Segurança da Copa do Mundo contará com 57 mil militares

Cerca de 57 mil militares vão trabalhar na segurança da Copa do Mundo deste ano e já foram investidos R$ 709 milhões, desde 2012, nas Forças Armadas para garantir a tranquilidade do evento. As informações são do gerente de operações de segurança e inteligência para grandes eventos do Ministério da Defesa, coronel Antônio Ruy Costa Junior. “Estamos prontos para sediar a Copa em um ambiente pacífico e seguro”, afirmou.

A estrutura de segurança está baseada em dez eixos, que incluem sistema de comunicação militar por satélite, segurança cibernética e controle do espaço aéreo em dias de jogos, entre outros. “Haverá restrição aérea uma hora antes dos jogos e três a quatro horas depois no perímetro dos estádios”, informou o coronel.

Ele participa de audiência pública da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado sobre a estrutura de segurança dos grandes eventos sediados no Brasil.

Da Agência Câmara

Operação integrada visa garantir segurança para a Copa

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Pernambuco (CICCR) iniciou ontem a operação “Copa do Mundo – Segurança para Todos” no estado. O objetivo é garantir a segurança de delegações, árbitros e autoridades durante o evento. Através do monitoramento de câmeras, a central também poderá flagrar crimes e proteger a polulação em geral.

Central vai utilizar imagens de câmeras para monitoramento (DJAIR PEDRO/DIVULGACAO)

O CICCR integra 33 instituições como as polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, além de Bombeiros, Samu, Exército, Marinha, Aeronáutica, entre outros. Segundo o coordenador adjunto do CICCR, Ilídio Vilaça, o Centro fará um monitoramento dos locais considerados como “áreas de interesse operacional” ligadas ao evento esportivo.

São pontos da Região Metropolitana do Recife em que haverá presença de pessoas importantes para a realização da Copa do Mundo, como nos arredores dos hotéis onde os jogadores se hospedarão, em rotas protocoladas pela Fifa, centros de treinamento, na Arena Pernambuco e no Aeoroporto Internacional do Recife – Guararapes/Gilberto Freyre. Além de câmeras fixas, o CICCR ainda receberá imagens de alta resolução enviadas por um helicóptero.

Quando o CICCR foi criado pelo Ministério da Justiça e inaugurado com a Copa das Confederações da Fifa em 2013, o governo de Pernambuco recebeu da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos vários equipamentos de alta tecnologia, avaliados em R$ 35 milhões, como um robô antibomba, um imageador térmico e uma plataforma de observação elevada. Depois disso, a CICCR funcionou ainda durante o réveillon e o carnaval. Locais como a Sé de Olinda e a Praia de Boa Viagem também deverão estar sob controle do centro.

Do Diario de Pernambuco