Locomotiva perto de sair de cena

Por

Tânia Passos

O trem a díesel que a mais de meio século transporta passageiros do Cabo de Santo Agostinho até a estação do Curado, no Recife, está mais perto de sair de cena. O modelo que tem capacidade para transportar até mil passageiros será substituído pelo Veículo Leve sobre Trilho (VLT) a partir da segunda quinzena de março.

No lugar da velha locomotiva, trens mais rápidos e confortáveis. O VLT, no entanto, tem uma capacidade menor e transporta apenas 600 passageiros por viagem. A principal vantagem do VLT em relação ao trem díesel é justamente a velocidade, que possibilitará um número maior de viagens e de pessoas transportadas.

Embora a operação regular com dois VLTs tenha data prevista para março, o intervalo das viagens não será muito diferente do que acontece hoje. O tempo de espera na estação pelo trem é de 47 a 49 minutos. Já o VLT, o intervalo será de 41 minutos. “Como só existe uma linha não podemos ter dois trens na linha ao mesmo tempo.

Por questão de segurança é preciso esperar que todo o percurso seja concluído”, explicou o diretor de Operações do Metrorec, João Dueire. O tempo de viagem de Cajueiro ao Cabo é feito em 35 minutos pelo trem a díesel e de 25 a 30 minutos no VLT. “O trem díesel, além de ser mais lento tem que fazer a acoplagem da locomotiva toda vez que muda de sentido. O VLT tem direção nos dois sentidos”, revelou Dueire.

Somente com a duplicação da linha, o intervalos das viagens será reduzido para cerca de 12 minutos. “Com a linha duplicada poderemos ter mais trens em circulação. Dispomos de sete VLTs e a linha do Cabo poderá operar com quatro em 2014”, afirmou. Já o percurso Cajueiro até o Curado também terá o trem díesel substituído por um VLT.

Os planos, no entanto, é de prolongar a linha do VLT até o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), que já é atendido pelo metrô. “Será uma linha paralela. Quem estiver em Cajueiro Seco não precisará descer na estação Joana Bezerra para seguir viagem até o TIP”, explicou o gerente de operações.

À espera do trem para o Cabo, a estudante Raissa de Oliveira Negrão, 20 anos, já teve oportunidade de fazer o percurso pelo trem a díesel e pelo VLT, que já vinha funcionando nos finais de semana. “Apesar do trem ser mais lento, ele tem uma capacidade maior. Já o VLT, a impressão é que ele fica mais apertado nos horários de pico”, revelou.

Já a dona de casa, Selma Maria da Silva, 38 anos, está otimista. “O trem a díesel é um atraso de vida. Não vejo a hora do VLT ficar de vez”, revelou. Embora esteja saindo da linha regular, o trem díesel vai funcionar como coringa. “Ele poderá ser usado quando algum VLT entrar em manutenção ou pode ser transformado em um trem turístico”, sugeriu Dueire.

O cronograma da operação regular, prevista para março, não deverá ser alterado com o incidente com dois VLTs ocorrido no sábado de carnaval. Na ocasião, o segundo trem que estava acoplado a outro para o abastecimento se desacoplou e bateu na traseira do trem que estava na frente e acabou ficando com a área frontal, também chamada de máscara danificada.

A peça, que é feita de fibra de vidro foi solicitada ao fabricante. “Temos sete VLTS e vamos iniciar a operação com dois. Esse incidente não muda em nada o nosso cronograma”, afirmou Bartolomeu Carvalho, gerente de manutenção do Metrorec.

Dois trens novos na Linha Sul

O mês de março entram em operação dois dos 15 trens novos adquiridos pelo Metrorec na Linha Sul do metrô. A entrada dos novos trens não irá significar aumento da frota na linha, pelo menos por enquanto. Dois trens antigos serão retirados para manutenção.

