Delegacias do estado agonizam

Levantamento feito pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) em 172 delegacias de Pernambuco entre os dias 14 de abril e 16 de maio deste ano revelou que as unidades policiais do interior do estado estão agonizando. O relatório foi produzido a partir de 11 dias de visitas na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata, Agreste e no Sertão e teve como objetivo denunciar as condições precárias dos prédios.

Fotos: Sinpol/Divulgação

Um dossiê com as conclusões da inspeção foi preparado pela diretoria do Sinpol e encaminhado ao secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, e ao chefe da Polícia Civil, Osvaldo Morais, para que os reparos sejam feitos com urgência.

A situação das delegacias pernambucanas tem sido alvo de preocupação não só do Sinpol. Em março do ano passado, a pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública feita pelo Ministério da Justiça mostrou que Pernambuco tinha uma delegacia para cada 41.232 habitantes. E mais: apenas 10% das delegacias existentes no estado eram especializadas.

A publicação apresentada com base nos dados colhidos no ano de 2011 apontou que Pernambuco, juntamente com Ceará, Rio de Janeiro e Distrito Federal, tinha a menor quantidade de delegacias em relação à população estadual.

Sobre as vistorias realizadas às unidades policiais recentemente, o presidente do Sinpol, Cláudio Marinho, informa que algumas estão em situação de interdição. “Em alguns prédios, é humanamente impossível trabalhar. Algumas cidades têm delegacias que estão sob risco de serem atingidas por deslizamentos de barreiras. Precisam de reformas urgentes”, apontou Marinho.

O diretor do Sinpol Marcos Pereira informou que depois do último levantamento feito pelo sindicato em 2012 algumas delegacias foram reformadas. “No entanto, muitas outras cidades estão em situação lastimável. Os funcionários estão fazendo cotas para cobrir as despesas com a limpeza das unidades”, completou Pereira.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da PCPE afirmou que desde o lançamento do Pacto pela Vida, em 2007, a Polícia Civil promoveu, até o momento, “grandes reformas em 81 unidades policiais através de um novo projeto arquitetônico. Mais de R$ 10 milhões foram investidos em obras de recuperação e construção de delegacias e outras unidades do interior passam por pequenas reformas frequentemente”.

A nota diz ainda que a partir do projeto arquitetônico idealizado para as delegacias que receberam reformas, duas delas, como a da Várzea e a de Tejipió receberam, no ano de 2011, o prêmio de qualidade em atendimento e instalações do Instituto Altus Global Alliance – ONG Internacional. A PCPE informou ainda que a Divisão de Projetos continua desenvolvendo projetos de reformas e construções para outras delegacias na capital e interior do estado.

5 Replies to “Delegacias do estado agonizam”

  1. Sem contar com o efetivo dessas delegacias que está defasado.Desde de 2007 o Estado contratou REALMENTE 207 agentes de policia.Esse realmente é pq do que foi chamado e do que saiu restou um saldo de apenas 207 agentes.Agora pergunte ao Governador ou ao secretário se les porque eles não dizem isso?!?!Sem contar com esse salário de mil oitocentos e pouco que chega a 3 mil devido as gratificações.Estas que são ilusórias pois quando um policial se aposenta fica recebendo os mil e oitocentos e pouco……Ou seja,vendem uma ilusão…

  2. SENHOR GOVERNADOR ESTAMOS PREPARADOS FÍSICO E PSICOLOGICAMENTE PARA TRABALHAR,SÓ DEPENDE DA SUA BOA VONTADE DE NOS PERMITIR MELHORAR NOSSA NOTA FINAL COM A ACADEPOL,A POLICIA CIVIL DE PE VAI ENTRAR EM COLAPSO POR FALTA DE POLICIAIS E A CONSEQUENCIA DISSO ACUMULOS DE INQUÉRITOS POLICIAIS,CONVOCAÇÃO JÁ!!!!

    • Boa tarde! A situação não é caótica apenas do ponto de vista da estrutura física, a Polícia Civil de Pernambuco carece de profissionais, agentes e escrivães, nós concursados aguardamos as demais etapas do certame, enquanto as delegacias estão fechadas, nos finais de semanas feriados e a noite, sem contar com os muitos crimes sem elucidação, quem já precisou prestar uma queixa sabe o que estou falando. A sociedade está à mercê dos ladrões! Convocação já!

  3. SR GOVERNADOR ATÉ QUANDO ESTES APROVADOS VÃO TER ESPERAR , SABEMOS Q O CONCURSO TINHA SIDO PROPOSTO PRA UM NUMERO DETERMINADO DE AGENTES , MAS Q DEVIDO AS NECESSIDADE GOVERNAMENTAIS FORAM CONVOCADOS OUTROS MAIS , MESMO ASSIM , DEVIDO A APOSENTADORIAS, APROVAÇÕES EM OUTROS CONCURSOS , TIVEMOS O NUMERO DE POLICIAIS NA ATIVA BASTANTE REDUZIDOS, AO MESMO TEMPO EM QUE , EXISTEM UMA GAMA DE APROVADOS QUERENDO SUPRIR ESTA FALTA DE EFETIVO, MESMO SABENDO QUE SE CONVOCASSEM AGORA MESMO TODOS , AINDA N SUPRIRIA A DEFASAGEM DE CONTINGENTE HUMANO QUE EXISTE DENTRO DA POLICIA CIVIL…SR GOVERNADOR , ELES ESTÃO PRONTOS , FORAM APROVADOS E QUEREM TRABALHAR E EXISTE UMA CARÊNCIA ENORME NO EFETIVO TANTO DA CAPITAL QUANTO DO INTERIOR….PORTANTO , PARA O BEM DA SOCIEDADE , CONVOCAÇÃO JÁ! ATÉ O ÚLTIMO DA LISTA !!!

  4. Estamos assim no interior do Estado e nossos governantes fingem que tava está tudo bem.É muita insegurança no interior do Estado,cadê os policiais?Com certeza na delegacia estava fechada ou só tinha 1 policial de plantão!!!Até que ponto nós chegaremos?Pelo amor de Deus mostrem uma matéria dessas na capa principal do jornal!!!Não podemos mais tolerar isso em nosso Estado!A bandidagem sabe que não existe policiais no interior e estão fazendo a festa.Matando pais de familia e destruindo o sossego de milhares de familias!GRANDE PACTO PELA VIDA!
    http://adeilton9599.blogspot.com.br/2014/07/e-atencao-bandidos-explodem-bancos-no.html