AUTOMÓVEIS

Sempre presente na memória dos consumidores

Moura é o nome mais lembrado quando se fala em baterias para automóveis em Pernambuco

A Moura está em todo o Brasil, além de Argentina, Uruguai e Paraguai

Com mais de 60 anos no mercado, a Baterias Moura é uma das empresas que sempre figuram na seleta lista das Marcas Preferidas dos pernambucanos. Este ano não foi diferente! É o nome dela que vem na cabeça dos consumidores quando se fala em baterias para automóveis.

Apesar das dificuldades de 2020, o grupo encarou o desafio como forma de melhorar ainda mais o seu trabalho. “A crise que enfrentamos exigiu agilidade e vontade de encontrar soluções em um espaço de tempo muito reduzido e em condições inéditas. Agora, é hora de inovar, mas também de olhar cada vez mais para as pessoas. Nós da Moura sempre acreditamos no potencial de nossa gente”, revela a diretora de Marketing e Comunicação Institucional da Moura, Andréa Lyra.

Como parte dos serviços essenciais, a Baterias Moura seguiu em pleno funcionamento, respeitando todos os protocolos de segurança para garantir a saúde de seus clientes e funcionários. “É uma bateria, que, nos bastidores, assegura que os profissionais de saúde tenham como se locomover, ambulâncias continuem circulando, caminhões possam seguir promovendo o abastecimento das cidades e que hospitais não sofram com interrupções de energia e que os serviços de internet e telefonia funcionem sem sobressaltos, por exemplo”, elenca Andréa. Há mais de 60 anos no mercado, a Baterias Moura está presente em todo o Brasil, além de Argentina, Uruguai e Paraguai e é líder em acumuladores de energia na América do Sul. Fundada em 1957, na cidade pernambucana de Belo Jardim, a partir dos sonhos dos empreendedores e visionários Edson Mororó Moura e Maria da Conceição Moura. A empresa nasceu, literalmente, na residência em que o casal morava, no Agreste pernambucano. A primeira unidade fabril de maior porte foi inaugurada em 1967. Em 1979, a Moura iniciou o fornecimento de baterias diretamente para montadoras. Hoje, metade dos veículos produzidos no Mercosul sai de fábrica com uma bateria Moura. “Entre as décadas de 1990 e 2000, foi iniciada a construção e consolidação do Sistema Moura de Gestão e da Cultura Empresarial Moura, fundamentais para o crescimento e consolidação de sua liderança de mercado”, destaca Andréa.

“A Moura fornece baterias para as principais montadoras de veículos em atuação no Brasil e para os maiores players dos setores de motos, barcos, empilhadeiras, nobreaks, metrôs, trens, estações de telefonia, sistemas de armazenamento de energia, ente outros”, enfatiza.

O Grupo Moura emprega diretamente cerca de 6 mil pessoas e com capacidade de produção de 10 milhões de baterias por ano. Conta também com mais de 80 distribuidoras na América do Sul e mais de 50 mil pontos de venda.

A mais lembrada das fabricantes
Fiat encerrou o difícil ano de 2020 como a marca número 1 na MEMória dos pernambucanos

Montadora mostrou a sua força durante a pandemia do novo coronavírus

Responsável por um dos principais lançamentos do ano no mercado automotivo, a Fiat no Brasil mostrou a sua força durante a pandemia do novo coronavírus. Em abril, durante o pico da crise, a montadora arregaçou as mangas e voltou seus esforços para ajudar quem precisava. Desde abril, a FCA passou a receber respiradores com defeito para consertá-los e entregar a hospitais do Norte, Nordeste e Sudeste do país. Com o retorno gradual das atividades fabris, a Fiat seguiu todos os protocolos de segurança, estendendo esse cuidado para todos os seus concessionários. O cuidado com o cliente e a aposta em novidades, mesmo durante a pandemia, renderam à montadora um destaque importante. Com a atualização da picape Strada, que recebeu a nova identidade visual da Fiat, a fabricante conseguiu o primeiro lugar em vendas no mês de setembro e encerrou o ano, ainda, com a conquista do Marcas Preferidas 2020, como a marca número 1 na lembrança dos pernambucanos quando se fala em fabricantes de automóveis.

