Transição de técnico de um bairro para outro, num ciclo raro e de roteiro comum

Marcelo Martelotte treinando o Santa Cruz em 2013. Foto: Jamil Gomes/Santa Cruz

Um treinador que aspirava o comando profissional de uma equipe. Trabalhou durante um bom tempo como auxiliar de grandes nomes. Aprendeu.

O curso natural da história indicava o seu momento, a sua chance. Ela veio.

Pegou um time de futebol escasso tecnicamente. Montou às pressas. Contou com um grande goleiro e um atacante em grande fase, artilheiro.

Surpreendeu os rivais, ambos em divisões nacionais mais elevadas. Obviamente, esse contexto significava um orçamento bem mais enxuto.

Mas o técnico ganhou a confiança da torcida aos poucos, estruturou o time taticamente, passou a jogar bem, ganhar clássicos e terminou com a taça.

A volta olímpica foi na casa do rival, com duas vitórias na decisão. Lá e lô.

Algum tempo depois, vitorioso, ganhou o mercado, atraindo o interesse de outras equipes. Inclusive do mesmo rival derrotado na final estadual.

O salário maior, bem maior, o seduziu, assim com a oportunidade de trabalhar numa divisão mais nobre no Campeonato Brasileiro, num projeto maior.

Ao grupo campeão pernambucano, conversas, entendimento com os atletas. Com a diretoria, após várias tratativas, idem. E tomou o seu novo rumo…

Este poderia ser o roteiro de Marcelo Martelotte em 2013. Ele acertou a sua transferência do Santa Cruz ao Sport, para a disputa da Série B.

No entanto, todo o relato apresentado foi o da passagem de Muricy Ramalho do Náutico para Santa Cruz em 24 de setembro de 2001, da B para a A.

É raro, mas de vez em quando algumas negociações entre os bairros do Arruda, dos Aflitos e do Ilha do Retiro mexem profundamente no futebol do estado…

Muricy Ramalho comandando um treino do Santa Cruz em 2001. Foto: Alexandre Gondim/DP/D.A Press

40 Replies to “Transição de técnico de um bairro para outro, num ciclo raro e de roteiro comum”

  1. Tenho escutado muita gente falar mal de Zé Teodoro, o que é lamentável. Por dois motivos: 1) foi bicampeão estadual e nos tirou da Série D. Foi no sufoco? E daí?. 2) Não saiu do Santa Cruz, mesmo tendo recebido proposta de co-irmão que estava em divisão superior no Brasileiro. Zé Teodoro pode até não ser o melhor técnico do mundo, mas deu muita alegria ao torcedor do Santa Cruz e é um homem de palavra, coisa rara entre seus colegas de profissão.

  2. Cassio, bom texto. Agora, “grande goleiro” do Náutico em 2001? Apelou, hein? Mas tudo bem. Valeu.

  3. O Sport não tinha como contratar um técnico para agradar a sua torcida pela competência, contratou um que agradou a sua torcida por prejudicar o Santa Cruz. Ultimamente, a torcida do Sport vive mais desse tipo de atitudes do que de títulos. Que continue assim.

  4. O Sport considera Gallo antiético porque deixou o Sport para ir para o Internacional. Será que o Sport também considera Martelloti antiético por ter deixado o SANTA CRUZ para ir para o Sport?

  5. Ao amigo Arena Timbu: O popoti teve, além de uma proposta descente para o técnico Martelloti, dinheiro para pagar a multa recisória, coisa que vc´s alviROSAS não tiveram.
    Vê se enxergam, vc´s ganharam uma arena de presente do governo, e estão se achando…kkk
    Saudações do Tricampeão Pernambucano

  6. Enquanto detínhamos esperança nuns poucos que acreditávamos possuir qualquer resquício de caráter, eis que, NA CALADA DA NOITE, somos surpreendidos com a saída, PELA PORTA DOS FUNDOS, de um sujeito que, há menos de um mês, falara que possuía um projeto de dois anos para o Santa Cruz, que era elevá-lo da 3ª para a 1ª divisão. Mas uma vez, a caixa de pandora abriu-se, e caímos novamente na realidade chafurdante do futebol e da cultura brasileira; É, novamente, a aplicação literal da “Lei de Gerson”, isto é, o costume de se “dar bem” a qualquer custo, nem que seja traindo quem o acolheu e o bancou no time: A Diretoria. Entretanto, caro Marcelo, terás um futuro incerto e conturbado indo treinar a Coisa, uma vez que o ambiente de lá é deveras “carregado”, por força das vaidades, desuniões e escusos investimentos de Bivar, Dubeux, Lacerda e outros. Seja feliz, se puder!

