AUTOMÓVEIS

O mercado automotivo, que sente na pele o reflexo da crise econômica nacional, parece ter encontrado a solução para superar a atual conjuntura brasileira. Isso porque as revendedoras de veículos, que estão na ponta dessa cadeia produtiva, passaram a investir na qualificação de seus profissionais, em serviços mais rápidos e com qualidade, o que tem impactado na satisfação dos consumidores com o pós-venda.  A satisfação dos clientes com o processo de vendas saltou de 774 em 2015 para os atuais 793 (numa escala até 1000).

Falando a mesma língua do consumidor

Revendedora preferida da marca fiat, A Italiana também vem se destacando pelo serviço pós-venda

Com 18 anos de atuação no mercado e quatro unidades, a Fiat Italiana ostenta o título de ser a marca preferida dos consumidores quando o assunto é concessionária. A alta procura pela rede faz com que ela mantenha a liderança entre as revendas da montadora italiana, com participação de 36%. A chegada do Fiat Argo, lançado no fim de maio pela Fiat, deve alavancar ainda mais as vendas, consolidando o posicionamento da rede junto aos pernambucanos.

Gerente de veículos novos, Gilvana Elias ressalta que, para conquistar o público, é preciso investimento. “A empresa investe em capacitação técnica e atendimento. Os valores aplicados dentro da nossa organização refletem em respeito e bom trato para com o cliente”. As quatro unidades da rede – três revendas Fiat e uma Jeep – atendem ao mercado do Recife e também Caruaru, no Agreste. São 245 colaboradores em toda a rede, que, por mês, comercializa 500 novos veículos.

O fato de a rede de concessionárias ter sido considerada a preferida do público foi comemorado por Gilvana. “A importância é o reconhecimento do consumidor. Significa que a experiência positiva que nós entregamos a eles é percebida”, diz, acrescentando que as perspectivas da marca para os próximos anos é de crescimento. “Esperamos que o mercado volte a crescer. E com o investimento da marca em novos produtos, nós apostamos nesse cenário”, reforça.

A Fiat Italiana também procura estreitar a relação com os consumidores por meio das redes sociais. As páginas oficiais da rede possuem mais de 120 mil seguidores e são bastante utilizadas por quem está interessado em adquirir um carro novo.

Desde que surgiu, a Fiat Italiana obteve grandes conquistas que ajudaram a consolidar a posição ocupada hoje. Nos primeiros anos de atividade, foi a primeira concessionária da montadora italiana certificada nos padrões de atendimento de vendas e considerada também a maior em volume de vendas de usados plus do Brasil. Outro destaque diz respeito ao serviço de pós-vendas: a oficina da concessionária e o departamento de peças foram considerados os melhores do Nordeste.

A preocupação da marca em adotar boas práticas não é exclusiva para os clientes. Tanto que, entre 2011 e 2013, a Fiat Italiana foi considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no estado, recebendo o prêmio Great Place To Work.

Com perspectivas de horizontes ainda melhores

Expectativa da Granvia é crescer de 20% a 30% nos próximos três anos

Com duas unidades no Recife, a Granvia conquistou a preferência dos consumidores entre as concessionárias da Ford. Num cenário de retomada da economia brasileira, a revendedora tem apresentado números positivos em relação a 2016: no primeiro quadrimestre de 2017, o crescimento foi de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. Com uma participação de 7,3% no mercado, a marca tem boas expectativas para este ano, inclusive com projeção de crescimento.

“Teremos o lançamento da nova EcoSport, em agosto, com mudanças na frente e em todo o interior do carro”, diz Hugo Leite, gerente da concessionária, afirmando que essa é a grande aposta para alavancar as vendas e, consequentemente, aumentar a participação da Granvia no mercado. A expectativa, adianta ele, é que haja um crescimento de 20% a 30% nos próximos três anos.

Na avaliação de Hugo, a transparência, a lealdade e o respeito são alguns dos valores que a marca prioriza junto aos seus clientes e justificam o fato de ela estar na preferência do público. Nesse cenário, o bom desempenho da Granvia na pesquisa Marcas Preferidas é comemorado. “A grande importância é o reconhecimento no mercado onde atuamos, trazendo novos clientes, parceiros e, consequentemente, aumentando a nossa rentabilidade”, pontua Leite.