“Este ano tem sido particularmente desafiador para todos e, na indústria automotiva, não foi diferente. Mas trabalhamos na Fiat com muita paixão e vontade de fazer diferente. Por isso, conquistamos resultados importantes, com uma abordagem inovadora na operação de nossos negócios, focando nos canais digitais num dos momentos mais críticos da pandemia. Lançamos a Nova Strada e a Fiat voltou à liderança do mercado nacional nos últimos meses. Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho que realizamos”, destacou Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.

A Fiat foi fundada em 1899 pelo italiano Giovanni Agnelli, mas só chegou ao Brasil durante a década de 1970 através de uma estratégia de expansão comercial da fabricante. Atualmente, a montadora atua em 61 países com 1.063 unidades que empregam mais de 220 mil pessoas, sendo 111 mil fora da Itália. Além do Brasil e do país de origem, a Fiat também possui fábricas na Turquia, China, Polônia, Argentina, África do Sul, México e Índia.
A planta da marca em Betim (MG) é a maior produtora de veículos do grupo no mundo todo. Enquanto isso, a fábrica de Goiana (PE) recebeu as principais tecnologias da marca, onde são produzidos, além dos dois modelos principais da Jeep, a Fiat Toro e, em breve, o novo SUV da marca.

O primeiro veículo da italiana produzido no Brasil foi o Fiat 147, que chegou com um design diferenciado e um estepe posicionado no vão entre o motor e o motor transversal dianteiro. Depois, foi a vez do primeiro modelo mais popular da marca ser lançado por aqui, o Uno Mille, que ganhou diversas gerações ao longo dos anos e sobrevive até hoje. Já em 1999, foi a vez do lançamento do Palio Adventure, que iniciou a Fiat no segmento dos aventureiros. Durante 13 anos, a marca foi líder de vendas no Brasil. Além disso, ela foi reconhecida por seus produtos de alta qualidade e tecnologia, design diferenciado e responsabilidade socioambiental. Tudo isso, aliado à sua tradição, deram à Fiat o seu reconhecimento no mercado brasileiro.

A casa da Jeep no Recife
Jeep italiana é a preferida dos apreciadores desse modelo de automóvel

Unidade especializada agora se encontra no
bairro do Pina, no Recife

Há cerca de cinco anos, chegava mais uma concessionária a Pernambuco. Mais uma Italiana. Mas, desta vez, especializada em veículos da Jeep. “Só temos uma unidade da loja Jeep, que agora está localizada no bairro do Pina, que é onde está concentrado o maior número do público que procura esses modelos”, destaca Marcony Mendonça, diretor geral da Jeep Italiana, que ganhou o primeiro lugar na categoria revendedora Jeep.

Parte do grupo de concessionárias Fiat, a Jeep Italiana possui o reconhecimento de mais de 20 anos no mercado. Comercializando os modelos Jeep Compass e Renegade, a revenda conta com a facilidade de ter uma fábrica aqui no estado, em Goiana.

Assim como as demais concessionárias, a Jeep Italiana passou por um momento delicado com a crise do novo coronavírus, mas os planos futuros são os melhores possíveis. “Depois da crise, no segundo trimestre do ano, já conseguimos recuperar nosso prejuízo. E, com a chegada da vacina no começo de 2021, a expectativa é a melhor possível”, afirma Marcony.

A Jeep Italiana faz parte da Italiana Automóveis do Recife Ltda., que foi fundada em 1998 pelo senhor José Américo juntamente com seu filho Marcony Mendoça, após serem nomeados concessionários Fiat no Recife. Entre as conquistas da revenda, e que mostram o comprometimento não só em oferecer os melhores produtos – como também de cuidar de clientes e colaboradores – a Italiana recebeu o prêmio de uma das melhores empresas para se trabalhar em Pernambuco, pelo Great Place do Work, de 2011 a 2016, e novamente em 2018.