Mas, segundo a gerência de Operações do Metrorec, a Linha Sul está apta a receber a demanda do Terminal Integrado Tancredo Neves, que já está pronto desde o ano passado. Mas ainda não há data confirmada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano para que o Tancredo Neves comece a operar.

Atualmente seis trens atendem a Linha Sul, nos horários de pico, desde que entrou em funcionamento o Terminal Integrado de Cajueiro Seco. Antes eram cinco. A expectativa é que o Terminal Integrado Tancredo Neves fosse inaugurado, finalmente, em março, com a chegada dos trens novos. A previsão era de aumentar a frota da Linha Sul para sete trens.

“Se houver necessidade de aumentar o número de trens na linha, nós temos todas as condições, mas acreditamos que, inicialmente, os seis trens existentes sejam suficientes para o Tancredo Neves operar”, afirmou o diretor de Operações, João Dueire.O Grande Recife Consórcio de Transportes Metropolitano informou pela assessoria que, oficialmente, não foi informada de que o metrô já está apto para atender a demanda do Tancredo Neves.

“Os terminais de Aeroporto e Cajueiro Seco foram inaugurados de acordo com o cronograma do aumento da frota de trens. O mesmo pode acontecer com o Tancredo Neves”, revelou Dueire.

O metrô do Recife tem uma frota de 25 trens e terá até 2014 um total de 40 trens para as duas linhas Sul e Centro. Três trens novos já chegaram. A expctativa é que o número de pessoas transportadas alcance cerca de 400 mil usuários com a integração do metrô com os 25 terminais de ônibus do Sistema Estrutural Integrado (SEI).
Saiba Mais

Metrô do Recife

Linha centro
14 estações
1983 – início das obras
1985 – Início da operação na estação Werneck
1986 – Início da operação das estações Coqueiral e Rodoviária
2002 – Início da operação da estação de Camaragibe
220 passageiros por dia
4,4 minutos de intervalo nos horários de pico
8 minutos fora do horário de pico

Linha Sul
2005 – Estação Recife/Imbiribeira
2008 – Imbiribeira/Shopping
2008 – Shopping/Tancredo Neves
2009 – Tancredo Neves/Cajueiro Seco
R$ 1,60 é a tarifa do metrô Recife, integrada ao ônibus
45 mil usuários por dia
8,5 minutos de intervalo nos horários de pico
12,5 minutos de intervalo fora do horário de pico
40 trens devem operar nas duas linhas até novembro de 2013
400 mil usuários é a previsão das duas linhas

Fonte: Metrorec

7 Replies to “Locomotiva perto de sair de cena”

  1. Olha o que relata o texto: os TIs novos foram liberados conforme conograma do aumento da frota de trens.

    Isso se chama falta de planejamento! Se há intenção de fazer um TI atrelado ao metrô ou VLT, o prazo da entrega de um deveria andar em conjunto com a oferta do outro e não cada um ter um prazo, por sinal bem elástico, pois estamos com um TI há mais de seis meses parado.

    Não por acaso que certas obras aqui são questionadas ou feitas sem privilegiar alguns. Viadutos para Agamenon inicialmente aceitos desconsiderando vários limitadores. Duplicação do Temudo ignorando no começo linha do metrô e ainda não criaram espaço para pedestre ou ciclista.

    Quanto ao VLT, boa parte do trecho para o Cabo já é duplicado, mas só devem efetivamente reduzir o tempo nesse trajeto quando sair do papel o ramal recuperado e duplicado para Suape. Cajueiro/TIP é outro trecho que fala-se em duplicar, mas não tem prazo pelo visto. E o futuro trecho, trato como especulação até concreta formalização, Largo da Paz-Forte ou Largo da Paz-Terminal Marítimo. Vão manter a rede singela?

