Recife entre as praças com mais partidas do Flamengo na televisão aberta

Jogos do Flamengo na TV aberta em 2014. Crédito: Ibope/Repucom

Um levantamento do Ibope aponta que o Flamengo teve 46 partidas exibidas na televisão aberta em 2014, considerando Globo e Band. Isso atraiu a atenção, nem que por um minuto, de 134 milhões de telespectadores. Outro dado interessante é o número de jogos do Fla transmitidos nas 15 principais praças. Como alguns jogos no Maracanã, por força de contrato, não passaram para o Rio, a cidade com mais apresentações foi Manaus (38 x 37).

O quadro divulgado por José Colagrossi, o diretor-executivo do Ibope/Repucom, especializado em pesquisas de impacto e eficiência do patrocínio no esporte, segue com o Distrito Federal, fechando a elite do mercado rubro-negro. Na Série A de 2015, Brasília abrigou um público de 67 mil pessoas para Fla x Coxa, justificando a audiência. Em 4º lugar, o Recife. À frente de centros com mais torcida flamenguista (reconhecidamente), como Salvador, Fortaleza e Vitória.

Apesar da presença regular de Sport, Santa Cruz, Náutico nas Séries A e B, a influência midiática do Mengo (por opção de quem transmite, claro) toma parte da programação. Na capital do estado foram 28 jogos, ou 60% do conteúdo aberto do time carioca! Como Globo e Band contam, um mesmo jogo exibido pelas duas aparece duas vezes. Em Pernambuco, o maior índice de torcida já alcançado pelo Fla foi de 8%, segundo o Plural Pesquisa, em 2011, o que corresponderia a 703 mil pessoas na época. Contrasta bastante com a grade.

10 Replies to “Recife entre as praças com mais partidas do Flamengo na televisão aberta”

  1. O objetivo, já devidamente declarado, é ¨ espanholizar¨ o futebol brasileiro, ou seja, tornar flamengo e corinthians os únicos protagonistas do futebol nacional, como acontece com Barcelona e Real Madrid. Observem como os narradores da globo gritam nos gols ou lances de perigo de gol de corinthinans e flamengo, mt mais que o time adversário, seja ele qual for.

  2. A solução é muito simples: NUNCA assista a rede bobo. Mude de canal, desligue a televisão, vá namorar, cuide dos filhos, do jardim… Faça qualquer coisa, menos assistir essa porcaria.

  3. A CULPA E DE VCS PERNAMBUCANOS QUE NAO LUTAM MAIS COMO GUERREIROS QUE FORAM NO PASSADO.VCS ACEITAM ESSA MASSIFICAÇAO DO FUTEBOL DO SUDESTE AI NO NORDESTE.ELES COM O APOIO DA REDE GLOBO VAO INTRODUZINDO NO MEIO DE VCS A MARCA DE FLAMENGO E CORINTHIANS E VAO MATANDO OS TORCEDORES APAIXONADO DOS CLUBES PERNAMBUCANOS E EMPOBRECENDO OS CLUBES ATE CHEGAREM A FALENCIA IGUAL JA CHEGOU PARA GUARANI E PORTUGUESA,ABRAM OS OLHOS LUTEM CONTRA ESSE PODERIO DA REDE GLOBO

  4. É isso ainda é em decorrência da briga do Sport com a Bobo (do RI Janiero) desde 1987, como a Bobo local não tem poder de decisão, infelizmente pois são ótimos profissionais, o jeito é não dar audiência aos cebosos do RI Janiero. Mas o leãozinho precisa ajudar, com boa campanha e consequentemente patrocínio local.

  5. Cássio,

    e em relação aos números de audiência? Será que são maiores ou próximos dos jogos dos pernambucanos? Porque seria um dado mais interessante de observar, já que o fato da Globo “empurrar” os jogos do Flamengo não quer dizer necessariamente que o público compre a ideia. Caso os clubes pernambucanos tenham bem mais audiência, reforçaria o erro estratégico da emissora.

    Abraço

    Nota do blog

    Eduardo, também fiquei com essa curiosidade, pois tenho plena convicção de que os times locais devem ter mais audiência (basta ver o engajamento nas partidas, até mesmo no Estadual). Contudo, o Ibope divulgou apenas este quadro. Espero que libere os demais também.

  6. Aqui no Ceará, todos os jogos fora de casa dos dois grandes são transmitidos, na copa do Brasil e copa do NE, e transmite todo campeonato estadual. Sou fã do seu blog

    Nota do blog

    Valeu, Jadson! Aqui no Recife os jogos de Náutico, Santa e Sport, fora de casa, também passam nos horários tradicionais da TV aberta. No Brasileiro, porém, o Sport passa pouco (e como só há um representante local na elite, a grade fica “aberta” para outros times). A Série B concentra a programação no sábado. Abraço.

  7. Ahhh conta com a Band sim… Então esses dados aí não são tão representativos assim, se tirasse as transmissões da Band ficaria mais realista!

  8. Cássio, esses dados estão corretos??? Como é possível que Recife veja mais o Fla que Vitória? Vejamos o seguinte. Aqui passa camp PE, Copa do NE e nas fases iniciais os pernambucanos na Copa do Brasil, ou seja, são 5 meses sem Fla. Enquanto isso, Salvador e Fortaleza nem sempre veem seus times locais nas copas do NE e do Brasil e estão com menos transmissões do Flamengo? Fora que percebe-se que os pernambucanos em geral são claramente da ala paulista de influência ao invés da ala carioca, é só vê que se passa mais aqui os jogos em que a globo também transmite pra SP, contrariando o NO-NE todo que normalmente acompanha o RJ. Realmente acredito que há algo muito errado nessa conta! A não ser que também estejam contando com a Band…

    Nota do blog

    Num primeiro momento, também achei alto demais o número, mas o estudo é do Ibope mesmo… O Fla só não passa aqui, basicamente, até abril, no Estadual (ainda assim, pode passar via Copa do Brasil ou Libertadores).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*