Esse é apenas um dos inúmeros motivos que levaram a Jeep Italiana a ser considerada a Marca Preferida como revenda Jeep. “É uma grande honra receber essa premiação em nome da família Italiana”, destaca Marcony.

Nas palavras da própria Fiat, a sua principal missão é “superar as expectativas dos clientes, contribuir para o bem-estar da comunidade e respeitar a natureza”. Além disso, a revenda possui a visão de “ser uma empresa de referência e duradoura, com responsabilidade social e ambiental com humildade, integridade, excelência, humanidade e consciência ecológica”, destaca o site da marca.

Italiana é a cara da Fiat no estado de Pernambuco

há mais de 20 anos em atividade, FIAT Italiana possui uma sólida trajetória

Concessionária superou as dificuldades de um ano atípico

Foi em 1998 que a Italiana se consolidou como concessionária Fiat. Sob o comando de José Américo de Mendonça e o filho Marcony Mendonça, a revenda foi instalada na Imbiribeira, conquistando os clientes com a qualidade dos produtos da marca e, principalmente, pelo cuidado e atenção dados a cada cliente. E é com esta longa e sólida trajetória que a Italiana conquistou o coração dos pernambucanos e venceu, mais uma vez, o prêmio Marcas Preferidas.

“É uma premiação e tanto para se comemorar em um ano tão atípico para a economia do Brasil e do mundo. É uma grande honra receber o prêmio em nome da família Italiana”, destaca o diretor geral Marcony Mendonça. “Tivemos um prejuízo muito grande, principalmente entre os meses de março e junho. Mas, neste segundo semestre, conseguimos nos recuperar. As vendas dispararam e hoje estamos até com problemas para repor o estoque. Tanto de novos quanto de seminovos”, assegura.

Com suas atividades iniciadas em novembro de 1998, a Italiana Automóveis chegou ao Recife trazendo na bagagem mais de 80 anos do Grupo Mendonça Empreendimentos Ltda. Originada em Serra do Machado, em Sergipe, a empresa que deu origem à Fiat Italiana começou suas atividades em 1935, quando Pedro Paes Mendonça, na época com 26 anos, decidiu deixar a agricultura e montar, com a sua esposa, Dona Maria, uma pequena mercearia, que se tornou um dos maiores grupos de varejo do Brasil, o Grupo Bompreço.

Já em 1991, José Américo Mendonça decidiu deixar a empresa para fundar com seu filho a Mendonça Superatacado Ltda., que se tornaria Mendonça Empreendimentos Ltda. Na época, a empresa, sediada em Aracaju, atuava nos setores imobiliários e de comércio atacadista de alimentos. A Fiat Italiana só surgiu com o DNA de concessionária de automóveis em 1998, quando José Américo e seu filho Marcony Mendonça foram nomeados concessionários Fiat no Recife, e fundaram a Italiana Automóveis Recife Ltda, no bairro da Imbiribeira.

Atualmente, a revenda possui outras duas lojas, uma na Caxangá e outra em Caruaru. A Italiana foi a primeira concessionária Fiat do Brasil a receber certificados de padrões de atendimento de vendas e também foi escolhida a melhor oficina e departamento de peças Fiat do Nordeste, em 2003.

Em 2013, mais uma filial foi inaugurada, desta vez na Avenida Caxangá, transformando a Italiana na empresa que mais vende Fiat em Pernambuco. Em 2015, foi a vez da inauguração de uma concessionária Jeep, também na Avenida Caxangá. Em 2018, a Italiana completou 20 anos de atividades, contando com quatro lojas e cerca de 250 colaboradores, os maiores responsáveis por todas estas conquistas.

