Pagar as contas em dia é um desafio e tanto na vida agitada atual, tão típica da nossa sociedade. As contas se avolumam todo fim de mês e nem sempre o compromisso de pagar pontualmente é satisfeito. As contribuições previdenciária do “autônomo”, “empregado doméstico” e segurado facultativo normalmente são recolhidas pelo carnê laranja chamado GPS (Guia da Previdência Social), vendidos em papelaria, bancas de revista e livrarias. Contudo, para quem perdeu o prazo de recolher o INSS no mês, outro serviço pode facilitar a vida do contribuinte: é a GPS eletrônica, disponível no sítio da Previdência Social.

Esse serviço eletrônico, além de não precisar gastar com a compra do tradicional carnê laranja, facilita a vida do segurado, pois o Dataprev também faz o cálculo automático das contribuições em atraso do INSS e a emissão de guia consolidada (GPS).

Basta para isso fornecer a categoria do segurado (contribuinte individual, doméstico, facultativo e segurado facultativo) e o número do PIS, PASEP ou NIT. No entanto, o serviço só é disponibilizado para contribuintes filiados à Previdência Social a partir de 29/11/1999. Os segurados anteriores a novembro/1999 ou que estão com bastante débitos em atraso, com vários meses pendentes, deverão procurar diretamente o posto APS (Agência da Previdência Social) para fazer o cálculo, por ser mais complexo. Até a próxima.

Serviço: http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_cipost2.html