BEBIDAS

Um clássico que não sai de moda

Coca-Cola vai além da comercialização das suas bebidas e aposta em programas sociais

Como já se esperava, marca figura de novo entre os refrigerantes preferidos
Coca-Cola é o clássico que todos amam. Por isso, é uma das empresas que sempre figuram nas listas das Marcas Preferidas do Diario de Pernambuco. Neste ano não foi diferente. Mundialmente conhecida, a sua chegada ao Brasil se deu durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1941, fabricou seu primeiro refrigerante no Brasil, na cidade do Recife. Um ano depois foi inaugurada a primeira fábrica da Coca-Cola no país, localizada no estado do Rio de Janeiro.

Em 1945, ano final da segunda guerra, a marca estabeleceu o sistema de franquias no Brasil e expandiu o negócio através de um de seus primeiros slogans brasileiros: “Coca-Cola borbulhante, refrescante, 10 tostões”. Na década de 70, a empresa atingiu a marca de 20 fábricas, abastecendo todo o território nacional. Nos anos 90, a Coca-Cola lançava a sua embalagem 100% reciclável. Na mesma década, já abastecia outros países, como Paraguai, Colômbia e Venezuela.

A marca também é responsável pelo programa Água + Acesso, lançado em 2017, cujo objetivo é ampliar o acesso à água segura para as comunidades de oito estados brasileiros. “Até o fim de 2020, espera-se ultrapassar o marco de 250 comunidades e 100 mil beneficiados diretos”, destaca o portal oficial.

Outro programa social da marca é o Coletivo Jovem, que trabalha na capacitação de jovens. Hoje, o programa impacta mais de 219 mil pessoas, em mais de 700 comunidades diferentes em 14 estados e no Distrito Federal.

Causas sociais – Quando a pandemia se disseminou, a marca investiu em causas sociais. O fundo Estamos Nessa Juntos foi criado pela marca para apoiar a população. Outra atitude foi a proteção dos colaboradores, a distribuição de vouchers para pequenos restaurantes e o apoio à ONG Gastromotiva, distribuindo cerca de 270 mil refeições no período. “Sempre colocaremos a saúde e a segurança de nossos colaboradores, consumidores, clientes e comunidades em primeiro lugar”, ressalta um trecho no site.

Indaiá, novamente a água natural mais memorável

Empresa readequou o planejamento para se adaptar aos desafios de 2020

Indaiá promete transformações e novidades para o próximo ano

A Indaiá nasceu a partir da empresa Minalba Brasil, do grupo Edson Queiroz, e foi a primeira empresa brasileira no segmento de águas minerais a ganhar o certificado BVQI (Bureau Veritas Quality International), em 2002. E, novamente, a Indaiá foi a mais lembrada pelos pernambucanos, ficando em primeiro lugar na categoria Água Mineral da pesquisa Marcas Preferidas do Diario de Pernambuco. “É sempre uma grande honra para nós recebermos um reconhecimento como este em nome da Indaiá. É uma forma de coroar o trabalho que realizamos diariamente para levar aos brasileiros uma água mineral natural de qualidade, conectada com um público alegre que se reconhece em nossa marca”, comemora a diretora de marketing, Camila Coutinho.

“A Indaiá é uma água mineral natural que tem uma história muito forte, uma relação antiga com os pernambucanos. Ao mesmo tempo, nos reinventamos dia a dia”, destaca a diretora. Atualmente, a marca conta com cerca de 2,5 mil colaboradores que trabalham para levar produtos saudáveis para os brasileiros. “Os consumidores da Indaiá são pessoas que valorizam saúde, bem-estar e qualidade de vida e não abrem mão de se hidratar com a água preferida do pernambucano”, comenta Camila.

O ano de 2020 fez com que a empresa readequasse todo o seu planejamento. “Desde março, não temos medido esforços para garantir o abastecimento dos nossos clientes e consumidores, sempre tendo em vista a segurança e o bem-estar dos nossos colaboradores, que têm trabalhado com toda dedicação para que essa entrega seja possível”, destaca.
No momento, a prioridade da empresa é garantir a hidratação dos consumidores e entregar novos produtos. “Mesmo diante de tantos desafios com a crise de pandemia iniciada em março deste ano, devemos fechar bem 2020 com um crescimento em volume de litros sobre 2019 superior a 10%”, conta Camila.