Integrante do grupo ViaSul, a Granvia chegou ao mercado pernambucano em 2010. Ao longo dos anos, tem se destacado por oferecer padrões de serviço elevados, com um grande leque de produtos à disposição dos consumidores. Entre os diferenciais oferecidos aos clientes está a possibilidade de agendamento de serviços na oficina via internet, através do site oficial da concessionária: são seis tipos diferentes, como funilaria, freios, suspensão, troca de óleo, revisão, entre outros.

A marca também está presente nas redes sociais, ferramenta pela qual a relação com os pernambucanos é fortalecida. As principais novidades, assim como promoções e ofertas, são continuamente apresentadas aos consumidores. Atualmente, a página da Granvia no Facebook possui mais de 76 mil curtidas, enquanto o perfil oficial da marca no Instagram é seguido por mais de 6 mil internautas.

Meira Lins: a preferida nos carros Volkswagen

Além de vender os carros, a concessionária está preocupada com a satisfação do cliente e chegou a investir R$ 500 mil na central de Call Center

Preferida dos pernambucanos entre as revendedoras da montadora alemã Volkswagen, a Meira Lins está no mercado há seis décadas e já se consolidou no estado. A preocupação com a satisfação dos clientes continua sendo uma das prioridades da rede de concessionárias, tanto que foram investidos R$ 500 mil na implantação da central de call center, que vai contar com 36 funcionários para operacionalizar o projeto.

Diretor da rede, Luiz Henrique afirma que a iniciativa tem como objetivo um maior acompanhamento às solicitações dos clientes. Ainda segundo ele, essa preocupação com o público é um dos diferenciais que a marca oferece. “Uma empresa que está há mais de 60 anos no mercado tem méritos no atendimento, cuidado, respeito e compromisso com os seus clientes e funcionários e acima de tudo ética e transparência em seus processos”, explica.

Somente no ano passado, a Meira Lins comercializou 3,5 mil veículos novos, número que faz com que a rede seja considerada a líder entre as revendedoras da montadora alemã na região: a participação no mercado é de 40%, conforme revela Luiz Henrique. Para os próximos anos, a expectativa é positiva. “Sabemos que pela frente teremos anos difíceis, mas estamos a cada dia nos estruturando e procurando melhorar nosso atendimento para que possamos continuar sendo destaque nesse mercado”, diz o diretor, acrescentando que sua expectativa é de que o mercado cresça de 3% a 4% ao ano.

Estar entre as marcas preferidas dos pernambucanos é motivo de felicidade para a empresa. “Para nós é uma honra, principalmente por se tratar de uma pesquisa séria, comprometida e de muita visualização. Acho que isso nos engradece e motiva ainda mais”, afirma Luiz Henrique.

Fundada na década de 1950, a Meira Lins faz parte da Holding ADTSA desde 1984. De lá para cá, a rede de concessionárias vem se destacando pela seriedade e compromisso com clientes e colaboradores, valores que também são adotados junto aos colaboradores da marca. São três unidades no Grande Recife: uma na Imbiribeira, outra em Boa Viagem, além da unidade em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. A marca também está presente nas redes sociais, onde já acumula mais de 31 mil seguidores no Facebook. A recepção do público na internet também é positiva, uma vez que a Meira Lins possui avaliação cinco estrelas de 54% dos internautas.

Chegou em Pernambuco já conquistando a preferência

Estado tem uma importância estratégica para montadora, que produz o Fiat Toro aqui

Pelo segundo ano consecutivo, a Fiat foi a marca que aparece em primeiro lugar na mente dos consumidores do Grande Recife quando o assunto é automóvel. Presente no Brasil há quatro décadas, a montadora continua apostando em produtos e serviços para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Recentemente, lançou o novo automóvel da marca: o Fiat Argo, que tem a missão de estreitar ainda mais a boa relação que a montadora já possui com os brasileiros, em especial os pernambucanos.

