Presidente do Flamengo diz ter a maior torcida em 24 dos 27 estados do país. Será? Não em Pernambuco

Eduardo Bandeira de Mello, o presidente do Flamengo (2013-2015). Crédito: Alexandre Vidal/FlaImagem

Eduardo Bandeira de Mello assumiu o Flamengo com uma dívida impagável, de R$ 758 milhões. Em dois anos, com uma gestão austera, o dirigente vem quebrando o senso comum. Desde 2013, já reduziu o passivo do clube carioca em R$ 138 milhões. Sem dúvida alguma, um alento ao time mais popular do país. O presidente rubro-negro vem contando com apoio de sua torcida, com o avanço dos sócios-torcedores e o consumo maciço de produtos oficiais do Mengo. Porém, o discurso do dirigente mostra uma torcida além da realidade.

Em 2015, o seu mantra tem sido o de apontar o Fla como o detentor da maior torcida em 24 unidades da Federação, considerando os 26 estados e o Distrito Federal. A mais recente foi repercutida no programa Linha de Passe, na ESPN, através do jornalista Juca Kfouri, que considerou os três estados sem domínio como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Confira algumas declarações de Bandeira de Mello sobre o mesmo tema.

“Um clube nacional como o Flamengo, com torcida em todos os lugares, não pode virar os olhos para a sua torcida do interior. Seja no Brasileiro, em amistosos ou torneios, sempre poderão ser realizados jogos em outras praças. Afinal de contas, o Flamengo é o clube mais popular em 24 das 27 unidades da Federação.”
Em entrevista ao jornal O Globo, em 8 de maio de 2015.

“Em 24 dos 27 estados do Brasil, o Flamengo é o time mais popular.”
Em uma palestra na UFRJ, em 15 de maio de 2015.

“O Flamengo tem 40 milhões de eleitores, é o time preferido em 24 estados e a Nação Rubronegra deve acompanhar o voto dos parlamentares.”
Em coletiva em São Paulo, sobre a MP do Futebol, em 6 de julho de 2015

Nota-se que o nosso estado integra a visão do mandatário flamenguista, difundida sem correção. Abaixo, vale relembrar sete pesquisas de torcida realizadas em Pernambuco entre 1983 e 2014, dos mais variados institutos, incluindo o Ibope, o mais conhecido do Brasil. Em nenhum levantamento o Fla aparece à frente. Na verdade, o máximo foi alcançar o 3º lugar no primeiro estudo local feito pelo Instituto Plural, com 8%, um público localizado sobretudo no interior, uma vez que na capital a influência de times de fora é mínima.

Gallup 1983* (520 entrevistados)
1º) Sport 22,4%
2º) Náutico 14,1%
3º) Santa Cruz 12,9%
* O percentual de pessoas sem clube foi de 41%, fazendo com que os demais clubes, somados, chegassem a apenas 9,6%.

Opine 2008 (1.732 entrevistados)
1º) Sport 22,9%
2º) Santa Cruz 17,1%
3º) Náutico 6,1%
4º) Corinthians 5,3%
5º) São Paulo 5,2%
6º) Flamengo 3,9%

Maurício de Nassau 2009 (3.363 entrevistados)
1º) Sport 26,4%
2º) Santa Cruz 15,7%
3º) Náutico 8,0%
4º) Flamengo 6,8%
5º) Corinthians 4,8%
6º) Palmeiras 3,8%

Ibope 2010 (nº de entrevistados não informado)
1º) Sport 33,0%
2º) Santa Cruz 12,8%
3º) Náutico 9,0%
4º) Corinthians 8,1%
5º) São Paulo 4,6%

Instituto Plural 2011 (1.200 entrevistados)
1º) Sport 26,0%
2º) Santa Cruz 16,0%
3º) Flamengo 8,0%
4º) Náutico 7,0%
4º) Corinthians 7,0%
6º) Palmeiras 4,0%

Instituto Plural 2013 (1.200 entrevistados)
1º) Sport 22,9%
2º) Santa Cruz 13,6%
3º) Corinthians 9,3%
4º) Náutico 6,4%
4º) Flamengo 6,4%
6º) São Paulo 4,3%

Ibope 2014 (300 entrevistados)
1º) Sport 26,3%
2º) Santa Cruz 24,0%
3º) Corinthians 7,3%
4º) Náutico 5,3%
5º) São Paulo 4,0%
6º) Palmeiras 3,3%
7º) Flamengo 2,3%

Numa amplitude regional, o Flamengo detém, sim, a maior torcida, com 22,4% segundo a pesquisa mais recente no Nordeste, da Pluri Consultoria, de 2012. Uma popularidade reconhecida. Lembremos, entretanto, que as declarações do mandatário vêm focando os estados. E Pernambuco é um dos cinco do país nos quais as torcidas locais são maioria, com 60,4% (Sport + Santa + Náutico), contra 39,6% dos “forasteiros”, ainda segundo a Pluri.

