, melhores condições de trabalho e equipamentos de segurança novos.

De acordo com o Sinpol, Pernambuco paga o vigésimo pior salário do país aos policiais. A categoria alega que o Pacto pela Vida tem conseguido reduzir a violência à custa dos baixos salários dos policiais. A chefia da PC afirma que estão sendo feitos esforços para melhorar a situação da categoria. Um total de 640 policiais que foram aprovados no concurso de 2006 serão nomeados em breve. Além disso, o governo aumentou a gratificação da hora de folga e já estaria realizando a troca de coletes velhos por novos.

 

9 Replies to “Greve da PC completa uma semana sem avanços”

  1. esta convocação vai sair quando mesmo?
    ano passado o secretário também falou que ia ter uma convocação e não houve.
    Wagner, já saiu a portaria convocando,como sempre,a PM.Mas pra Policia civil nada.
    TENTA VER SE O SR CONSEGUE ALGUMA DATA CERTA SOBRE ESTA SOFRIDA CONVOCAÇÃO!
    VALEU WAGNER.

  2. “No entanto, o movimento parece não está com tanta força.”. Você, blogueiro, que post neste blog só informações copiadas CTRL C e CTRL V, não está em posição de afirmar isso. Vá às ruas. Và às delegacias e veja a REALIDADE. A maioria esmagadora está em greve.

  3. Bom dia, Blog

    Quando digo que o movimento parece não está com tanta força não me refiro à adesão dos servidores à greve, mas ao fato de
    o governo não está disposto o oferecer nada além do que já foi acordado com a categoria em negociações passadas.
    Obrigado por estar acompanhando o blog.

  4. VC COMO O BLOQUEIRO TA MUITO FRACO Ñ OLHA OS DOIS LADOS SO VÊ O LADO DO GOVERNO, PARA MEU ENTENDIMENTO O BOM JORNALISTA É AQUELE QUE OUVE TODOS OS LADOS, VERGONHA DA IMPRENSA PERNAMBUCA TODOS COMPRADOS PELO DUDU MALVADEZ, POIS SAIBA O SENHOR QUE CADA DIA A GREVE AVANÇA MAIS NO INTERIOR POR EXEMPLO QUE ALGUMAS SECCIONAIS AINDA Ñ TINHA ADERIDO AO MOVIMENTO ESSE FINAL DE SEMANA ADERIRAM COMO É O CASO DE SALGUEIRO E CABROBÓ SO PRA SITAR DUAS SECCIONAIS DO SERTÃO…. SENHOR BLOQUEIRO FAÇA O TRABALHO CERTO.

  5. Sou assinante do Diário de Pernambuco, mas já percebi que para saber notícias da greve da PCPE tenho que comprar o Jornal do Commércio. O DP e o pernambuco.com mal divulgam notícias da paralisação.

  6. Amigos, muitos de vocês tem acompanhando pela mídia notícias a respeito da greve dos policiais civis de PE. O que nem todos sabem é o que realmente acontece. O governo está de todas as formas querendo calar os meios de comunicação para que você não saiba a verdade. Nós policiais civis não estamos lutando apenas por uma melhora salarial. Estamos batalhando pela nossa dignidade e por você! Pernambuco reduziu consideravelmente as taxas de homicídio e assim vem fazendo dia após dia.

    Representantes de outros países inclusive se reuniram há alguns dias com o governador para saber mais desse sucesso internacional na redução das mortes no estado. Sabe o que nós policiais civis, que damos o nosso sangue para que essas metas sejam alcançadas, estamos recebendo em troca? Um salário que é o vigésimo no ranking de todo país! Isso mesmo! Num estado como Pernambuco em que a economia cresce a olhos vistos, somente comparados ao crescimento da China! Infelizmente a mídia não divulga isso, e parte da sociedade pensa que somos apenas uns preguiçosos que queremos ganhar mais.

    Não, essa não é verdade. Somos cidadãos como você, mas que somos submetidos todos os dias a situações precárias de trabalho. A maioria das delegacias está caindo aos pedaços, computadores quebrados, coletes vencidos, sem impressoras… Ou seja, sem condição nenhuma de prestarmos um serviço digno a você cidadão! Isso a TV não mostra né?

    Vejo todos os dias policiais que tem que tirar do seu bolso dinheiro para comprar algemas, coletes, pagar funcionária de limpeza, e usar seu celular, seu carro, seu computador para realizar as atividades da delegacia. Você não acha isso absurdo? E ultimamente temos convivido com ameaças. Ameaças de corte de salário, corte de chefias, de ser transferido… Isso tudo porque apenas estamos exigindo as mínimas condições de trabalho em troca de tudo que estamos fazendo.

    Como você se sentiria? Eu já estive do outro lado do balcão como você, e talvez como você eu também já julguei, esses profissionais que agora vejo como são sofridos e sacrificados, e que em sua grande maioria são pessoas de bem e apaixonadas pelo seu trabalho, porém são massacrados por um governo que os desvaloriza e os humilha todos os dias… Divulguem isso, pois a sociedade precisa saber realmente o que é e o que está por trás dessa greve! Contamos com as ajudas de vocês, pois somos iguais a vocês… Seres humanos querendo viver com dignidade e desempenhar o nosso trabalho com excelência.

    Ajude-nos a divulgar isso para a sociedade!

  7. DISCORDO DOS COMENTÁRIOS SOBRE NOSSO COMPANHEIRO WAGNER.SEMPRE AQUI ESTE SR DOCUMENTOU FATOS E RELATOS QUE AJUDAM NOSSA CAUSA.PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO A FALTA DE EFETIVO NA PC-PE.COM RELAÇÃO A MATERIA ACIMA ELE FOI BEM CLARO QUE O QUE NÃO AVANÇA SÃO AS NEGOCIAÇÕES COM O GOVERNO DO ESTADO,NÃO A GREVE EM SI.
    UM ABRAÇO A TODOS.

  8. DEVERÍAMOS COMEÇAR A FREQUENTAR TODOS OS COMÍCIOS DO PSB, PARA MOSTRAR O JEITO PSB DE GOVERNAR E ALERTAR AOS SERVIDORES MUNICIPAIS SOBRE O PERIGO QUE ESTÃO CORRENDO, CASO O “POSTE” QUE DUDU MALVADEZA PATROCINA VENÇA.
    E TAMBÉM COMEÇARMOS A MOSTRAR AS ESTATÍSTICA DOS “CVLI’S”, JUNTO AOS HOTÉIS EM BOA VIAGEM, PORTO DE GALINHAS E NO AEROPORTO.

  9. Infelizmente como em toda categoria existem profissionais que só pensam em si próprio, não penssam em um bem comum, benefício pra todos, se essa classe fosse unida.