“Nossa relação com os consumidores pernambucanos já vem de algumas décadas e sempre foi baseada em entender e atender às necessidades dos clientes locais com todas as suas particularidades”, diz João Ciaco, diretor de Brand Communication da Fiat Chrysler Automobiles (FCA Latam). Ele lembra que Pernambuco tem importância estratégica para a marca, já que, desde 2016, o estado produz a picape Toro no Polo Automotivo Jeep, localizado em Goiana, na Zona da Mata Norte. “O nosso diferencial é o investimento no relacionamento com os clientes, antecipando as principais tendências do mercado”, afirma.

Diante das oscilações da economia nacional, que depois de um período turbulento começa a dar os primeiros passos rumo à recuperação, João Ciaco reforça que a Fiat sempre apostou nessa retomada. “O Brasil tem um grande potencial, já que o índice de motorização do país ainda é baixo em relação a outros países com perfil semelhante. Por isso, continuamos investindo no país”, reforça, salientando que a estratégia adotada pela montadora será a de analisar permanentemente o mercado para entender as tendências e preferências de consumo e se antecipar a elas.

Para tanto, o investimento contínuo em estratégias para surpreender o consumidor, bem como no desenvolvimento de produtos e serviços com qualidade, eficiência e segurança é fundamental. “Entendemos que, cada vez mais, nossa função é ser um provedor de soluções de mobilidade e não apenas um fabricante de automóveis”, afirma Ciaco.

Os SUVs médios como os carros-chefes de venda

Viasul Jeep acumula resultados positivos, graças ao Compass e Renegade

Fundada em 2014, a ViaSul Jeep acumulou, nesse período, a liderança de mercado no quesito vendas e também é a primeira junto aos consumidores do Grande Recife, que elegeram a marca como a preferida entre as revendas da montadora. Com um forte trabalho na área de atendimento tanto no setor de venda quanto de pós-venda, a expectativa da marca é de amplo crescimento nos próximos anos.

“Todo mundo fez o dever de casa e estamos preparados para que o mercado comece a crescer”, diz Roberto Figueiredo, diretor do Grupo ViaSul. Ele destaca que o Jeep Compass, lançado em setembro do ano passado, é uma das grandes novidades da marca e tem dominado a categoria de SUVs médios. Tanto o Compass como o Renegade têm DNA pernambucano, já que ambos são produzidos na fábrica da Jeep, localizada em Goiana, na Mata Norte do estado.

Ser uma das marcas preferidas dos consumidores, na avaliação de Roberto, é sinal de que o trabalho está sendo reconhecido. “É uma satisfação muito grande. Estamos investindo constantemente na estrutura das lojas, nos setores de venda e pós-venda e também no setor de marketing”, explica Figueiredo. Além do Recife, a ViaSul Jeep possui unidades nas cidades de Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

ViaSul Fiat

Conhecida dos pernambucanos pelos diferenciais na comercialização dos automóveis da marca italiana, a ViaSul Fiat também está entre as finalistas do Marcas Preferidas, obtendo o segundo lugar entre as revendas Fiat no estado. Tanto no caso dela quanto no da concessionária Jeep, a receita para o sucesso é a mesma: prioridade no atendimento ao público. “Nós vamos sempre buscar o melhor atendimento para o cliente. Preparamos as lojas para que tenha um ambiente acolhedor e investimos em funcionários para atender melhor”, ressalta Figueiredo, enfatizando que o objetivo é manter o relacionamento com o cliente não somente durante o processo de venda, mas após a compra também.

Sem motivos para pisar no freio

Autonunes já comemora em 2017 resultados muito mais expressivos do que os registrados em 2016

Apesar da retração na indústria automobilística nacional, a rede de concessionária Autonunes registrou um crescimento de 5% nas vendas em 2016. Para este ano, a marca, que é a preferida dos pernambucanos entre as revendedoras da Chevrolet, já acumula um crescimento de 20% em relação ao ano passado e projeta que o percentual se mantenha até o fim de 2017. Mais do que números positivos, o cenário mostra que quando uma empresa conquista a preferência dos consumidores, não há crise econômica que consiga abalar essa relação.

