Muitos trabalhadores ficam assombrados antes de darem entrada na aposentadoria. Não sabem o que lhe esperam depois que o INSS encontrar a matemática do salário que vai lhe acompanhar para o resto da vida. Muitos ficam temerosos em relação ao valor a ser calculado. Não sabem se aposentam logo ou esperam o fator previdenciário ficar mais brando e, com isso, diminuir o prejuízo na aposentadoria por tempo de contribuição.

Poucas pessoas conhecem, mas a Previdência Social tem um serviço de fazer uma simulação da renda mensal inicial (RMI), apelido dado pelo INSS ao valor encontrado da aposentadoria. Qualquer interessado que atenda os requisitos de pendurar as chuteiras pode comparecer no posto da previdência e pedir a simulação.

O Sistema Único de Benefícios (SISBEN) do INSS viabiliza um mecanismo de o trabalhador saber quanto ganharia, mesmo sem necessariamente formalizar o pedido de aposentadoria. Para os casos de aposentadoria por tempo de contribuição, o funcionário da Previdência deve acessar a tela de computador chamada CONRMI (que significa Simulação de Cálculo da RMI), quando se calcula o valor do fator previdenciário, a expectativa de vida e a grana final.

Com esse simples cálculo, o segurado pode tomar a decisão em receber o benefício de imediato ou deixar para depois. Pode também aproveitar e verificar se todos as contribuições foram computadas corretamente, pois nem sempre a Previdência utiliza os valores com perfeição. Nem sempre há boa vontade do funcionário do INSS em prestar essas informações. De todo modo, a simulação é melhor do que dar entrada efetivamente na aposentadoria, como alguns fazem, ainda que depois não venham a sacar a grana mensal nem fazer qualquer tipo de movimentação. Até a próxima.