 

Fazendo história com a Chevrolet 

fundada em 1992, autonunes criou soluções criativas para superar os desafios de 2020

Revenda aperfeiçoou o processo de vendas pela internet neste ano

Fundada em 1992, por Humberto Nunes, em Jaboatão dos Guararapes, a concessionária Autonunes se tornou um dos principais nomes da Chevrolet em Pernambuco. Seu Beto, como ficou conhecido, entrou para a história ao inaugurar a maior concessionária Chevrolet do Nordeste. Em 1995, o trabalho bem feito pela concessionária resultou na primeira das 13 classificações A, mérito anual concedido pela GM às melhores concessionárias do Brasil. Já nos anos 2000, começou o processo de expansão da marca. Em 2005, inaugurou a unidade do Recife. Em 2007 a de Olinda e em 2008, a unidade localizada no Cabo de Santo Agostinho. No ano passado, a Autonunes inaugurou filiais nas cidades de Caruaru e Gravatá.

Em 2020, a pandemia do novo coronavírus transformou tudo em um desafio, ainda mais no setor automotivo. “Trabalhamos com diversos segmentos, desde novos e seminovos, até peças e oficina. No começo, precisamos fechar tudo, mas logo em seguida abrimos o setor de peças e oficinas, que eram considerados essenciais, com jornada de trabalho reduzida”, destaca o diretor Humberto Nunes Filho.

Durante o lockdown, o cuidado foi redobrado e a internet se tornou uma aliada. “Já tínhamos um processo de vendas online e afinamos ainda mais esse modelo. Colocamos um grupo de vendedores fazendo esse processo online, com avaliação a distância, onde o cliente mandava as fotos do veículo e realizávamos os procedimentos de avaliação e venda tudo online. Até a entrega do carro era agendada e levada à casa do cliente com todos os cuidados”, conta. “A equipe de vendas preparava o carro e mandava para a casa do cliente, com todos os cuidados sanitários”, relata Humberto.

Com a reabertura gradual do comércio, os números de venda melhoraram, embora não fossem o ideal. “Quando reabrimos, voltamos inicialmente com jornada reduzida e ampliando com o tempo. Com as ofertas das montadoras, houve bastante procura. Hoje, comparando de janeiro a outubro deste ano com o mesmo período do ano passado, sofremos uma queda de 20% nas vendas. Já o setor de peças praticamente não teve queda, uma vez que não precisou fechar. Já na oficina, como tinham poucos veículos circulando, também sofremos uma queda de 30%”, aponta o diretor da Autonunes.

A expectativa para o próximo ano tem como base a produção dos veículos. “A Chevrolet é líder de vendas em vários segmentos, principalmente com o Onix, que é o modelo mais vendido há anos. Esperamos um crescimento em relação a 2020 em torno de 5% a 10%, uma vez que não sabemos como vai ser a produção nas fábricas”, finaliza Humberto.

Foco no cliente é a maior missão da America Ford 

Revenda da montadora norte-americana tem modelos para todos os gostos

Concessionária é líder de vendas de automóveis da Ford no Norte/Nordeste

Maior revenda da Ford no Norte e Nordeste, a America Ford é a principal concessionária quando os pernambucanos procuram um dos modelos da montadora norte-americana. A revenda possui todos os modelos da fabricante disponíveis, desde o compacto Ka até o grandão Frontier. Sem falar nos SUVs EcoSport e Territory, os sedãs Fusion e Focus, além do esportivo Mustang, que agrada os apaixonados por velocidade.

A importância no cuidado com o cliente para a America é, sem dúvidas, um dos segredos para este resultado. “Temos uma central de atendimento que funciona de domingo a domingo, das 7h às 20h, garantindo um atendimento seguro, rápido, personalizado e humanizado, em que é possível comprar um carro totalmente online e recebê-lo em casa”, aponta o diretor comercial da America Ford, Marcelo Aquino.