Diretor da Autonunes, Gleydson Zarzar destaca que, além de já perceber o otimismo dos consumidores, a força que a Chevrolet tem no mercado é importante nesse momento. “A montadora está num momento excelente, com o Onix, que é o carro mais vendido do Brasil há quase 20 meses”, diz. Paralelamente a isso, a Autonunes tem investido num trabalho constante com seus colaboradores. “Estamos conseguindo trabalhar melhor a retenção dos clientes que entram na loja, melhorando a nossa performance de venda e fazendo com que nós nos destaquemos em relação aos concorrentes”.

Além disso, a Autonunes procura fazer avaliações de seus serviços. “Nós sempre ligamos para a maioria dos clientes que entram nas nossas lojas, seja para comprar um carro ou para fazer um serviço na oficina”, afirma Zarzar, ressaltando que as informações repassadas são de extrema importância para nortear as ações desenvolvidas. “Levamos a opinião do consumidor muito a sério. Sempre procuramos resolver o problema do cliente e trabalhar nossos processos internos para nos aperfeiçoarmos mais”.

Nesse cenário, ser considerada a concessionária Chevrolet preferida dos pernambucanos inevitavelmente causa um sentimento de satisfação e dever cumprido. “Significa que estamos conseguindo atingir o objetivo do consumidor, que é satisfazê-lo. Se não estivéssemos atendendo bem, seríamos considerados a marca mais odiada ou nem existiríamos mais”, diz. Fundada em 1992, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, a Autonunes possui mais três unidades espalhadas pelo Grande Recife: uma na capital pernambucana, outra em Olinda e também no Cabo de Santo Agostinho.

Injetando energia nos veículos Brasil afora

A Baterias Moura vem apostando em tecnologia para crescer no mercado

Pernambucana de berço, a Baterias Moura conhece tão bem as particularidades do mercado estadual que foi considerada, pelo segundo ano consecutivo, a preferida pelos consumidores no segmento. Fundada há 60 anos na cidade de Belo Jardim, no Agreste, a marca continua investindo em produtos e serviços de qualidade para manter essa preferência e ampliar cada vez mais sua participação no setor. E a inovação é peça-chave para se manter competitiva em um mercado cada vez mais crescente.

Conforme explica Andrea Lyra, gerente de marketing da Moura, a busca por novas tecnologias e soluções é um dos valores da empresa. Para este ano, ela afirma que uma nova bateria automotiva será apresentada ao mercado, bem como um novo serviço. “Lançamos o Moura Fácil, um serviço de entrega e instalação de baterias. Através do site www.mourafacil.com.br, o consumidor pode comprar a sua bateria e recebê-la em até 50 minutos”, explica, acrescentando que também há opção para agendar o serviço. A expectativa da empresa é de que a ferramenta, que atualmente atende a 27 cidades, esteja disponível para todo o país até o fim do ano.

O acompanhamento constante das mudanças tecnológicas e o fato de oferecer produtos com a maior durabilidade do mercado, bem como a preocupação em oferecer o melhor serviço de pós-vendas, são alguns dos diferenciais que, segundo Andrea, justificam a preferência pela marca. “Os consumidores sabem que podem contar conosco”, reforça.

Ainda na avaliação dela, ser a preferida é sinal do reconhecimento do trabalho desenvolvido. “Realizamos constantemente um trabalho para manter a Moura não apenas como a marca mais lembrada, mas também como a mais querida pelos consumidores. O prêmio Marcas Preferidas mostra que estamos no caminho certo”, assegura.

Nascida em 1957, a Moura possui mais de 70 distribuidores espalhados pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Além do mercado automotivo e náutico, a empresa também fabrica baterias para os mais diversos usos (como em circuitos de segurança, empilhadeiras, plataformas elevatórias, equipamentos médico-hospitalares, plataformas de petróleo, entre outros).

PREMIADOS


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Fábrica de Automóveis Fiat Volkswagen Chevrolet
Revendedora de veículos/GM/Chevrolet Autonunes Pedragon Caxangá Veículos
Revendedora de veículos Fiat Italiana Via Sul Fiori
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Bateria para automóveis Moura Heliar Bosch