Resistência cultural do futebol pernambucano nas mesas redondas

Juca Kfouri (Linha de Passe), Lédio Carmona (Redação Sportv) e Luiz Roberto (Bem, Amigos!)

O público fraco no clássico carioca na Arena Pernambuco, com 7.882 pagantes e prejuízo de R$ 41 mil no borderô, repercutiu fora do estado. Na imprensa do Sudeste, o tema foi discutido nas mesas redondas mais conhecidas da tevê.

O fiasco teria sido motivado pela “resistência cultural do futebol pernambucano”.

Abaixo, as opiniões dos jornalistas Juca Kfouri, no programa Linha de Passe, da ESPN Brasil, Lédio Carmona, no Redação Sportv, e Luiz Roberto, no Bem, Amigos!, ambos do Sportv. Todos no mesmo tom.

Juca Kfouri
“O futebol brasileiro comete contra si mesmo o equívoco de achar, de desconhecer por exemplo o perfil do torcedor pernambucano. O torcedor pernambucano se orgulha de dizer que é Sport, é Náutico e é Santa Cruz. Se há um torcedor no Nordeste que se orgulha de dizer isso e reprime os outros que dizem ser Flamengo, Vasco e Fluminense, é o torcedor pernambucano. É uma questão de orgulho estadual não ir a um Clássico Vovô.”

Lédio Carmona
“Não deu público porque o torcedor do Recife, do estado de Pernambuco, torce para Náutico, Sport e Santa Cruz. Ele torce muito, é muito apaixonado. Tem uma resistência. Eles são apaixonados pelos clubes deles e não tem espaço para clube de outro estado. O resultado financeiro era esperado. Eles não querem receber esses jogos. É um direito. É a cultura local.”

Luiz Roberto
“Acho que ficou aqui um alerta, uma confirmação. Me foi perguntado outro dia sobre o fato de jogos de times de outros estados acontecerem na Arena Pernambuco. Não teremos no Recife a mesma pegada de outras capitais do Nordeste. O Recife é uma cidade peculiar nesse aspecto. Ela é muito com os times locais. Não adianta porque no Recife não será como Natal, por exemplo, João Pessoa etc.”

114 Replies to “Resistência cultural do futebol pernambucano nas mesas redondas”

  1. Na realidade não precisamos de clubes falidos, que são esses times do rio de janeiro, não tem centro de treinamento, não tem estádio particular e dívidas impagável. nos temos ct, estádio particular, clubes saniádos e acima de tudo, vergonha na cara e respeito às pessoas.

  2. Aqui ninguém precisa de corinthians, flamengo, globo,…etc.Atenção Dr.Osmar da Band…vem pra o Arrudão seu BABACA PRECONCEITUOSO que vc vai ver qual a maior torcida do Brasil … e da tua turma só tiramos Luciano do Vale.é PERNAMBUCO NA VEIA!

  3. Sou alagoano de nascença e pernambucano de coração, pois fui criado nesse lindo Estado e adoro Recife. Sou torcedor do SPORT e não abro mão disso. Adeus times do sul e sudeste. Foi lindo o que nossa torcida fez ao esvaziar a Arena Pernambuco.

  4. PERNAMBUCO E TERRA DE GENTE QUE SE ORGULHA DO QUE FAZ E PRODUS, VIVA AO ORGULHO PERNAMBUCANO, VIVA AO NAÚTICO AO SANTA AO SPORT EDEMAIS CLUBES DE PERNAMBUCO A TERRA DE UM POVO DE LUTA.

  5. Antes de ser brasileiro sou pernambucano, torcedor do SPORT!!! e esses que foram para o jogo 99% são de fora.

  6. Parabéns a todo torcedor pernambucano, independente do time que torce, pois ficou provado que aqui não é local para dito “espetáculos”, o verdadeiro e maior espetáculo nosso é colocar 50 mil pessoas em um clássico local, acorda dirigentes de clubes do S e SE, aqui não cola.

  7. Torço pelo Náutico, tenho um filho de um ano, se um dia ele resolver não torcer pelo Náutico, ainda prefiro que ele torça para o Sport ou Santa Cruz a torcer para times de fora de PE.

  8. SERÁ QUE ESSES BABACAS DO SUL E SUDESTE AINDA TEM DÚVIDAS QUE AQUI EM PERNAMBUCO NINGUEM TEM INTERESSE PELAS MERDAS DELES???
    VÃO PROCURAR FAZER CIRCO ONDE TEM IMBECIS QUE TORCEM POR VOCES, MAS AQUI NÃO!!!!!!

  9. Só queria saber se fosse jogar os maiores times daqui de PE na Arena do Maracanã, qual torcedor do fla , flu, vasco, botafogo e também incluindo os de são paulo iriam a esses jogos? NENHUM, COM CERTEZA. Então, dana-se o S/SU com sua cultura infiltrada principalmente, pela rede GROBOSTA DE TV,com seus interesses escusos.

  10. QUEM MANDA EM PERNAMBUCO É SPORT..SANTA E NAUTICO…O RESTO CAI FORA, NAO TEM VEZ POR AQUI. TEMOS ORGULHO DE BATER NO PEITO E DIZER, TEMOS TIME PRA TORCER E NADA NEM NINGUEM VAI IMPOR EM NÓS TORCER PRA TIMES DE FORA.

