Consignado mais próximo de quem recebe LOAS

Consignado mais próximo de quem recebe LOAS

Qual o motivo de os aposentados e pensionistas do INSS poderem fazer uso do direito de tomar empréstimo consignado e quem recebe amparo social não ? O projeto de lei n.º 27/06 do senador Paulo Paim tem evoluído para acabar com essa diferenciação. Segundo a proposta, todos os beneficiários de benefício de prestação continuada – BPC (idosos e deficientes carentes) poderão ter autonomia de realizar transações de empréstimo, financiamentos e operações de arrendamento mercantil.

Como o desconto é feito direto na folha e sem risco de calote, a vantagem de se abrir linha de crédito para quem recebe Amparo Social é justamente o preço mais baixo das taxas dos juros. Caso aprovada, a nova lei teria o limite de 30% para margem de consignação, para evitar que a pessoa comprometesse todo o salário em empréstimos.

Normalmente, as pessoas perguntam o porquê de liberar empréstimo para quem recebe BPC, se essas são pobres na forma da lei, sobrevivendo com apenas
25% de um salário mínimo por cada integrante familiar? De fato, o benefício assistencialista é direcionado para a população de baixa renda, mas se for considerar que a maioria dos benefícios pagos pelo INSS é também no patamar de um salário mínimo, sob esse prisma, não haveria motivo para distinção.

Os mais pobres, portanto, teriam possibilidade de se endividar pagando juros mais competitivos no mercado financeiro.

A medida, até virar lei, precisa passar pelo crivo da Câmara dos Deputados e da Presidenta Dilma Rousseff. A população pode acompanhar a evolução da proposta de Paulo Paim por meio do sítio do Senado.

As instituições financeiras e bancárias estão saltitantes com a possibilidade de aprovação dessa medida, pois podem ter um nicho de mercado ainda não explorado. Até a próxima.

7 Comments

  1. Olá, com toda certeza essa seria uma ótima maneira de que recebe o Loas,poder ter um pouco mais de dignidade. Digo isso porque tenho um filho que esta recebendo o Loas e a casa onde moramos esta em pessimas condições, precisando reformar o banheiro e etc. E isso não é luxo e sim necessidade. E convenhamos que com um salario não dá para se fazer uma reforma , pois temos outras prioridade, mas tendo como solicitar um emprestimo e pagando um pedaço por mês fica viável para todos. Tenho fé que essa proposta vá adiante e seja aceita pela presidente e pelos deputados.

  2. TAMBÉM RECEBO LOAS E QUANDO PODEREI FAZER UM EMPRESTIMO CONSIGNADO NO BANCO PORQUE TAMBÉM SOU GENTE INSS LEI Q MERDA

  3. sera que a presidente se preocupa com os que recebem pelo loas sera que ela vai dar uma lei para melhorar a situação quanto tempo vai demorar ?

  4. olha só os que comete crime mata pai de familia,rouba e vai preso recebe um salario melhor do que os que recebem pelo loas do inss que não pode fazer emprestimo consignado mas pergunta para a presidente porque essa merda até os criminosos pode até é capaz da presidente levar dinheiro em mãos para eles na cadeia e dar um almento , fala serio que merda

  5. olá!!! Eu não queria ter ficado com sequelas de um derrame que eu fui vitima, Mais fiquei com varias sequelas. Eu recebo loas ha 2 anos, e me sinto huminhado a não ter direito a emprestimo.

  6. esta merda vai dar certo acho melhor roubar matar ai vc vai preso não trabalha come bebe usa droga e recebe um otimo salario da presidente já que ela não sabe administrar o brasil ela devia parar com isso de ser presidente, acho que ela da mais certo como modelo do que ser presidente

  7. sabe é uma vergonha saber quem recebe aposentadoria loas n pode fazer emprestimos consignado com inss, mais pode votar nessa cambada de politicos quem n tem amor em ninguem. MAIS pode tb fazer emprestimos nessas financeiras ladronas que cobram o juros de 20%.precisamos tb de ir na frente do congresso e reclamar com muitos assim o fazem.