Investigação de morte por Jack3D ainda parada

Depois de ter sido publicada com exclusividade pelo Diario de Pernambuco em setembro do ano passado, a morte de um  jovem de 18 anos que, segundo a família, foi causada pelo uso do suplemento alimentar Jack3D, ainda não foi iniciada. O  produto, que tem venda proibida no Brasil pela Anvisa, continua sendo vendido em lojas do Recife e sites da internet com a promessa de uma nova fórmula. As autoridades dizem que mesmo assim o suplemento ainda oferece riscos à saúde. Muitos jovens recifenses seguem consumindo o produto.

Veja parte da matéria publicada no Diario de Pernambuco desta terça-feira.
O restante desta reportagem pode ser conferido na edição impressa do jornal.

Wilson e Marcellle Sampaio, pais de Wilsinho, querem que o caso  seja esclarecido (BERNARDO DANTAS/DP/D.A PRESS)
Wilson e Marcellle Sampaio, pais de Wilsinho, querem que o caso seja esclarecido. Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A/Press

A morte de Wilson Sampaio Filho, que pode ter sido causada pelo uso do suplemento Jack 3D, parece estar longe de ser esclarecida pela Polícia Civil de Pernambuco. Em dezembro do ano passado, após meses de investigações, a Delegacia do Consumidor indiciou um estagiário de educação física por ele ter vendido o produto ao jovem numa badalada academia da Zona Sul do Recife. O suspeito responde na Justiça por crimes contra a saúde pública e das relações de consumo. Na época, o caso foi encaminhado também ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) que iria apontar de quem era a culpa pela morte do estudante recifense. Desde então, o inquérito passou por várias delegacias, mas nenhuma conclusão foi dada.

A mãe de Wilsinho, a funcionária pública Marcelle Sampaio, 42, relatou ontem a luta para que o caso não fique impune. Segundo ela, o inquérito estava sendo conduzido pela Delegacia de Boa Viagem e chegou a retornar para a do Consumidor. No início deste mês, após muitos pedidos dos pais, finalmente o caso chegou ao DHPP. “Queremos que um novo exame seja feito para identificar que havia substâncias dimethylamylamine (DMAA) no corpo do meu filho”, disse Marcelle.

Ao Diario, o gestor do DHPP, Cassemiro Ulisses, informou que deve designar, nos próximos dias, um delegado especial para comandar as investigações. O prazo de conclusão é de 30 dias, mas pode ser prorrogado. Em depoimento à polícia, no ano passado, o estagiário afirmou que não vendeu o produto, nem tinha uma relação de amizade com a vítima. No entanto, ficou confirmado – por meio de testemunhas e de outras provas colhidas – que os dois mantinham contato. Wilson tinha o sonho de ser jogador de futebol. O Diario entrou em contato com o escritório que representa o Jack 3D no Brasil, mas não obteve retorno dos advogados.

Menina de apenas um ano assiste à morte da mãe

A violência segue sem freio e sem limite no estado. Não bastassem os assaltos a pessoas e roubos a estabelecimentos comerciais, os crimes de homicídios não param de ganhar as manchetes policiais. O jornal Aqui PE desta terça-feira relata um crime ocorrido na noite do último domingo, na comunidade da Moenda de Bronze, na Vila Rica, no Centro de Jaboatão. Uma jovem de 18 anos identificada como Eduarda Priscila Alves da Silva foi assassinada a tiros na frente de casa. A jovem, que estava grávida de cinco meses foi morta na frente da filha de apenas um ano e segundo a polícia, a família suspeita de crime passional.

Sem piedade alguma, o criminoso (a) disparou duas vezes contra a cabeça de Priscila que morreu na hora. “Foi um crime característico de execução. Atiraram para acabar com a vítima”, disse o perito do Instituto de Criminalística Fernando Benevides. Ainda segundo os parentes da vítima, ela não tinha envolvimento com drogas, nem com nenhum tipo de crime. O caso foi registrado pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que já deu início às investigações.

http://www.aquipe.com.br/imagens/capa/2012/08102012.jpg

Apesar de a comunidade da Moenda de Bronze ser conhecida como uma área violenta, até o momento, o crime está sendo tratado como crime passional. Familiares da vítima suspeitam de um ex-namorado da jovem, que não teve a identidade revelada. Durante entrevista à equipe da reportagem da TV Clube, um dos tios da jovem assassinada disse que encontrou a filhinha da vítima chorando e com a roupa suja de sangue, enquanto a mãe estava morta ao seu lado.

Daqui pra frente, o que passará na cabeça dessa criança? Com apenas um ano de idade a garota perde sua mãe e ainda assisti à sua morte. Ela vai precisar de um acompanhamento psicológico e de muita atenção da família para superar esse trauma. Infelizmente, não são raros os crimes cometidos diante de crianças e sobretudo filhos das vítimas. Lembro-me do caso da turista alemã Jennifer Kloker, assassinada a mando da família em fevereiro de 2010, que também foi executada na frente do seu filho de apenas três anos. O menino chegou a narrar a psicológos como aconteceu a morte da mãe. Crianças como essas têm grandes chances de se tornarem adultos com algum tipo de problema, se não forem tratadas corretamente.

A matéria completa sobre a morte da jovem você lê na edição impressa do Aqui PE desta quinta-feira, que você pode comprar nas bancas ao preço de R$ 0,25.