Para 2021, a Indaiá promete transformações e novidades em seu portfólio. “Nossos investimentos estão direcionados para marcas estratégicas. Estamos apostando no melhor cenário para o país e no apetite do consumidor brasileiro”.

Segundo a diretora, a chave da comunicação é o posicionamento estratégico, integrando o plano do negócio em um só conjunto. “Temos ações ATL e BTL planejadas, mas o essencial é que o trabalho seja 360º, integrado, com mídias e demais ações complementares, pois acreditamos que assim ganhamos em assertividade junto ao target e cobrimos todos os pontos de contato, mantendo o posicionamento da marca vivo e melhorando a experiência do consumidor conosco”, ressalta.

São Braz celebra preferência e tradição

Café preferido dos pernambucanos está há quase sete décadas no mercado

Pensou em café, é impossível não lembrar de São Braz, uma das seis maiores torrefações de café do país. A empresa, fundada em 1951, conta com 12 linhas industriais e está localizada em Cabedelo, na Paraíba, em moderna unidade fabril, onde trabalham mais de mil funcionários. Este ano, a marca se destacou na categoria bebidas, como o café mais querido dos pernambucanos. “O nosso café vem de Minas, Bahia e Espírito Santo para serem torrados na Paraíba e distribuídos em todas as capitais do Nordeste”, explica o gerente nacional de marketing Carlos Frederico Dominguez.

Em 2021, a São Braz vai celebrar sete décadas no mercado, consolidando a expertise em café. No total, são oito blends diferentes da bebida, em 16 tipos de embalagens e pesos, para atender a diversos perfis de consumidor e as exigências de paladar. “A gente recebe a notícia com muita alegria. Sempre estivemos entre as principais marcas do mercado, mas ser indicado na frente é uma satisfação ainda maior. É fruto da dedicação da equipe que temos de profissionais comprometidos, do rigor na produção desde a escolha da matéria-prima até todo o investimento em tecnologia. Nosso objetivo é ter o consumidor satisfeito”, aponta Dominguez.

Além do café, o principal produto, a empresa oferece um mix de opções como barras de cereais, biscoitos, canjiquinha, cereais matinais, farinha de milho, filtros de papel, milho para pipoca, misturas para bolo, rosquinhas, temperos, salgadinhos e batatas fritas.
De acordo com Dominguez, a São Braz investiu bastante na linha gourmet, com torradores especiais e equipamentos de precisão para seleção de grãos e ganhou o prêmio da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) de Melhor Qualidade na categoria Grandes Indústrias do Brasil. “O nosso maior desafio é manter o alto padrão de qualidade dos produtos. Somos indústria de alimentos e temos que entender o consumidor e oferecer para ele uma experiência muito boa. Trabalhamos em escala industrial. Nosso lema na empresa é sermos melhores do que fomos”, explica.

O grupo é detentor da rede de franquias São Braz Coffee Shop com lojas na Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas e Sergipe. “Nossa marca tem uma ligação muito forte com Pernambuco. Fizemos grandes lançamentos no estado, como a primeira unidade da São Braz Coffee Shop, que foi inaugurada junto com o Shopping Recife”, relembra Dominguez.

“Além da preferência pelo produto que leva para casa, o pernambucano também tem um carinho muito grande por nossas lojas. O segredo foi entregar o ambiente aconchegante, mas que tem a combinação de um excelente café com cardápio regional”.
Para 2021, a empresa planeja agenda de comemorações pelos 70 anos, que inclui lançamentos de produtos especiais.

São Braz também conta com um público fiel em suas coffee shops

Quinta do Morgado continua o preferido

Vinho brasileiro mais exportado é também o favorito entre os enófilos pernambucanos

Fabrício Navarro destaca a capacidade de inovação da marca cinquentenária 

Mais uma vez o Quinta do Morgado é apontado como o vinho preferido dos pernambucanos. É um dos destaques no portfólio da Fante Indústria de Bebidas, empresa há 50 anos no mercado, que possui uma das mais conceituadas vinícolas do Brasil, com tecnologia de ponta e modernos processos industriais. Além do mais vendido, o Cabernet Sauvignon Suave, a empresa produz uma completa linha de bebidas – vinhos finos, vinhos de mesa e frisantes, espumantes, sucos, destilados, vodkas, uísques, aperitivos, ices e coquetéis não alcoólicos – com qualidade reconhecida aqui e no exterior. “O Quinta é o vinho brasileiro mais exportado. Cerca de 85% dos rótulos nacionais que são exportados e muito vendidos no Paraguai são do Quinta. É um fenômeno!”, aponta Fabrício Navarro, representante comercial da marca na região.