Durante a pandemia do novo coronavírus, a revenda passou por momentos delicados. “O ano de 2020 foi desafiador. Tivemos que antecipar e pôr em prática vários projetos para transformar as dificuldades em oportunidades”, revela Marcelo. “Estamos felizes em termos assumido o primeiro lugar em vendas no varejo dentro da marca Ford no Brasil, embora tenhamos a consciência de que há muito a fazer ainda”, finaliza.

As motos que todo mundo ama

HOnda motos é a fabricante que os pernambucanos têm na ponta da língua

Honda mantém uma longa trajetória no Brasil, que se iniciou no ano de 1971

No quesito motos, os pernambucanos têm na ponta da língua a fabricante Honda Motos. Foi ela a vencedora da pesquisa Marcas Preferidas nesta categoria. O reconhecimento vem pela longa trajetória que a indústria mantém no Brasil e pela pulverização dos seus produtos pelos quatros cantos do país. A Honda Motos está no Brasil desde 1971, quando iniciou suas operações com vendas das primeiras motocicletas importadas da marca. Atualmente, a japonesa conta com uma fábrica em Manaus, de onde saiu a primeira CG fabricada no Brasil. A planta possui uma área de 727 mil m², sendo 263 mil m² de área construída, e é considerada a unidade fabril da Honda mais verticalizada em todo o mundo. Dentro do complexo, acontece mais do que a montagem das motocicletas. É lá que são desenvolvidas diversas ferramentas e componentes que ajudam no produto final.

Desde que foi fundada, saíram da fábrica da Honda no Brasil mais de 25 milhões de motocicletas, além de quadriciclos e motores estacionários. Atualmente, a marca é líder absoluta no segmento de motocicletas no Brasil, com cerca de 80% de market share.

Durante os anos da Honda no país, ela inaugurou os Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa e Desenvolvimento. Um dos seus centros de treinamento, inclusive, está aqui no Recife, no bairro de Areias. A Honda é responsável por uma rede de concessionárias que hoje está presente em aproximadamente 1,1 mil endereços espalhados por todo o Brasil.

Já no início da pandemia do novo coronavírus, as fabricantes com plantas no polo industrial de Manaus foram as que mais sofreram, com a alta exponencial que assolou a capital do Amazonas. Com as fábricas fechadas, assim como as concessionárias, a decisão tomada foi com base em priorizar a saúde e a segurança das pessoas, estando alinhada às iniciativas para conter a disseminação do novo coronavírus.

Atualmente, o modelo mais vendido entre as motocicletas no Brasil é a CG 160, da Honda, no segmento urbano. Mas a marca também aposta em diversas características como off-roads e trail. O modelo mais recente apresentado pela japonesa foi a ADV, baseada na X-ADV, com uma nova proposta de segmento misto, que atende tanto off como on-road.

Bremen se destaca quando o assunto é Volkswagen

Empresa é uma das principais revendas da fabricante

Concessionária apostou no incentivo das vendas online em 2020

Parte do Grupo Parvi, a Bremen é uma das principais revendas da alemã Volkswagen no estado. Foi ela a vencedora na categoria revendedora Volks da pesquisa Marcas Preferidas 2020. A empresa foi inaugurada em 2013 na capital pernambucana e atualmente conta com oito concessionárias distribuídas entre a Região Metropolitana do Recife, Salvador e Feira de Santana (BA) e São Luís (MA).

Como parte do grupo Parvi e, principalmente, como uma concessionária de veículos, a Bremen precisou fechar as portas durante a pandemia do novo coronavírus. Por conta disso, assim como as demais empresas do conglomerado, a revenda apostou no incentivo das vendas online.

Para 2021, a Bremen terá uma ajuda da montadora alemã, que reservou diversos modelos que devem atrair os clientes. As principais apostas estão no segmento de SUVs, com os lançamentos do Nivus e Taos, que também têm o diferencial de terem sido pensados, planejados e fabricados no Brasil e na Argentina. Além disso, os novos modelos da Volks contarão com o novo VW Play, a central multimídia inédita e aposta da alemã em tecnologia e comodidade a bordo.

PREMIADOS