Por fim, voltando ao último levantamento do Ibope, de 2014, outros dois estados apontam torcidas locais à frente, Bahia (Bahia) e Paraná (Atlético-PR). Logo, esse mantra de Eduardo Bandeira de Mello precisa ser revisto. Ou ao menos ser questionado, tirando o viés de verdade absoluta.

Percentual de torcidas locais e "forasteiras" nos estados. Crédito: Pluri Consultoria 2014/reprodução

66 Replies to “Presidente do Flamengo diz ter a maior torcida em 24 dos 27 estados do país. Será? Não em Pernambuco”

  1. Pingback: Taça Asa Branca, a disputa entre o campeão nordestino e o Flamengo…? | Blog de Esportes

  2. Isso não diminui mesmo. E ainda fico indignado com isso, pois a maioria dos torcedores flanáticos, apaixonados pelo Flamengo, estão fora d RJ. 80%. E olha que o Flamengo está na sua maior, ou pior crise de sua história e a torcida só cresce. Em ritimo desacelerad, mas cresce. O vasco também tem uma torcida Gigantesca fora do RJ. Tem muitos nordestinos, nortistas, portugueses que são vascaínos. A nível nacional, são as 2(duas) maiores torcidas do país. Claro, Flamengo não é o primeiro no ranking, nos 24 de 27 estados, mas só pelo fato de estar entro os primeiros, ja faz grande diferença. Por causa dessa imensidão que Flamengo e Vasco não faliram ainda. Sou torcedor do figueira, morador de SP. E amante da cidade maravilhosa.

  3. O time do faz-me rir? 24 dos 27? Qual a mior torcida de São Paulo? E de Minas Gerais? Rio Grande do Sul? Qual a maior torcida do Paraná? Pernambuco, Bahia, Ceará e Mato Grosso do Sul? Um time falido cujos 2 jogadores mais conhecidos são os 2 que sairam do Corinthians. Um time que coloca 600 torcedores em pleno estado que sedia o clube por 2 vezes… um time que TODO ano no começo do brasileirão está sempre perto da zona do rebaixamento, ganha alguns jogos duvidosos e SEMPRE termina entre 8º e 15º colocado. Contestem…

  4. O LUIZ.AZAMBUJA..VC.SO.PODE.ESTAR LOUCO..SONHANDO..ME DIZER.QUE A IMENSAAA.GIAGANTESCA.MOSTRUOSA.ENORMEEE TORCIDA.DO FLAMENGO.NO.MATO GROSSO.DO.SUL.E.NO. MATO.GROSSO.QUE.É PEQUENA NO ESTADO DO MS??PEQUENA??PEQUENA??A MAIOR.TORCIDA DO BRASIL E.DO MUNDO.QUE.E.A.TORCIDA.DO FLAMENGO.NAO.EXISTE.UM.SO ESTADO.E.CIDADE.NO.BRASIL.QUE ELA SEJE PEQUENA.A.TORCIDA DO FLAMENGO É.IMENSAAA.GIGANTESCA..MONSTRUOSA DE.TAO GRANDE.EM.QUALQUER.ESTADO DO.BRASIL E.NO.MATO.GROSSO.DO.SUL TAMBEM MUITO MUITO MUITO.MAIOR.QUE.A.DO.CORINTHIANS TANTO.NO.MATO.GROSSO.DO.SUL.QUANTO.NO.MATO.GROSSO.DO NORTE.OU.SO MATO GROSSO..VAI.DURMIR LUIZ AZAMBUJA.AO INVÉS DE.ESCREVER ABSURDOS.AQUI
    .

  5. FLAMENGO SEMPRE MAIOR SIM NOS DOIS MATO GROSSO..esse LUIZ AZAMBUJA
    AÍ DE CIMA SO PODE ESTAR SONHANDO.

  6. aos invejosos de plantão, é claro q o flamengo tem a maior torcida em quase todos os Estados. é só vc ver as transmissões q os estádios ficam lotados não precisa levar caravanas de ônibus com a torcida organizada como a do Corinthians leva, a nossa torcida é do local e em qualquer lugar q o Mengão se encontrar vai ter torcedores para ligarem os estádios.

  7. o vascao e a verdadeira maior torcida do brasil!essas pesquisas de torcida sao mentirosas w manipuladas pela globo!