Neste ano de pandemia, o mercado do vinho ganhou um protagonismo importante por ser um produto voltado para a família e, por isso, destacou-se nas gôndolas dos supermercados. “As pessoas que não podiam ir até o bar, escolhiam o vinho para tomar em casa”, aponta. “O consumo cresceu em torno de 12%, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). De janeiro a julho deste ano, foi registrado o maior aumento do consumo de vinhos de mesa em 28% e 60% no vinho fino”, acrescenta. “Este ano, está sendo o mais desafiador de todos. Tivemos 21% de aumento do preço da uva, dificuldades com o distribuidor de garrafa de vidro, desfalque na produção de caixa de papelão e tampa, itens que ficaram escassos no mercado, além de uma quebra na safra de 30%”, enumera.
O aumento do consumo da bebida ajudou a aquecer as vendas, mas várias indústrias precisaram parar ou operaram com menor capacidade na fase mais crítica. “Nós não paramos, mas o produto está bastante escasso. A preocupação agora é atender os clientes e manter a mercadoria na prateleira até a nova safra”, afirma.

No ano em que comemora as cinco décadas, o Quinta do Morgado é novamente reconhecido pelos consumidores. “Vários fatores fazem o produto se destacar: estar atuante e sempre inovando é um deles. Tivemos lançamentos do espumante, vinho rosé, moscatel e ice e abraçamos um público ainda maior. É um vinho com bom corpo, boa cor, feito com as melhores uvas e uma produção que não abre mão de qualidade. O consumidor sabe, por isso ele perdura há 15 anos em primeiro lugar no Norte e Nordeste”, finaliza.

A aguardente que não sai da cabeça

Pitú confirma a predileção local e segue como a cachaça mais lembrada pelos pernambucanos

Empresa local está entre as 20 marcas de destilados mais produzidos no mundo
Falou em aguardante, a primeira marca que vem na cabeça do consumidor pernambucano é a Pitú. Tem sido sempre assim nos últimos anos da pesquisa Marcas Preferidas do Diario de Pernambuco. Não à toa. A Pitú tem 82 anos de fundação e é uma das maiores indústrias brasileiras do seu segmento, sendo também a segunda cachaça mais consumida no país. Conta, ainda, com cerca de 600 funcionários diretos e indiretos que contribuem com o sucesso da empresa.

“Procuramos estar sempre próximos dos nossos consumidores. Através das redes sociais, essa relação direta com os fãs da marca se tornou ainda mais intensa e certamente contribui para esse resultado”, ressaltou o diretor comercial da Pitú, Alexandre Ferrer. Em 2020, por conta da pandemia, a Pitú recorreu aos meios virtuais para reforçar ainda mais a sua presença com os consumidores. “Em meio a circunstâncias tão difíceis, as lives foram uma nova maneira de nos mantermos presentes nos momentos de descontração do nosso público”, contou o diretor.

Engarrafando e comercializando cerca de 100 milhões de litros por ano, a marca pernambucana também é referência mundial, ocupando seu lugar entre as 20 marcas de destilados mais produzidos no mundo. “Ao longo destes anos, a Pitú se tornou um símbolo de Pernambuco. Representamos o nosso estado em todo o Brasil e em outros países do mundo com muito orgulho”, destacou.

A fábrica da Pitú é localizada no interior de Pernambuco, no município de Vitória de Santo Antão. Pensando nos seus fiéis consumidores, eles contam com o espaço dos “Pituzeiros”, onde os consumidores mais assíduos podem visitar e conhecer o processo de fabricação da bebida. “Nosso produto é sinônimo de confraternização, descontração e alegria, características que certamente geram grande identificação com os pernambucanos”, destacou Alexandre.

A Pitú tem, no seu portfólio, as garrafas retornáveis de 600 ml, de 965 ml e latas de alumínio com 350 ml, 473 ml, 710 ml. Há, ainda, as versões envelhecidas: Pitú Gold e Vitoriosa (Cachaça Extra Premium). Também existem outras variações do produto, como a bebida mista de cachaça com limão – Pitú Limão; a bebida alcoólica mista à base de noz de cola – Pitú Cola; a vodka Bolvana e a bebida mista à base de vinho – Do Frei.