    • Raimundo bom dia aqui é Marcos que reside em Socorro Jaboatão.Aproveitando o ensejo, eu quero lhe dizer que luto muito para a volta dos trens quer pela mobilidade urbana, ou pela volta dos saudosos trens de passageiros do interior. pelo menos voltassem como trens turísticos.Ouvi uns boatos de que já estão aprovados projetos para a volta do trem de Carpina,ntegrando com o metrô em Camaragibe e a volta do trem de Vitória integrando com o metrô em Jaboatão.Eu acho isso bom demais para ser verdade.Porque infelizmente quando o governo cisma de acabar com as coisas que nos beneficiam, não existe democracia é verdadeira ditadura.Democracia só existe na hora do voto para eles se elegerem.Aí foi cometida a barbaridade de acabar com a RFFSA e acabouse os trens de passageiros do interior.Mesmo já que desgraçou a rede pelo menos colocava pela CBTU uns trens para amenizar o sofrimento do povo.Agora eu gostaria de saber e onde nos podemos nos informar sobre tudo isso,porque a ferrovia que vai até o fim do estado esta acabada e existe até os inconcientes que estão construindo casas em cima dela.Pra você ver o proprio povo que devia lutar para ter as coisas começa a acabar com o pouco que sobrou.Aí eu me comunico na internet com os grupos lá do sul, que lutam por essa causa.Aproveitando tudo isso eu lhe pergunto por que a gente não se une,para formar um grupo forte aqui em pernambuco?Porque meu caro se a gente for esperar pelo governo, só nossos bisnetos verão alguma coisa.O povão é muito acomodado.Elegem esses cabras,pagam uma tonelada de impostos e não estão nem aí.Você esta pedindo uma resposta ao poder publico e eu te digo: Oseguinte a gente devia procurar a sede da CBTU pessoalmente é o único lugar que se tem algum esclarecimento.Mas eu me interesso muito pela volta dos trens e temos que movimentar as pessoas interessadas assim como você.Os Vls estão com horário maluco.Como é que tem um trem não sei se é de nove e so vai ter outro ao meio dia .Depois só de cinco da tarde.Vamos formar um grupo aqui em pernambuco?

  2. eu quero saber por que do governo do estado tem tanto medo de inaugurar o TI Tancredo Neves?no mais,já era para terem saido o trem Diesel e o TI.sendo esse TI inaugurado.

  3. Esse VLT só tem beleza estética mesmo. É lento e desconfortável como o trem a diesel, somente mais novo e bonito. A demora entre uma viagem e outra é muito grande.

  4. Por que será que faz mais de um ano que o TI Tancredo Neves está pronto e não inauguram? Tem treta na área.

  5. Dergimilson:pelo visto,Tancredo Neves vai finalmente sair do papel.com os 2 novos trens do metrô da CAF,em operação(estão em fase final de testes),esse TI será inaugurado nesse mês de Abril!

  6. Sábado passado fiquei completamente frustado com o sistema METROREC. Passei mais de uma hora parado devido um dos trens que quebrou. Eu e o restante da tripulação não recebemos nenhuma informação do que realmente aconteceu. Só informaram que não seria possível continuar naquele mesmo trem, o qual foi removido para conserto. De acordo com outros passageiros o trem já havia apresentado problemas no mesmo dia, mas continuou sendo utilizado. O trem em que fui transportado até metade do caminho é novo, mas os trilhos estavam cheios de mato, licho, entulho. Como pode colocar uma coisa nova dentro de uma velha e suja? Na minha opinião são R$ 100 milhões jogados no lixo. Um total absurdo.
    Resultado: Perdi uma importante reunião de trabalho e voltei para casa.

    Informações complementares:
    Viagem da Estação Cajueiro Seco à Cabo de Santo Agostinho.
    Estação em que o trem quebrou: Ponte dos Carvalhos.
    Data: Sábado, 12 de outubro de 2013.
    Tempo em que fiquei esperando um outro trem para sair daquela estação: aproximadamente 1 hora. OBS: Não tem integração de ônibus na estação Ponte dos Carvalhos. Não me restava outra saída, senão esperar.