Quem recebe benefício previdenciário do INSS pode consultar alguns dados pelo pacote de serviços disponível no sítio do Ministério da Previdência Social. A emissão da carta de concessão ou de quanto você recebe no fim do mês está bem lá ao alcance de qualquer usuário da rede mundial de computadores. Se isso evita a burocracia no posto, por outro lado deixa dados confidencias vulneráveis. O CADSENHA existe, mas pouca gente conhece. É um serviço que a Previdência atribuiu senha ao número de inscrição do aposentado ou pensionista.

Realizando o cadastro, o usuário só terá acesso aos serviços disponibilizados pela internet caso tenha previamente confeccionado a senha no programa CADSENHA.

Caso contrário, qualquer pessoa (de posse de apanhado de dados) pode ter acesso a informações sigilosas, como extrato de pagamento e segunda via da carta de concessão. Para ter acesso ao serviço sem senha, bastaria ter os dados do número do benefício, data de nascimento, nome completo e CPF.

Na realidade, o sistema do INSS é falho, pois a maioria dos aposentados não cadastra senhas. Logo, ficam vulneráveis à pessoa má intencionada que navega na rede.

O INSS tem promovido programa de cadastramento gradual de senha para acessar às informações dos segurados. Quem já tem senha cadastrada, deve informá-la para ter acesso aos dados.

Para obter a nova senha ou em caso de esquecimento, é preciso agendar. O recadastro pode ser feito pela internet no Sistema de Agendamento Eletrônico para utilizar o serviço CADSENHA. O agendamento poderá também ser feito por intermédio da Central 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h a 22h. Até a próxima.