Edital do concurso da Polícia Militar será publicado nesta quinta-feira

Boa notícia para quem estava esperando a liberação do edital para a Polícia Militar de Pernambuco. O governador Paulo Câmara anunciou nesta quarta-feira durante reunião do Comitê Gestor do Pacto pela Vida a publicação do edital no Diário Oficial desta quinta-feira. Serão 1,5 mil vagas para soldados.

Foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press
Foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press

A banca organizadora do concurso é o Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE), que foi contratada por dispensa de licitação. Paulo Câmara também adiantou que o edital para o preenchimento de 650 vagas na Polícia Civil e 316 na Polícia Científica deverá ser lançado até o fim deste mês.

“Vivemos um cenário de restrição econômica, mas não vamos deixar de fazer os investimentos necessários na segurança pública. Estamos, inclusive, fazendo um esforço adicional, buscando completar os quadros das Polícias Militar e Civil para atuarmos na prevenção e repressão”, declarou Paulo Câmara.

O governador ressaltou que o Pacto pela Vida não é uma política de governo, mas de Estado, que depende da integração entre todos os Poderes constituídos, as áreas operacionais e a sociedade civil. “É muito importante também a nossa capacidade de dialogar e buscar alternativas conjuntas. Vamos continuar a nossa política de segurança com o controle, monitoramento e prevenção”, acrescentou.

O concurso da PM não trará ônus para o Estado. A IAUPE foi contratada por dispensa de licitação, após realização de consulta a diversas instituições. Foi considerada a melhor proposta e escolhida a instituição que apresentou o menor preço das inscrições, que cobrirá os gastos do certame. Os candidatos precisarão desembolsar R$ 100.

Para concorrer ao concurso, os interessados precisam atender os seguintes requisitos: devem ter entre 18 e 28 anos, a partir de 1,65m de altura (homem) e 1,60m (mulher), o Ensino Médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para a Polícia Civil, serão selecionados 100 delegados, 500 agentes e 50 escrivães. E, para a Polícia Científica, serão 316 cargos diversos. Os detalhes do certame serão divulgados posteriormente.

7 Replies to “Edital do concurso da Polícia Militar será publicado nesta quinta-feira”

  1. “Polícia Científica” não existe. A constituição deixa bem claro quais são os órgãos que compõe a segurança pública deste país. Em Pernambuco não é diferente.
    Ocorre que estas 316 vagas, são destinadas para os cargos de Perito Papiloscopista, Criminal, Legista, Auxiliar de Perito e Auxiliar de Legista, todos estes cargos fazem parte da Polícia Civil daquele Estado, bem como os Delegados e Agentes.

  2. Absurdo uma pessoa com 33 anos não poder se inscrever para a polícia militar, sabia que marginal começa a praticar roubos e assassinatos cedo? E nunca é tarde pra virar bandido? Tenho aptidão ,vontade, disciplina, sempre quis defender a população, mas infelizmente não posso tenho 33 anos, enquanto bandidos estão se profissionalizando mais e mais , vocês não dão a chance de pessoas acima da idade permitida participar do concurso. Absurdo lei ignorante .