Copa do Nordeste amplamente renovada, mas insistindo na ausência do campeão

Copa do Nordeste

A Copa do Nordeste passará por uma grande renovação em 2014. Em relação ao torneio deste ano serão nove novos clubes na disputa. Entre as novidades, o Náutico, principal ausência desta temporada, marcada pelo sucesso de público. A média foi de 8.350, superior a qualquer campeonato estadual país.

Por outro lado, a ausência do atual campeão, o Campinense, expõe a maior falha do regulamento. O torneio não prevê vaga para o vencedor no ano seguinte. Todas as vagas são conquistadas nos estaduais. No Paraibano a Raposa foi eliminada na semifinal e ficou de fora do próximo regional.

Numa enquete realizada pelo blog em janeiro, com 834 votos, o públicou se mostrou 90% favorável à vaga automática para o campeão nordestino.

Isso já ocorreu no regional entre 1998 e 2000. Para reativar a ideia, a CBF teria que “mexer” nas vagas dos estados. São três lugares para pernambucanos e baianos e dois para cearenses, potiguares, alagoanos, paraibanos e sergipanos.

Sugestões, mantendo a estrutura atual com 16 participantes.

1) O campeão entraria na última vaga do seu estado. Em Pernambuco ou na Bahia, ficaria no lugar do 3º colocado. Nos demais, no do vice-campeão.

2) Levar em consideração o ranking de federações da CBF e tirar uma vaga da federação com a pior colocação. Atualmente o posto é de Sergipe.

Clubes classificados ao Nordestão 2014: Santa Cruz, Sport e Náutico (Pernambuco); Vitória, Bahia e Vitória da Conquista (Bahia); Ceará e Guarany (Ceará), Potiguar e América (Rio Grande Norte); CRB e CSA (Alagoas), Treze e Botafogo (Paraíba) e Sergipe e River Plate (Sergipe).

10 Replies to “Copa do Nordeste amplamente renovada, mas insistindo na ausência do campeão”

  1. Excluir Maranhão e Piauí dessa competição é uma discriminação e dar 03 vagas a Pernambuco e Bahia é outro absurdo.

  2. Cassio, valeu.

    Foi a solução q a UEFA encontrou para a UCL. Quando o Chelsea, foi campeão ano passado, nao estava entre o 4 classificados. Como campeão tem vaga garantinda, sobrou para o Totenham q teve q “ceder” a vaga.

    O regulamento mudou quando o LIverpool foi campeão (naquela final épica contra o Milan) e nao estava entre os classificados.
    Como o campeão europeu nao participaria da proxima edicao? Entao houve essa mudança.

    Guardada as devidas proporções, é claro, é injusto o Campinense nao poder defender o titulo q conquistou.

    Abraços

  3. Levy Alencar,

    Das 2 ideias apresentadas pelo blog, esta, que você citou é a que mais me agrada. Tecnicamente seria uma boa solução.

  4. Só é tirar 1 vaga do estado do time campeão.

    Por exemplo: Como o campeão foi o Campinense, tiraria uma vaga da Paraíba. Ao invés de 2, seria disputada no estadual apenas 1 vaga.

    O mesmo aconteceria para todos os estados.

  5. Da edição de 2013 estão fora na próxima edição Campinense, ASA, Feirense, Fortaleza, Sousa, Salgueiro, ABC, Itabaiana e Confiança.

    Vale lembrar quem em 2014 o campeão terá vaga na Copa Sul-americana do mesmo ano.

  6. Alexandre,

    A entrada de times do Piauí e do Maranhão (o que considero 100% justo) está cotada para o Nordestão a partir de 2015. Concretizando essa mudança, possivelmente o torneio terá mais de 16 clubes…

  7. Ribeiro e Rafael Polimeni,

    Ato falho, galera! Ajeitei. É o Vitória da Conquista, 3º lugar do último campeonato baiano.

  8. Ta faltando um representante da Bahia ainda Cassio, quem é o terceiro elemento da Bahia?

  9. Não seria mais fácil :
    1) utilizar o ranking;
    2) Elevar o número de times para 20 incluindo o Maranhão e o Piauí;
    3) Fazer um campeonato, e não uma copa, com os times já pré-definidos (ranking)
    4) Criar uma segunda divisão com acesso e decesso?
    Enfim, a copa do NE se mostrou bastante interessante para o futebol nordestino mas, de novo, insisto para que haja o futebol seja praticado sem violência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*