A holandesa que conquistou o Brasil  

heineken está sempre presente em eventos que reúnem e impactam diretamente seu público-alvo

Em 2020, a novidade da empresa foi a cerveja com 0% de teor alcoólico
Da Holanda para o mundo e para o coração dos pernambucanos. A Heineken, criada em 1873 por Gerard Adriaan e presente hoje em mais de 193 nações, foi a grande vencedora na categoria Cerveja da pesquisa do Marcas Preferidas. Além da qualidade e sabor inquestionáveis do produto, a bebida está sempre presente em grandes eventos que reúnem e impactam diretamente o seu público-alvo, entre eles, o Rock in Rio, Fórmula 1 e UEFA Champions League, o que reforça a lembrança da marca.

Além disso, ela se diferencia por sua modernidade, segundo destaca a diretora de marcas premium da Heineken Brasil, Vanessa Brandão. “A Heineken é percebida pelos consumidores por estar à frente do seu tempo”, afirmou.

Neste ano, a marca lançou o filme Connections, que mostra cenas da nova realidade desafiadora, de interações virtuais, proporcionada pela pandemia da Covid-19. Em setembro deste ano, lançou a campanha Back to The Bars, uma iniciativa global que celebra a reabertura responsável de bares. “Socializando de forma responsável, acreditamos que a retomada das atividades pode ser possível”, ressaltou Vanessa.

Entre as novidades que a Heineken trouxe este ano está uma nova cerveja com 0% de teor alcoólico, que mantém o seu sabor original.

A holandesa que conquistou o Brasil  

heineken está sempre presente em eventos que reúnem e impactam diretamente seu público-alvo

Empresa local apostou no e-commerce e na venda de chopes em growlers

A Indaiá nasceu a partir da empresa Minalba Brasil, do grupo Edson Queiroz, e foi a primeira empresa brasileira no segmento de águas minerais a ganhar o certificado BVQI (Bureau Veritas Quality International), em 2002. E, novamente, a Indaiá foi a mais lembrada pelos pernambucanos, ficando em primeiro lugar na categoria Água Mineral da pesquisa Marcas Preferidas do Diario de Pernambuco. “É sempre uma grande honra para nós recebermos um reconhecimento como este em nome da Indaiá. É uma forma de coroar o trabalho que realizamos diariamente para levar aos brasileiros uma água mineral natural de qualidade, conectada com um público alegre que se reconhece em nossa marca”, comemora a diretora de marketing, Camila Coutinho.

“A Indaiá é uma água mineral natural que tem uma história muito forte, uma relação antiga com os pernambucanos. Ao mesmo tempo, nos reinventamos dia a dia”, destaca a diretora. Atualmente, a marca conta com cerca de 2,5 mil colaboradores que trabalham para levar produtos saudáveis para os brasileiros. “Os consumidores da Indaiá são pessoas que valorizam saúde, bem-estar e qualidade de vida e não abrem mão de se hidratar com a água preferida do pernambucano”, comenta Camila.

O ano de 2020 fez com que a empresa readequasse todo o seu planejamento. “Desde março, não temos medido esforços para garantir o abastecimento dos nossos clientes e consumidores, sempre tendo em vista a segurança e o bem-estar dos nossos colaboradores, que têm trabalhado com toda dedicação para que essa entrega seja possível”, destaca.
No momento, a prioridade da empresa é garantir a hidratação dos consumidores e entregar novos produtos. “Mesmo diante de tantos desafios com a crise de pandemia iniciada em março deste ano, devemos fechar bem 2020 com um crescimento em volume de litros sobre 2019 superior a 10%”, conta Camila.

Para 2021, a Indaiá promete transformações e novidades em seu portfólio. “Nossos investimentos estão direcionados para marcas estratégicas. Estamos apostando no melhor cenário para o país e no apetite do consumidor brasileiro”.

Segundo a diretora, a chave da comunicação é o posicionamento estratégico, integrando o plano do negócio em um só conjunto. “Temos ações ATL e BTL planejadas, mas o essencial é que o trabalho seja 360º, integrado, com mídias e demais ações complementares, pois acreditamos que assim ganhamos em assertividade junto ao target e cobrimos todos os pontos de contato, mantendo o posicionamento da marca vivo e melhorando a experiência do consumidor conosco”, ressalta.

PREMIADOS