  8. Vamos lá, eu já morei em diversos pontos desse país e vou dizer: no Acre e em Manaus não há dívidas que a maioria é torcedor do Flamengo (inclusive fazem festa quando o time é campeão Estadual, por exemplo: sai até notícia no jornal local), Em Cascavel/PR já vi carreata rubro-Negra no centro da cidade, em São Paulo (no interior) me surpreendi com a quantidade de flamenguista inclusive um foi lendário pelo fanatismo. No RJ nem se fala né, No ES vi saindo ônibus para ver jogo no Rio do Mengão, coisa incrível, em MS na região da fronteira com SP tem pouco, mais pra dentro tem vários pontos que rubro-Negros se reúnem para assistir aos jogos, em Corumbá só dá Mengão. Em Brasília é uma coisa incrível, ser Flamengo é lei. Em Maceió ele solicitam a prefeitura para o Fla jogar lá vez em quando, no interior de MG é bem misto em Juiz de Fora é só Mengo. Tendo visto isso acho que a declaração do Bandeira está mais próxima da verdade do que ao contrário. abcs a todos.

  9. A dívida do Flamengo é tão “impagável” que no começo da atual gestão do Bandeira (início de 2014, se não me engano), o Flamengo detinha uma dívida de quase 760 milhões. Sendo que agora tem uma dívida de aproximadamente 690 milhões! Diminuiu-se quase 100 milhões em 1 ano! Ou seja, essa dívida é pagável sim! Provavelmente pode demorar uns 7 anos, indo de 100 em 100 milhões, mas é pagável sim!
    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2015/05/fla-lidera-ranking-de-receitas-e-e-unico-dos-grandes-reduzir-divida-veja-lista.html
    http://www.colunadoflamengo.com/2015/07/quanto-o-torcedor-do-flamengo-tem-que-pagar-para-zerar-a-divida-do-clube/

  10. Fato relevante:Ontem

    Flamengo com uma “IMENSA”torcida jogando na Arena
    Pernambuco Copa do Brasil,etc..
    Procura i o Publico…..rs 16.000 torcedores a maioria do Nautico.
    Que imensa torcida é esta? .ontem na arena Pernambuco.
    Cade a Imensa torcida do Flamengo??
    Eu quero debate com Fatos e dados..e nao so com “achômetros”

  11. Ninguem aqui é carregado por nenhuma região especifica do Brasil nunca mais.
    Temos energia eletrica abundante, petroleo,minerais ,minerais estrategicos ,fabricas de veiculos,refinarias, estaleiros…..,industrias de alimentos,agricultura..blablablablabla..
    E tem mais mane:
    O assunto aqui é a MENTIRA do Pinoquio do Presidente do Flamengo!! nao mude o foco! (como faz o Presidente do Flamengo, todo ano,muito proximo da zona de degola ,sem titulos atualmente…então começa a falar besteiras para desviar o foco tb…pois divida do Flamengo é Impagável..todos sabem….
    E tem mais!!Somos um grande mercado Consumidor de produtos tambem!
    Se são Paulo vive so p trabalhar etc..etc..etc…São Paulo Iria vender seus produtinhos aonde???? me fala so isso kkkkkkkkk

  12. Fabio Kaliu, então somos nós que “passamos recibo” tentando desmistificar uma mentira dita pelo presidente do Flamengo? E você não está “passando recibo” ao ficar todo melindrado por uma simples contestação (baseada em dados) a uma afirmação equivocada? Ninguém disse que o seu Flamengo não é o que mais arrecada, ou é não é a maior torcida do país, apenas foi dito que ela não é a maior em “24 dos 27 unidades da federação”. E o objetivo não é fazer seu Flamengo ficar menor, como você falou. Simplesmente aqui em PE e em outros estados (não só 3) seu clube não só não tem a maior torcida, como tem pelo menos 3 ou 4 clubes mais populares que ele, sendo os 3 locais muito mais populares. Para finalizar você além de não saber interpretar, precisa estudar mais sobre história e as causas do atraso econômico do N/NE, e não ser tão superficial com essa falácia de que o Sul e Sudeste carregariam o resto do país. Se você não sabe já houve tentativas de separação de uma parte do Nordeste no passado, sempre combatidas pelo poder central do Brasil… Algum interesse teve, ou achas que foi só por caridade aos pobres nordestinos?

  13. Na maioria dos comentários dos torcedores do Flamengo, aqui na postagem, percebe-se uma tentativa de “relativizar” a declaração. Pois é justamente este tipo de conduta que mantém a perpetuação de inverdades, como esta (dita várias vezes). O conteúdo apresentado pelo blog não diminui a grandeza da torcida do Flamengo, sem dúvida a maior do país. Porém, que o seu alcance seja real, e não com dados inexistentes, na base do “se colar, colou”. Jornalismo existe justamente para combater isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*