Pagar as contas em dia é um desafio e tanto na vida agitada atual, tão típica da nossa sociedade. As contas se avolumam todo fim de mês e nem sempre o compromisso de pagar pontualmente é satisfeito. As contribuições previdenciária do “autônomo”, “empregado doméstico” e segurado facultativo normalmente são recolhidas pelo carnê laranja chamado GPS (Guia da Previdência Social), vendidos em papelaria, bancas de revista e livrarias. Contudo, para quem perdeu o prazo de recolher o INSS no mês, outro serviço pode facilitar a vida do contribuinte: é a GPS eletrônica, disponível no sítio da Previdência Social.
Esse serviço eletrônico, além de não precisar gastar com a compra do tradicional carnê laranja, facilita a vida do segurado, pois o Dataprev também faz o cálculo automático das contribuições em atraso do INSS e a emissão de guia consolidada (GPS).
Basta para isso fornecer a categoria do segurado (contribuinte individual, doméstico, facultativo e segurado facultativo) e o número do PIS, PASEP ou NIT. No entanto, o serviço só é disponibilizado para contribuintes filiados à Previdência Social a partir de 29/11/1999. Os segurados anteriores a novembro/1999 ou que estão com bastante débitos em atraso, com vários meses pendentes, deverão procurar diretamente o posto APS (Agência da Previdência Social) para fazer o cálculo, por ser mais complexo. Até a próxima.
Serviço: http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_cipost2.html
Bom dia, Dr.Romulo Saraiva. Bem, gostaria de saber se tenho direito de recorrer ao Inss, após 6 meses que o proprio está me devendo. Eu paguei medico e por 6 meses fui negativado nas pericias, fazendo eu voltar ao trabalho antigo, quase sem ter condições de volta. Mais tive que voltar, pois já não tinha dinheiro para custear meus medicamentos e sustento proprio.
estou em atraso desde o mes 09 de 2011,gostaria de pagar e ficar em dia,quanto tenho que pagar com os juros por favor mande-me acontas obrigado. OSCAR
Tenho que pagar os valores atrasados.
Estou doente e não tenho condições de trabalho, preciso receber pra comprar os medicamentos que o meu psiquiatra passou pra mim.
Por favor aguardo uma resposta.
Necessito por em dia as contribuições de minha doméstica. Estão atrazadas desde SETEMBRO de 2009.
Certa vez, foi pago com atrazo de 4 meses,através da Internet, e foi emitida uma única guia calculada automaticamente pelo total.
Não me lembro qual o site que faz isso.
Como devo proceder?
Obrigado.
Boa tarde doutor Rômulo!
Em 31/03/2011 recolhi como autonomo 12 parcelas em atraso referente ao ano de 2006 através de 3 guias consolidadas.
O pagamento foi realizado através da internet e nos respectivos recibos não constam os meses dos recolhimentos.
Nas GPS,no lugar do NIT foi gerado outros números que posteriormente seriam reconhecidos pelo INSS.
Entretanto, quando acesso meu extrato de contribuição essas GPS não foram individualizadas.
Como regularizar essas contribuições?
Grato.