  7. Tento ser humilde mas o SPORT não deixa!Agora vamos tirar Willian Alves e Raul.PST

  8. Ora vejam só o torcedor do timeco dos aflitos, uns derrotados que não conseguem nada e faz muito tempo, agora tem uma ARENA linda e eu pergunto cadê o time kkkkkkk rsrsrsrsrs, time de série A que não consegue nem ser campeão concorrendo com um time de série C e com uma coisa da série B.
    Uma gaiola linda com um pássaro morto, heheheheheh ver se enxerga coitado

  9. traidor, como voce fez anteriormente agora repete novamente,ir para o nosso eterno rival, que vai tarde, pois gente como voce é melhor longe.

  10. PUTZ! Pelos comentários dá bem pra avaliar a falta de horizonte desses torcedores alienados daí. Como o cara pode recusar uma proposta de crescimento profissional se isso é o mais comum no mundo do futebol e em outras áreas. Isso significa progressão na carreira. Naturalmente esse tipo de sofrimento inútil só pode ser coisa de energúmeno mal informado. Como se alguém escolhesse deixar de crescer na profissão só por sentimentalismo burro. PQP!!! Sorte e sucesso ao Martelotte. Eita futebolzinho de pebolim que não evolui é esse daí!

  11. Essa reportagem está parecendo uma lamentação.PELO SPORT TUDO!!! CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.

  12. Rapaz , vc é igual a seu time Sport , para tentar falsear a história e dizer que o santa é da mesma laia conta esta história falsa de Murici, a saída dele não foi assim, foi toda acordada. Já a de Marcelo até ontem a noite no programa do blog do torcedor com a presença da diretoria ele negava, muito diferente de Murici Ramalho. Mas tudo bem Cássio você é rubronegro . Ou tb vai esconder isso.

  13. se fosse com o sport normal, agora quando é com as da arena g e os gari do lixão é o fim do mundo, vão secar o mar com penerá kkkkkkkkkkkk

  14. isso e normal,no meio futebolistico. so em em PE.e que temos esse pensamento mediocre e minusculo,por parte de alguns torcedores. agora pergunto a voces,que estao insastisfeitos, quem nao trocaria seu emprego,pelo um melhor e ganhando umas cifras a mais. esse e o curso natural das coisas. quem for tao santinho assim,que atire a primeira pedra.

  15. Quem vai esquentar a cabeça por causa desse aprendiz de técnico, o ano que vem, com qualquer entregador de camisas, o Santinha bota os dois fregueses de novo no bolso e é tetra.
    A vida dele no time dos adoradores de mastro não chega a três meses. No Arruda, nunca mais.
    O ano que vem vai treinar o central.

  16. Não vai demorar muito na ilha dos festejos. Deseja toda má sorte do mundo para ele, que a partir de agora é persona non grata no Arruda. Que se dê muito mal e leve a coisa peruquenta para a série C que é o lugar dela!!

  17. Aos apaixonados pelos clubes e não conseguem enxergar…isso é profissionalismo. Você que está criticando, caso receba proposta de trabalho com salário duas vezes maior do que recebe, vai fazer o quê?
    Não me diga que vai ficar na mesma empresa porque a ama?!

  18. E mais uma vez o SPORT mostra o que um grande faz, quando quer tirar alguém de um time pequeno, vamos desmembrar esse time do santa todinho… huhsuahuashauhasuah, Chupaaaaaaa santaaaaaa… quero ver a torcida “Mais apaixonada do Brasil, sqn” pagar os jogadores, uhsuhsauahsuahsauhaus AVANTE! AGORA VAMOS COMPRAR O ARRUDA E VENDER PARA A UNIVERSAL. husahsauhaushaauhsauhsauahu

  19. E a diretoria do Çanta Crui reclama do Náutico, que diz não ter ética… O empresário do técnico o ofereceu ao popoti e ele saiu sem nem querer saber. Bem feito, sarnentos! Que esse lixo continue na C e quem sabe um dia volte pro lugar onde nunca deveria ter saído, a D.

  20. Homem sem HONRA e PALAVRA. Marcelo vai ser demitido e jamais conseguirá um emprego de técnico novamente. Todo azar do mundo para você, por que de gente do seu tipo, Marcelo, não precisamos no mundo. Se aparecer no arruda, vai levar chuva de moedas, seu MERCENÁRIO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*