  11. ADOREI . ESSA RESISTENCIA NOSSA PARA COM OS TIMES DO EIXO. ÓTIMO. ISSO É PECULIAR DE ESTADO QUE TEM FORTE FORMAÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL COMO SP , RJ, RS , BA, E EVIDENTEMENTE NOSSO PE. DA PROXIMA VEZ Q OS TIMES DO EIXO ERREM O TRAJETO E POUSEM EM JAMPA OU MACEIÓ.

  12. Ainda achei muito esses mais de sete mil babacas que foram. Certamente nao eram pernambucanos. Já basta a rede Globo transmitindo estas porcarias toda semana. Foi um motivo de orgulho pra todo pernambucano.
    No primeiro cl’assico a arena vai lotar… s’o pra chatear a imprensa do sul.
    Que sirva de exemplo pros outro estados do Nordeste.

  13. Chamem de bairrismo, chamem de provincianismo, mas vão procurar “consumidores” para os seus “produtos” em outras paragens. Para nós, torcedores não são consumidores, e futebol não é espetáculo, não é produto: é paixão que se transmite de geração para geração, é parte intrínseca da nossa cultura, e não deixa de ser uma manifestação de um sentimento nativista e de uma identidade únicos, construídos ao longo de cinco séculos.

    No futebol de hoje vale o lema da revolução de ontem: “Do Rio nada, nada, não queremos nada!”
    (Frei Caneca, em 1823, às vésperas da Revolução de 1824)

  14. Não somos diferentes dos outros estados como SP, RJ, MG, RS e outros, que darião a mesma resposta.

  15. é aquilo q falo mas,a negada aqui acha ruim.uma imprensa feita de cobras espertíssimas e um povo alienado feito do Recife,nós não vamos para frente!”resistencia cultural”?sábias palavras do EASN e do Leonardo Vieira!

  16. Já fomos colonizados uma vez por Portugueses e Holandeses, não seremos pelo sudeste. Não importa quanto a Globosta e a CBF queiram, insistam, cabra da peste é cabra da peste!

  17. E tinha vários idiotas la, com camisa de times de PE e bandeiras, uma familia tricolor q nao foi pro arruda, com o santa jogando no mesmo horario, muito triste… É triste, além disso, um demente beijando o pé de fred, “torcedor” do sport… vergonhoso. PERNAMBUCANO TEM TIME PRA TORCER. NÁUTICO ATÉ MORRER!

  18. EASN, lamentável seu comentário, como sempre desconecto e
    se escondendo em rótulo de bom moço, politicamente correto e senhor da razão.
    Qualquer que seja o seu estado, alguém ainda toma banho de “cuia também!
    Qdo defendemos nossa região, é justamente para gerar renda aqui e tentarmos melhorar
    nossas condições, – não aceitamos
    servir de mamulengos e/ou escora p/ outrem e consequentemente gerar renda para fora da região.
    Apostamos em todos que estão envolvidos no
    EVENTO FUTEBOL no Estado desde dirigentes, jogadores,
    técnicos, funcionários, comerciantes e etc e principalmente
    nos jovens que participam e veem possibilidades reais de
    seus sonhos tornarem realidade (profissionais) em clubes
    de verdade c/ torcidas, sedes e estádios palpáveis.
    Amamos nosso estado e nosso futebol e gostamos de ver
    bons jogos (qdo o nosso não está jogando),mas não nos
    enganamos ou sonhamos em frente a TVs com personagens muitas vezes inventados e que não estão nem
    ai para nós, o que o é o seu caso EASN q ñ é daqui e de
    alguns outros como é o caso de JOsuba que se finge de
    torcedor.
    TORCEDOR PERNAMBUCANO – E AÍ INCLUO TODOS –
    além de Náutico, Sport e Santa Cruz (não estamos nesse
    fórum p/ nos digladiarmos ) o Salgueiro por ex: com população da cidade em torno de 60mil pessoas e leva ao
    estádio 13% desse total (cerca de 7,8 mil pessoas)
    Ou seja TORCEDOR PERNAMBUCANO não diz q não está
    nem aí p/ resultado do seu Time e não pretere NUNCA seu
    Time.
    PS. Sarro em PE é outra coisa!!!

  19. Fiquei orgulhoso porque mesmo tendo alí qualse oito mil pagantes, tenho certeza absoluta que mais de noventa por cento deles eram de estados vizinhos e que faço questão de dizer os nomes, são eles ALAGOAS, PARAÍBA, RIO GRANDE DO NORTE, e alguns torcedores do nosso interior que eu até intendo devidos as antenas parabólicas que só transmitem jogos de fora [ sul, sudeste ]. Parabén torcedores PERNAMBUCANOS mostramos a eles que PERNAMBUCO tem identidade futibolística. Eu mesmo sou RUBRONEGRO [ PERNAMBUCANO ] espero que esses caras que se dizem donos do futebol brasileiro tenham aprendido a lição de que PERNAMBUCO tem times SPORT, SANTA CRUZ E NÁUTICO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*