Polícia procura suspeitos de matar filho de ex-deputado Luciano Moura

A Polícia Civil está em diligências desde o início desta manhã para tentar prender os suspeitos de terem assassinado o estudante Lenin Linhares Moura, 15 anos, filho do ex-deputado estadual e atual secretário de governo de Olinda, Luciano Moura (PCdoB).

Lenin foi assassinado a tiros na noite dessa sexta-feira, em OIinda. O corpo do garoto foi sepultado nesta tarde, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. A delegada Josineide Confessor está à frente das investigações. O crime aconteceu no bairro do Bonsucesso e a polícia ainda não informou se já tem pista dos suspeitos nem o que pode ter motivado o assassinato.

Leia mais sobre o assunto em:

Filho de ex-deputado assassinado no Bonsucesso, em Olinda

Crianças pedem paz para o bairro de Santo Amaro, no Recife

Por Marcionila Teixeira

Além dos próprios moradores de Santo Amaro, no Recife, pouca gente sabe que existe uma espécie de Faixa de Gaza no bairro. Ela fica em uma avenida de nome pomposo, a Doutor Jayme da Fonte, que divide as comunidades Demônios da Ilha (ou Ilha Santa Teresinha) e Campo do Onze, onde historicamente há confrontos entre pessoas que brigam pelo controle do tráfico de drogas na região.

Considerado prioridade no Pacto pela Vida, o bairro passou dois anos sem homicídios e era festejado todo o tempo, citado como exemplo de combate à violência por parte do governo. A coisa, no entanto, mudou de figura e este ano sete pessoas já foram mortas no lugar, segundo a PM. Nos últimos 15 dias, os tiroteios também tomaram a área. No meio disso tudo, as crianças decidiram pedir paz para o bairro.

Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press
Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press
Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press
Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Nessa sexta-feira, pintaram a Faixa de Gaza com palavras como amor e paz. Agora, quem passar pela avenida vai lembrar que no Recife e em Pernambuco a guerra continua. Mesmo que muitos não queiram ou mesmo não possam ouvir o som dos tiros que assustam meninos e meninas do bairro, desta vez vão ter condiçõs de ler o pedido de socorro no asfalto. As crianças de Santo Amaro agradecem a atenção.

Filho de ex-deputado assassinado no Bonsucesso, em Olinda

O estudante Lenin Linhares Moura, de apenas 15 anos, foi assassinado a tiros na noite dessa sexta-feira, no bairro do Bonsucesso, em Olinda. Lenin, que é filho do ex-deputado estadual e atual secretário de governo de Olinda, Luciano Moura (PCdoB), estava com mais dois amigos quando foi executado.

Lenin tinha 15 anos. Foto: Reprodução Facebook
Lenin tinha 15 anos. Foto: Reprodução Facebook

Segundo a polícia, dois homens em uma moto amarela chegaram e mandaram os três jovens se abaixarem. Apenas Lenin foi atingido pelos disparos. O corpo do garoto foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) começou a investigar o crime. O caso foi registrado pelo delegado Wagner Domingues.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, a polícia trabalha com a possibilidade de prender os suspeitos em até 48 horas. “Caso isso não aconteça o inquérito vai ser distribuído para a delegacia responsável pela área. Ainda não sabemos o que motivou o assassinato”, afirmou Damázio.

Leia mais sobre o assunto em:

Polícia procura suspeitos de matar filho do ex-deputado Luciano Moura

Abertas inscrições para V Simpósio Forense em São Paulo

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2013, acontecerá o V Simpósio Forense, “Edição Especial CSI”, na cidade de Ribeirão Preto – SP.

O I Simpósio Forense foi realizado em 2009, e desde então tem ocorrido anualmente sempre com a organização de docentes e alunos do IPEBJ – Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, instituição responsável pela implementação do primeiro curso de pós-graduação em Ciências Forenses do estado de São Paulo e do primeiro e único curso de pós-graduação em Criminal Profiling do Brasil.

O objetivo principal do evento é promover um fórum de discussão dos avanços das Ciências Forenses por meio de conferências, palestras, palestras técnicas, minicursos, apresentação de trabalhos na forma de pôster e pela convivência entre todos os participantes nas conversas, discussões e programações sociais promovidos durante o evento.

Este ano a novidade está por conta da programação especial focada na Análise de Cena de Crime. Os participantes terão a experiência de vivenciar o dia a dia dos peritos criminais, assim como acontece nas famosas sérias “CSI – Miami / NY”, “Criminal Minds”, “Lie to Me”, apenas para citar algumas.

O V Simpósio Fornense contará com a participação dos melhores profissionais do Brasil na área das Ciências Forenses, dentre eles, peritos criminais, psicólogos invetigativos, promotores de justiça, especialistas em odontologia legal, psiquiatras forense, advogados, criminólogos, entre outros.

As inscrição estão abertas e são realizadas através do website www.ipebj.com.br. As vagas são limitadas.

Conheça os palestrantes

Programação:

28/11
Balística Forense – Curso Prático/Teórico
CSI – Análise de Cena de Crime – Curso Prático/Teórico

29/11
Cadeira de Custódia na Perícia Criminal
Antropologia e Arqueologia Forense na Identificação de Desaparecidos
Ciclo de Palestras – Crime “Não” Organizado
Ciclo de Palestras – “Crime Scene Investigation” – Análise de Cena de Crime
Debate Criminal – Serial Killer – Doença Mental e Psicopatia no Banco dos Réus – Casos Concretos

30/11
Identificação Humana em Situações de Desastres (DVI) pela Metodologia da INTERPOL
Ciclo e Palestras – Evidências Linguísticas na Identificação Criminal: A Ciência da Comunicação nos Órgãos de Inteligência
Debate Forense – Banco de Dados de Criminosos como Apoio na Identificação Criminal

Contatos:

IPEBJ – www.ipebj.com.br
ipebj@ipebj.com.br